Tempos que não voltam: Gunbound

O primeiro MMO que joguei. Ótimas lembranças.

Esta semana fiz uma pergunta no fórum interno da equipe. “Algum de vocês chegou a jogar Gunbound?”. Agora eu repito essa pergunta a vocês leitores. Para minha surpresa, o pessoal revelou que Gunbound (ou GB) foi o primeiro MMO que eles jogaram, e bem, foi o meu primeiro também.

MMO’s são tensos, pois quando bem feitos e divertidos, prendem o jogador em um nível de vício que chega a ser nocivo. Com GB eu tive essa experiência, vício total… fiquei preso àquilo por alguns anos, mas, como eu não era o único da minha turma, acabou que não cheguei a “me fechar” para a sociedade. Na verdade, eu me diverti foi muito com aquele jogo.

Gunbound é um game online ao estilo “worms” no qual você pilota carros (ou mobiles), que se enfrentam em partidas solo (1×1) ou em grupo (2×2, 3×3 ou 4×4). O sistema de combate é por turnos, e cada jogador só consegue se mover durante seu turno. Dentro o tempo estabelecido, além de se mover, é possível dar um tiro que varia em três tipos: 01, 02 e SS (uma espécie de especial). Através dos tiros, os mobiles se enfrentam, e vence aquele (ou a equipe) que sobreviver ao final da partida.

Os tiros normalmente são feitos em parábolas, onde você calcula o ângulo e a força necessários para atingir em cheio o seu oponente. Para dificultar um pouco mais tudo isso, ainda existe o fator “vento” que de acordo com a intensidade, altera consideravelmente a trajetória do tiro. Depois de algum tempo, é até fácil se acostumar com a mecânica de jogo, chegando ao ponto de decorar os ângulos possíveis, e as distâncias que cada tiro alcança, considerando a intensidade do vento.

Gunbound Portallos 01

Existem vários tipos de mobiles (carros) diferentes, cada um com seu tipo de tiro, peso da bala, interferência do vento, poder de defesa, poder de ataque, particularidade, nível de dificuldade, etc. Para alguns, nem adianta tanto decorar ângulo, força, alcance, etc, tudo depende na verdade de sorte.

Explicando assim, mesmo que superficialmente, pode ser difícil de entender, mas na prática é tudo muito simples e didático (e o melhor, no bom e velho português do Brasil – o jogo já tem 9 anos de Brasil… tempo a beça). Monótono com certeza era algo que Gunbound não era (isso no meu tempo, claro, lá por volta de 2005). Cada partida era única, cada turno era único, não existia mesmice.

O jogo possuía um sistema extremamente bacana de níveis, que variavam (na minha época) de “pinto” a “Dragão de Prata”, passando por coisas bizarras como “martelinho de madeira simples”, “machado de prata plus”, “cetro de safira”, etc. Não eram coisas impossíveis de serem alcançadas, e a evolução era relativamente rápida. É claro que alguns níveis eram sim impossíveis de se alcançar como meros mortais, afinal, só existia uma vaga de Dragão de Prata, 3 vagas para Dragão Vermelho, e outras poucas para Dragão Azul. Isso considerando o País inteiro… logo, a disputa era tensa.

Gunbound 2 Portrallos

Eu acredito fortemente que a simplicidade tenha sido o fator chave que cativou a mim, e a tantos outros que passaram a jogar GB como forma de diversão e inclusão digital. Lembro que quando comecei a jogar, eu nem tinha banda larga em casa (era coisa de rico), e por conta disso, só podia jogar aos sábados depois das 14h e aos domingos, quando a tarifa telefônica era gratuita (vida de internet discada era tensa, mas divertida).

Eu conheci muita gente interessante em Gunbound, fiz verdadeiros amigos. Quando me lembro, chego a ter saudade. Bate aquela vontade de voltar a jogar e tal… Mas aí vem a lembrança dos motivos pelo qual abandonei o game…

Existiam vários servidores disponíveis à escolha do jogador. Alguns se diferenciavam por níveis. Em outros, atributos especiais adquiridos por meio de avatares (roupas e acessórios) eram levados em conta, e, com eles era possível ter força máxima, defesa máxima, etc. Eu sempre frequentei o servidor “livre”, que uma área liberada para todos os níveis, desde o primeiro até o último. Lá, os atributos especiais não tinham valor, e todo mundo iniciava a partida no mesmo nível.  O que diferenciava os bons dos ruins era sempre a experiência de jogo. Naquele servidores um “pinto” poderia derrotar um “Dragão” com a estratégia certa, e um pingo de sorte.

Com o tempo, algumas “novidades” foram adicionadas ao jogo, e acabou que o servidor “livre” deixou de ser tão livre assim. O capitalismo falou mais alto, e alguns acessórios adquiridos em dinheiro real (cash) passaram a ter efeito nas partidas. Eram coisas muito apelativas, como dobrar o turno, dar tiro adicional, ficar imune por uma rodada, ativar “força”, “thor”, “raio”, etc… Novos mobiles foram criados, mas os mesmos eram, também, bastante apelativos… Acabava que todo mundo só jogava com o mesmo carrinho, e tudo perdeu a graça. O jogo deixou de ser decidido na habilidade, e passou a ser decidido no poder monetário.

