Guia Portallos de Música: Pearl Jam – Ten! Esse você não pode deixar de ouvir! [Nº02]

Na semana passada falamos do disco B.B. King & Eric Clapton – Riding With the King. Hoje, saímos da zona do blues e entramos no grunge, no ápice do movimento, nos anos 90!

O álbum Ten foi a estreia do Pearl Jam, lá nos tão distantes anos 90 (é amigos, já contalizamos 20 anos!).

Música honesta, potente e com a voz profunda e letras de Eddie Vedder se misturaram à um excelente trabalho de produção, tornando toda aquela porrada sonora e conteúdo confrontador, algo acessível a todos.

Assim, em 1992, Ten, já havia tomado o topo das  paradas musicais e ao longo dos anos seria imortalizado como o melhor álbum da banda e também um dos melhores (para mim, de longe o melhor) da história do grunge e da música popular em geral!

À época existia uma rivalidade entre o Nirvana e o Pearl Jam. Eu gostaria de dizer uma coisa, antes de continuar analisando o Ten: para mim, Pearl Jam é só milhões de vezes melhor que o Nirvana – que, também na minha opinião, não passa de uma banda adolescentes, com letras medíocres – falando de biscoitos e coisas do tipo, compostas por um sujeito desgostoso da vida, com um potencial espírito emo dentro de si,  e que conseguiu a imensa notoriedade que tem na atualidade, somente porque morreu. E assim, virou ídolo pop (idolatrado) e produto de comércio da indústria fonográfica (que até hoje se beneficia com isso)…

Antes que os mais fervorosos comentem muito e me joguem aos tubarões, vamos falar do Ten (que é de verdade o foco do post) e explicar o porque dele entrar na nossa lista de “Discos que você não pode deixar de ouvir!”.

O disco começa com Once, com um riff simples comandando os versos e levando aos poucos ao potente refrão. Vale ressaltar a interpretação de Eddie Vedder – que para mim, é o cara – em resumo! A música tem aquela voz vibrada, em tom alto e uma virada bem legal no meio – popularmente conhecida como “ponte” que liga um refrão ao outro. Música para ouvir alto e ir em frente no dia. Acho que o mesmo pode se dizer Even Flow, que tem até uma construção musical parecida.

Daí chegamos ao primeiro grande hit (na ordem de apresentação do álbum): Alive. Simplesmente um hino, cantanda em coro no mundo inteiro, tocada em rádios, programas de televisão e todo o marketing que tem direito. Mas, muito além do valor comercial, muito além mesmo, é uma excelente música – dauqleas que você pode ouvir várias e várias vezes e continuar ouvindo. Não é efêmera, como o que é hit hoje em dia, entende o que quero dizer?

Vale destacar o grande solo (grande em qualidade e em duração também) que segue até o fim da música: um final apoteótico, pra cima e, também graças a Eddie Vedder, profundo.

Para encurtar o post e até direcionar aqueles que não estão acostumados com o estilo e querem experimentar, vou “pular” para os outros dois hits do álbum: Black e Jeremy.

Black é uma das melhores músicas compostas nos anos 90 e uma das minhas favoritas entre todas as que gosto. A letra é sensacional, retratando uma melancolia esquisita e uma revolta com a situação em geral da personagem da música. A harmona é perfeita, o piano repetitivo, com a guitarra, o compasso lento, tudo misturado cria uma espécie de transe, daqueles que você canta alto e esquece que tem vizinhos na casa ao lado.

Jeremy é uma pancada no fígado, com Eddie Vedder mostrando uma potência vocal e uma interpretação forte (que aliás é o grande trunfo do artista), com seus gritos e grunhidos. O riff inicial é imortal e inconfundível. Até mesmo o clipe “incomoda” de um jeito que você estranha a situação do tal Jeremy – que passa por algumas coisas ruins , entremeado de citações, palavras fortes, etc.

Em 2009 o disco foi remixado por Brendan O’Brien, que já trabalhou com a banda várias vezes), reeditado e relançado em quatro edições (Legacy, Deluxe, Vinyl e Super Deluxe), todas com faixas bônus. Eu tenho a Edição Legacy, CD duplo, com nova capa etc. O trabalho de mixagem ficou extraordinário – acentuou muitas qualidades da ideia original e vale conferir!

