Tudo o que sabemos sobre o Nintendo Wii U e o que queremos ver nele (E3 2011)

O Nintendo Wii U chegou para revolucionar o mercado, assim como seu antecessor fez em 2005, seis anos atrás, trazendo uma nova geração de consoles para o mundo e antecipando deveras os concorrentes.

O novo console, cujo nome remete ao seu antecessor, traz um paradigma similar ao do portátil da Nintendo, o 3DS, e é considerado por muitos um upgrade do antecessor, uma versão melhorada, o que não é mentira, e é uma boa estratégia, se levarmos em conta o velho ditado que diz: em time que está ganhando não se mexe.

A Nintendo tenta com o novo console trazer os 86 milhões de consumidores que adquiriram o Wii para seu novo console, ao mesmo tempo em que tenta agradar aos ditos jogadores hardcores e trazê-los para o lado “branco” da força, talvez tentando angariar os tão perdidos donos do console da Microsoft, que se viram traídos com o apelo excessivamente casual da empresa nessa E3.

A exemplo do que se viu nos comentários por aqui no Portallos durante a conferência, e o que se tem visto na Internet, nem todos estão contentes com a idéia. Muitos rejeitam talvez por birra, outros não enxergam a inovação, ou simplemente preferem ficar no modelo clássico com o bom e velho joystick. O fato é que a Nintendo tem uma difícil tarefa de conquistar esses gamers muito exigentes, e eles acham que é suficiente trazer estúdios como Ubisoft e EA e tantas outras para o console com grandes jogos e alguns exclusivos, mas seria isso suficiente? Só o tempo irá dizer.

Mas a grande pergunta que todos fazem é: “O que é esse Wii U?”. Na conferência da Nintendo, muito se falou acerca do dito controle, mas ninguém viu o console do dito cujo, e ficou aquela dúvida se ele se tratava de mais um acessório para o atual Wii. Pois, meus amigos, vamos tentar desvendar aqui tudo o que sabemos sobre esse novo console da Nintendo.


Vídeo

O Wii U é um novo console branco cujas expecificações ainda não foram divulgadas, e para a Nintendo eles acham suficiente dizer que ele roda gráficos em 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i.

O processador do console é um IBM, a exemplo do que a Nintendo tem feito desde o GameCube, um processar com vários núcleos, não se sabe quantos, mas parece ser bem poderoso.

Discos

Os discos do novo console não são os já populares blu-rays, mas uma tecnologia proprietária com aramazenamento tão grande quanto o primo distante, com 25GB em camada simples.

Por que não usar o blu-ray? Bem, podemos pensar em vários motivos: talvez o pagamento de roalties, talvez dificultar pirataria, talvez impedir que filmes sejam processados no console, ou ainda para criar a maldita trava por região. Veremos.

Armazenamento

O console terá uma memória interna de 8GB flash, sem HDs, e aí está uma das falhas mais graves. Contudo poderemos ter espaço extra por meio de cartões SD como é feito atualmente, e também utilizarmos qualquer dispositivo USB para armazenamento externo.

Ponto negativo por falta de HD, mas positivo por permitir armazenamento por dispositivos USB, basta usarmos um HD externo e podemos ser felizes, uma abordagem melhor que a Microsoft e seu HD proprietário, mas controverso se vermos o PS3 e seu HD comum.
Aliás atualmente o PS3 está impossibilitando a troca de HD, isso ocorreu após as atualizações de firmware para evitar pirataria no console, portanto na prática no PS3 não podemos trocar o HD por enquanto.

Se analisarmos bem, a manobra da Nintendo parece ser certa por dar mais liberdade que os atuais, mas se está livre de bugs similares ao PS3 ainda é cedo para dizer.

O controle

Bem, o controle tem diversos dispositivos, que incluem uma tela touch-screen de 6,2 polegadas em 16:9. Além dos tradicionais botões, há um circle pad, advento do irmão 3DS. Além disso, o controle possui acelerômetro, giroscópio, função de vibração, uma câmera, microfone, pequenos auto-falantes estéreos, uma sensor-bar e uma stylus. Mais detalhes na imagem abaixo:

A Nintendo não deixou claro se haverá multiplayer que utilize vários Wii U, mas por enquanto tudo o que foi mostrado inclui apenas o uso dos já existentes periféricos do Wii. Se isso se confirmar, pode ser que caso seu controle quebre, você fique a ver navios, o que é uma pena. A Nintendo tem que prover uma forma para que caso o brinquedo quebre, possamos trocá-lo.

