O vídeo de Halo 4 que lembra Metroid Prime?
Foi mais ou menos isso que escutei ontem durante a conferência de alguns…
Acho meio petulancia tentar comparar Halo e Metroid, mas essa conversa surgiu ontem durante a apresentação de Halo 4 na conferência da Microsoft e não fui eu quem trouxe isso a tona. São games com diferenças gigantescas, com legiões de fãs distintas e com propostas e sentimentos até mesmo conflitantes. Mas não dá para negar que há coisas entre estas franquias que se assemelham, principalmente se você pensar em Metroid Prime, a série em FPS de Metroid.
Talvez esse sentimento “Metroid” no vídeo acima seja pelo forte contraste da luz laranja dos novos inimigos do novo arco que a franquia estará estreando em novembro. Laranja é a cor da série Metroid. Outro detalhe que liga mais ainda esse sentimento à série Metroid Prime em específico é o visor da tela em primeira pessoa. Pela primeira vez num game de Halo eu finalmente sinto como se realmente estivesse jogando com um capacete sci-fi tecnológico. Esse apelo visual não tem de forma tão impactante nos games anteriores e eu gostei muito disso.
Mas as semelhanças param por aí acredito. Existe um abismo de discrepâncias entre estas séries. Coisas que odeio em Metroid Prime e que adoro em Halo. Já disse aqui no blog no passado que odeio do fundo do meu coração gêneros de games que obrigam o jogador a ir e vir pelos mesmos caminhos e cenários dezenas de vezes, culpa dos updates e coisas das roupas da armadura de Samus que se destravam aos poucos. Castlevania em 2D é outro gênero que passo longe e que não curto. Não tenho nada contra esse recurso usado em alguns games em menor evidência, mas acho chato quando se abusam disso para “alongar” o tempo de jogo. Me irrita mesmo, principalmente quando os mesmo inimigos retornam para as mesmas áreas “magicamente”. Enfim, enquanto Metroid Prime é mais exploração, Halo é mais shooter-ação em sua essência. Sem ficar indo e voltando, destravando updates, e apesar do caminho linear, ele é aberto o suficiente para estratégias de multiplas formas.
Metroid Prime também é um game mais solitário, com forte apelo em sua personagem principal, regra esta que Halo não segue a risca, apesar da importância de Master Chief. Halo é um game cooperativo, online e quanto mais gente jogando, melhor ele fica. Metroid se a minha curta memória de adulto não me falha até tentou uma vez brincar com multiplayer, lá numa versão do nintendo DS, mas que mais parecia um Goldeney 64 do que o que vemos hoje em dia nos FPS de X360/PS3.
Ambas as franquias tem suas semelhanças, seus positivos e negativos. Quem é fã de Halo talvez não veja graça em Metroid, e o mesmo vale para os fãs de Metroid, que também podem odeiar Halo (as vezes de birra, infelizmente, porque não é “Nintendo Feeling”). Mas não nego que adoraria ver a Nintendo colocar certos elementos de Halo em Metroid. Gráficos de ponta, multiplayer online cooperativo e até mesmo expandir ainda mais o universo de Samus. Metroid é uma franquia que eu sinto um certo abandono da Nintendo, que poderia ser muito mais do que a franquia chegou a oferecer no Wii, mas de fato há várias franquias que sinto abandonadas pela Nintendo (F-Zero e Star Fox só pra citar e cutucar feridas). Enquanto isso Halo parece que também pode aprender algumas coisas com Metroid e talvez Halo 4 tenha sim se inspirado um pouco na franquia da Nintendo. Por que, não? É um novo estúdio, um novo arco. O visor parece muito melhor, as cores alaranjadas trazem lembranças involuntárias e por que não dizer que fico extremamente grato que finalmente não trata-se de um jogo onde os inimigos serão os xaropes Covenants? Finalmente novos inimigos! Porque esse um zilhão de games de Halo e sempre lutando contra os não carismáticos Covenants é realmente um saco. Com um universo infinito, só há meia dúzia de raças alienígenas que não curtem a gente? Para com isso! Sejam bem vindos novos inimigos! (obs: eu sei que Covenant não é raça de alienígemas, mas o nome da organização de múltiplas raças que nos odeiam, mas a variedade não é lá grande coisa, sem falar que todos agem sobre uma mesma premissa, o que torna tudo óbvio e méh. Os novos inimigos não são Covenants!)
E o WiiU com potência gráfica está aí, será que alguém gostaria de um Metroid Prime 4 com gráficos de Halo? E um multiplayer?
Eu achei bem foda essa demo de Halo 4, deu vontade de jogar a série. Mas sim, me lembrou Metroid. XD É só um feeling mesmo, boss, talvez por essa coisa do laranja, o visor, os inimigos com seus shields azuis que reagem aos tiros, a floresta com os bichinhos rastejantes que lembra a primeira missão de Metroid Prime depois do primeiro boss… Sei lá. XD
Qualquer um sabe que as séries são quase água e vinho, não acho que o pessoal que falou das semelhanças tava acusando de cópia ou qualquer coisa. Interpretei mais pra “putz, lembrei de Metroid o.o” mesmo.
@Dakini mas eu não disse que rolou acusações… acho que rolou apenas feelings mesmo. Mas é interessante isso, e pra mim a Nintendo tem um game que poderia competir e vender milhões como Halo vende. E que poderia muito bem mostrar que a Nintendo consegue competir online e competitivamente como jogos como Halo e killzone conseguem na concorrencia.
É bom ver Halo tomando inspirações de Metroid, mas não seria um bom momento para Metroid fazer o mesmo? Ainda mais com um novo console, cheio de promessas de conectividade online e melhora na rede online e na forma de jogar? É interessante que tenha rolando esse sentimento de Metroid/Halo…
Realmente, é como água e vinho. Halo tem gosto de água e Metroid de vinho. Mas vinho sem água não é vinho né?
Sobre um novo Metroid, tem o Retro Studios como obviedade. Só espero que não esqueçam que é no single que Metroid brilha há 25 anos. Se for pra ter modo online, que siga os passos de Mass Effect 3.
foi esse esfera do poster, que lembrou uma morfin ball imença XD
@DavidNascimentoSalles HAUSHUAHSUAHSUHASUAHSUHS omg XDDD
Eu fui um que disse durante a apresentação que o jogo me lembrou o Metroid Prime e repito, não acho que isso seja algo ruim. Quanto as séries serem muito diferentes, não há a menor dúvida e nem passou pela minha cabeça que uma está tentando copiar a outra ou roubar os fãs da “concorrência”, mas também não vejo o menor problema em um jogo se inspirar em outro.
Que fique registrado aqui porém que nenhum Halo me divertiu tanto quanto o Prime ;]
Tiagolinios nao muda mesmo!! rsrs, Olha minha serie favorita de todos os consoles é Metroid!!! Justamente por todas as características que você descreveu como sendo ruins!!! Mas também gosto muito de Halo, e agora vou gostar mais ainda com as “semelhanças” de Metroid!!
Thiago é muito chato. Não para de reclamar na E3 e não gosta de Metroid Prime. xD