Masamori e Urakai: já podemos ver o prenúncio da primeira grande saga? [Kekkaishi Vol. 4] [MdQ]

Vou dizer, minha busca por Kekkaishi #4 foi tensa. Era pra ter chegado nas bancas daqui há mais de duas semanas, e nada… Dos nacionais, é o que mais aguardo pra ler todo mês (ok, ao lado de Tsubasa, que tá acabando e cada vez mais confuso), então imaginem o coitado do dono da banca aqui da esquina tendo que me aguentar perguntando por esse mangá todos os dias. Felizmente! Ontem pude comprá-lo e quase que esse MdQ sai no mesmo dia, mas problemas de última hora apareceram e acabou ficando pra hoje.

O quarto volume é o mais balanceado até agora. Tivemos dois arcos principais, um mais pseudo-vida real e outro introduzindo Masamori, personagem que certamente vai ter grande importância mais adiante. Assim, os primeiros capítulos foram de leitura agradável e até triste no final, com a despedida do Pâtissier, e o resto deles, apesar de não expandir o universo da série como o volume anterior, nos colocou de frente para o que creio ser uma espécie de prólogo da primeira grande saga de Kekkaishi.

Sabem, normalmente me incomoda um pouco quando a narrativa dos shonen dá uma pausa na aventura e coloca todo mundo agindo normalmente. Alguns mangás não têm isso, como One Piece, Naruto e D.Gray-Man, já que piratas são sempre piratas, ninjas são sempre ninjas e exorcistas idem. Mas peguemos Bleach e Reborn. Os capítulos escolares do primeiro são até divertidos (ou eram, já que os últimos só serviram pra mostrar como o Ichigo andava deprimido e pra inserir a Rukia na história de novo, e olha que faz tempo), mas Reborn sempre me incomoda nesse sentido. Na verdade, o Lambo salva esses capítulos me fazendo rir litros, mas as historinhas em si são bem fracas e não acrescentam nada… Não sei, sempre acho que poderiam ser feitas de outra forma.

Mas voltando a Kekkaishi, falei isso pra poder contrastar com os primeiros três capítulos desse volume. Yoshimori, na missão de fazer seu amigo fantasma (lá do primeiro volume) “ir pro céu”, se aliando a uma velinha bem maluca de design que eu achei incrível (muito agradáveis todos os quadros com ela, gostei mesmo das caras e bocas que a Tanabe desenhou) na busca pelo irmão mais novo dele. Um enredo normalzinho pra esse tipo de “break” na narrativa principal, mas que teve, na execução (e do meu ponto de vista), o diferencial de não parecer algo desnecessário, feito só pra aliviar a tensão da narrativa. Gostei bastante da história dos irmãos e até derramei umas lágrimas na despedida deles, na conclusão da coisa.

Mesmo assim, porém, é evidente que esse não é nem de perto o foco do volume. No quarto capítulo, vemos Masamori pela primeira vez, e a essa altura já o víamos como o irmão mais velho do Yoshimori mesmo sem qualquer apresentação formal. Minha primeira impressão foi de alguém com um plano grande escondido na mente, e foi inteligente a escolha da Kasuga pra contracenar com ele nesse primeiro contato do leitor com o personagem. Não gostei do jeito dele e fiquei achando que tava mais pro lado “malvado” da coisa.

Mas isso foi o final do capítulo, que acabou nesse climinha de mistério com o peixe negro dele. Aliás, falando nela, o fato de seu nome ser Kurohime me faz pensar, inevitavelmente, que ela tenha alguma forma mais parecida com um humano. O Madarao não tem quadros tão focados nele quando está junto do Yoshi, e, bom, “princesa negra” me deixa mesmo com essa sensação de que ela é algo além do que vimos até agora. Bom… Masamori volta pra Karasumori e temos um pequeno gostinho de como as lutas vão evoluir na série. Vários novos usos para as barreiras, como o do copo que cai deixando o líquido aprisionado, coisa que eu nem tinha imaginado ser possível, e começo a me perguntar o quão genial foi essa escolha inusitada de estilo de lutas.

Ri com o ciúmes do Yoshi em relação a Tokine x Masamori, embora não ache que alguma coisa possa sair daí. Minha impressão do irmão foi mudando à medida que ele parecia empenhado em colocar alguma coisa na cabeça do Yoshi, tentando deixá-lo mais focado. Gostei de ele tê-lo posto à prova com a floresta (e o backdraft foi muito legal), e fiquei encucada com o que disse no final, sobre Yoshi não ter aguentado segurar a barreira não por limite ou falta de poder, mas por sua incapacidade de controlar a imensa quantidade que possui.

Outra coisa que chamou atenção no capítulo foram os comentários do cão da Tokine (esqueci o nome) sobre Karasumori. As ayakashis não se aproximariam do núcleo por medo de serem devoradas? Deu uma sacudida na minha concepção do que é, de fato, “Karasumori”, que já me parece como alguma coisa a ser selada, e não a ser protegida, e nesse sentido a decisão de Yoshi de querer acabar com tudo casou muito bem com as dúvidas levantadas anteriormente.

