Bleach O Fim | 686 capítulos e a sensação de que todos perdemos algo! (Opinião)

Antes de começar a ler este texto, corra para mais abaixo da página e dê play no vídeo de 20 minutos contendo a trilha das clássicas aberturas do animê, volte aqui para cima leia toda a crítica e venha discutir o final de Bleach.

ATUALIZAÇÃO 20.08.2021 – 5 anos depois desse texto, Bleach receberá um novo arco. Loucura, não? O que tenho a dizer sobre essa nova fase se encontra aqui.

15 anos. Esse é o tempo em que o Bleach esteve em publicação no Japão desde a sua estreia em 20 de agosto de 2001. Imagine um garoto de 10 anos lendo o primeiro capítulo deste mangá. Este ano ele fecha este ciclo com 25 anos de idade. Se você pensar por este ângulo, faz sentido o autor encerrar o mangá da forma como encerrou, utilizando o elemento da família, da próxima geração de personagens.

Um garoto de 10 anos hoje talvez não queira mais saber de Ichigo, e não porque o mangá se tornou uma grande montanha de nada, mas simplesmente porque seu protagonista e personagens envelheceram ao ponto de não mais se comunicar com seu público alvo, a garotada entre 10 a 15 anos, que sempre são foco destes mangás de batalhas, os chamados shonens.

Então, nada mais razoável do que rebootar tudo de novo, mas não como a Marvel e a DC Comics fazem aqui no ocidente, mas criando bases para uma nova geração de personagens, filhos dos protagonistas na qual, nós, já adultos, os vimos crescer. Mantém a atenção da velha geração de leitores, ao mesmo tempo em que abre as portas para uma nova geração.

Bleach 686 Fim - 005

É estranho pensar que isso ainda é um choque para a gente. — Que merda, mais um mangá que termina com o protagonista crescendo e apresentando seu filho. Como se o autor estivesse rindo da sua cara dizendo que ainda não acabou de verdade e que esse universo irá continuar a partir de um novo ponto de entrada para novos leitores.

Só que aí eu penso em Dragon Ball. Não é exatamente isso que Akira Toriyama fez quando decidiu acabar com Dragon Ball? Ou pior, isso aconteceu muito antes do real final de Dragon Ball. O Goku cresce, vira um adulto e o mangá passa mais a ser sobre o Gohan do que sobre o Goku. E hoje nós idolatramos Dragon Ball, e seu universo na verdade nunca morreu. Novos personagens foram inseridos nos games, animações e até mangás especiais lançados após o final oficial do mangá. A linha do tempo da série continua viva até hoje, rendendo frutos e lucros aos seus licenciantes e também ao seu autor. E nós, fãs, somos gratos por isso.

Bleach 686 Fim - 007

Pensando assim, é realmente tão condenável que Tite Kubo e Masashi Kishimoto (autor de Naruto) tenham terminado suas obras exatamente com esse mesmo espírito? Será que os mangás hoje em dia não estão sofrendo uma pequena influência do ocidente, com nossos quadrinhos que nunca terminam e viram franquias milionárias que precisam durar para sempre?

Obviamente isso é um pouco chato, para não dizer ruim. Afinal um dos elementos mais legais dos mangás sempre foi justamente a forma como uma história progride, indo de um ponto inicial para ser concluída algum dia. Os personagens crescem, amadurecem, mudam desde o começo. Esse elemento ainda está presente em obras como Naruto e Bleach, mas apesar deles crescerem, em termos de história a sensação que temos é de que nada acabou sendo realmente concluído.

A fantasia perde seu encanto e estes personagens acabam sendo muito mais realista do que gostaríamos, pois a vida é meio que assim, nada se conclui e a gente apenas vive até passar ao ponto de passarmos um pouco de nós mesmos aos nossos filhos e crianças da próxima geração. E qual é a graça de ver isso nas histórias e mangás que lemos e acompanhamos por décadas? Qual a surpresa? Qual a graça em saber o óbvio? É complicado, não?

