O jogo começa, porém sem todas as peças, e com jogadas a menos? [Code Geass Vol. 1] [MdQ]

O mangá de Code Geass inspirado no anime de mesmo nome, tem uma responsabilidade gigantesca de recriar, uma das melhores obras do genêro, na minha opinião. não comprei o mangá achando que iria me manter “preso” como foi o caso da animação, a começar pelo traço que não era mais do CLAMP propriamente dito, mesmo que inspirado nele.

Antes de começar a falar da história e do mangá em si, preciso comentar uma coisa. Todo mês é meio que uma epopéia para comprar mangás da JBC, o porquê? Não, não é pela dificuldade de achar por causa da distrubuição. É que sempre que pego um volume tenho que verificar as bordas, e a capa do mangá, para ver se não estão rasgadas e/ou amassadas. Muitas vezes eu pego um volume de Ranma  e ele tá rasgado nas pontas, ou até com pedaços do que parece ser uma cola, em seu exterior. No caso de Code Geass, eu fui em duas bancas perto da minha casa e ambas tinham um volume da obra – o que não sei se vendeu rápido ou foi entregue poucas unidades ao jornalheiro – no primeiro estabelecimento o mangá tinha quase um furo na capa. Não chegava a ser um furo porque não dava pra ver o outro lado.

Eu não sei o porquê, se é culpa da destribuidora ou da JBC, ou do próprio jornalheiro (o que não creio pois vou em vários nas mais diferentes localidades, apesar deste ter sua parcela de culpa às vezes), isso aconte com as séries que coleciono da editora. Estranhamente ou não, na Panini cujos mangás vêm embalados com um saquinho plásticos, a ocorrência é bem menor. Aproteção pode ser pouca mais aparenta ser o bastante para evitar pequenos rasgos e amassos nas capas dos mangás.

Deixando o desabafo de lado, vamos ao mangá.

Traço/Arte: Pra mim esta é uma parte meio difícil de comentar pois sou fã assumido do traço das CLAMP, e me acostumei demais a vê-los na obra animada. Porém quanto ao desingn dos rostos da Majiko, eu até goste. Mesmo tendo suavizado os traços, ficaram bem fiéis aos originais. Somente tenho reclamações quanto a Nunnaly, que pra mim ficou com um ar meio estranho, e a Shirley qu eperdeu uma pouco a identidade original, mas estes foram os poucos personagens que não gostei. No geral tudo foi muito suavizado mesmo, Majiko tem um traço mais voltado ao shoujo realmente, na minha opinião, mas ela conseguiu tirar bastante daquele shoujo clássico e trouxe o mais perto possível ao original. Por conta desta suavização o mangá perdeu praticamente todo conteúdo ecchi da coisa, uma das suas marcas.

Outra coisa que percebi foi quanto aos cenários. Não sei se foi a Majiko mesmo que desenhou eles ou algum assistente, mas achei eles bem simples, muito geometrizados. São poucas os quadros mais gerais que tem uma riqueza de detalhes. Parece um pouco o estilo do Kishimoto, que às vezespraticamente não desenha nenhum fundo em quadros menores, os deixando brancos ou com algum efeito somente. E é isso que a Majiko faz praticamente.

Ao transcrever uma obra-prima não se pode descartar os peões?

A história começa da mesma forma com Lelouch pequeno falando de seu ódio contra Britânnia, após a mesma ter invadido, o Japão, ou melhor Área 11. Tudo corre muito bem, mas a impressão que fica é que tudo é um pouco corrido. Pequenos momentos são perdidos a todo momento, e pra quem viu o anime isto às vezes faz uma falta tremenda.

A primeira mudança bruta vem logo após o jogo de xadrez contra o nobre (que se não me engano, não tem nada a ver com o nobre da versão animada), Lelouch não “se perde” neste momento e não ganha o Geass. Ele volta ao colégio, e Suzaku já frequenta a mesma, protegendo os “elevens” de algumas ações hostis dos estudantes Britânicos. Kallen também aparece em sua forma “delicada”, é introduzida como a garota fraca de saúde e pronto. Temos um corte para a morte de Marianne, mãe do Lelouch após a cena com Nunnaly, e depois um corte estranhissímo para Rivalz e Lelouch na moto, no meio da estrada sem gasolina.