O álbum Ten é unanimidade entre a crítica especializada e, claro, entre os fãs da banda. Raramente um grupo tem tanto êxito com um álbum de estreia: normalmente vai amadurecendo, melhorando até “explodir”. Mas, esse grupo, que se formou depois de alguns percalços, na loucura de Seatlle, parece ter nascido pronto.

Ten pode ser comprado atualmente até por R$10 em promoções de algumas lojas.

A edição Legacy, contudo, custa R$59,90. Mas, tem uma edição de Luxo que pode custar mais de mil reais!! Aí já é demais… XD

Confira o clipe de Jeremy. Espero que goste também!

Isso também pode lhe interessar

33 Comentários

  1. “para mim, Pearl Jam é só milhões de vezes melhor que o Nirvana – que, também na minha opinião, não passa de uma banda adolescentes, com letras medíocres – falando de biscoitos e coisas do tipo, compostas por um sujeito desgostoso da vida, com um potencial espírto emo dentro de si, e que conseguiu a imensa notoriedade que tem na atualidade, somente porque morreu. “[2] 😀

    Nunca pensei em encontrar alguem com o mesmo pensamento que eu sobre o Nirvana XDD HESAHUEHSAHUEHU

    Enfim acho que nao tenho nada a acrescentar post simplesmente perfeito *_*

    Continue escrevendo mais e mais posts incriveis sobre musica Pedro *_*/

      1. também nao curto muito nirvana nao, mas eles foram os pioneiros nesse tipo de musica.. isso vc tem que admitir.. nesse tipo de musica que berra e tudo o mais (nao estou falando que pearl jam é assim) ..

        1. Não foram os pioneiros não cara… Não foram nem mesmo els que inventaram.
          Antes do Nirvana, outras grandes bandas já exisitam e já estavam popularizando o estilo – o pessoal já vestia blusão de flanela bem antes do Nirvana! XD

          1. po cara, o problema é q to apertado de grana.. pq estou comprando muita coisa ultimamente, entao baixei pra um preview e se eu gostar eu compro, geralmente faço isso ..

  2. Grande álbum, sem dúvida! Qual se escuta a palavra “grunge” é para a maioria a primeira banda que vem a memória.

    Difícil dizer qual é melhor, porque gosto muito dos dois, mas outro grande álbum do “grunge” veio antes da popularização do estilo: e é da banda embrião do Pearl Jam e do Soundgarden, que tinha Chris Cornell como vocalista principal e Eddie Vedder como backing vocal – o Temple of the Dog (as melhores do álbum são Hunger Strike, Reachdown e Call me a dog).

    Outra banda muito boa foi a Mad Season que mesclou Pearl Jam, Alice in Chains e Screaming Trees (River of Deceit, Long Gone Day e Lifeless Dead).

    Época boa do rock!!! Continue com o Guia que está indo muito bem!!!

    1. Obrigado cara!

      Dá gosto uma banda com duas vozes sensacioanis como essa hein?
      Mas, foi uma boa “separação” – que trouxe duas grandes bandas e posteriormente o AudioSlave…

      Valeu pelo apoio!

      1. Na real o soundgarden ja existia…
        Cornell e Cameron eram do Soundgarden, Gossard e Ament eram do Mother love bones, quando o vocal do mother love, Andrew Woods morreu de overdose, esses integrantes se juntaram a dois “desconhecidos” (Vedder e Mcready) e fizeram o Temple of the dog pra homenagear o amigo em comum de todos recem falecido!!!
        Todo o Cd é dedicado a ele mas a musica Say Hello to heaven é a principal…voltada pra ele mesmo!!!

        musicaço…Cornell numa das melhores interpretações que eu ja vi na vida…

        vale muito a pena ouvir esse Cd…vai proporcionar momentos incriveis ao ouvinte…

        fica a dica hein!!!

        1. Isso aí. Temple of The Dog é um álbum tributo ao Mother Love Bone. Um álbum maravilhoso por sinal. E o Eddie Vedder só participou em “Hunger Strike”. Impressionou tanto que foi chamado pelo Jeff Amet e pelo Mike McCready para formar o Pearl Jam em seguida.

