Opinião | A evolução ilusória do mangá de One Piece

Há 25 meses esperando por respostas, e ganhando mais perguntas

O universo de One Piece está muito extenso… são tantos personagens, tantos acontecimentos, tantas perguntas sem resposta, tantas pontas soltas… Enfim, às vezes é até difícil se situar e escrever alguma coisa sobre o mangá.

Ultimamente quando indagado por alguém sobre o que acho de One Piece, me limito a dizer que é um mangá “foda”, muito bom, ótimo, etc. Só que refletindo melhor, talvez eu esteja apenas com preguiça de parar e analisar o momento atual que o mangá está passando. Essas características que eu acabei de citar, são com certeza palavras que podem definir a história como um todo, considerando o mangá inteiro, com todas as suas sagas e acontecimentos. Só que, analisando de forma isolada, de uns dois anos pra cá, principalmente com a virada da história, após período de treinamento, uma diferença gritante de ritmo pode ser sentida na evolução da história.

Aliás, evolução é algo que não tem acontecido no mangá, pelo menos eu não tenho percebido isso…

One Piece 01

A tripulação desembarcou na Ilha dos Tritões no capítulo 607 do mangá, e lá permaneceu até o capítulo 653, ou seja, naquela ilha foram gastos 46 capítulos, que representam, mais ou menos, uns 10 meses de publicação semanal. Vejam bem, foram 10 meses, e isso é tempo a beça. O pior, em si, não é nem o tempo gasto, é o quanto a história evoluiu nesse meio tempo. Jinbei entrou para a tripulação. Um novo Poneglyph foi descoberto. A princesa sereia é uma arma antiga, chamada Poseidon, e tem a habilidade de falar com os reis dos mares. Existem três armas ancestrais que juntas são capazes de destruir o mundo, elas são Pluton, Uranus e Poseidon (A princesa sereia). O que tirou-se de proveito dessa saga inteira, foram seus últimos 7 capítulos. O restante foi tudo praticamente descartável, ou vão me dizer que toda aquela história de preconceito com os tritões, transfusão de sangue, assassinato da rainha, e etc realmente contribuíram em algo para a história.

One Piece 03

Eis então que a tripulação partiu de vez para o novo mundo, e entramos na saga de Punk Hazard no capítulo 655 do mangá, cujo término ocorreu 44 capítulos depois, no de número 699. Praticamente mais 10 meses perdidos em uma saga que, embora divertida, trouxe mais dúvidas que respostas. Tivemos um pouco sobre o passado de Law, a formação de uma Aliança Pirata para derrotar Kaidou (um dos quatro imperadores do novo mundo), um exemplo do poder aterrador de DoFlamingo, mais uma prova de que a estrutura da marinha é falha e que existem piratas lá infiltrados.

One Piece 02

A saga atual, Dressrosa, que mais parece uma continuação direta de Punk Hazard, se iniciou no capítulo 701 do mangá, e ontem, tivemos no Japão a publicação do capítulo 716. Já são 15 capítulos que, em razão da doença do Oda e as várias semanas de hiato, foram publicados num intervalo de 05 meses. E o que é pior, assim como nas outras sagas, até então, tivemos poucas revelações e muitas indagações.

Os capítulos semanais não parecem render como antigamente, tem gente demais para meras 17 páginas por semana. Nessa saga, além da tripulação, que já está bem inchada, diga-se de passagem, ainda há o Law, o Samurai e seu filho, fora o Caesar, a gigante tripulação do DoFlamingo, o novo Almirante e os vários lutadores “randon” que apareceram na disputa pela fruta do Ace. Nas sagas anteriores, o Oda sempre dividiu a tributação e foi trabalhando com histórias paralelas que no final chegavam no mesmo ponto onde todos se encontravam para a batalha final. Dessa vez não está sendo diferente, só que em razão dos muitos personagens, a divisão está extremamente maçante. Você mal consegue processar o que está acontecendo com um personagem, que já vem o corte para outra história ou o final do capítulo, aí depois já vem uma nova com outras pessoas, e outros inimigos, e outros mistérios… É como se o autor tentasse dar atenção a todos, e no final, não desse a ninguém. Ninguém se destaca, pois não há tempo.