Bleach 686 Fim - 008

Agora vamos mudar um pouco essa perspectiva. Aceite que os mangás – ao menos os que duram anos e anos – podem e irão, sempre que possível, acabar assim; com os personagens crescidos, casados e com filhos, para que seus autores possam sempre que quiserem revisitar suas obras. Afinal nem todos podem se dar o luxo de pausarem suas obras por anos a fio, até esgotarem suas contas bancárias e só aí voltar a trabalhar novamente as suas obras, tal como Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter – que a título de curiosidade começou em 1998, muito antes de Naruto e Bleach.

Não há problema então mangás utilizarem esse recurso da próxima geração ao serem finalizados. O grande mal é quando o mangá não tem um verdadeiro desfecho, um grande momento para encerrar a sua fase. O Kishimoto com Naruto até tinha um gigantesco trunfo para seu desfecho, a resolução entre Naruto e Sasuke. E ainda que muitos não apreciem como foi feito, ao menos ele resolve uma das grandes propostas da história que o autor soube criar lá no começo do mangá e manteve interessante por quase todos seus anos de publicação. Bleach infelizmente não tinha exatamente nada disso para poder terminar de uma forma mais contagiante.

Aliás Bleach nunca teve exatamente um gancho muito satisfatório. No começo havia um grande mistério em quem era Ichigo, como ele podia fazer tudo aquilo e até onde o autor iria levar essa premissa. Houve a grande fase do descobrimento e rebelião, que foi a melhor fase do mangá: o resgate de Rukia e a guerra contra a Soul Society.

Bleach 686 Fim - 010

Depois disso o autor conseguiu criar uma grande sacada: surge um traidor em meio a todos os “mocinhos”, um grande vilão e grande estrategista: Aizen. Por muitos anos esse foi o grande trunfo do mangá. Temos que derrotar Aizen! Temos que impedir seus planos, temos que ficar mais fortes! E o autor soube criar recursos narrativos inteligentes para tal. A ideia de que apenas Ichigo poderia enfrentá-lo, porque ele foi o único que nunca havia visto sua bankai e suas habilidades era uma fantástica ideia. Bleach foi um mangá que teve seus momentos bons com ideias narrativas.

Outro gancho sempre foi o mistério do poder de Ichigo. Como alguém poderia ter os poderes de todas as raças e classes apresentadas no mangá. Ele sempre teve de tudo. Esperava-se que o autor iria algum dia trabalhar isso com o mesmo carinho e dedicação que o Kishimoto fez com Naruto. Talvez com a mesma coerência. Quem não se emocionou quando o passado de Naruto? Com ele reencontrando seu pai e sua mãe? Kubo nunca soube como trabalhar o passado familiar e os segredos da família de Ichigo. O próprio protagonista parece que nunca se importou também.

O grande mistério de sua mãe foi jogado totalmente na hora errada, em uma saga que todo mundo já estava de saco cheio e especialmente há muito antes do clímax final do mangá. Hoje o mangá acabou e mal me lembro de como foi o momento final com a história de sua mãe. O que levanta também o ponto do significado dos pais: dele e do Ishida. Qual era o propósito das figuras paternas nesse final do mangá? Nem o sacrifício do pai pelo filho o Kubo ousou criar. Morreu aqueles que não tinham mais propósitos a história, quem precisava morrer mesmo para que os poucos leitores que restaram continuassem lendo.

Kubo não trabalhou as mortes como se esperava que ele trabalhasse, como se elas tivessem algum significado, porque de uma forma ou de outra, toda a Soul Society sempre importou ao fã de Bleach.  E elas não tiveram peso, ou significado. Não houve o momento de luto, de choro, na qual os personagens se importassem com quem ficou para trás. Kishimoto não matou muita gente também, mas os poucos que matou mal deram impacto e motivações ao plot de sua história, com raras exceções.

Queria aqui poder citar nomes de personagens, mas no fim, Bleach se mostrou um mangá tão vazio, tão insignificante que já não me lembro mais os nomes de muitos personagens. O que fica na minha lembrança são os excelentes momentos do começo do mangá, das belíssimas aberturas e encerramentos de seu animê (dê play acima) e dos poucos momentos épicos que existiram aos longos destes 15 anos de Bleach.