    1. Realmente,Alice in Chains é a melhor banda grunge.O problema do Nirvana é que lançaram poucos albuns inéditos até a morte do Kurt e o Pearl Jam não empolga nada com os ultimos discos lançados.O Alice in Chains tem ótimos discos nos anos 90 como Facelift e o Dirt e recentemente voltou a lançar um disco com o novo vocalista William Duvall chamado Black gives way to blue que consegue estar no mesmo nivel do Layne Staley.

      1. nem de longe esse cd ou o Duvall se comparam a época do Stanley…

        Naum sou viuva do ex vocal e tudo mais…mas é óbvio que com layne o clima do Alice era completamente diferente…a banda soava misteriosa…assustadora…Them bones é uma musica que parece trilha de filme de terror…mas sem os cliches de filme de terror…o riff e a interpretação do Layne são animais…

        Essa nova versão só com o Jerry Cantrel num me empolgou naum…o Black gives way to blues é pra mim um cd repeteco…prefiro ver o Pearl enveredando por novas ondas do rock (mesmo que errando muitas vezes) do que ficar no feijão com arroz manjado de sempre…

        o BGWB é mais do mesmo do Alice sem a qualidade do Layne…
        infelizmente!!!!

        1. Eu não estou comparando o Layne com o William,Layne é insubstituivel o que eu estou querendo dizer é que o Alice in Chains é a única banda que conseguiu inovar seu som depois de muitos anos mantendo um bom nível diferente do Pearl Jam e melhor do que as bandas post grunge como o Silverchair e o Bush.

  3. Ahh tambem acho Pearl Jam a MELHOR banda grunge e uma das melhores do rock, uma das minha favoritas, sem dúvida..

    Ten é memorável, De ten tambem não se esqueça de falar da música Porch, mucho loka.. gosto tambem da música Evolution do álbun Yield, e uma das minhas favoritas é que eles regravam de outro cantor, sitting by the dock of the bay, demais!! o

    Ótimo post!!

      1. excelente post cara!!! parabéns…
        Já parou pra reparar na letra da black?? pra mim parece um artista, pintor ,escultor, no meio de seu ateliê pensando na mulher que o deixou!!!

        heheheheehhe…sério bicho…vê aê e me diz o que tu acha!!! ha muito tempo eu reparo nisso e ha muito tempo penso que to loco!! heheheh

  4. Desculpem senhores, a essência do grunge nascido em Seattle é o Nirvana, (mesmo o Nirvana não sendo criado em Seattle) Nirvana é a ultima banda rock in roll de verdade. Kurt está em um lista seleta de roqueiros que não nascem toda hora e muito menos são criados pela mídia… Na minha opinião Peal Jam não é ruim, mas está atrás do Nirvana e Alice in chains. Penso que o Peal jam tem uma pegada mais pop e por isso agrada mais a maioria, quem nunca pegou alguém que não entende nada de rock assobiando Jeremy ou black?

    1. discordo veementemente….
      Quem nunca pegou alguem que ta aprendendo a tocar, naum sabe nada sobre rock, mas tem come as you are e smells like a teen spirit na ponta dos dedos???

      Se o Pearl conseguiu superar certos obstaculos com a harmonia é merito deles, e naum desmérito do público!!! Diferente do Nirvana, que tá anos luz atras de todas as bandas de Seattle…

      Kurt fez muito sucesso e influenciou muito a cena e tal…mas foi mais pela sua pessoa do que pela sua musica…que acabava refletindo um bocado da sua pessoa…enfim…a banda naum era ruim…só naum me agrada mais…

      A impressão que eu tenho é de que o Nirvana era uma banda de adolescente para adolescentes, se vc naum é adolescente psicologicamente então o gosto pela banda começa a cair, e só fica a nostalgia, que passa depois de uns instantes de About a girl…

      digo o mesmo para Guns n Roses e Legião Urbana…heuehuehueueh
      Gostei…hj naum suporto mais!!!

      e pra finalizar…pra mim a melhor banda de grunge era o Soundgarden…peso, letras, voz, interpretação, criatividade, clips, Cornell, Thayil, Sheppard e Cameron são indescritiveis…

      fica a dica de ouvirem o Superunknown…cdzaço de 94…com clássica Black hole sun entre outras musicas fenomenais…

      e vale lembrar que Soundgarden foi a primeira banda de Settle a ter destaque internacional hein…heheheeh

      Mas sobre o Pearl jam…é indiscutivelmente uma banda incrivel…uma das ultimas grandes que o mundo produziu!!! Eddie Vedder e companhia ja me fizeram sorrir, chorar, ficar puto, eufórico…enfim…excelente banda…excelente cd…TEN é uma obra prima!!!