Enfim, é possível que eu tenha me esquecido de vários aspectos importantes que foram apresentados nessas sagas, ou até que esteja falando muita bobagem (isso vocês me dirão nos comentários), mas esse pequeno desabafo surgiu quando decidi escrever essa semana um apanhado sobre como estava a saga de Dressrosa. Quando sentei para escrever, e fui rever os capítulos antigos, acabei ficando mais confuso do que já estava, chegando ao ponto de não saber nem por onde começar…

Oda, sabemos que você é gênio, mas talvez esteja na hora de rever os conceitos de sua obra, caso contrário os adjetivos que ela merecidamente adquiriu ao longo desses 16 anos de publicação vão sofrer mudanças relevantes.

Isso também pode lhe interessar

51 Comentários

  1. Concordo com vc, tem tanta coisa acontecendo que não tem como entender nem prestar atenção só em uma e 17 páginas é muito pouco, e sim achei meio q inutil a enrolação que ele fez nas sagas citadas.

  2. Eu cheguei a falar algo parecido com alguns amigos. A ilha dos tritões foi tão inútil quanto Skypea.
    Acho que Punk Hazard ainda tem seu valor por introduzir muito do novo mundo, parte da política e da nova ordem mundial atual. É uma saga mesmo para apresentar tudo o que está acontecendo. Apesar disso, considero também que o tempo gasto nela foi exagerado.
    Ao que parece tudo vai culminar numa grande guerra mundial com vários lados se enfrentando. Veremos o que o Oda apronta pra gente.

    1. Eu não acho skypea inútil, até porque, ela não foi tão grande assim.

      Skypea serviu para introduzir aqueles trecos que aprimoraram as armas do Usoop e do Sunny. Serviu para que a tripulação acumulasse dinheiro suficiente para comprar o Sunny e ficar rica, sem precisar mais ficar passando fome. Serviu para indroduzir um inimigo foda, poderoso, e que pode perfeitamente voltar a ser utilizado num futuro próximo. Serviu para a descoberta de um novo Poneglyph que liga o Roger a história do século perdido, fora que fez uma ligação direta com a ilha dos tritões, e com o Bellamy, que agora está de volta.

      Enel é um dos caras mais fortes que já aparecerem em OP. O Luffy só conseguiu derrotá-lo por mera física (borracha ~ eletricidade). O Oda pode muito bem voltar a utilizá-lo, e ainda assim, se não for pra lutar com o luffy, ele pode bater de frente com qualquer outro personagem.

      Agora o Jones não, é um vilão totalmente esquecível e inutil. Dependia de drogas para ser forte, não tinha nada demais. A saga dos tritões foi importante pelo que citei no post, mas não precisava ter gasto 10 meses com um vilão tão ruim…

  3. Só acompanho o manga pela Panini. Mas posso dizer que no anime a coisa foi bem maçante na ilha dos Tritões. Ja Punk Hazard começou lento, mas parece que agora embalou de vez.
    O que eu vejo no anime é que a qualidade da animação esta caindo a cada episódio no arco atual.
    Sobre a grande quantidade de informação apresentada de uma só vez, talvez essa seja a ideia. Depois de 2 anos afastados tem muita coisa acumulada pra tripulação se atualizar. Com exceçãoda Robin claro 😉

    1. mas nesse ponto, não é só a tripulação, nós, leitores, também queremos muito nos atualizar. E com isso, temos mais perguntas, e menas respostas.

  4. cara engraçado que hoje mesmo, eu estava indagando a respeito do assunto do post, dei uma pausa de one piece a mais ou menos um mês atras, indaguei a min mesmo se o motivo dessa pausa foi o fato de eu achar que o manga tivesse perdido o folego e agora começou a se deteriorar e nao tinha mais sentido? como me sinto ao falar de naruto (manga que ainda acompanho só pelo fato de ver a historia terminar mesmo!), mas o motivo nao era esse, one piece ainda é um bom manga! o oda nao fudeu com a historia, pelo menos na minha visao apesar de estar andando lentamente, o manga continua coeso com o universo que o proprio oda criou, sinto que ele tem ainda a Historia em suas maos e que ele nao está perdido com ela. mas a o fato de pausa-lo, é que descobrir que one piece é uma obra cansativa.
    Como se fosse um livro, nao da pra ler em partes voce tem que ler por inteiro, one piece é um tipo de manga que cria seu climax da fase inteira em um só capitulo, uma frase dita no ultimo capitulo de uma saga, tranforma ela de uma saga ruim em uma saga otima, é e assim que o oda trabalha! pelo fato de ele ter a historia amarradinha de ele ter ela em suas maos, uma frase em um capitulo pode mudar o manga inteiro e levar o leitor ao êxtase, pessoas que acompanharam o manga semanalmente na saga de marineford reclamavam e muito da enrolação que foi essa saga, de que acontecia nda, ninguem morria, nao mostrava nenhuma luta, que era só o luffy correndo gritando o nome do ace, e se voce reparar foi bem o Que aconteceu exatamente, mas eram exatamente os minutos finais que faziam a obra mudar da agua pro vinho.
    penso o seguinte nao só one piece mas qualquer obrar que voce esteja lendo e ela esteja inacabada espere ela terminar ao inves de acompanha – la semanalmente ou mensalmente. pois á ansiedade acaba prejudicando sua leitura da obra, one piece nao e perfeito, suas sagas sao mesmo enrolativas, e o oda criou seu proprio criche que se repete saga atras de saga, mas diria eu se podessemos acompanhar ja com varios capitulos acumulados a nossa paciencia seria maior a respeito desses defeitos e aproveitaríamos melhor a obra!