Depois disso, muita gente parou de jogar, meus amigos pararam, eu parei. A empresa que administrava o jogo (Ongame) passou a responsabilidade a outra (Softnyx) e eu acabei nem migrando minha conta para a nova detentora do direito de publicação. Lembro que eu tinha muitos avatares (muitos mesmo…), e que antes da alteração no sistema de níveis, havia alcançado o status de “Cetro Safira”, apenas 5 níveis abaixo do Dragão de Prata. Enfim, eu já não era nenhum noob no jogo, mas minha experiência pouco importava nas partidas.

Esse desgosto, aliado à falta de tempo, amadurecimento, inicio da carreira profissional, entre outros fatores, me fizeram abandoná-lo de vez, e hoje se for para voltar, não devo saber nem por onde começar. Sei que o site oficial é esse, mas o resto… tudo é uma incógnita.

Será que tem alguém aí ainda joga? Como anda tudo por lá? Será que esse também foi seu primeiro MMO? Porque parou? O que achava do jogo? Tenho um carinho especial por Gunbound, e prefiro me lembrar dos bons momentos que vivi naquele “mundo digital”. Praticamente nada é eterno, não é mesmo…


 

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Eu jogava acredito qeu na mesma época que você. Não fiz amigos nem nada disso, sempre foi um jogo bem casual pra mim. Mas tive uma experiência inesquecível: Ver GunBound na TV. Foi muito tenso ver o Dragão de Prata ser sequestrado, sendo que os sequestradores queriam roubar a conta dele. E acho que nem conseguiram. Foi hilário de certa forma.

    Enfim, boas memórias. Mas com o tempo, muitos hackers começaram a aparecer. Eu entrava numa sala e só tinha gente de dragão, ai complicava. Foi ai que resolvi parar.

    1. Aliás, na minha época nem tinham tantos hackers assim não, no máximo os malditos aimbot (que previam o trajeto do tiro, fazendo com que a pessoa nunca errasse).

      Eu resolvi esse problema aprendendo a jogar com Boomer (carrinho bulmerang), pois ele era imune à esses bots, daí ainda consegui ter uma diversão legal.

      E outra também, que pelo menos nisso a ongame era bem rigorosa, lembro que as listas de banidos por mês era bem grande… daí era só procurar jogar com gente de lvl um pouco mais alto, que não teria muita coragem de arriscar perder a conta por bobeira.

  2. Só fui jogar Gunboud no Ensino Médio porque um colega de classe pediu, eu gostei, mas não me dou nada bem com jogos online, então acabei largando rapidinho, assim como fiz com Ragnarok (meu primeiro MMO), MU, Digimon Masters Online e mais alguns…

    1. O problema em servidores não oficiais é que as vezes demora um bom tempo pra preencher as vagas das partidas… já que o volume de jogadores costuma ser bem reduzido. Além disso, tem o fator instabilidade de sistema.

  3. Joguei gunbound por volta da mesma época (2005 a 2007). O jogo era simples porém muito divertido, principalmente porque jogava com um amigo. O maior impedimento para eu jogar na época mesmo era a internet discada. Parei de jogar porque o tempo passa e nós vamos nos interessando por outras coisas, e na hora de escolher, acabamos abandonando alguns de nossos costumes. O gunbound de fato foi um jogo de época: se você jogou na época aproveitou, senão não recomendo que vá jogar hoje.

    1. O meu caso foi parecido, aliás, cheguei a ser dragão vermelho no servidor original… Meu maior parceria de jogo era um austríaco, o cara manjava muito. Larguei de mão quando começou o servidor BR, mas o motivo tem nome: Aim Bot. Era uma palhaçada completa. Tinha uma fase que "bugava" o Aim Bot, resultando em tiros aleatórios p/ lados absurdos, o que resultava em jogos SEMPRE no mesmo mapa com 60%+ dos players atirando aleatoriamente…

      Excelente jogo, mas o anti-hack desatualizado deles f*$#& tudo…

  4. Juro que li todo seu texto pensando em outro MMO da mesma época: Tibia! Esse jogo marcou minha vida e de muitos outros da mesma maneira que Gunbound marcou a vida de outros. Não há medidas para medir tamanha "nostalgia" que esses MMO's nos causaram!

  5. Joguei gunbound ainda quando era da Ongame também! e Infelizmente, fui instala-lo de novo para ver como estava, simplesmente a Softnyx destruiu o game por completo. Você escrevendo aí, me lembrou como eram bons tempos mesmo, onde você tinha um objetivo de passar o nível pra poder entrar nas outras salas com avatar e etc.. e o melhor, conseguia-se comprar avatares com GOLD. Agora cara, você entra numa sala sem avatar, o seu adversário está com um mobile que vc nunca viu na vida, no primeiro tiro te acerta com um Dual e tira 3000 de dano e acaba a partida. WTF? acho que esse dano nem existia naquela época, sem cabimento. O jogo está completamente sem sentido. Sabe aqueles filmes de destruição do mundo? Aconteceu com o Gunbound

  6. Eu joguei GB na época que lançou quando era da Softnyx antes de vir pra ongame que não existia bot nem nada do genero, antes eram todos juntos ai, lançaram servidores mais localizados pra cada país ai muito tempo depois venderam o direito pra Ongame e ainda no começo estava bom, mas mantive no servidor da Softnyx até ser bloqueado por ip, vim pra Ongame continuei jogando e parei por causa dos hacks e itens pagos pra modificação de status. è uma pena porque foi um excelente jogo e muito divertido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.