A forma como é escrita a aquisição do Geass por parte do Lelouch não estava 100% fiel, mas eu até que gostei. Tudo estava bem, com aquela história de Suzaku aparentemente sendo morto e tudo mais, a abertura do compartimento com C.C., a morte dos soldados da Britânia, a troca do caminhão pelo avião. O problema ficou por conta deste último item. Cadê a Kallen rebelde? Ougi? E o resto do pessoal da resistência?

A batalha no distrito de Shinjuku foi uma das mais bacanas de Code Geass, pois foi a primeira vez que vimos Lelouch administrar poucos recursos, e uma desvantagem gigante para aniquilar seus inimigos, ao mesmo tempo em que fazia aquele joguinho de confio-não confio com o pessoal da resistência. Mas porque não tivemos a batalha de Shinjuku?

Sem Knightmares, sem cavalos?

Esta foi uma pergunta que deve ter ecoado pelas mentes daqueles que cogitavam a compra do mangá, e que haviam visto o anime. Eu pensei duas vezes quando li isso nos mais diferentes forúns, sites, e sinopses sobre o mangá. Uma das coisas que dava um quê épico à Code Geass na minha opinião, foram os mechas, que eram armas de guerra, e que visivelmente podiam conquistar áreas grandes, e até mesmo países. A sensação de força que eles passavam era muito grande, e a tática necessária para lidar com eles era deveras refinada, pois em seu poder Lelouch dispunha de poucas unidades preciosas, contra todo um exército Britânico.

Lancelot. Guren. Shinkiro. Gawain. Mordred. Tristan. Zangetsu. Todos, pra mim, eram personagens mais do que importantes na série e que davam todo um toque especial às batalhas. Será triste não vê-los aqui. Andei lendo por aí que existem umas armaduras especiais que farão o papel de Knightmares, mas cá entre nós, mechas sempre serão mechas, e sempre terão aquele quê especial. Digo mais, os mechas que eu citei complementavam os personagens, Lancelot fazia parte do Suzaku, Kallen era o Guren.

Ao invés disto tudo que eu disse anteriormente, no segundo capítulo temos um arebeliazinha na academia, e a destruição de uma estátua do Clóvis, o príncipe que governava a àrea 11. Kallen é a líder do bando, que no mangá é composto por personagens inexpressivos que mal tem rosto. Me repito. Faltam personagens crucias à história. A história do passado de Kallen, e a transferência de um sonho para as mãos de Ougi, como ficam? Eu não vou rir das besteiras do Tamaki mais não?

São usadas armas comuns, mas na roupagem do anime ainda, e Lelouch salava Kallen e um soldado sem rosto a fugir depois de incurralados com uma escada de cordas. Broxante. O último capítulo do volume prossegue com Kallen tentando descobrir se lelouch é o cara encapuzado, e com o assasinato rápido de Clóvis. Lelouch aparentemente entra usando o Geass em todo mundo até chegar em Clóvis e matá-lo. O aparentemente fica por conta do mangá não mostrar como ele chegou lá.

Quase esquecendo, Lloyd aparece no volume. Ele é um professor disfarçado no colégio de Suzaku/Lelouch que também é do exército. Achei que o personagem perdeu a identidade, ele tem um tom meio sombrio, sarcástico no mangá, ao invés do tom crianção e brincalhão do anime. Bem estranho. Ah sim, se tiver alguém encanado com a tradução podem comprar sem medo, pois está no padrão JBC normal, que está de parabés por ter incluído o fretalk, que em CG está mais para um posfácio, ao final do volume.