    1. Sim sim, concordo com o que vc disse. Sem dúvida, o que mata mais ainda a história é o fato da periodicidade limitada.

      Eu não leio OP desde o inicio, na verdade comecei a ler na guerra de marineford. Antes eu apenas assistia o anime, o qual estava maratonando, vendo desde o inicio, só passei ao mangá quando alcancei o anime no Japão. Até ali, a história de OP era brilhante, e eu via sem parar cada episódio.

      Quando passei ao mangá, e tive que esperar toda semana para um novo capítulo, realmente o baque foi grande, mas ainda sim, aquela saga tinha um proposito específico, então, eu não achava que tudo estava enrolado, pelo contrário, considerando que era uma guerra, ter muitos personagens era inevitável, e nesse sentido, Oda trabalhou muito bem com cada um, dando o destaque necessário à medida certa.

      Agora é diferente, não estamos em uma guerra… Dressrosa e PH foram simples ilhas, não havia necessidade de expandir tanto, trazer tantas coisas novas, e etc. Na minha opinião, faltou/falta objetividade ao ODA. Que ele tem controle absoluto de sua história, isso é certo, mas as vezes parece que ele fica estendendo-a mais e mais, a medida que se é necessário.

      Acredito que não, mas é como se os lucros que ele vem recebendo, estejam influenciando a prolongar a vida de OP pelo máximo de tempo necessário.

      1. Eu discordo do seu ponto de vista, Naruto, Bleach e Gantz por exemplo sao mangas q axoq se encaixam no q vc falou de acumular valer a pena mas One Piece eu acompanho desde Amazon Lily semanalmente e soh passei a axar q a coisa nao andava pos time skip msm, axo q eh a enrolaçao atual msm e nao o fato de ter sido sempre assim

  5. Concordo com o que foi dito, o manga esta realmente bem devagar, não posso comentar muito a fundo, pois não sei como o pessoal que começou a acompanhar OP nos idos de 97, se sentia com a progressão lenta.

    O que realmente sinto é que, todos nós, tivemos uma onda de empolgação muito grande, durante as sagas de: Enies Lobby, (não Thriller Bark não, eu não curti),Sabaondy, Impel Down, que culminou na épica Marineford….depois de tanta ação, de tanta "fodeza" as coisas esfriaram e muito, Oda fez com que nos acostumássemos com o ritmo de capitulo épico atras de capitulo épico, e agora as coisas voltaram ao antigo modo, ilha em ilha e voltar a acostumar com a "lerdeza" que essas sagas possuem, é bem difícil.

    1. Faz sentido o que tu dizes. A sensação que nós tivemos durante todas essas sagas mencionadas, realmente é o de empolgação. Atualmente as sagas nos apresentam mais dúvidas do que certezas, além de terem um ritmo diferenciado, muitos capítulos para dizer pouca coisa.

      O que espero é que o Luffy não ganhe a fruta do Ace.

  6. Interessante…
    Com relação ao desabafo sobre os 46 capítulos e 10 meses de publicação do manga no arco da Ilha dos Tritões, acho que precisa reconsiderar. Sim, é evidente que foi muito tempo gasto com uma coisa só, mas não foram apenas o 7 últimos capítulos que valeram a pena.