E ainda deu tempo de eu mudar de ideia sobre Masamori mais uma vez. A conversa dele com o avô, se fazendo de desentendido a respeito da Urakai, sendo que em sua conversa com Kasuga ficou claro que ele está a um passo de se tornar o líder da organização, me deixou com uma enorme desconfiança das verdadeiras intenções do personagem. Fora que nem Madarao nem o outro cão parecem gostar dele… Me pergunto se vai mesmo levar os restos de Kouya para a montanha, como Yoshi lhe pediu, e agora acredito ser inevitável uma luta entre os irmãos no maior estilo “bem contra mal”, com Yoshi finalmente mostrando orgulho de ter recebido o Houin (que tenho curiosidade pra saber por que não se manifestou em Masamori) e jurando deter qualquer que seja o plano maléfico do irmão. Hahaha, mas isso é só viagem da minha cabeça, e claro que seria só lááá adiante.

Foi uma “aparição One Shot”, e não acho que veremos o primogênito tão cedo, mas imagino que agora não tenhamos mais como voltar à rotina de extermínio de ayakashis. Um objetivo maior deve surgir já no quinto volume, e estou bem curiosa. Como comentário final, destaco o Bonus Track sobre Masamori no final do volume. Conseguem ver como a posição do editor é importante em um mangá? Imaginem se o personagem não tivesse sido vetado de início, como seria a história de Kekkaishi? Lendo o volume, me pareceu que esse era o momento perfeito pra alguém assim aparecer, mas não tinha pensado que talvez a ideia inicial não fosse essa. Acho extremamente interessante quando os autores compartilham esse tipo de coisa, seus processos criativos, com os leitores, e gostaria muito que acontecesse mais vezes, em mais mangás diferentes.

Isso também pode lhe interessar

29 Comentários

  1. Acabei de ver o Anime à pouco tempo e curti bastante, to afim de lê o mangá, mas ele já acabou ou ainda está em andamento ? Alguém pode me indicar um site de scantrad para eu passar a lê os mangás ?

    1. Ainda está em andamento, e aparentemente, sem previsão de término. =]
      O Manga Stream lança os capítulos mais novos, mas não sei onde tu pode conseguir os mais antigos, não. =[ Recomendaria comprar os volumes nacionais. XD Ainda mais sendo da Panini, a qualidade é excelente. =]

      1. Tava querendo em português mesmo, já que meu inglês deixa muita à desejar, mas pelo que pude ver na Punch! parece que quem cuida da trradução dele por aqui e o AnimaRegia, então vou dar uma catada por lá. Tava pensando em ler de onde o anime parou, em falar nisso alguêm sabe em que capítulo do mangá correnponde o final do anime?

        PS:Comprar os volumes para mim e tenso, pois eu já gasto 60 pilas todo mês com mangá, se eu for comprar todo mangá que me interessa vou ter que declarar falência…..kkkkkkk

    2. O Punchmangas esta lançando Kekkaishi e la contem os capitulos antigos XD
      Soh nao sei te informar se la estao todos os capitulos

      Tive que passar para baixo com tudo para nao ler o Mdq D: (sempre caiu na tentação de le-lo XD)
      ainda nao comprei meu volume XD

      Comentarei assim que compra-lo e tenho ctz que so virao elogios
      Kekkashi é muito bom ;D

  2. aqui ainda não chegou kekkaishi volume 4, o volume 3 foi bem interessante e estou ansiso por essa edição… maldita distribuição, a mesmo coisa com o primeiro volume de fairy tail…

  3. Dúvidas. Lutas. Novas formas de usar poderes. Novo plot. E um irmão misterioso.Ainda deu tempo de se emocionar. Kekkaishi é um dos melhores mangás que eu já li.

    E Hakubi é o nome da raposa, honey.

      1. Ele é macho Dakini, e é 100 anos mais novo que o Madarao. O primeiro “Kekkaishi” (do estilo de luta com barreiras dos Houins e etc, pois existem outros kekkaishis) andava com ele antes de pegar o Madarao, lembra ? 😛

  4. Kekkaishi, meu mangá preferido, com certeza. E sobre o Masamori pra quem não liga de spoiler, aqui vai

    #SPOILER

    Ele na verdade vai entrar no conselho da Urakai, mas vai ser o menos relevante, e são ao total 12, logo da pra imaginar, até hoje foi apresentado no roteiro mesmo da história 3 conselheiros. O Masamori é muito legal e ele tem meio ‘raíva’ do yoshimori por ele ter o Houin (ser o sucessor legítimo. Esse Houin também tem em outras famílias, isso é, quando ficarem mais velhos, eles serão os chefes a carregar o nome do clã. Mas ele é bom, e ele é o responsável por duas das lutas mais legais que o mangá já teve até agora, na minha opinião.

    http://img1.mangareader.net/manga/kekkaishi/159-15.jpg

    Olhem a imagem para ver o nível de over-powerness que ele tem xD

      1. Bah, esses acontecimentos só tão em uns 4~5 volumes pra frente, no capítulo 140 +- acontece a primeira grande luta dele e ele fica nos holofotes, como sendo o ‘principal’ fora de Karasumori, bem divertido 😛

  5. Kekkaishi tá realmente muito bom!
    Comecei a comprar depois de ver os comentários aqui no portallos e estou gostando muito. Desde Dragon Ball e Sakura Card Captors que eu não colecionava um mangá, mas agora comecei de novo e vou ver se compro outros também.