Outros dados importantes

Sabemos que o Wii U será compatível com os diversos acessórios já existentes do Nintendo Wii, inclusive o Motion Plus. Ele virá com quatro portas USB ao que tudo indica, sendo duas frontais e duas traseiras.

O console terá retro-compatibilidade com o Wii, porém a compatibilidade com o GameCube foi removida, uma pena.

Preço e lançamento

Aí está mais uma incógnita, sabe-se apenas que o console será lançado em 2012, e de acordo com Reggie, algo após abril de 2012, segundo disse em sua entrevista ao Pablo Miyamaza, que você confere aqui. Pode ser que vejamos somente na E3 do próximo ano a data de lançamento do console, o que pode dar um bom tempo para preparar uma resposta para a investida da Big N.

Sobre o preço também nada se sabe, mas provavelmente algo bem próximo do que custam os atuais concorrentes.

Pontos que devem ser melhorados ou queremos no novo console

Reggie posando com o Wii U em entrevista ao Pablo Miyazawa

Que a Nintendo incentive o uso do Motion Plus. Tem coisa mais odiosa do que ter um acessório inútil, usado por tão poucos jogos? A experiência do Wiimote é apenas um chacoalhãozinho; com o uso do Plus, tudo fica muito mais gostoso. Eu mesmo me frustrei com o Zelda Twilight Princess, devia ter comprado a versão do GameCube, só espero que com o Skyward Sword a história seja diferente.

A Nintendo e as desenvolvedoras têm que dar opção para usarmos os controles tradicionais, mas antes, por favor, melhorem o Classic Controller. A coisa mais chata do mundo de usar; plugar o maldito fio no Wiimote e ficar com aquele cabo enorme atrapalhando a jogabilidade não dá.

Adoro o controle do GameCube, para mim ele é o controle mais perfeito já criado, eles podiam usar seu design. O ponto é que, às vezes, jogar do jeito bom e tradicional pode ser mais conveniente. Se a intenção é atrair os ditos hardcore gamers, este é o caminho: inovação e tradição devem ser usadas em conjunto.

Não permitam que a trava de região nos atrapalhe, queremos liberdadade para comprar onde quisermos, afinal estamos na era da globalização.

Façam um suporte online decente, e aprendam com os erros da Sony e da Microsoft, e com seus acertos também. Ao que tudo indica, o chat será possível no Wii U com o uso da câmera do controle e do microfone do aparelho, um ponto bem interessante. Esqueçam os malditos Friend Codes, precisamos de coisas mais humanas para passar para os amigos.

Eu particularmente acho os troféus a coisa mais sem graça do mundo, me preocupo em terminar um jogo e só, poucas vezes quero pegar tudo em um jogo, mas os hardcore gamers gostam disso, portanto traga algo decente para eles, mas se não fizer eu não ligo.

Abaixo vocês conferem o vídeo com demonstrações de jogos para o aparelho que foi ao ar no site da Nintendo para quem acompanhou a apresentação pelo site deles:

Isso também pode lhe interessar

38 Comentários

  1. A  UNICA coisa que me incomoda é pq diabos eles puseram circle pad que é analogico de portatil num console de mesa?? no 3ds vai mas no wiiu tinham que por analogicos decentes, pra qm fica horas sentado jogando comeca a ficar desconfortavel..vacilo!!

  2. Ótimo texto, adorei o jeito que você colocou a sua opinião sobre o console.
    Desde terça já to arrecadando fundos(vendendo um ipod touch) para compra-lo, pois como falo pra todo mundo, sou mais fã da Nintendo a qualquer outra empresa.
    Vlw meu, continue assim

  3. Eu ainda acho que deviam ter mantido o wiimote. Sei lá, esse controle parece que simplesmente não foi feito pra usar como sensor de movimento. Tem que segurar com as 2 mãos, não me parece muito anatômico, etc… E a tela não me parece um bom substituto, apesar de ser interessante. O legal é que esse console funciona tanto como console quanto portátil. Por enquanto eu ainda quero um Wii.