Me pergunto se preciso comentar a respeito de Ichigo ter escolhido a Inoe e não a Rukia no final da história. Tendo em vista um dos últimos diálogos que Renji teve com ele, me pareceu mais do que certo que Renji deveria se casar com a Rukia, eles sempre se amaram. E Inoe sempre amou o Ichigo, enquanto a relação do jovem com a Rukia sempre me soou mais como uma família, de uma irmã e um irmão. Não fiquei insatisfeito com isso, eu apoio os casais como ficaram.

Bleach 686 Fim - 011

Achei boboca a tensão do capítulo final, com a tal ameaça e que foi resolvida pelo filho do Ichigo, ainda que isso talvez tenha soado estranho e até aberto a interpretações a respeito de possíveis efeitos colaterais. E jamais gostaria que num eventual retorno a este universo o autor trabalhasse isso novamente. Espero que não. Gostei de Kazui e Ichika, mas não sei que há muito aqui para ir além da mera simpatia por estes personagens. Bleach quando começou tinha um Ichigo meio já adulto, ter uma versão dele mais parecia com aquele Goku/Gohan criança de Dragon Ball me soa uma sacada muito boa do autor. Se existir novas histórias com Kazui, admito que gostaria de conferir.

Quanto ao Aizen, vaso ruim não quebra mesmo, certo? Nem mesmo ele o autor teve a coragem de matar. Palavra forte esta, não? Coragem. Segundo o Aizen é exatamente isso que a humanidade precisa. Viver para sempre? Bela merda! Não, para conseguir alcançar metas de vida, você deve saber que vai morrer em algumas décadas. Bela hipocrisia vindo de um mundo onde todos ali podem viver por centenas de anos, não? Isso me faz gostar da ambiguidade das palavras finais do Yhwach. No fim, ele queria mudar a ordem de como os mundos funcionam, e graças ao Ichigo, as coisas simplesmente vão continuar como sempre foram. É realmente um final feliz? O discurso me pareceu ambíguo.

Bleach 686 Fim - 003

Essa mensagem final do Yhwach foi o que mais me deixou pensando a respeito de toda a série. Então as pessoas lutaram contra as mudanças. Sendo que ao longo destes 15 anos o Kubo deixou bem claro que os mundos do universo de Bleach nunca foram justos com aqueles que viviam lá. A Soul Society tinha o Gotei 13, os soberanos da parada, com todos aqueles que viviam na pobreza ao seu redor. O Hueco Mundo são os injustiçados, exilados de tudo e todos. Os Quincys foram exterminados e massacrados. Classes diferentes foram banidas ou exterminadas no mundo de Bleach. Seja e pense diferente, e você é banido ou morto. Estranho, não?

No fim, Yhwach (e até Aizen) “apenas” queriam uma nova ordem no universo, e ambos falharam. E pelo que vemos nestes dois capítulos finais, nada realmente mudou nas premissas desse universo. Aizen não mudou nada. Yhwach não mudou nada. Ichigo impediu com todas as suas forças que tudo mudasse. E nada mudou então. Cadê todo mundo que não vive na Soul Society? Voltaram para seus mundos de merda? Seus exílios? As regras mudaram para aqueles que se aliaram nesta batalha final? Nada disso é colocado neste final.

Será que foi essa a real intenção do autor? As palavras do Yhwach dizendo “Graças a você Ichigo, tudo vai continuar injusto como sempre foi” vão continua ressoando em minha cabeça. E o autor não dá indício de que algo mudou.

Bleach 686 Fim - 004

Não questiono se as batalhas travadas, se os vilões existentes precisavam serem impedidos. Questiono o fato do autor não mostrar mudanças nas bases do universo que em 15 anos ele sempre mostrou que haviam problemas. Ichigo não ficou na Soul Society, e a organização lá não parece ter mudado. Os aliados, Vaizards, Arrancars e outros (que esqueci seus nomes)… nem apareceram no fim, como se não importassem. Nunca importaram?