    Quando este arco começou, logo quando Hachi deu as caras com um ar de "abandonei a malvadeza" deu pra sentir que a história iria estender novamente no assunto da descriminação que teve enfoque no arco da Nami. Achei muito relevante esse inicio. Mostrar a visão dos homens-peixe, mostrar o motivo da vilania de Arlong foi inteligente, mudou a minha visão do personagem. E mesmo que nós leitores estivéssemos cansados de certas histórias acabou sendo imprescindível conhece-la porque assim entendemos também como Jinbei é super importante pro decorrer de todo o resto do arco, e não faz o feitio do Oda escrever sem dar os detalhes. Até porque, Jinbei entraria na tripulação e como tal merece sua história bem contada. Então já senti que levaria um bom tempo com essa parte e não foi difícil aproveita-la.

    Já em Punk Hazard é necessário entender que One Piece está com seu mundo em processo de modificação constante e que o "One piece" está sendo deixado de lado pelos outros piratas que preferem o domínio do mar e posses de terras. A sociedade Pirata do manga tem outros objetivos (vemos isso nos Supernovas) e o que vejo é o Oda nos mostrando isso. O que leva outro bocado de tempo, que também pode ser muito bem aproveitado, pois alem de contar sobre Luffy e a galera do chapéu de palha, o manga se dispôs a contar sobre o mundo. Tanto no passado (com a Robin de orelha) quanto no presente. Ai entra o DoFlamingo, Kaidou, a akuma-no-mi do Ace e etc. Claro que as duvidas apareceriam. Oda mudou o foco, quando mudou de arco.

    Mas uma coisa eu concordo plenamente, as vezes independente do mangá (aqui coloco KHR) é maçante quanto todos os personagens se dividem em determinadas partes da história, chega a se tornar previsível. Essa é a problemática de envolver tantos personagens nos arcos.

    Pra finalizar, (ficou bem grande O.O) não acredito que Oda depois de 16 anos elaborando o mangá e convivendo com a história na cabeça dele de dia e de noite, precise rever os conceitos. Seria bom mudar certos métodos e deixar a coisa mais interessante, menos maçante, mas as vezes nós é que temos que tentar viabilizar nossa mente pra entender que não dá para ser extremamente linear em mangás shonen como One Piece. Por mais que o manga possa ser resumido por alguns como : "um garoto (que estica) que vai se tornar o rei dos piratas" ele é muito, muito mais abrangente.

  7. Posso dar meu pitaco? Eu tinha a pretensão de algum dia destrinchar esse assunto, mas acho que posso resumi-lo aqui em algumas palavras. Pra mim o que esfriou o mangá de One Piece é a forma narrativa que a nova fase possui.

    TUDO precisa puxar ALGUMA COISA. Personagens de sagas passadas, eventos interconexos com coisas que você precisa entender e saber para pescar a complexidade que a obra se tornou. One Piece ficou político demais. Perdeu-se o fator "pura aventura" que tinha antes da primeira fase.

    Agora tudo precisa ligar a marinha, com os supernovas, com os antigos mistérios, com Roger. Não, para. One Piece era genial quando tudo isso existia, mas era totalmente INDIRETO dentro do arco. Você pode pegar sagas passadas e apreciar de boa, sem martelar muito sobre o backgrpund que existe como um todo. Mas os arcos atuais não dá pra fazer isso, se você não está prestando atenção, você não está entendendo todo o rolo que One Piece se tornou.

    É isso que estraga o mangá atual. O compromisso de se levar a sério, quando no passado Oda era mais descompromissado. Os arcos existiam e pontas abriam e fechavam como extras no final dos mesmos. Agora parece que todos os arcos precisam de pontas soltas a todo momento, do começo ao fim.

    (continua…)

    1. (continuando)

      São detalhes demais sim, a aliança, a fruta do ace, o poder do Do Flamingo, o samurai… porra, será que precisava de tanta coisa assim dentro de uma mesma saga? Não é o ritmo que está lenta, são os elementos em excesso que atrapalham a diversão. A gente não tinha essa sensação de coisa demais quando a Vivi estava na tripulação e vivenciamos a saga da ilha dos gigantes. Ali tinham elementos em bom numero (a ilha em si, os gigantes de elbaf, vivi, os vilões que encontrariamos em arabasta), mas a coisa se mantinha simples. A partir que a tripulação do Luffy expandiu, Oda sentiu a necessidade de expandir mais a linha de contos paralelos dos arcos e ficou muito cansativo isso.