      1. Exatamente.

        O argumento de que o Nirvana é a essência do grunge, na minha opinião, é só o propagado pela gande midia mesmo que se aproveitou da morte do sujeito e o imortalizou.

        Para mim, letras que falam de biscoitos não entram na essência do grunge, um movimento bastante melancólico…

        Nirvana é Super Pop e seguiu os mesmos passou de qualquer banda mainstream.
        Não considero Kurt Cobain nem mesmo um pensador de verdade: no máximo um reclamão imaturo, um projeto de emo dos anos 90.

        Aquele acústico do Nirvana é inaudível, ocm interpretações beeem canastronas, de um sofrimento forçado…

        Não tem como comparar SoundGarden, com o vocalista que tinha, a pegada realmente forte, do que com Nirvana, por exemplo.

        1. Cara, desculpa ae, mas vc está viajando, vc está embasando a sua opinião de q se a banda é boa ou não puramente no seu gosto pessoal. O Ten é mais pop q qualquer outro disco do Nirvana. Creio eu q vc nunca parou para analisar as letras do Kurt, tem muito letra complexa e bem de interpretação, posso citar como exemplo: Aneurysm, Pennyroyal Tea, Been A Son…são letras complexas se vc pescar as referências, caso contrário vai ser algo banal.

          1. Não sei se você percebeu, mas, é um Post PEssoal, com opinião pessoal, indicação pessoal e portanto, o meu gosto, de certa forma influencia.

            No comentárioo acima, você está verificando a qualidade pelo que é pop ou não – isso não existe como critério de análise. A aceitação do público, do grande público, não me importa. Não é porque um filme teve grande bilheteria que é um filme genial…

            Não entendo onde você quer chegar.
            Caso queira arugmentar em realção aos meus argumentos, e não se referir a mim, como “estar viajando” ou em algum aspecto em que sua opinião valha mais do que a inha, aí sim teremos uma discussão.

          2. Então cara, desculpa ae se fui até grosso, mas eu achei estranho pq praticamente vc disse: “a banda é ruim pq não gosto” isso pra mim não faz o menor sentido.

            Por exemplo, eu posso chegar e dizer: Oasis é a melhor banda depois dos Beatles apenas pq eu ACHO?

  5. Concordo com quase tudo, Ten é um dos melhores discos q já escutei, certamente o melhor disco do Pearl Jam. Vai da questão do gosto, mas teve muitos outros ótimos discos dessa geração, o Alice in Chains lançou o Facelift e o Dirt , teve o Nevermind e o In Utero da sua amada banda, só q considero o melhor disco o Core do STP.

    Agora, não tem como não comentar a sua opinião sobre o Nirvana, se quisesse q os comentários ficassem só no Ten, q fizesse o post sobre ele.

    Concordo q o Nirvana não é tudo isso q falam por ae, e sempre q o papo entre os colegas cai no ” qual a banda mais superestimada de todos os tempos ?” cravo o Nirvana sem medo de errar. Já vi gente respeitada no meio musical ( tanto nacional quanto de fora, tanto jornalista como músico) fazer lista de as maiores bandas de todos os tempos com Beatles, Rolling Stones e Nirvana. Isso é uma idiotice absurda, o Nirvana só tem o status q tem hj pq o Kurt morreu no auge, hj seria mais uma daqueles bandas q são lembradas pelo oq fizeram no passado, assim como o Pearl Jam, q lança discos até hj e todo mundo só lembra do Ten.

    O porém dessa história é q msm o Nirvana não ser essa coisa toda, não tem como negar q ela foi uma das melhores de sua geração ( não a melhor de todos os tempos), pra não concordar com isso é mero gosto pessoal, não tem como negar q o Nevemind seja um discaço, o In Utero tbm, o acústico é o segundo melhor nesse formato ( perde para o do AIC), não tem como negar q o Nirvana marcou toda uma geração e várias outras bandas vieram na msm onda. Não sei se as bandas citadas anteriormente teriam a msm atenção se não fosse o Nirvana.

