Nostalgia N64 #03 – Pokémon Stadium 1 e 2

Pokémon Stadium, eu escolho você!!!

Pokemon-Stadium-02

Olá pessoal!

Continuando nossa série de posts relembrando os maiores clássicos do Nintendo 64, hoje falaremos sobre a franquia Pokémon Stadium.

Depois do grande sucesso de Pokémon no Game Boy era natural se pensar que teríamos um jogo da série em 3D, mas o primeiro jogo dos monstrinhos em 3D para o Nintendo 64 foi Pokémon Snap, game em que você tirava fotos dos Pokémons ao invés de capturá-los e colocá-los para batalhar, algo até mais politicamente correto, que gerou um game até divertido, mas que ainda não era o que os fãs queriam.

Mas para alegria geral da nação Pokémaníaca que estava em seu auge naquela época, em 6 de março de 2000 foi lançado para Nintendo 64 o primeiro Pokémon Stadium, game que simulava com perfeição as batalhas do Game Boy e com belos gráficos para época, ainda que frustrasse um pouco por não conter um modo história e captura de Pokémons como o jogo de Game Boy.

Nessa época Pokémon era exibido no programa da Eliana com uma audiência estrondosa e eram raríssimas as crianças que não assistiam. Tive a sorte de ter um N64 muito cedo, um pai nintendista e assim ganhei o Pokémon Stadium 1.

Acordava 7 da manhã no sábado e começava a jogar, só parava para assistir alguns desenhos clássicos tipo Fly, Dragon Ball e Mega Man, mas o resto do dia era jogando Pokémon Stadium. Quando não estava vencendo os inúmeros desafios nas batalhas de GYM ou contra a Elite 4, estava nos minigames extremamente viciantes e “bonitinhos” para uma criança. A música de seleção de minigames (Kid’s Club) é clássica até hoje com as criancinhas gritando ao escolher um dos joguinhos. Aliás, tanto os minigames do Pokémon Stadium 1, quanto do 2 são extremamente viciantes até hoje, imagine então para uma criança… Que infância divertida!!!

Para piorar a reclusão em casa, foi lançado no ano de 2001, Pokémon Stadium 2, trazendo consigo os Pokémons da série clássica somados ao “novos” Pokémons da série Gold/Silver/Crystal (a minha preferida até hoje). Nesse segundo game da franquia eu utilizava um acessório chamado Transfer Pak (que vinha com o primeiro jogo), onde eu poderia utilizar meus Pokémons treinados no jogo do Game Boy (no meu caso Pokémon Yellow) nas batalhas do Pokémon Stadium 2, ou seja, eu pegava meu Pokés treinados na versão gráficos 8 Bits e utilizava nas batalhas 3D, o que era demais!!!

O Transfer Pak também permitia que eu jogasse Pokémon Yellow na TV e com velocidade acelerada, assim podendo upar os Pokés mais rápido e transferí-los para o cartucho do N64.

Logicamente minha imaginação voava, eu montava times temáticos sempre, como o clássico time do Ash com Pikachu, Charizard, Bulbasaur, Squirtle, Butterfree e Pidgeot (podendo entrar o Tauros, Kingler, Snorlax, Lapras, etc) já cheguei a montar um time com os “dragões” da época: Dragonite, Dragonair, Aerodactyl, Charizard, Tyranitar, Mewtwo (WTF???), etc. Também testei o time “Gold/Silver” do Ash com Pikachu, Cyndaquil, Heracross, Totodile, Chikorita (e evoluções), Noctowl, etc.

Também testei jogar com todos lendários da época, sendo que o Lugia se destacava muito, sua combinação de ataques é devastadora, ainda acho até hoje um Pokémon muito apelão, assim como o Mewtwo.

pokemon-stadium-transfer-pak

Um detalhe muito interessante é que os líderes de ginásio dos dois Pokémon Stadium não utilizavam necessariamente os mesmos times do jogo de Game Boy, além de mudarem esses times conforme você avançava nas diferentes dificuldades do game. Algumas lutas eram verdadeiros desafios de querer quebrar o controle e o jogo, mas joguei tanto esses games que zerei os dois algumas vezes.