  4. Muito bom texto. Mas eu não vejo essa magia toda que alguns vêem nesse console, talvez seja pela falta de informações. Inclusive já li por ae que aqueles jogos apresentados no WiiU não estavam sendo rodados no console. O controle parece ser interessante até (Mais que o Wii Mote e o Move), mas para jogos considerados “Hardcore” poder ser uma experiência meio frustante, para falar a verdade eu já acho isso dos sensores de movimento que já tem no mercado, talvez eu esteja deixando minha preferência pelo Joypad falar alta demais, mas isso não muda o fato de eu achar que os caras estão forçando demais esse lance de sensor de movimento, pois não é todo jogo que isso ficará bom. Quanto aos jogos é realmente um grande passo para nitendo começar e querer jogos mais hardcores no seu console, no entanto esses jogos já tem no PC/XBOX/PS3, apenas isso e um console FullHD não fara ela arrematar consumidores de outras plataformas, já que eles tem isso desde que começou essa geração mais seus respectivos exclusivos direcionado para esse mercado, eu pelo menos na posição de gamer “hardcore” não compraria ou pior trocaria de plataforma apenas por causa disso. O melhor a fazer é espera mais informações saírem pois elas ainda estão muito escasas e imprecisas.

    1. Com relaçao as thirdies pra mim eh bem obvio q a nintendo quer trazer de inicio esse mais do msm q vc falou mas futuramente sim ter lançamentos naum soh de novos jogos destas franquias como de novas franquias das thirdies em seu console Full HD e ai sim ela conquistará os hardcores.
      Eu tbm estou com peh quanto ao controle mas creio q toda demonstraçao foi pra q justamente eles colhessem informaçoes sobre o q aperfeiçoar nele afinal nunca foi feito um controle assim e naum teria pq detalha-lo tanto e com tanta antecendecia se naum fosse justamente pra avaliar a opiniao do publico e melhora-lo e msm q naum mudem nada soh testando pra saber (mas parece ser muito desconfortavel)

    2. Com relaçao as thirdies pra mim eh bem obvio q a nintendo quer trazer de inicio esse mais do msm q vc falou mas futuramente sim ter lançamentos naum soh de novos jogos destas franquias como de novas franquias das thirdies em seu console Full HD e ai sim ela conquistará os hardcores.
      Eu tbm estou com peh quanto ao controle mas creio q toda demonstraçao foi pra q justamente eles colhessem informaçoes sobre o q aperfeiçoar nele afinal nunca foi feito um controle assim e naum teria pq detalha-lo tanto e com tanta antecendecia se naum fosse justamente pra avaliar a opiniao do publico e melhora-lo e msm q naum mudem nada soh testando pra saber (mas parece ser muito desconfortavel)

    3. Com relaçao as thirdies pra mim eh bem obvio q a nintendo quer trazer de inicio esse mais do msm q vc falou mas futuramente sim ter lançamentos naum soh de novos jogos destas franquias como de novas franquias das thirdies em seu console Full HD e ai sim ela conquistará os hardcores.
      Eu tbm estou com peh quanto ao controle mas creio q toda demonstraçao foi pra q justamente eles colhessem informaçoes sobre o q aperfeiçoar nele afinal nunca foi feito um controle assim e naum teria pq detalha-lo tanto e com tanta antecendecia se naum fosse justamente pra avaliar a opiniao do publico e melhora-lo e msm q naum mudem nada soh testando pra saber (mas parece ser muito desconfortavel)

    4. Mas as tech-demos estavam rodando na e3 pra todo mundo ver e inclusive a do rouxinol nenhum console da geração roda aquilo nem aqui nem na china. Vale lembrar que todas as tech-demos de consoles nintendo o mesmo superou facilmente durante a geração.

  5. Ja disseram que não existirá os Friend Codes, disseram tambem que será 1 Wiipad por console, As Thirds estão justamente apoiando este console pelo seu ONLINE forte, e talvez ai esteja o forte deste Wiiu online forte, já que teremos um controle por video game. As pessoas que jogaram o Wii u disseram que o controle é bem confortavel e ele eh leve apesar do tamanho. Na minha opiniao acho que esse controle é bem Hardcore, vi os videos de Ghost Reacon e realmente as funcionalidades sao muito boas, melhora e muito a jogabilidade online!!!

  6. Tenho algumas reclamações a cerca do console, mas a mior de todas é ao que parece a tela não ser a mesma utilizada em smartphones, inclusive sem multi touch. Isso é uma limitação ridicula, usar canetinha hoje em dia é piada. Espero com todas as forças que a Nintendo reveja isso no projeto.

