Superman All-Star: a essência do Homem de Aço em uma animação 5 estrelas! [Blu-ray/DVD]

Desde sempre, o Superman é um dos meus super-heróis prediletos. No entanto, suas aventuras mensais nunca me empolgaram, meu interesse era mais focado nas edições especiais, em histórias mais fechadas, como Superman – Identidade Secreta, Superman – Entre a Foice e o Martelo, e mais recentemente, Superman All-Star, essa última sem dúvida é a minha preferida e que acaba de ser lançada no formato desenho animado, e na minha opinião é a melhor animação do último Filho de Krypton.

Superman All-Star é mais uma produção da Warner Bros. Animation, que vem encorpar a lista de obras do chamado DC Universe Animated Original Movies. Se bem que All-Star não é original, pois é uma adaptação direta da mini em 12 edições homônima, escrita por Grant Morrinson e desenhada por Frank Quitely. Publicada pela DC de 2005 até 2008 em doze edições, a mini foi aclamada pelo público e pela crítica, ganhando prêmios Eisner, Eagle e Harvey.

Basicamente, é uma história que visa mostrar os elementos essenciais do Superman,e claro, se passa fora da cronologia oficial do personagem. Uma tentativa de mostrar um novo olhar sobre o Super, de forma leve e moderna. É algo que pode ser apreciado mesmo prquem não conhece muito o Super. Entretanto, os fãs irão gostar de encontrar diversas referências clássicas durante o desenrolar da história. A qualidade de animação em si é boa, não traz nada de especial, mas tecnicamente é bem executada, só era esperado que o traço de Quitely fosse melhor imitado. Ainda assim é um estilo visual mais sofisticado que estamos vendo atualmente nas produções recentes da DC/Warner. A dublagem mantêm o nível, mas realmente a música é o elo mais fraco, não chega a empolgar em nenhum momento, como nos filmes live-action ou na animação Superman – The Animated Series.

Superman All-Star já foi publicada no Brasil pela Panini, então quem quiser uma boa dica de leitura recomendo procurar essas doze edições em sebos e lojas online, que realmente vale a pena. Porém, nada impede que voce primeiro venha a assistir a adaptação animada. Mas ao fizer isso, você estará fazendo uma boa escolha?

Bem, é claro que adaptar centenas de páginas de quadrinhos em uma animação de 76 minutos não é uma tarefa fácil. Cortes foram feitos, e outros elementos foram destacados na transposição de formato. Quem ler primeiro a revista, é claro que vai sentir falta de muita coisa. Quem não leu, no máximo vai achar que alguns eventos ficaram meio confusos e que a passagem de tempo não é muito bem executada, mas vai curtir a aventura sem problemas, basta prestar atenção que o efeito é minimizado. Mas que eu senti falta das partes com o Bizarro e o Jimmy transformado em Apocalypse, isso eu senti. Mas para assistir essa animaçao, vai ser preciso recorrer a uma loja americana, já que no Brasil ainda não há previsão de lançamento. Mas acho que a chance de vermos o lançamento nacional ainda em 2011 é bem plausível.

Resumidamente, a história mostra que Lex Luthor finalmente elaborou um plano para dar cabo de nosso herói, expondo-o a uma quantidade imensa de radiação solar. Com a overdose dessa radiação, Superman fica ainda mais poderoso, e até ganha novos poderes, porém descobre isso está levando seu corpo a um processo de degradação cada vez maior, e ele tem pouco tempo de vida.

Restando poucas semanas de vida, Superman inicia uma corrida contra o tempo, em busca de realizar seus maiores sonhos e aspirações. Superman realiza uma espécie de Os Doze Trabalhos do Hércules, desde criar um elixir que dá ao usuário super-poderes similares ao seu por um dia inteiro, devolver a cidade de Kandor ao seu tamanho natural, destruir o terrível Solaris, entre outros.

De quebra, faz Lex cair em si e admitir que estava errado, conquista o coração de Lois, e salva a humanidade com suas últimas forças, não antes de prover a capacidade de ser criado um Superman 2 para que a Terra continue a ser protegida.

Eu, particularmente, gostei muito da relação entre Superman e Lois, a maneira como ele se revela inteiramente para ela em mais de um sentido. Outro bom ponto que merece destaque é a maneira que o Superman “atua” quando está disfarçado de Clark Kent, é muito bem executada e mostra como os dois realmente são diferentes, é algo mais do que um terninho, óculos gigantes e cabelo penteado.

Superman All-Star é acima de tudo, uma história de superação, de entrega, de doação ao próximo. Tudo aquilo que podemos definir como um ato heróico pode ser encontrado durante essa jornada do Superman. Seu exemplo, é seu maior legado, é o que faz de Kal-El um verdadeiro Super-Homem.

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Ótimo post, @Mauri!

    Mas admito que gostei muito do seu trecho: “é a maneira que o Superman “atua” quando está disfarçado de Clark Kent”. Referências da Cultura Pop à parte, mas me lembrou muito do Bill em Kill Bill Vol. 2 destoando um pensamento filosófico sobre esse asunto… hahahaha Quentin Tarantino é genial com seus roteiros!

  2. Já vi essa animação e gostei muito.
    Claro, a hq é melhor, mas essa animação serviu, entre tantas outras coisas, que é totalmente possível criar um roteiro usando o Superman e faze-lo de forma interessante e boa, muito boa.
    Poderia ser melhor, mas pra mim, atingiu seu objetivo. Espero poder comprar esse filme no Brasil em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.