Jogando

Xbox 360 ganha novo controle para quem odeia o direcional digital! Podia ter saido antes…

Já tentou alguma vez jogar Street Fighter IV ou a versão “Super” naquele modo Trial? Já percebeu o quanto é quase impossível fazer aqueles malditos combos e malabarismos com o maldito direcional digital (também chamado de D-Pad) do Xbox 360? É fato que a alavanca analógica nunca foi o melhor botão para se usar em games de luta, o bom e velho direcional em cruz sempre foi o favorito dos games. A Microsoft demorou pacas para se tocar que o direcional digital em formato de disco era a única coisa realmente xarope em seu controle. Não tenho reclamação alguma nos outros botões, pelo contrário, adoro o formato do controle do X360, a única coisa que nunca funcionou como devia é o direcional em disco. E parece que o problema está chegando ao fim.

O Major Nelson, mais uma vez em seu blog, oficializou que a Microsoft está preparando uma nova versão de seu controle, na cor prateada, onde o problemático direcional passou por uma reformulação impressionante (na minha opinião, já que nunca vi algo assim num controle). O direcional agora muda de forma, mantendo o velho formato em disco, mas também pode  ser posicionado na velha forma de cruz, e note como ela fica “saltada” para fora do controle:

O Major Nelson liberou um vídeo (abaixo) na qual ele mesmo mostra como funciona esse novo controle. Pelo que parece ele “roda” o direcional, ativando e desativando o novo formato. Fiquei na dúvida, será que não corre o risco do controle mudar de forma durante o gameplay? Tipo, na hora em que for fazer a clássica “meia lua”. Acho que a Microsoft não seria tão lerda a ponto disso, deve ser uma pressão bem maior do que quando está se jogando naturalmente com o controle.

Um detalhe que não gostei, os botões perderam as cores clássicas. Vi algumas pessoas reclamando disso pela internet, comentando que alguns jogos pedem para apertar determinados botões e na tela a indicação é feito pelas cores. Como alguns game que usam os  “quick time events”, por exemplo. Não que eu não tenha memorizado as cores (X=Azul, Y=Amarelo, B=Vermelho e A=Verde), mas ainda assim, gosto do sistema de cores, que acaba sobrepujando as letras clássicas. Mais duas imagens:

[nggallery id=216]

Outro ponto que achei muito sacana é que a Microsoft poderia muito bem ter lançado esse controle junto com a nova versão do Xbox 360 na E3. Putz, não faz nem seis meses que o modelo está no mercado e agora o controle ganha uma nova versão? Por que não incluí-lo no novo console? Muita ganância da Microsoft.

O lançamento do controle será dia 09 de Novembro nos EUA, enquanto na Europa só será lançado em fevereiro de 2011 (por que diabos essa enorme janela entre região?). O preço será de U$ 65, e está incluso o “Play & Charge”, aquela bateria recarregável do controle que dispensa as pilhas convencionais. Um pouco salgado na minha opinião.

Achei o controle bonito, gostei da cor prateada, gostei da idéia do novo direcional digital, mas não gostei de ter sido um lançamento a parte do novo console (e por isso não deve ser tornar o padrão a ponto de ser incluido nos novos consoles fabricados) e não gostei de terem retirado as clássicas cores do botões X-A-Y-B.

E segundo a Uol Jogos num contato feito com a Microsoft Brasil, ainda não se sabe se receberemos esse modelo oficialmente por aqui. Agora pense bem, quantos jogos você passa raiva com esse botão do controle do X360? Acredito que seja apenas com os games de luta, não? E no fim, já me acostumei a jogar eles com o analógico mesmo. Esse botão na maioria dos games só serve para abrir inventários ou trocar de armas. Acredito que não vá fazer muitos gamers correrem nas lojas para comprar um novo controle.

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.