      O erro está aí pra mim. Não ficou tudo lento, ficou tudo muito compromissado. Para tudo. Pega o Sunny, joga a galera numa ilha maluca e deixa eles se divertirem com coisas bizarras. É só isso que One Piece precisa. De menos politicagem e conspiração. Sim, quando Water 7 veio isso explodiu as nossas cabeças… mas não dá para querer criar esse mesmo efeito a cada nova saga. Não precisa, o que se consegue com isso é o efeito contrário, acaba ficando tudo inchado demais e o efeito wow cai no cansaço.

      1. Realmente. Tudo tem ficado mais concentrado depois do Novo Mundo e se você piscar já era. Mas acredito que esteja assim porque antes os arcos seguiam em ilhas bizarras com encontros bizarros e juntando a galera pra tripulação. A Red Line é praticamente fazer a tripulação ficar completa e o Oda foi costurando maneirices e besteirinhas pra deixar tudo divertido (o que é genial). A partir do momento que "fechou o pacote" (sem contar com o Jinbei mais pra frente, mas é outra abordagem, como falei no ultimo comentário), é cair de cabeça no que sobrou. Ou seja, todo o resto. Sinto muito, a politica vai acontecer querendo ou não, e não é um erro. Vai ficar centrada nessa parte porque é no Novo Mundo que ela se instalou e onde é gerada as conspirações, o bando do chapéu de palha só chegou onde a coisa tava estourando. Fora que os estrangeiros não tem muito o que fazer. Se no caso, os japoneses estiverem desconfortáveis com o clima da história, até mesmo Oda vai ter que se adequar de alguma forma, afinal ele está na Shonen Jump. Se isso ainda não aconteceu e One Piece não voltou aos moldes de antigamente provavelmente os japas tão curtinho, ai nós brasileiros perdemos a força (isso se algum dia tivemos rs)
        Mas também sinto falta da descontração e babaquices que tinham no inicio e no fim dos arcos, e no momento não da pra contar com isso. Só resta torcer pra acontecer quando as coisas amenizarem.

      2. Concordo parcialmente contigo, axo q a saga atual sim sofre de excesso de plots, jah nas duas anteriores houveram plots desnecessarios e tudo foi muito arrastado, a saga atual eu já axoq esta andando bem. Sobre o mundo de One Piece em evidencia na trama principal, bom sempre foi um back ground msm mas as coisas estao crescendo e quando a isu axo q eh um momento de transição nos fatos tal qual antes da guerra porem com muito mais informaçao q realmente ta sendo dificil acompanhar, as tramas secundarias vem a tona pra q a saga em si seja sobre elas e este processo deixa tudo meio confuso, nao eh mais como akela citaçao q soh veremos oq eh daki a 20 volumes, eh algo q ta acontecendo e q daki 1 ou 2 volumes vai influenciar a historia principal

  8. Gostaria apenas de dar uma dica de manga para o pessoal.

    Leiam Feng Shen Ji.

    O manga é chines, totalmente colorido, e eleva a palavra Épico a um novo patamar.

    Sobre OP, já deixei minha opinião ali em cima 😀

    Abraços

      1. Opa, encontra em PT não cara. Acho que nenhum sub brasileiro tenha saco para recolorir.. Eu leio no kissmanga que é um site bacana, por permitir que se leia tudo em uma pagina só….ficar passando página é um saco. rsrs

        Fica a dica, o manga é absurdamente foda…para vc ter noção achei tão foda que fui atras dele em chines para poder ver, acabei vendo a 2º temporada Inteira em chines, e obviamente nao sei chines kkkk…
        o eggscan ta fazendo, ta uma olhada q vc vai gostar demais…

        Não precisa publicar esse coment não, é so para vcs conhecerem mesmo a obra, que é foda!!!!!

        Abraços

    1. Eu leio Feng Shen Ji a um tempão! Só que é coreano viu (até onde eu sei)?

      Fico muito, mas muito, feliz de saber que outros BR tbm leiam.

      Eu o considero tão bom que foi alçado a minha obra FAVORITA! E olha que eu acompanho semanalmente 23 obras, sem contar as que eu já conclui a leitura ou dropei.

      No mais, eu também sugiro Tower of God (outra obra sensacional) e gostaria de concluir dizendo que One Piece foi meu mangá favorito por muuuuuuuuuuuito tempo, mas acabou perdendo seu posto conforme eu comecei a ler mais e mais mangás.