  7. Depois de ver as novas informações, eu mudei um pouco meu conceito quanto a este controle/console, quem leu os comentários da conferência da Nintendo, deve saber do que eu digo.

    Pois bem, a meu ver tudo que está sendo pedido pelos fãs será acatado pela Nintendo, e afinal, se não há prazo para lançamento, quer dizer que isso só vai sair daqui um ano e meio, +/-, portanto tem tempo de sobre pra “adequação” a vontade dos gamers.

    Não sei se pode ter interfência, mas se a opção pela troca de midia influênciar no preço dos games será uma jogada de mestre da nintendo, afinal ela venderá os mesmos jogos já vendidos para ps3 e x360 por preços bem menores que os concorrentes.

    O que mais me preocupa nesse caso realmente é o preço… lembrando que o console não será descartável, afinal ele é quem vai fazer quase tudo, seu preço deve ser considerável, e ainda vindo o controle que está mais para tablet também dúvido que saia barato. Eu torço muito para que sejamos surpreendidos com o preço, assim como a sony surpreendeu com o Vita, mas tenho minhas dúvidas.

    Finalizando, após reflexões em meu subconciente, chequei a conclusão de que adorei a idéia da nintendo, de criar um controle que apresenta a tela da tv. Realmente é espetacular, poder ir para onde quiser e continuar jogando seu jogo. Aí tem gente que vai falar “para isso já tem os portáteis”, mas os jogos que saem para portáteis nem sempre (quase nunca) seguem o mesmo esquema dos jogos de mesa, por isso não cabe a conparação (pelo menos por enquanto). A única coisa que eu não gostei, foi do nível de “inovação” que tentaram atingir, como foi falado no texto, eles não podem simplesmente esquecer o passado… O modelo desse novo controle é péssimo, os controles são sofríveis e seu tamanho incomoda, se eles tivesse optado por uma coisa mais simples, porém mais prátiva, tipo isso (veja a imagem) aí teriam me ganhado, mas por enquanto prefiro a combinação ps3+vita.

    1. Você não poderá ir para onde quiser com o controle, o próprio Reggie falou que a ideia do console não é ser uma espécie de portátil, para poder jogar com o controle você terá que ficar dentro de um raio próximo à Tv.

      1. sim, mas mesmo que essa distancia seja digamos uns 20 metros, dará uma libertante considerável, considerando uma estrutura de uma casa normal… com uns 80m²

  8. Realmente me surpreendi com a conferencia da nintendo (e ainda não vi toda, só esperando chegar em casa pra ver ela toda em HD *-*)
    Mas esse texto ficou excelente, bastante explicativo sobre o novo console.
    Só “senti falta” de uma coisa…
    Os wii remotes antigos tinham algo pra te evitar jogar ele longe, esse que é ainda mais sensivel não vai ter nada será?

  9. Confesso que o “Wii U” não era nem de longe o que eu esperava da conferência da Nintendo. Alguns pontos no controle me desagradam mas eu prefiro aguardar mais informações pra ter uma opnião melhor.

    Agora, até o momento, eu não vi nada nesse controle que possa ser classificado como revolução.

  10. Antes de tudo, valeu Alex!

    Sobre essa invenção:
    Eu acho que estão querendo mexer demais no jeito de jogar.
    Sinceramente, para onde o jogador vai olhar?
    Fico imaginando a cena de uma televisão ligada com um monte de gente olhando para uma telinha e pulando coisinhas coloridas…

    A verdade é que os jogos não são interessantes e de nada adianta mais uma forma de controar os mesmos personagens.

    Eu achei a ideia… Bem, esquisita…
    Essa é a definição que encontrei.
    Não me imaginando curtindo muito isso.
    Mas, tudo pode mudar em mais um ano, afinal…

    E acho também que pode ser um passo em falso, como o Game Cube e seu mini disco, a questão dessa nova mídia de armazenamento…

    Enfim! É isso!