Bleach acaba assim, com uma sensação de vazio. Ichigo fez o que tinha que fazer? Nada mudou, todos cresceram e a vida segue. Como se nada tivesse acontecido. Como se questionar e brigar por uma nova ordem fosse realmente algo ruim. A forma como se brigavam era ruim, isso não questiono. Porém isso deveria criar perspectivas, não? Não sei, mas a mensagem final de Bleach me soa muito, mas muito ruim.

Quem sabe essa bomba sobre para Kazui e Ichika. Que a próxima guerra recaia sobre seus ombros… certo? Por que se o universo de Bleach vai continuar, certamente precisam haver vilões e inimigos para movimentarem novas histórias. E é isso que consigo tirar deste final, de 15 anos de Bleach…

Bleach 686 Fim - 002 Bleach 686 Fim - 001

Isso também pode lhe interessar

20 Comentários

  1. O que mais perdemos com Bleach foi: tempo. Se eu soubesse que o fim seria assim, nunca teria sequer chegado perto desta série há 10 anos atrás.

  2. O principal motivo do capítulo final de uma série é mostrar o resultado de todo o esforço, dor e sofrimento dos personagens ao batalharem pelos seus objetivos. Ichigo nunca teve nenhum objetivo claro a não ser proteger aqueles a quem amava, e por isso a série terminou tão vazia, porque nunca houve nenhuma “estrada” para caminhar.

    A grande motivação de Yhwach era de fato, louvável. Mas Kubo pouco ou nada desenvolveu esse conceito. A impressão que ficou é que Yhwach era um vilão cliché que queria destruir tudo porque sim, um grande erro do Kubo. E outro erro grotesco foi o fato de Kubo não mostrar o final de Urahara, Youichi, Isshin e Ryouken, os principais personagens desde lá do início da série. A última vez que os vimos foi na batalha final contra um dos sternritters, e nunca mais houve sinal de vida.

    Patético resume este final e esta série, que começou tão bem e terminou tão mal… O universo da série era tão grande, tantas coisas importantes e interessantes que se podiam fazer, mil e uma formas de se desenvolver o roteiro, e a grande impressão que ficou (como você citou) é que nada mudou. Os verdadeiros vilões da série foram de fato os shinigamis, que impediram o avanço ou a “evolução” do mundo.

    Yhwach e Aizen eram heróis, revolucionários, salvadores da humanidade que apenas queriam um mundo melhor. Engraçado é que Bleach sempre jogou com as tonalidades de preto e branco, sendo o preto a cor característica dos shinigamis, e o branco a cor dos arrankars e dos quincys. Infelizmente Ichigo acabou sempre apoiando os “vilões” e a série terminou exatamente como começou: NADA MUDOU. Uma grande desilusão e perda de tempo ter acompanhado esta série por tantos anos.

    1. Mas pensando por esse lado de que nada mudou, nada importou tbm
      Meio que tem certa coerência não acha?

      Yhwach descartou seus proprios soldados pq no fim ele iria uni-los junto a si, logo eles n eram importantes, e as lutas que vimos deles tbm não… É algo que dá pra tirar dessa saga final. Mas é bem estranho essa sensação, Kubo deveria ter tido mais tempo, claramente foi apressado, pq ele disse no começo q não iria terminar com casais, e que não queria live action de Bleach.

      Somado ao fato dele brincar que o Hisagi n teve tempo de mostrar sua bankai no 685

      E tbm da fala do Shunsui nas primeiras falas dele ser apressado por sua ”conselheira” q era a Nanao e ele respondendo ”Alguns simplesmente n apreciam o modo com que me movo”
      De todo modo é um fim ruim, torcer que o Kubo dê as caras e fale alguma coisa sobre ele… Pq só assim pra amenizar um pouco as coisas

      1. Essa fala do Shunsui é fruto de mais uma das fracas traduções da MangaStream. Na tradução oficial da Viz, o Shunsui não fala nada disso.

  3. E faz quanto tempo que o Kon foi esquecido? 😛

    Sempre critiquei Bleach por vários fatores, desde a incapacidade de fazer bom uso das páginas, até a falta de criatividade em construir o Ichigo como guerreiro. Sério, tudo o que o Ichigo contava em suas lutas era sempre um quase invariável Getsuga Tenshou. Eu sempre achei isso pouquíssimo criativo. Pra não dizer que ele só contava com isso, dependendo da situação, ele misturava os poderes dele de Hollow pra usar um Cero aqui e outro ali, mas no geral, sempre foi um lutador de um golpe só.