      Ps.: Faz algum tempo que comento com amigos que os manhwas (os famigerados mangás coreanos) são em grande maioria muito melhores que os mangás atuais. Chega a ser bizarro em certo ponto, pois Historys Strongest Disciple Kenichi (ou só Kenichi) é muito semelhante em vários pontos ao The Breaker/The Breaker: New Waves (o NW é continuação direta do original citado). Entretanto, The Breaker é superior ao Kenichi em níveis absurdos… Detalhe, eu adoro HSDK, mas a superioridade coreana em bolar histórias sensacionais frente aos japoneses (na maioria das vezes) é gritante.

      Ps2.: Sugiro, enfim, Sun-Ken Rock como um mature manhwa (não é hentai viu?).

      Abraço!

  9. Eu sinto que realmente o manga ainda nao voutou depois de marineFord, Nao sei exatamente oque Oda deve estar pensando, sera que depois do choque de marineford eleesta achando que os leitores estao com medo de alguma chocante? Pra dar uma boa bombada no manga seria muito bem vinda uma luta de vida ou morte da tripulação contra do flamingo, pq desde que os nakamas ficaram Over power parece que nada os ameaçou, e isso ja ta ficando bem sem graça….

    e outra, alguem arrisca oq sera feita com a fruta do Ace? sera que o luffy ganha ela e simplesmente destroi ela ou sei la em homenagem ao Ace? eu tenho um puta medo do Luffy vir a engerir e ganhar os poderes dessa fruta, acho que ficaria bem sem graça. Qual o chute de vcs?

  10. Cara, com todo respeito, sua análise me parece simplista demais. Aparentemente, você pega a objetividade da trama como critério único ao julgar toda uma saga, chegando ao ponto de taxar quase que a totalidade de seu conteúdo como descartável.

    Os acontecimentos que você julga como relevantes a One Piece e que estão presentes em Fishman Island dizem respeito à espinha dorsal do mangá (Poneglyphs, armas ancestrais, Reino Antigo e por aí vai) e esquece que tais elementos sempre foram inseridos em doses homeopáticas no mangá inteiro. Se One Piece se resumisse apenas a essa trama em particular, a história seria consideravelmente menor (Lembra-se daquela velha história de que o mangá originalmente foi planejado para durar 5 anos? Então…). O mangá se tornou muito, mas muito maior que isso há muitos anos.

    Pior, você parece fazer pouco caso do tema da saga, sem dúvida seu maior trunfo. O preconceito/racismo é tratado com o respeito e cuidado que o tema merece. Oda é extremamente didático ao mesmo tempo em que não subestima a inteligência do leitor médio. Tem passagens fortes, que cutucam feridas ("Você é preconceituoso, mas não precisa passar isso aos seus filhos") e tem a fantástica cena da transfusão de sangue, inegavelmente uma das passagens mais bonitas e significativas do mangá até hoje. Oda faz uso exemplar da máxima "O meio é a mensagem" aqui. E tudo isso acrescenta, de certa forma. Absurdo imaginar que tudo isso podia ser descartado só para entregar as revelações que te interessam em poucos capítulos.

    O seu discurso se repete quando comenta Punk Hazard. "trouxe mais dúvidas que respostas." Sim, trouxe. Mas trouxe mais coisas também, que você acaba por ignorar na sua análise. Esquece que outro tema pesado é abordado (Revelando uma possível nova tendência do Oda no Novo Mundo), esquece a volta da boa forma do autor no que se refere à caracterização de personagens, esquece o nível crescente de imprevisibilidade que retorna ao mangá desde o time-skip, esquece as lutas muito bem desenhadas, esquece coisa pra cacete.

    Pra variar, a crítica ao arco de Dressrosa é a mesma. Cara, se você for analisar cada saga de One Piece pra ver se tem mais dúvidas que respostas, tu certamente vai parar de achar o mangá foda, ótimo, etc. Porque isso é uma constante em quase todas.

    Pior é o argumento do tempo acompanhando… 10 meses isso, 5 meses aquilo. Isso, no fundo só influencia a sua (ou a nossa) experiência de leitura e essencialmente não é um demérito para a obra. Daqui a 20 anos, se meu filho for ler One Piece, ele pode acabar Fishman Island num único dia, enquanto eu e você demoramos 10 meses. E aí, o One Piece que ele leu é melhor do que o One Piece que nós lemos? É a mesma coisa, o que muda é a experiência de leitura apenas.

    Por fim, fico com a impressão de que você (e não o autor ou o próprio mangá em si) criou uma expectativa irreal e usa isso como base para criticar o mangá.