Se você não tinha nenhuma versão de Pokémon para Game Boy poderia jogar com os Pokémons Rental ou Pokémons Alugados que já vinham com golpes pré determinados, mas que em geral eram um pouquinho mais fracos que os Pokémons “importados” dos games para os portáteis da Nintendo.

São tantos detalhes que até esqueci de mencionar que o narrador, apesar de um pouco repetitivo, era bastante empolgante e dava uma emoção a mais nas batalhas que geravam uma tensão muito grande.

Talvez o ritmo do game seja um pouco lento se compararmos com os moldes dos jogos atuais, ainda mais por se tratar basicamente de um RPG por turnos, mas na minha visão se você é fã da franquia Pokémon, estes games valem a pena serem jogados até hoje pois contém alto fator replay, alto desafio e muita diversão.

E aí, você jogou Pokémon Stadium 1 e 2? Quais eram seus times de Pokémons preferidos? Chegou a jogar o jogo do Game Boy na tela da TV através do Transfer Pak assim como eu? Qual era seu minigame preferido? 

Se você for fã da série assim como eu, deixe seu comentário e vamos bater um papo sobre esses games e sobre aquela época…

Até a próxima!

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Também sou do tempo de Pokémon na Eliana, e me achava o phoda por sempre "adivinhar" o Quem é esse Pokémon??…Bons tempos.
    Quanto aos games eu só fui conhecer bem mais tarde quando comecei a ter acesso a internet, joguei todos só por emulador (stadium 1 e 2 inclusive) e hoje o único "conteúdo de Pokémon" que consumo são os games e vez ou outra os filmes, convenhamos que o anime não evoluiu nem um pouco, e apesar de eu ter um carinho especial pelo anime, nas 2 primeiras temporadas, não tenho paciência pra assistir o Ash continuar com 10 anos de idade e o Pikachu que pela logica já esta ha muito tempo no lvl 100 ficarem sofrendo pra passar dos primeiros ginásios de cada região.

    Quanto aos próximos titulos, me agrada bastante que as batalhas sejam ao estilo do Pokémon Stadium, certeza que jogarei.

  2. Ironicamente eu era uma dessas raríssimas crianças que não assistiam Pokémon. Confesso que nunca gostei do anime, sempre o achei muito repetitivo. Em contra partida o mangá do Pokémon é bem divertido e inclusive recomendo para quem nunca leu (procure por Pokémon Adventures). Bem, com relação aos jogos da série stadium nunca fui fã principalmente porque não joguei na época, fator esse que tira grande parte da graça do jogo assim como a opção de transferência de Pokémons dos jogos de Game Boy. Talvez se isso tivesse ocorrido eu gostasse mais. Infelizmente fui passar a gostar dos jogos da série principal a partir dos de GBA.

  3. haha Eu também achava que o mewtwo era um dragão só porque ele vinha depois do dragonite e ambos tinham a cintura meio larga. Mas isso mudou quando comecei a jogar os jogos pro gameboy. Sempre alugava pra jogar no meu N64 e só consegui pegar o ultimo troféu por causa desses pokemons. Os de aluguel eram muito fracos pra mim nos campeonatos mais avançados.

  4. Lembro da correria que fiz para conseguir alugar POKEMON STADIUM quando chegou na locadora aqui na minha cidade (infelizmente só consegui alugar na segunda semana), gostava tanto do jogo e de pokemon na época que comprei Pokemon Snap e Pokemon Stadium 2 e até hoje jogo as roms de PKMN.

    Cheguei a testar alguns jogos pokemon para o console GC e Wii e achei os gráficos do jogo para Wii incríveis apesar de não ter achado tão divertido quanto o Stadium. Pokemon X e Y me animou a comprar o 3DS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.