    O número absurdo de personagens que foram ridiculamente mal aproveitados ao longo de todo o mangá é assustador. Pra mim esse final e o fato de eu não ter reconhecido metade daquela patota que estava na casa do Ichigo, me faz pensar exatamente na insignificância desses mesmos personagens. Tite fez feio, muito feio, e acabou com um final digno de quem não tem qualquer respeito por quem consumiu o seu material por todos esses anos (no meu caso, que nunca comprei um mangá de Bleach, perdi “apenas” tempo, mas o mangá pra existir precisava ser comprado por “alguéns”, não é mesmo?).

    Enfim… eu já esperava um final meia boca de Bleach, mas nem na minha expectativa mais baixa eu pensava que seria TÃO RUIM.

  4. Eu me anestesiei sobre como o mangá estava indo logo depois que começou essa saga final.
    Só li mais por obrigação como leitor assíduo de mangás e ver como terminaria.
    E sério, terminar a história com o mesmo começo é de lascar.

  5. ESPERA AÊ!!!! Aquele foi o ULTIMO capitulo?! O.o Puta merda, eu achei que o Tite tava maluco de usar um Flash foward, e que voltaria pra fazer uma luta final contra o Yhwach… Isso sim foi uma surpresa, eu ja esperava um fim merda pra Bleach, mas o cara conseguiu superar minhas espectativas –‘

  6. Sério, nunca vi uma história se perder tanto. no auge da Soul Society, Bleach foi meu anime favorito, e nessa saga finalo autor não soube aproveitar nenhum personagem. Zaraki ganhou um Shikai e uma Bankai que mal foram mostrados, Ichigo ganha uns poderes novos que não serviram pra nada. Ishida estava com os vilões sei lá porque. Os amigos do Ichigo não serviram pra nada, e os vilões… Que vilões sem graça, já não me lembro de nenhum, ao contrário dos Arrankars que eram bem legais. Enfim uma pena que acabou desse jeito, mas espero que fique como está.
    PS. Que nostalgia as aberturas hem, principalemente as 4 primeiras.

  7. Decepcionante acompanhar uma historia que foi tão legal no inicio e acabar assim,
    Eu admito que o final de Naruto não foi lá essas coisas, mas apesar de tudo foi bem melhor que o de Bleach.

    1. curti o final de naruto, mas se pudesse fazer alterações, eu colocaria o Madara como “boss” final, no mais eu curti, gostei da luta do naruto vs sasuke

  8. Como assim fim? Bleach não acabou no volume 48?? o.O Eu só comprei até esse volume e escrevi “fim” no final. Já tá com anos até…

  9. eu acho q a Jump, q fez o Tite prolongar o mangá,e pra fude eles, ele fez esse final merda kkkk é oq eu acho . eu tenho certeza q o final do Bleach foi quando Ichigo Ganhou o Aizen. depois dali, a Jump fez ele continuar a escrever.

    1. Eu já acho o contrario, ele ia continuar escrevendo por um bom tempo ainda mas a Jump mandou ele acelerar as coisas logo e pra terminar.
      Aí saiu essa cag4da, anos construindo algo por trás pra recebermos algo porco no final graças a isso, de péssima qualidade como foi esses últimos capítulos. E agora praticamente toda a série tbm é ruim por n ter tido uma boa conclusão.

  10. O final na minha opinião não foi dos melhores mas o Tite podia ter ao menos mostrados algumas Bankais como a do Ukitaki ou a dos novos capitães!

  11. ah velho, tem um monte de gente q falo q perderam foi tempo lendo e assistindo, mas, o final foi muito bonito mano. Ichigo ta feliz, teve um filho com a Orihime, Rukia e Renji tão felizes e tiveram um filho tbm, o reto do pessoal tbm ta feliz. E eles continuam juntos até hj. foi muito lindo, o Kazui conheceu a filha da Rukia…. Se isso é um final ruim realmente eu não sei oq é final bom pra vcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.