    1. Exatamente. One Piece sempre foi enrolado, e sempre teve o enredo central avançando muito devagar, tendo sagas com enredos quase completamente separados. Isso é normal. Não se pode falar que uma saga foi inútil só porque a maior parte dela não avançou o enredo central. Se for assim, quase todas elas são inúteis. O que importa é que as sagas sejam divertidas.

      Eu estou achando a saga atual sensacional, uma das melhores do mangá. O excesso de personagens não me incomoda. São todos interessantes, e o Oda sempre faz eles convergirem pra um mesmo lugar não importa quantos tenha. Veja o coliseu por exemplo: quando você acha que já entendeu o que vai acontecer, surgem mais 5 gladiadores e muda totalmente a situação.

      Pra mim One Piece pode durar mais 30 anos, com 2000 personagens novos e 50 sagas. Vai ser a maior aventura já contada pela humanidade. E é assim que eu gosto.

    2. Olha eu continuo com o mesmo pensamento em relação à tudo que escrevi.

      Sim, ingnorei acontecimentos "relevantes" das outras sagas, mas será que esses acontecimentos, são realmente relevantes?

      Falar de preconceito não é algo novo em One Piece… o tema já foi abordado em, praticamente, todos os passados de membros da população. (Na história de Nami, de Sabo, do Zoro, do Chooper, fora outros personagens "menos" importantes). Gastar mais uma saga falando disso, para mim, é totalmente desnecessário sim. Certamente existem outros temas de impacto que poderiam ter sido utilizados (política é um deles, o que realmente vêm sendo muito bem utilizado).

      Em relação às outras sagas, que também "trouxeram mais dúvidas que respostas", tudo bem, realmente trouxeram, mas até quando isso vai acontecer? Se continuar assim, a história nunca vai terminar definitivamente. Quando é que o Oda vai começar a fechar alguns questionamentos que ele criou? Uma hora isso tem que acontecer, e NÃO pode acontecer tudo de uma vez, em uma única saga.

      E em relação ao tempo, minha critica realmente é em relação a NOSSA experiência de leitura, de quem acompanha semanalmente. Pra quem lê por volumes, ou maratona e pega tudo de uma vez, tudo que eu escrevi é totalmente inutil. Uma/dez/cem páginas a menos ou a mais não vão mudar nada para quem lê tudo de uma vez.

      Sobre a expectativa criada, não é só comigo… todos os leitores de OP querem muito saber como a história vai terminar… só que nesse ritmo, ela não vai terminar tão cedo. O tempo está passando, o Oda está envelhecendo, nós estamos envelhecendo, e muita coisa pode acontecer… É muito provável que o fim do mangá já exista em algum lugar super secreto para o caso do Oda não conseguir completá-lo, mas e quanto a todas essas pontas soltas?

      Se Deus o livre, acontece algo com o Oda, e ele fica impossibilitado de continuar a história, será que existe um "manual" para todas as perguntas sem respostas na trama? Para todas, é bem dificil…

      1. Sim, cara, obviamente são relevantes. Não sei se você percebeu, mas, de maneira grosseira, podemos dividir uma saga de One Piece em dois aspectos: 1) um plot bem grande, criado especificamente para aquela saga e 2) um plot minúsculo referente ao enredo central da obra.

        Você simplesmente ignora TUDO relacionado ao 1º aspecto e taxa como relevante somente o que está relacionado com o 2º. Isso está errado. Se você usasse esse mesmo critério para analisar todos os primeiros 60 volumes do mangá, então jamais One Piece seria um mangá ótimo, muito bom, foda, etc para você. Simplesmente não enxergo coerência alguma na sua argumentação.

        Já disse, One Piece é muito maior do que o seu enredo central e o próprio Oda trata a obra dessa maneira há muitos anos. A trama de assassinato da rainha em Fishman Island tem o mesmo peso da trama do roubo da chuva em Alabasta. São acontecimentos importantes dentro do plot criado especificamente para a saga. Óbvio que são relevantes dentro da saga. Ignorar isso é bobagem.

        E novamente a sua análise é simplista na questão do preconceito. Tomando como exemplo Arlong Park, o preconceito é usado como elemento narrativo para dar uma motivação/justificativa para Arlong fazer o que faz. O preconceito não é, aqui, o foco narrativo. E isso se repete nos outros exemplos que tu deu. O preconceito em One Piece era usada apenas como um elemento narrativo, seja para gerar conflito, para justificar ações/reações, etc. O Oda, de fato, TRABALHOU o tema em Fishman Island.

