Nostalgia | A aura sentimentalóide de Mega Man… (+)
Mais um daqueles posts “bons tempos que não voltam mais”
Em 8-bits não era nada parecido com essa cena acima, mas como era criança na época, minhas habilidades imaginativas eram bem maiores do que hoje em dia quando olho para Mega Man 9 e 10. Meus olhos já não enxergam mais como antes…
Falar de Mega Man sempre rola aquele sentimento de saudade, de tudo que essa franquia representou na infância de muitos gamers e hoje em dia ela não significa quase nada pra essa nova geração de gamers. Aquele sentimento de abandono. Aquela impressão de uma franquia quebrada e mutilada ao longo destes 25 anos entre spin-offs malucos e nem sempre bons. E sempre existe aquela esperança de que algum dia ela ressurja das cinzas. Somos, a velha guarda, bobões e babões por Mega Man.
Dos desenhos da minha infância guardo com carinho aqueles baseados em videogames, como as séries malucas do Sonic, os engraçados desenhos do Super Mario e a curta série do Mega Man. A musiquinha até hoje ecoa pela cabeça (“É a ferro e fogo, Mega Man! Ele é puro aço Mega Man!”). É estranho ver a carreira do Mega Man quando olho para a carreira de personagens como Sonic e Mario, que continuam na ativa até hoje e conseguiram manter suas origens e suas essências. Mega Man não conseguiu nada disso. Ao longo dos anos ele teve tanta coisa maluca, tanta coisa absurda, tanta série alternativa que abria ainda mais esse abismo entre as premissas da franquia original. Mega Man X faz tanto sucesso na comunidade gamer e nunca ganhou um animê de verdade (apenas curtas inseridos em alguns games), enquanto até mesmo Sonic teve “Sonic X” que durou muito mais do que deveria e que surpreendeu muitos fãs por isso.
Ano passado quando a Ubisoft nos presenteou com Rayman Origins, com aqueles belíssimos gráficos, side-scrolling, provando que o gênero plataforma 2D estava muito longe de ser extinto, automaticamente pensei em Mega Man. Como seria bonito um Mega Man com essa vibe de Rayman Origins. Gráficos de altíssima definição, tela gigantescas e talvez até mesmo um modo multiplayer cooperativo, já que espaço em tela é o que não falta usando o modelo de Rayman. O antigo Contra já era divertido com um segundo jogador, imagine um Mega Man em cooperativo? Fico pensando naquela coisa horrível que a Capcom e o Keiji Inafune fizeram em Mega Man 9 e 10 no formato digital. Não que estes games não tenha a essência do primeiro joguinho da série, o problema é que eles não possuem qualquer apelo chamativo para competir com os games de hoje em dia. Parecem deslocados de seu tempo.
Penso no descaso que Mega Man vem recebendo desde que seu criador deixou a Capcom, dos últimos games anunciados e posteriormente cancelados. Mega Man Universe, assim como Mega Man Legends, mereciam uma chance a meu ver. Não acredito que nenhum deles conseguiriam trazer Mega Man de volta aos pesos-pesados dos games dos dias de hoje, mas tinham premissas que poderiam trazer um pouco de felicidade aos seus fãs. Também me entristece ver um Ultimate Marvel VS Capcom 3 com um Zero usando roupa de Mega Man, fingindo ser algo que não é. É como colocar apenas o Luigi em Super Smash Bros e ignorar o Mario. Alias falando em Super Smash Bros ainda sinto a dor no coração por ver Sonic como convidado especial em Brawl e ver que ninguém lembrou ou correu atrás para colocar Mega Man no rol de personagens.
Mega Man hoje em dia é isso. Tem esse status de algo sentimentaloide. Que foi bom no passado e depois se tentou inventar demais. Fugiu muito das origens. Perdeu-se, ficou ultrapassado, vem ao longo dos anos sofrendo com o desrespeito da empresa que detém seus direitos. Nunca vai conseguir voltar, mas todo mundo que jogou os primeiros jogos do azulzinho tem a esperança de que algum dia ele retorne com o glamour que merece, com a qualidade que muitos sonham.
Mas não é fácil… não é.
Obs: hora dos créditos das imagens. A que abre o post, com o Protoman se pegando com o Mega é lá do DeviantArt, usuário MaximoVLorenzo. A que encerra o post é do site Albino Raven, mas não encontrei o link original dela dentro dele.
Obs 2: estou sempre pedindo o desenho dos anos 90 do Mega Man lá no Netflix. Mas nunca deram sinal de que algum dia isso possa acontecer. Pessoal bem que podia dar uma força e sugerir isso no Facebook deles, né? Outro que vivo pedindo por lá é o desenho do Super Mario. Faz falta esses clássicos no serviço…
———————————-
Ressalva EXP+
Conforme o leitor Thiago Barros lembrou nos comentários acabei cometendo o pecado de esquecer de mencionar que atualmente o Mega Man possui uma revista em quadrinhos nos Estados Unidos que está sendo produzido pela Archie Comics (que também faz os quadrinhos do Sonic, que existe desde os anos 90 ininterruptamente). A HQ do Mega Men é sem sombra de dúvida o único resquício do pilares originais da franquia, bem fiel ao universo dos primeiros games. Já cheguei a comentar aqui no blog em uma oportunidade (leia aqui). É realmente uma série que honra com máxima qualidade a memória do Mega. E já fiquei sabendo pelo Thiago, que pertence a equipe do site Sonic Tales, que em 2013 a Archie estará preparando um crossover entre os quadrinhos do Sonic e Mega Man. WOW! Vejam imagens e mais detalhes aqui.