O volume fecha com  a apresentação de Zero (Lelouch) à Kallen, e de C.C. no alto dos dormitórios, meio misteriosa.No geral o mangá não é ruim, só achei que não foi uma adaptação aos pés da obra original, que pra mim é suprema. Acompanharei sem dúvida por ser fãzão da versão animada, mas não recomendo à  aqueles que não a viram colecionarem achando que será tudo o que dizem da versão animada porque não é. Espero que daqui pra frente o mangá mantenha uma fidelidade, ao menos com os personagens.

Isso também pode lhe interessar

32 Comentários

  1. Bem acho que sou uma das poucas pessoas que nao gosta (tanto) do traço da CLAMP achei o traço do manga de GC tao mais bonito sei la .-.

    Mas essa é uma opiniao que pude ser sujeita a mudanças ja que ainda nem o anime eu assisti

    Tentei nao ler o post para evitar spoilers mas assim que o vol chegar na minha cidade irei postar minha opiniao sobre ele que nao sera tao rica pois ainda nem vi o anime ² XD

    Assim que terminar de colecionar o manga irei ver o anime que promete ser bem melhor que o manga XD

    1. Eu passei grande parte da minah infância vendo Sakura Card Captors umas 30 vezes, acho que vi tantas vezes quanto DBZ, talvez por ter sido um dos primeiros traços de anime que eu vi eu goste tanto dele.

  2. Perdoem-me a minha ignorancia. Mas o anime é tudo isso mesmo? Tipo pelo que ouço o pessoal falar estou diante de uma obra de arte, mas nunca tive a oportunidade de assitir a série. Vi alguns comentários do pessoal dizendo que Code Geass é bem superior a Death Note. É tão bom assim?

    1. CG é um dos melhores animes que já assisti até hoje, que eu inclusive acho bem melhor que Death Note (Quem perdeu muito depois da morte do L), acredito que se você assistir, tu dificilmente não ira se arrepender.

  3. Nem tenho interesse em ver, começar pelo visual – até engraçado dizer isso, porque antes de assistir Code Geass eu olhei uma foto dos personagens e pensei “mas que poha…?” xD
    Depois que essas histórias alternativas parecem bizarras. E por último, Code Geass já nasceu anime e foda, juntando tudo acho que o mangá não tem muito apelo.
    Aliás, todos os mangás da série pelo que li são mundos alternativos, então não acho que devia ficar resmungando por não ser uma adaptação fiel…

    1. Este mangá é até diferente, pois eu acho que tinha de ser fiel, já que foi uma série inspirada diretamente no anime, diferente de coisas alternativas como Nightmare of Nunnaly, etc…

  4. Sobre os mangás da JBC, é dificil encontrar um em perfeito estado, aquele plástico da Panini resolve mesmo, ainda mais mangás antigos, não pegam poeira quando estão nas lojas. Agora tenho que fazer 2 perguntinhas.
    Eu to enrolando para ir ver Code Geass faz tempo, vale a pena ver Code Geass ? Onde posso ver o anime ?.

      1. Sobre os PVs, no caso o mais importante deles é o Kiseki no Birthday, se quiser em português a Eternal Animes tem traduzida só a parte “importante” pra história do anime.

        1. Sim Kiseki no Birthday é o Miraculous Birthday – aliás não foi com você que já discuti isso? xD
          Se for falar em importância acho que os Picture Dramas de R2 tem mais que o Birthday – ainda mais o 25.01, que é depois do último episódio -, que pra mim é mais um “tributo” à serie.
          E pra mim não tem essa de traduzir a parte mais importante não, o negócio é um episódio todo e colocam só a conclusão. E na torrent da primeira temporada ainda! Mas acho melhor agente não falar mais nisso. xD

  5. Affe, tava até pensando em fazer assinatura mas desisti, em geral adaptações de mangá pro anime são mais dificeis do que o caminho inverso, pois criar um “mais do mesmo” não funciona, mas mudar pontos cruciais foi demais pra mim, acho que a única adaptação desse tipo que realmente gostei foi Onegai Teacher.
    E pra quem perguntou sobre o anime, faz parte dos meus animes supremos, que não gosto sequer de compara-los entre si, que são Code Geass, FullMetal Alchemist Brotherhood e Death Note (sem nenhuma escala de ranking)

