EditoriaisMiscelânea

Conheça o novo sistema de comentários!

Enfim vocês poderão floodar com mais praticidade.

Desde a estreia do Portallos EXP, uma mudança que eu acredito que não tenha agradado a muitos foi o sistema de comentários que deixou de ser o elaborado Disqus para o simples sistema nativo do blog. O nosso querido TMT já veio aqui nos contar várias vezes a relações de amor que ele tinha com o Disqus e o porquê deve ter sido removido. É aquela história que todos nós sabemos: bugs, comentários desaparecidos, lentidão, etc. Apesar de muito útil e cheio de funcionalidades que eu pessoalmente sinto muita falta e enchi muito o saco da chefia pela retirada, simplesmente não valia mais a pena continuar usando-o, ainda mais quando decidimos recomeçar o blog com o EXP. Essa experiência toda ainda serviu para nos deixar meio desconfiados na hora de resolver o que fazer quanto a um novo sistema de comentários do Portallos. Bem, não é porque nós gostamos de vê-los sofrer com o sistema que básico, ou pelos menos não só por isso. A principal causa da escolha de ficar com o básico é por medo que poderíamos sofrer toda aquela dor de cabeça que o Disqus nos causou, o que iria nos levar a mais uma troca de sistemas o que poderia causar uma certa confusão na nossa comunidade. Enfim, medos a parte, decidimos que a falta de praticidade que temos atualmente não compensa a segurança total que temos e que uma hora teríamos que decidir em um substituto para o Disqus, e que essa hora é agora! Depois de alguns testes e pesquisas, optamos pelo muito recomendado Livefyre.

Deixando a lenga lenga de lado vamos ao que interessa: quais os recursos desse tal de Livefyre? Primeiramente o que eu acho que vocês notarão de cara é o stream de comentários que elimina a necessidade de recarregar a página para poder ver novos comentários. Os novos comentários aparecerão enquanto tiver a página aberta e terão um balão verde em cima deles para melhor diferenciá-los dos comentários antigos. Não é uma funcionalidade que eu estava ativamente procurando mas que me surpreendeu positivamente e certamente será bem útil principalmente em CdMs e outros posts superlotados de comentários. E para quem estranhar a ordem que os comentários aparecem, existe um botão perto da caixa de comentários para mudar a ordem.

Outra funcionalidade que faz um retorno é a possibilidade de receber avisos de novos comentários via email. Eu não sei quantas vezes eu resmunguei no fórum a equipe pela falta desses avisos desde que o Disqus deus tchauzinho para o blog. Sério, eu fico até desencorajado e comentar alguma coisa quando não se tem algum tipo de feed para me avisar. Se você é fresco como eu e quer receber os comentários todos bonitinhos em sua email, basta fazer um comentário no post ou clicar em “follow” logo abaixo da janela de comentários. Para mudar as configurações de recebimento de email é só acessar a conta do Livefyre através do ícone com seu avatar acima da caixa de comentário.

Agora, quando falamos de comentários acho que o que dez entre dez comentadores ativos aqui no Portallos mais queriam mesmo era o retorno no digníssimo botão de “like”. Posso estar exagerando um pouquinho mas o botão de like acaba sendo aquela extra que todo mundo sente falta quando some. Quantas vezes vocês já se pensaram “caramba, cadê o botão de like nessas horas hein?”. Pois bem, ele está de volta e pronto para ser usado e abusado. Instruções de uso acho que são desnecessárias correto?

Em outro aspecto, o Livefyre também é bem integrado com redes sociais, dando a opção de marcar pessoas do Facebook ou Twitter dentro dos comentários e notificá-las do mesmo. Além da opção de enviar seu comentários para as mesmas redes de uma vez só. Explicação de utilidades dessa ferramenta também considero desnecessárias, é só colocar o @ na frendo do nick de seus amigos e começar a compartilhar.

Finalizando tudo, espero que gostem do Livefyre e que ele nos ajude a aumentar a comunidade do Portallos. Sintam-se livres para utilizar esse post para testar o sistema, colocar avatar e tirar qualquer dúvidas sobre o mesmo. E o mais importante, lembrem-se que seu comentário é o alimento para nossas mentes. Comentem, comentem, comentem!

Isso também pode lhe interessar

Hugo Crisostomo

Viciado em séries e em jogos de RPG. Normalmente sem tempo para nada mas a hora de assistir minhas séries é sagrado! Odeia pessoas que preferem miojo de carne.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.