Sim, Remember Me tem legendas em PT-BR!

Você entende porque é foda que um título como esse tenha legendas em nosso idioma?

Mais um título adquirido no programa Não Durma no Ponto da loja PontoFrio.com, na qual dei detalhes e expliquei do que se trata neste link. Lançado lá fora no início do mês de junho, mas aqui no Brasil só chegou no começo de julho às lojas de varejo oficiais. Chegou sem muito alarde, custando muito mais do que deveria (preço oficial anda variando entre 199 a 179 reais). Felizmente, como já cansei de dizer aqui no blog, ter paciência e saber esperar é essencial aqui no Brasil. Graças ao programa do cartão Ponto Frio pude adquirir o jogo por 99 reais, um preço camarada a meu ver e que ficou muito mais em conta do que se tivesse resolvido importar o mesmo. O segredo para comprar games a preços honesto aqui nas Bananas é a paciência, interagir onde há promoções e acompanhar para não perder o momento certo.

O que muita loja infelizmente não anda informando por aí, e nem mesmo a versão nacional da caixa do game menciona (vide foto acima) é que o game está localizado para o nosso idioma, ou seja, tanto os menus estão em português como o próprio jogo está legendado em PT-BR, e pelo que pude pesquisar, isso vale para qualquer plataforma. Rolaram notícias sobre isso meses antes do lançamento do game, mas foi muito pouco vinculada, e mesmo assim deveria ter um cuidado maior para informar isso, na caixa e na página das lojas que o vendem, considerando o mar de lançamentos de games que não chegam pra gente em português.

O papo continua e se desdobra em outras perspectivas após o continue.

Caixinha em português nem sempre é sinal de que o jogo possui dublagem ou legendas no nosso idioma. É sempre bacana essa informação ter um destaque. Afinal é um ponto positivo e certamente deve incentivar a venda do título.

É verdade que ultimamente os principais títulos estão lendo legendados ou dublados na nossa língua, mas boa parte deles informam isso em bom e alto som. Sem mencionar que muitos deles são jogos famosos e com destaque na mídia especializada. Não é exatamente o caso de Remember Me. O jogo recebeu severas críticas, não cumpriu certas expectativas, mas ainda assim me parece um jogão que vale ser experimentado no final de geração. Há que se considerar também que trata-se de uma nova IP e nem sempre é possível acertar uma nova ideia de cara, basta lembrar a bomba que foi o primeiro Assassin’s Creed e o quanto a franquia melhorou no segundo game.

Mesmo assim a gente precisa dar os parabéns para a Capcom que parece que está realmente legendando tudo que está sendo lançado no Brasil. Que venha Lost Planet 3 e Dead Rising 3 localizados, ou pelo menos assim espero. Já temos um time bacana de estúdios e empresas preocupadas em oferecer games no idioma dos brasileiros: Microsoft, Sony, Ubisoft, EA, Activion, Ubisoft, Warner e Capcom. Não é nada mal ter estes peixões trabalhando para fortalecer nosso mercado nacional de games. Ainda que existam falhas na qualidade em certos momentos, é com a experiência e o feedback dos gamers que a qualidade na localização vai melhorar.

E é muito importante que haja esse capricho em trazer mais do que que apenas os games AAA famosos localizados. Remember Me reforça essa ideia de que todo título precisa vir pra cá em português, seja ele grande ou pequeno, famoso ou experimental. Não porque eu odeio inglês, mas porque boa parte da população realmente não entende patavinas de inglês e se o mercado de jogos quer se expandir, ele precisa se comunicar com o maior número possível de pessoas. Claro que também sou do partido que acha que os games precisam manter o áudio original no disco para quem gosta e entende o idioma americano. É preciso agregar pessoas sem excluir grupos que já fazem parte da comunidade. O áudio original é importante sim e deve manter essa opção de ativação nas opções do game.