  11. Para começar o comentário: ótimo post, muito bem estruturado.
    Quando vi o Wii.U achei ele foda, ainda mais o controle, a Nintendo como sempre inovou o jeito de jogar videogame e tentou atrair jogadores casuais e Hardcore, eu jogo os dois tipos de jogos mais para consoles de mesa prefiro muito mais jogos Hardcore e para portáteis prefiro jogos casuais.  
    Enfim, o Wii.U consegue trazer os jogadores casuais, hardcore e até mesmo o pessoal que prefere um portátil, o controle é muito versátil, além de pode usar o Remote e jogos de Wii. Também anunciaram bons jogos para o inicio do console. Imagino Zelda ou Ninja Gaiden com a ajuda da tela do controle, deve mudar o jeito de jogar totalmente se bem utilizado. 
    Os exclusivos minha opinião talvez não conte mais os exclusivos da Microsoft e da Sony são muito bons, porém clássicos como Zelda e Mario são clássicos, eu sempre acho melhor jogar jogos da Nintendo, cresci jogando eles =P
    O Wii.U vai vender bastante durante um tempo, até o próximos consoles da nova geração serem lançados. Eu compraria um Wii.U de boa se não tivesse comprado um Ps3 em dezembro do ano passado. Tenho um Wii vou vende-lo para conseguir um 3DS e poder desfrutar dos jogos da BigN e com meu Ps3 posso pegar jogos que teriam para o Wii.U (Ex.: Ninja Gaiden 3, Batman) ao meu ver não compensa(para mim), mais se no futuro tiver dinheiro sobrando, quem sabe neeh?

  12. Para começar o comentário: ótimo post, muito bem estruturado.
    Quando vi o Wii.U achei ele foda, ainda mais o controle, a Nintendo como sempre inovou o jeito de jogar videogame e tentou atrair jogadores casuais e Hardcore, eu jogo os dois tipos de jogos mais para consoles de mesa prefiro muito mais jogos Hardcore e para portáteis prefiro jogos casuais.  
    Enfim, o Wii.U consegue trazer os jogadores casuais, hardcore e até mesmo o pessoal que prefere um portátil, o controle é muito versátil, além de pode usar o Remote e jogos de Wii. Também anunciaram bons jogos para o inicio do console. Imagino Zelda ou Ninja Gaiden com a ajuda da tela do controle, deve mudar o jeito de jogar totalmente se bem utilizado. 
    Os exclusivos minha opinião talvez não conte mais os exclusivos da Microsoft e da Sony são muito bons, porém clássicos como Zelda e Mario são clássicos, eu sempre acho melhor jogar jogos da Nintendo, cresci jogando eles =P
    O Wii.U vai vender bastante durante um tempo, até o próximos consoles da nova geração serem lançados. Eu compraria um Wii.U de boa se não tivesse comprado um Ps3 em dezembro do ano passado. Tenho um Wii vou vende-lo para conseguir um 3DS e poder desfrutar dos jogos da BigN e com meu Ps3 posso pegar jogos que teriam para o Wii.U (Ex.: Ninja Gaiden 3, Batman) ao meu ver não compensa(para mim), mais se no futuro tiver dinheiro sobrando, quem sabe neeh?

  13. N curti muito o texto… assim como o console ai acima… Achei que A Nintendo deu uma liberdade mostruosa aos jogadores com o wii  agora ta prendendo tudo num portatil para serem duas telas….  Acho q ela tentou inovar mais que o wii e n saiu do canto.

    Na verdade eu n gostei… e esperava mais do console em si.E a mídia própria… bem o cube  teve seus probleminhas por conta disso, assim como o dreamcast.. mas como estamos falando da nintendo… vai vender.Continuo com o PSV na cabeça como única compra certa.

  14. N curti muito o texto… assim como o console ai acima… Achei que A Nintendo deu uma liberdade mostruosa aos jogadores com o wii  agora ta prendendo tudo num portatil para serem duas telas….  Acho q ela tentou inovar mais que o wii e n saiu do canto.

    Na verdade eu n gostei… e esperava mais do console em si.E a mídia própria… bem o cube  teve seus probleminhas por conta disso, assim como o dreamcast.. mas como estamos falando da nintendo… vai vender.Continuo com o PSV na cabeça como única compra certa.

  15. N curti muito o texto… assim como o console ai acima… Achei que A Nintendo deu uma liberdade mostruosa aos jogadores com o wii  agora ta prendendo tudo num portatil para serem duas telas….  Acho q ela tentou inovar mais que o wii e n saiu do canto.

    Na verdade eu n gostei… e esperava mais do console em si.E a mídia própria… bem o cube  teve seus probleminhas por conta disso, assim como o dreamcast.. mas como estamos falando da nintendo… vai vender.Continuo com o PSV na cabeça como única compra certa.

