Conversa de Mangá: Naruto 510 – Um Assustador Jutsu Proibido!

Naruto: Capítulo 510 foi disponibilizado dia 15 de Setembro: “Um Assustador Jutsu Proibido!”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 510 de Naruto. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português!

Naruto 510

Um Assustador Jutsu Proibido!

Estou ensaiando esse CdM deste sexta-feira e sinceramente, ainda não cheguei a uma idéia perfeita de post e dúvido muito que o texto a seguir fique tão bacana quanto o capítulo desta semana de Naruto mereça, mas vamos ver o que consegui. O primeiro fato em relação a este capítulo é a conclusão da luta entre Konan e Madara, acho que não é surpresa alguma de que ela morreria esta semana, mesmo que o CdM da semana passada tenha tido palpites de ambos os lados. Particularmente, acreditava mesmo que ela morreria, alias será que morreu mesmo? Isso não foi mostrado e o Madara poderia muito bem ter aprisionado a personagem ou de repente feito uma lavagem cerebral, afinal alguém com as habilidades de Konan, morrer assim, parece um certo desperdício de poder para a guerra que está para começar e não creio que Madara não tenha meios para controlar a mesma. E agora, Konan morreu mesmo?

O capítulo também teve outros pequenos e importantes detalhes revelados. Madara também pode usar o Izanagi, aquela habilidade “cabulosa” que Danzou usou contra Sasuke, e teve toda aquela explicação sobre as suas habilidades, Senjuu Hashirama, os seis caminhos e tal. Preciso admitir que achei um pouco vago toda a explicação, quais são exatamente os tais seis caminhos? O Madara cita o poder do yin e yang para a utilização do Izanagi, assim como o rinnegan do Nagato, mas quais os outros? o sharingan que ele possui conto como terceiro caminho que ele alega ter? Também não cheguei a entender como o Izanagi dele e o de Danzou são diferentes, ou será que peguei a idéia? Quando Danzou usava um Izanagi, um dos sharigans em seu braço se fechava para sempre, o de Madara não parece ter o mesmo problema, é isso? Ele pode usar o Izanagi quantas vezes quiser? E se isso acontece, não significa que ele é imortal? Como diabos ele vai morrer? Outro detalhe, porque ele teve que revelar seu outro sharingan? Izanagi não funciona apenas com um sharigan ativado? Por um instante cheguei a pensar que ele estava sacrificando o sharingan do olho direito, mas como o olho não se fechou depois, não acho que seja esse o caso.

Falando em sharingan, entramos em outra revelação do capítulo da semana. O desgraçado do Madara tem outro olho? Não, peraí! O fato dele ter mais um sharingan, não prova que ele é realmente Madara, mesmo que isso venha ficando cada vez mais óbvio. Se este é o caso, porque esconder um de seus olhos com a máscara do Tobi. Tem aquela teoria do Obito e tal, que começo a acreditar que é furada, Senjuu morreu muito antes de Obito, se Madara roubou as habilidades do Senjuu, ele não poderia ser ninguém que conhecemos no mangá, alias tenho as minhas dúvidas quanto a essa lenda, pois como ele mesmo é vago quando diz a Konan se é realmente isso que aconteceu em relação a lenda. Onde Madara está mentindo? Não sei, mas tenho quase certeza que veremos essa luta histórica num flashback futuramente.

Mudando um pouco o tema, altamente conspiratório até aqui, para a luta em si da Konan. Muito bacana o que Kishimoto fez esta semana, o mar de papéis, de selos explosivos, a tática e a revelação de que Madara só fica incorpóreo por 5 minutos antes de recomeçar novamente o jutsu. Sensacional mesmo. Não cheguei a duvidar nem por um segundo que o vilão seria derrotado, mas ainda assim, gostei de toda a tensão criada para o jutsu supremo de Konan. Achei bonito ao fim, a cena com a chuva eterna da vila oculta parando, mesmo que não haja uma explicação racional para tal (não foi Madara e nem Konan que interromperam a chuva – “intervenção divina para o gran finale?”). De qualquer forma, ótima luta e vai ser ainda mais grandiosa quando for para o animê, assim como foi com Jiraya e Pain nessa mesma vila.

Um último detalhe é revelado no final do capítulo, Nagato pertence ao clã Uzumaki? O que diabos isso significa? Assim como não foi explicado o que Madara quis dizer ao mencionar semana passada que foi ele quem deu o rinnegan ao Nagato. Se isso aconteceu literalmente,  é estranho, mas se foi figurativamente (por exemplo, ele ajudou a despertar), isso poderia criar a idéia de que Naruto poderia vir a ter também o rinnegan, por também ser do mesmo clã. Alias, se o Senjuu tinha o rinnegan, não significa que o Naruto também é seu parente sanguíneo? Que são todos parentes distantes? E novamente o mangá levanta essa idéia de Naruto vs Sasuke, clãs rivais históricos que estão fadados a lutarem até o extermínio total de um dos lados. Kishimoto realmente gosta desta idéia para o mangá, apesar de que ainda gosto mais da idéia de encontrar a paz num mundo em guerra, pois é algo mais realista com a nossa realidade atual. Como obter a paz? Isso é um dos pontos principais que me motiva e me deixa ansioso para continuar lendo o mangá. Quero ver a resposta de Kishimoto para isso.

E no fim, Nagato sorri, mesmo morto. Tem uma certa simbologia nessa cena, mas não sei se pesquei direito qual, pois mesmo assim, Konan morre (ou não?) e Madara vence e obtem o rinnegan. O sorriso de Nagato pode sim ser pertubador para Madara, como um deboche ou descaso, mas no fim, Madara venceu mais uma vez. A paz ainda está longe de ser obtida. E semana que vem? O que esperar?

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.