Para terminar, só fica a lamentação que muita gente anda fazendo ultimamente em relação à uma das poucas empresas que não anda preocupada em crescer por aqui: a Nintendo. Enquanto temos essa quantidade de empresas preocupadas em localizar seus jogos, a Nintendo insiste em nos ignorar. O Wii U não chegou oficialmente, os games localizados para as plataformas da Nintendo que possuem suporte PT-BR são os das Thirdies que já trabalham com isso no X360 e PS3, E olha que há games simples, como Super Mario, que poderiam facilmente ser localizados. Entretanto é óbvio que o que gostaríamos mesmos é de ver um The Legend of Zelda ou Pokémon totalmente legendados para nosso mercado. Todo mundo entrou na roda e está se esforçando. Menos a Nintendo. E novamente faço questão aqui de indicar aos nossos leitores a matéria da Uol Jogos sobre a inércia da Nintendo em nosso mercado (cliquem aqui).

Outra empresa que precisa pensar um pouco mais no nosso mercado é a Square-Enix. Tomb Raider chegou localizado, mas quando veremos um Final Fantasy totalmente legendado em português? RPGs são complicados porque realmente possuem muito mais textos do que os jogos normais. Mas acredito que já passamos dessa fase. Há games sendo dublados  jogos com menus totalmente em nosso idioma e jogos longos que estão legendando cada linha de falas. Acho que já passou da hora de pensar em Final Fantasy em português. Será que podemos esperar na próxima geração por Final Fantasy V e Kingdom Hearts III com legendas PT-BR? Imagine que sonho seria ver um Kingdom Hearts III dublado pelos dubladores nacionais dos filmes e personagens clássicos da Disney! A Square precisa pensar nisso…

Curioso que o disco não foi replicado no Brasil, possui até o selo da classificação etária dos Estados Unidos. Mesmo assim, o jogo tem legendas em PT-BR. Isso significa que o disco importado lá fora também tem legendas em nosso idioma?

É isso gente. Veja como um título regular como Remember Me coloca perspectiva no cenário nacional de localização de games. Se um jogo como ele consegue chegar por aqui em português por que não há outros com maiores méritos não tendo essa mesmo preocupação? E fica também um puxão de orelha na distribuição do game por aqui, que esqueceu de informar que o jogo está em português! Informação que deveria estar nas páginas das lojas virtuais oficiais e na boxart nacional. Tudo bem que a localização está ficando cada vez mais frequente, mas o mercado ainda precisa informar os games que estão chegando pra gente localizados! Isso é importantíssimo!

Aí fica a pergunta: você sabia que Remember Me possui legendas em PT-BR? Diga nos comentários!

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Descobri essa feature do jogo completamente por acaso.

    Entrei numa Saraiva e era esse jogo que estava disponível para ser testado. Milagrosamente não tinha ninguém lá, então resolvi dar uma chance. E quando o jogo começou… CARAMBA, LEGENDAS EM PT-BR! Não tinha lido sobre isso em lugar nenhum!

    Só por isso já fiquei com vontade de comprá-lo, mesmo com as críticas medianas recebidas. Acredito que localização é um grande "plus" na hora de comprar um jogo aqui no Brasil. Agora é só esperar chegar o dia em que ela deixará de ser plus para se tornar padrão.

  2. Também descobri por acaso… quando vi a caixinha em português perguntei o vendedor e por um milagre ele sabia que era legendado. Quando um mercado se mostra interessante, vê-se por parte das empresas um esforço em buscar novas maneiras de se chegar ao consumidor. Veja que só preço não está atraindo o pessoal não. Nintendo, o que vc está fazendo nintendo?

    Cara, eu me lembro da época do Master System em que eu comprava jogos em português no Carrefour… Bons tempos.

  3. O jogo é bem ruim pra ser sincero, bem chato e tedioso, mas o fato é que o brasil esta tendo uma maior representação para os games sim, com as coisas estão andando creio que dentro de uns 5 anos teremos tudo que é jogo legendado em nosso idioma, e até mesmo varios titulos dublados como ja esta acoontecendo hoje, e isso é maravilhoso!

  4. e só pra avisar a galera que gosta de promoções, Final Fantasy XIII-2 esta numa promoção MUITO FODA no site do magazine luiza, a versão ps3 esta por 39,90!!! e a versão xbox esta por 49,90!!! Pra quem não jogou ainda compensa muito, o preço esta assustador até!

  5. Pior foi eu que baixei ele via torrent pois meu xbox é reset glitch e no torrent informava que ele era em inglês, frances, e outras dois outros idiomas. Ou seja, nao informava nada sobre PT-BR. Depois que baixei, instalei e na hora em que liguei ele ja estava todo em portugues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.