———————————-
Sinceramente, eu sempre falo que o Megaman foi um personagem destruído, logo ele entre os personagens the década retrasada que tinha um dos maiores potenciais. Mesmo hoje vejo o quanto ele poderia ter rendido (e pode porquê não?), mas que infelizmente não conseguiu dada à uma admnistração no meu ver errônea.
Se a Capcom não quer mais usar o azuzão porquê não vender seus direitos para quem queira? Tentar fazer meio mundo de homenagens colocando o antigão num jogo de luta não cola. E também dizer que um adventure 2D hoje em dia não dá certo é papo furado, vide tantos jogos e até mesmo indies fazendo sucesso com essa premissa. Fazer jogo de Facebook… Pelo amor de Deus né?
É triste ver o que fizeram com o nosso robô preferido, e mais triste ver que eles não tem nada planejado para mudar esse cenário. E pensar que estamos numa época de aniversário para o robozinho… Coitado, ele não merecia isso…
Esqueci de dizer duas coisas. Primeiro: ótimo post Thiago.
Segundo: Você esqueceu de falar do anime inspirado no Battle Network, não cheguei a assistir ele, mas joguei o RPG, e posso dizer Megaman funcionou nesse estilo e foi outro tipo de jogo que eles poderiam ter reinventado agora e não fizeram… Fazer o quê né? Como destruir um ótimo personagem em 5 lições.
Não, não, não. Battle Network já pertence a uma outra geração de gamers, não é minha praia. Alias arrisco dizer que pra mim aquilo não é Mega Man. Não que a franquia tenha sido um fracasso ou ruim. Ele tem uma proposta diferente e é muito criativa para sua época, incluindo o gameplay diferenciado. Mas acho que ela nem precisa do Mega Man pra ser aquilo que sua proposta permite. A ideia é legal, mas acho que ela daria certo tendo ou não a sombra da franquia Mega Man sobre si.
Mas essa é minha opinião é claro. Respeito a sua e de todos que são fãs de Battle Network, inclusive eu cheguei a ter a versão do Gamecube desse jogo, que tinha uma pegada mais fiel ao Mega original e era bacana, mas mesmo assim não conseguia vê-la como um Mega Man… XD
Ótimo post!! Concordo plenamente com vc @[100001931032136:2048:Raphael Cavalcanti]! Até Sonic, que por um certo período estava tendo uns jogos ruins, teve uma ótima comemoração digna de aplausos produzida pela Sega juntamente com a Dimps e a Sonic Team. A Capcom deveria valorizar mais a sua mascote!!! Mega Man, estamos com saudade!!
saudades.. sorte que o wii carraga a bagagem quase completa dos clássicos do azulzinho nos emuladores.. megaman x é um daqueles jogos que eu já virei umas 6 vezes ou mais XD desde o snes.
Não esqueça de mencionar pelo menos que a revista baseada nos jogos clássicos está fazendo um bom sucesso e que todo mês pode ser baixada no Sonic Tales =p.
Ahhh era isso que estava me esquecendo de citar na matéria. Fiquei pensando nisso antes de publicar e acabei esquecendo. 😛
Eu gosto muito do trabalho que vem sendo feito na HQ americana do Mega Man, só lamento que ela seja tão pequena… é tão pouquinho por mês. Parece um aperitivo. Gostaria muito que ela migrasse para outros lugares do globo e que permitisse que a febre Mega Man voltasse, com direto a desenho na TV e tal…
Mas por enquanto ainda fico com aquela impressão de que a revista dele não é garantia de durar por anos e anos, como ocorre com a revista do Sonic nos EUA. Será que ela vem vendendo bem por lá? Entenda-se por bem, crescendo e vendendo mais a cada mês.
Obs: pretendo falar da HQ novamente no blog futuramente, mas realmente concordo que foi vacilo não ter mencionado na matéria. Vou pensar numa forma de editar ela depois com essa info. 😉
Sim a Archie está bastante satisfeita co a revista, em determinados meses chegou a vender até mesmo mais que o Sonic já tá até marcado o crossover das séries -> http://sonic-tales.blogspot.com.br/2012/07/sonic-megaman-mais-novidades.html
Miolos explodiram aqui ao olhar o link O_O
CA-RA-CA!
você precisa visitar mais meu blog XD
Até peço desculpas, realmente deveria olhar mais, mas o caso é que eu comecei a ler as HQs do Sonic no começo desse ano e ainda estou bem atrasado (e as sagas atrasadas da DC tb andam tendo prioridade acima das do Sonic por causa dos Novos 52) então se eu entro no Sonic Tales com frequencia, acabo sempre tomando spoilers das revistas atuais. XD
Mas certamente quando chegar a fica em dia com o Sonic vou frequentar mais e mais vezes. 😛 (por sinal tambem evito sites como os da DC justamente por causa da leitura em atraso, não é só no caso da Sonic Tales).
eu te add no facebook, assim você poderá saber alguns news não spoileantes =p
http://www.tomopop.com/ul/_tomopop/25865-sdcc-2012-tamashii-nations-sneaks-out-some-previews/02-noscale.jpg
segue uma saudosa imagem de figures the d-arts.. não sabia the existencia do sigma XD.
A serie teve diversas continuação, a maioria nao dando certo ou não com sendo com o mega, mas temos a saga Zero, a Starforce, Zx/Gx, são com um visual mais battle network (que na minha opnião combina mais com o conceito do jogo todo), mas tem um grande pé na serie original.
mas a mais fail de todas essas adaptações foi aquele megaman de PS1, eu tive aquele cd, e sinceramente, dava vontade de quebrar o play toda vez que rodava aquele cd.