    1. Faz bem, Kassius! O mercado de mangás brasileiro cresceu muito nos últimos anos, temos diversos ótimos títulos sendo lançados!

      Posso sugerir Naruto, Bleach, D.Gray-Man e Kekkaishi de shonen, Gantz, Elfen Lied e Highschool of the Dead mais violentos e picantes e Claymore pra algo mais diferente. Mas tem muitos outros que merecem a compra também. =]

    2. lol comecei assim também, só colecionei 4 edições do Shaman King e depois que comprei FMA, comprei um monte junto! Hoje tenho muito mangá aqui em casa , tinha até uma época que eu contava e tinha uns 200 já, e achei que era muito até ver a coleção do Thiago! FUUUUUU- XD

  6. dakini, como vc recomenda vários mangás (num comentário seu lá embaixo) e não coloca entre eles Berserk?!?
    De tanto eu ler o MdQ percebo em outros posts quando é vc a autora. Sua maneira de escrever é bastante familiar. Muito bom.
    Ah, e Kekkaishi foi um achado. Um mangá que não prometia nada no primeiro volume e agora, no quarto, acabou mostrando-se um ótimo título.
    só não curti a fórmula batida dos shonen, o personagem principal é super forte, porém não consegue controlar sua força, ou não sabe como tirar 100% de proveito dela. Todo shonen que eu li é assim: CdZ, DB, Naruto, Bleach, YuYu, e vários outros. Isso esta muito batido.

    1. Ai que você se engana, A Yellow Watanabe ganha prêmios já, faz muito tempo, com Kekkaishi e é um dos ‘melhores’ mangás fora da Jump, que você deve conhecer sem ser Seinen só o Fairy Tail, que na minha opinião é muito boring shit se comparado Kekkaishi

    2. Ah, é que um de meus pecados é nunca ter lido Berserk, então não tenho como recomendar. XDD

      Bom ouvir isso de reconhecer meus textos, Abott-san! Brigada. =]

      E apesar do que o Guilherme disse aí em cima, eu entendo o que tu quis dizer… Kekkaishi nunca teve grande divulgação como algo de tamanha qualidade, ao menos não por aqui. Lembro quando a Panini divulgou que o lançaria no país e ninguém ficou assim tão animado com ele, só uns “é, vou comprar Kekkaishi, ciclano e fulano”.

      Então, é… nesse sentido, o mangá foi uma BAITA surpresa. O TMT já disse isso por aqui também, acho mesmo que pouca gente que não o acompanhava lá fora esperava que fosse tão bom. E eu concordo com o Gui nessa: Kekkaishi é melhor que Fairy Tail.

      PS: One Piece não é assim, Abbot. /o/

      1. A Dakini entendeu perfeitamente meu pensamento a respeito de kekkaishi. Eu não acompanho mangás por scans e nem por notícias de outros blogs. Por isso eu disse que foi uma grata surpresa. O Primeiro nº não oferece nada de excepcional, como a grande maioria dos mangás.
        E eu nunca li One Piece, mas a grande maioria dos shonen são assim, como descrevi.

        PS: leia Berserk, não irá se arrepender.

  7. Bacana ver a sua viagem, Dakini. Lembro-me de quando eu estava no inicio do anime. Viajava da mesma forma. RS.

    Gostei mt do anime e entendo q n ficou completo pq o manga ainda n acabou. Foi uma grata surpresa. To na duvida se acompanho ou n o manga.

    Belo texto grande Dakini.

    1. Valeu, Diego! =D

      E hauhauahuahauha, fazer o quê, né? XD Não sei mesmo o que vai acontecer a seguir, então vou me baseando no que leio heuheuehuehuehe.

      Não fique na dúvida, não! Continue a história e ainda prestigie o mercado nacional comprando os volumes muito bem feitos pela Panini. =]

  8. Spoiler sobre a carpa do masamori

    É explicado, no capítulo 248 ou 249 o que ela é, na verdade ela é o parceiro dele, sendo um clone, uma personificação da sua energia, meio difícil de explicar, o Yoshimori que aprende isso nesse capítulo e começa a pensar sobre como seria o parceiro dele 😛

  9. Seu comentario foi legal mais vc viajou bem com o Masamori ele ñ é esse tipo de pessoa falo por já ter visto o anime inteiro apesar de acabar como um fim de uma saga ñ de um anime pois o mangá ñ acabou, Masamori tem seus motivos e sua a vida ele ñ é do tipo vilão, malvado… e nem de bonzinho e akele no mangá q fica no meio termo vivendo do seu jeito e Masamori virar do mal axo isso muito fora de cogitação olhando oq aconteveu no anime inteiro, é mais facil ele ficar do lado do bem, pois ele aperece bastante pra ajudar o yoshimori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.