    Pra finalizar, concordo quando dizem q o Nirvana não foi a melhor banda da sua geração, até aceito q não gostem, agora não reconhecer a importância q a banda teve para a geração anos 90 é no mínimo falta de conhecimento, pra não dizer outra coisa.

    1. Bom, claro que pode comentar sobre a questão do Nirvana – a questão é não focar só nisso, foi isso que quis dizer.

      Também reconheço a importância do Nirvana na difusão do estilo de música, no que refere ao gênero musical e midiático (o grunge, a mistura de aspectos técnicos, sociais, mercadológicos e semióticos).

      Assim como reconheço a importância do Gera Samba (atual É O Tchan!) na música da Bahia – antes do Gera Samba, o cenário era outro.

      Então, o quero dizer é que: estou falando estritamente musicalmente e gosto musical.
      Em termos mercadológicos, é outra análise…

      Você está falando que não reconhecer essa importância é até burrice. Mas, peço que leia com ateção sobre o foco da minha análise: não analisei quem vendeu m ais, quem conslidou o gênero midáitco, quem é o maior ídolo pop. Falei de gosto musical, capacidade vocal e técnica e qualidade (conteúdo) das cenções.

      Espero ter sido claro.

  6. Bom, já acompanho o site (principalmente os conversas de mangá) faz tempo! Mas vou comentar agora pq vcs começaram a tocar numa das minhas paixões maiores, a música *-*

    Primeiro, eu devo dizer que gosto de Nirvana HUAHUAHUA Mas também gosto do Pearl Jam e, na vdd, embora chamem de Grunge, acho o som das bandas tão diferente que nem sei se dá pra comparar direito. Grunge eh uma coisa estranha, na minha opinião, pq cada banda chamada assim tem um som meio peculiar. Mas btw…

    Agora, para o CD! Realmente, Ten é muito bom, pqp! *-*
    Lembro a primeira vez que ouvi o solo de Alive. Eu enlouqueci UHAHUAUHAUH Como vc cita, apoteótico, no mínimo.
    Black é linda e Jeremy é a música que eu nunca consegui tirar das mais tocadas do meu IPod (mas eu ainda estou tentando Q)…
    E Eddie Vedder é realmente um dos grandes vocais dos anos noventa. Adoro o fato dele praticamente rosnar enquanto canta, chegando ao extremo da indignação (TRY TO FORGET THIS! TRY TO ERASE THIS! (8)) ao do lirismo (em Oceans… tão suave e estranha ao resto do CD HUAUHAU). Além de tudo, é um showman nato. As apresentações ao vivo do Pearl Jam eram memoráveis *0*

    Ótimo post de fato e se eu fosse criticar algo, seria o fato de você não ter falado de todas as musicas. Apesar de Ten ter seus hits, é um CD completo, onde todas as músicas são ótimas e eu queria ter lido a sua opinião sobre cada uma, rs lD
    Falaram de Porch aqui em cima, por exemplo. Concordo que é outro clássico! Usando uma progressão terrívelmente manjada de acordes (o The Wall, do Floyd, é TODO contruido em cima daquela progressão Q), os caras fizeram uma das músicas mais memoráveis deles e que tem um solo super inesperado! Foda demais! *-*
    Ten merece!

    E desculpa pelo post grande, mas é que eu me empolgo falando disso QQQ HUAUHAUHAUHA

    Aguardo por mais o/

  7. Outra coisa, o Grunge como estilo musical nunca existiu, e sim representa um movimento de estilo dessa geração, um rótulo pra ficar mais claro, a sonoridade do Grunge nada mais é do q uma reciclagem de sons q eram feitos bem antes, daí a mídia deu um nome baseado no visual dessas bandas q aconteciam na época, pq assim lhe convém, e para facilitar o trabalho do público e jornalistas com preguiça de pensar.

    E é verdade oq disseram ae, o Ten é disco mais pop entre essas bandas “Grunge”, por isso uma aceitação maior do público. Até a minha mãe gosta de Black e Jeremy. Sério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.