      1. Aí devem entrar as tais armaduras que comentei.. Tomara que não seja tão ruim.. Li em algum lugar que parecem “super sentais”, veremos XD

  6. Acho que fiz uma escolha certa em comprar o manga primeiro
    Isso ira me impedir de fazer comparaçoes do tp e aproveitar melhor o que cada um pode oferecer

    Pelo visto o anime é tao superior que quem viu nem quer ler essa versao digamos “reducida” e ate “distorcida” em algumas partes D:

    Como alguem no post da a impressao que a adpatação anime/manga é mais complicada que manga/anime xD

    E puts no anime tem Ecchi e no manga nao? D:
    FU D:

  7. Correçãozinha: o nome dos mechas são Knightmares.

    E o design original dos personagens é da CLAMP, mas a obra é criação da Sunrise. Repito isso sempre porque ainda tem muita gente que acredita que Code Geass é da CLAMP. Mas o character designer que adaptou para o anime é o Takahiro Kimura, que já fez os personagens de animes como GaoGaiGar, Godannar e GUNxSWORD, além de ser um artista hentai. Ele se manteve fiel ao traço da CLAMP, mas também deixou suas peculiaridades nos personagens.

    E os mangás de Code Geass são todos alternativos, com exceção do que está em publicação atual no Japão, Shikkoku no Renya, que segundo o criador da série é válido na cronologia. Então os mangás não são obrigatórios e valem mais para os fãs do anime verem as diferenças. Pra quem nunca assistiu, é melhor ficar só com o anime mesmo para evitar confusões e comparações.

    1. 1°Valeu pela correção é força do hábito escrever nightmare ao invés de Knight… Mas valeu.

      2° Não acredito que disse em nenhum momento que Code Geass era da CLAMP, eu me referi ao traço do anime ser da CLAMP, que fez o character concept original, e que o anime claramente preservou, e não o anime ter sido feito por elas.

      3° Acredito que pelo mangá carregar o nome original da obra de anime ele deveria ter uma semelhança maior com a obra original. Imagine um anime de OP com Luffy espadachim e Zoro de borracha? Ou então em que eles fossem aviadores e não piratas? Nada a ver né? É isso que eu acho pelo menos, quanto aos Knightmares, e à adaptação.

  8. Nossa, muito bom vcs terem feito esse MdQ, quando lançaram no site da JBC eu já fui correndo fazer assinatura, mas depois de receber o boleto parei pra pensar duas vezes, e agora que não compro mesmo

    Uma coisa é fazer uma adaptação, mas isso que tão fazendo já é demais
    É um spin-off de Code Geass, broxante =x
    Mas como sou fã doente do anime, ainda acho que comprarei o primeiro volume separadamente pra avaliar o negócio
    Pros que ainda tão em dúvida se o anime é tudo isso, eu até tenho uma vasta experiências em animes, e afirmo com certeza que Code Geass é o melhor que já assisti, e não imagino outro anime superando-o, sério.

  9. Ta tarde e não li tudo, amanha leio e comento (até para saber se compro ou não).
    Mangás com “defeito” são ate comuns, a panini tambem tem uns assim. Sempre que vou na banca tenho q olhar direito. a maioria que eu vejo com defeito são amassados que não consigo saber em qual parte do caminho editora-banca ocorreu.

  10. Sei lá, se não tiver Knightmare como será então? O Lancelot passa aquela sensação de raiva para quem gosta do Zero, ver o Lancelot atrapalhando os planos de Zero bem na hora H. Knightmare é um fator importantisimo para Code Geass, mas agora se não tem….Fiquei desanimado em comprar T-T

  11. eu li o volume de Code Geass ontem e fiquei com a impressão de “méh”… não me impressionou, mas tb não foi ruim… lendo o MdQ do Rackor percebo que os buracos na adaptação meio que detonaram a qualidade da obra…

    depois dessa, considero muito parar por aqui, baixar o anime, e esquecer que existe a versão em mangá. será melhor assim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.