  16. Faltou dizer um ponto importantíssimo do controle. O fato dele ter a opção de exibir o mesmo que está sendo exibido na TV em fulltime, é que ele funciona como uma câmera livre.
    Por exemplo: Lembram do vídeo de apresentação onde a câmera vai seguindo um pássaro num jardim bonitão? Pois é, na TV a câmera seguia o pássaro. No controle você poderia escolher o que olhar, o que procurar naquele jardim. O céu, a grama, e o pássaro continuando seu curso. Se isso fosse uma cutscene, teríamos liberdade de passear pelo cenário enquanto tudo acontece.

    Outro fator MEGA IMPORTANTE, esse NÃO é o hardware final. Isso foi dito por um dos apresentadores no estande.

  17. Tudo bem Pikachu? Tenho duas perguntas:

    O que é aquela saída “Video out” se já tem HDMI?

    Pensei que a versão do Twilight Princess pra Wii fosse melhor por ter suporte 16:9, por que você prefere a do GC? 

    1. Olá Rodrigo.
      Aquela saida Video Out é a já velha conhecida para os camos AV e Video Componente que o Wii atualmente suporta, e está lá para suportar televisores antigos, o PS3 também a possui, mas não tenho certeza se o X360 tbm, mas muito provavelmente.

      Já sobre Zelda Twilight no Wii, o que mais frusta é a experiência com o controle, que chega a ser muito cansativa e o controle não responde de forma natural, forçando movimentos muito fortes, apenas por isso a experiência se torna frustrante. O 16:9 nem importa se a jogabilidade pode ser complicada.

      No novo Zelda não teremos esse problema, poiso uso do Wiimotion plus torna a experiencia bem mais agradável.

    2. Olá Rodrigo.
      Aquela saida Video Out é a já velha conhecida para os camos AV e Video Componente que o Wii atualmente suporta, e está lá para suportar televisores antigos, o PS3 também a possui, mas não tenho certeza se o X360 tbm, mas muito provavelmente.

      Já sobre Zelda Twilight no Wii, o que mais frusta é a experiência com o controle, que chega a ser muito cansativa e o controle não responde de forma natural, forçando movimentos muito fortes, apenas por isso a experiência se torna frustrante. O 16:9 nem importa se a jogabilidade pode ser complicada.

      No novo Zelda não teremos esse problema, poiso uso do Wiimotion plus torna a experiencia bem mais agradável.

      1. Entendo, mas não dá pra usar um controle de GC já que o jogo também teve uma versão para o mesmo? Os Resident Evil zero e remake wii edition tem suporte pra todos os controles Nintendo.

      2. Entendo, mas não dá pra usar um controle de GC já que o jogo também teve uma versão para o mesmo? Os Resident Evil zero e remake wii edition tem suporte pra todos os controles Nintendo.

  18. a nintendo e foda mano melhor empresa do mundo e ainda e o spnsole q mais vende no mundo mano mais um vez tenho certeza q vai ganha como melhor console

  19. Se só suportar 1 controle com tela a Nintendo tá fodida, será q eles não veem isso? Porra se o povo quer vários controles deem vários controles.

  20. Se só suportar 1 controle com tela a Nintendo tá fodida, será q eles não veem isso? Porra se o povo quer vários controles deem vários controles.

  21. Gostei dessa matéria sobre o Wii U. Uma das melhores que eu já encontrei na internet. Concordo com praticamente tudo o que foi dito.

    Agora, é esperar para ver se o  Wii U vai ser sucesso ou não. e eu mal posso esperar para vê-lo em ação! ^_^

  22. o wii u parece ser uma boa opção pra avança nesse gamemundo q estamos.Mas eu queria saber se pode ter mais de um controle, toca na tela com os dedos (caneta é um inferno), se vai ter personagens de outras series (cratos por exemplo) e navegar na net de graça (acredita q no xbox tem q paga!). Preciso dessas respostas para ve se vale a pena comprar o wii u.

  23. o wii u parece ser uma boa opção pra avança nesse gamemundo q estamos.Mas eu queria saber se pode ter mais de um controle, toca na tela com os dedos (caneta é um inferno), se vai ter personagens de outras series (cratos por exemplo) e navegar na net de graça (acredita q no xbox tem q paga!). Preciso dessas respostas para ve se vale a pena comprar o wii u.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.