B.B.King & Eric Clapton – Riding with the King: CDs que você não pode deixar de ouvir! [Nº01]

Vendo aqui a nossa listinha de amigo secreto nos bastidores, me deparei com a lista do Theo, que tinha, entre várias outros discos maravilhosos, esse CD:  B.B.King e Eric Clapton – Riding with the King.

A ideia então surgiu quando eu vi que na lista não tinha só blues e tal, como se espera de alguém que curte B.B. King, por exemplo. Então, percebi algo: Riding with the king ultrapassa qualquer gênero, qualquer tempo e é, sem dúvida, uma obra imortal!

Então, para começar essa lisitnha, que pretendo fazer para sempre, toda vez que me deparar com algo legal na música, não havia obra melhor do que essa! Não é uma list tipo “Top Alguma Coisa”, não é um ranking… É só um apanhado de sugestões musicais, de vários estilos e que poderão ser aprenciadas por qualquer um!

Claro que dicas de vocês são bem vindas! E bem, após o continue lendo, seue a resenha de Riding With The King, obra vencedora do Grammy de dois deuses da guitarra, aliás, como já percebi e falei: da música mundial.

Acho que vale contar a minha história com esse CD. No ano 2000, quando ele foi lançado, a regra geral de acesso a internet ainda era de ter de discar e esperar até depois de 00h para acessar e pagar apenas um “pulso” de ligação… Quem é mais velho sabe o terror que era isso!!

Eu tinha 13 anos e já me aventurava no Blues e na guitarra. E, bom, nunca pude comprar muitos cds e tal… Aentão, admito: baixei esse disco em 2000. Agora, também já paguei por esse “pecado”, aliás, paguei na mesma época: como a internet era discada, para baixar um disco, e só depois das 00h, cara, era um martírio! Horas e horas e até dias!! Não é como hoje que se baixa em minutos…

Então, quando tinha 13 anos e escutei pela primeira vez, não tinha noção da magnitude desses dois caras: para mim eram dois sujeitos que eu tinha achado pesquisando na internet! Na verdade, já conhecia Clapton do Unplugged, mas não sabia que eles eram gigantes da música mundial e tal.

Sendo assim, estudei aquelas músicas, ouvi e ouvi, gostei, simplesmente por gostar, sem saber que no repertório estavam canções de outros grandes mestres. Para mim, era só música, música que eu havia gostado.

Então, é dessa forma que quero resenhar sobre esse álbum. Afinal, não tenho o que falar da parte técninca: é impecável! É ganhadora de um Grammy, como melhor álgum original de blues, vendeu milhões de cópias, ficou em primeiro lugar na Billboard, Top Blues Albuns e Top Internet Albuns

Destaco então as músicas que mais me chamaram atenção na época e que até hoje comandam a minha rotina, quando me sinto blue. XD (se bem que me divirto muito com o blues, muuuitas letras são extremamente divertidas e acho até que o conceito de tristeza, já nem se aplica mais.. Mas, é outra história!).

A canção título, Riding With The King, começa com um riff simples, mas que gruda. A voz de B.B. King, grave e forte comanda. Clapton é gigante, é verdade, mas, não sei, perto dele, de um carisma tão grande, ele demonstra que é até melhor tecnicamente, mas, B.B. King é do tipo que você pensa: “queria tomar uma cerveja com esse sujeito e saber mais sobre a vida”…

Key to the Highway está tão bem tratada que soa macia… Você pode ouvir muitas outras versões dela nos outros discos de Eric Clapton, mas, nenhuma vai se equiparar… Ela soa uniforme, cm uma sincronia perfeita entre a guitarra “clean” de B.B King e o timbre “macio” de Clatpon…

Three O’Clock Blues é o tradicional, o blues “dor de corno” que encaixa perfeito com a alam de b.B. King! Dá vontade cantar alto, assim como a versão de Come Rain or Come Shine, que já foi gravada por muita gente, incluindo Frank Sinatra: “eu estarei com você faça chuva ou faça sol” – bem simples, bem romântica, perfeita junto com a melodia – perfeita como o blues.

Hold On, I’m Comin é do tipo: “calma que vai dar certo porque nós somos F%&@!”. Potente e alegre.

Worried Life Blues, assim como todas as outras – que são velhas tanto quanto, ganham uma cara nova, uma cara “limpa” e acessível a todo o público, mas, sem perder, de nenhuma forma a idenditade. Para se ter uma noção, é uma música de Big Maceo, de 1941! Pois é amigos, 60 anos nas costas e ainda é regravada…

Eu podia listar e me aprofundar em todas elas. Mas, talvez seja melhor que você adentre a esse mundo “virgem”, desprevinido. Talvez assim você fique apaixonado como eu fiquei e declare amor eterno ao blues e à música bem feita, feita com vontade própria e amor pela arte. Tenha você 13 anos ou 80!

Nome: B.B. King & Eric Clapton – Riding With The King
Data de Lançamento: 13 de junho, 2000
Tempo: 61:13
Produção: Eric Clapton e Simon Climie
Preço Atual: R$29,00 (média)

Isso também pode lhe interessar

16 Comentários

  1. Tem esse álbum em algum lugar aqui, mas cometi um crime e ainda não ouvi. Boa review, vou ouvir amanhã, ou hoje mesmo se der tempo. Mitos da música mundial.

      1. mas essa que é a genialidade de BB King e de Eric Clapton, eles usam poucas notas, solos relativamente simples, que arrepiam todo mundo… se vc ver os videos do bb king, o vibrato do cara é genial.. pq muita gente confunde tocar rápido (estilo Malmsteen) com tocar bem.. e isso é um grande erro ..

  2. Cara… Esse cd… Putz! Eu também o conheci no ano 2000, exatamente quando tinha 13 anos também, mas no meu caso foi ouvindo o cd no carro do meu pai. Nossa, eu lembro até hoje quando começou o riff de Ten Long Years eu aumentei o volume do som, fechei os olhos e fiquei curtindo. Deve ter sido meu primeiro contato com o blues.

    Coisa linda demais esse cd! Recomendo demais! E parabéns pelo post, Pedro!

  3. Esse é cráááááássico, putz.

    Apesar de curtir uns classics/southerns mais agressivos tipo os projetos do Zakk Wylde, Clapton sempre terá um lugar reservado no meu ipod o/

  4. Curto bastante o trabalho do Clapton, embora eu ainda não tenha ouvido esse…

    E adoro esses posts sobre musica aqui no Portallos, podiam vir com maior frequencia, hehehe.
    Abraços!

  5. Putz, fazia tempo que eu não comentava aqui, mas sobre esse CD eu não podia deixar faltar:

    F*CKIN’ AWESOME!!

    Sei lá, não consigo descrever a sensação de ouvir esse álbum pela primeira vez… Sempre fui fã de Clapton, e quando eu ouvi “Riding” meus miolos simplesmente ficaram grudados por todo o teto… Blues simples, cru e pegajoso como deve ser, tem letra de corno, letra “OMG eu sou foda”, é muito incrível.

    Acho que qualquer pessoa tem que ouvir esse CD inteiro pelo menos uma vez na vida (de preferênca, muito mais que isso), mas se eu tivesse que recomendar uma música tb, seria “When My Heart Beats Like a Hammer”… Animal.

    Excelente post. Abraço galera!

  6. Só me pergunto: COMO eu não conhecia esse CD antes?
    pqp, adoro Eric Clapton e o Rei do Blues :O
    meodeos que vontade de escutar agora! *corre pra achar como escutar*

    a capa do album também é animal hein? haha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.