        Repetindo o que disse acima, "o preconceito/racismo é tratado com o respeito e cuidado que o tema merece". Percebe a diferença? Em Fishman Island, o tema, a ideia central é o racismo… E tudo, absolutamente tudo é construído a partir disso. O desenvolvimento da trama reforça isso, o desenvolvimento e a caracterização dos personagens serve para fortalecer o tema, as batalhas estão à serviço do tema, idem para a ambientação. Enfim, a abordagem é completamente diferente. O Oda realmente passa uma mensagem com essa saga, mensagem essa que ele NÃO havia passado em nenhum outro momento do mangá até então (Não passou com Nami, não passou com Zoro, nem com Sabo, etc). Acho absurdo você ignorar o que de mais valioso se tem na arte (A mensagem do autor/criador/etc) só porque você acha (ênfase no acha) que Fishman Island não trouxe nada de novo no que se refere ao tema.

        E por que as respostas não podem aparecer em uma única saga? Apresente algum argumento realmente objetivo que justifique isso.

        E só para encerrar essa questão de vez: Tanto o Oda como One Piece em si nunca deram indícios de que a estrutura da história seria diferente a partir do time-skip (Leia-se: teriam mais respostas que dúvidas rsrs). Então de onde você criou a expectativa de que seria assim? Só porque você pensou "Poxa, 16 anos de mangá, acho que agora vem as respostas"?

        Entendo perfeitamente que você esteja curioso pelo final (Eu também estou), mas não vejo sentido nenhum em criticar um desenvolvimento lento da obra AGORA, quando o desenvolvimento tem o mesmo ritmo desde 1997! lol

    3. Finalmente um comentário lúcido!

      A excitação que experimentamos a cada saga é diferente. Você não vai sentir de novo a mesma emoção que sentiu em alabasta ou em ennies lobby. Mas continuo achando saga após saga emocionante a sua própria maneira.

      O Oda intercala magistralmente climax e anticlimax não só dentro das sagas, mas também no ritmo da obra. Marine Ford foi um grande climax e fechou a primeira parte da história. Foi mega fodástica em muitos sentidos. Mas tentar manter aquele ritmo ia cansar e desgastar o leitor.

      Assim ele começou o novo mundo devagar, estruturando as histórias com calma e sim ir introduzindo novos elementos que vão formar a tapeçaria do que está por vir assim como foi no início quando ouvimos falar pela primeira vez dos shichibukai ou do barba branca e do barba negra.

      É claro que há referências constantes ao resto da história! Se esses elementos fossem esquecidos de que adiantaria ter introduzido eles a princípio? Com certeza iam reclamar de pontas soltas…

      Estou muito feliz que o Oda esteja sabendo dosar as coisas. Nem muito devagar (a novidade e a ação continuam fluindo) e nem muito rápido (indo direto para as lutas importantes ou entregando os mistérios por entregar). Nunca vi uma história ser conduzida com pulso tão firme, ainda mais por tanto tempo. É completamente sem precedentes!!!

      Só rezo todo dia que ele viva para por o ponto final nessa obra prima!!!

  11. Complicado falar de OP, meu mangá favorito há 10 anos, 11, pra ser mais exato.
    Mas eu senti uma "mudança" desde que a tripulação foi separada, parece que o Oda "perdeu" uma parte de si.
    Tanto que somente em alguns trechos da Ilha dos Homens-Peixe (odeio a palavra "tritão, masculino de sereia, sendo serena(o) a raça em si) senti aquele velho ímpeto de One Piece. E eu não gostei de Marineford e nem o autor gostou – li uma entrevista recente em que ele se dizia surpreso pela tamanha aceitação da saga, que foi sofrida para ele – e foi exatamente quando o mesmo começou sua crise de amigdalite.
    Acontece que uma obra sofre junto com seu autor…e como o Oda vem sofrendo há vários anos com esta doença que o persegue e que não melhora, pois ele não descansa (desenha até no hospital!), ocorre que sua "imaginação" vem decaindo…mas devo dizer que adorei Punk Hazard, principalmente seus capítulos iniciais – quem não curtiu a aparição do dragão, a ilha metade fogo-metade gelo (e a explicação para tal bizarrice).
    Tenho fé que o mangá terá um final excelente e coerente com todo seu enredo. Oda apenas está enrolando, para seu próprio gosto e para o delírio dos fãs (e da Shonem Jump e cia., que lucram horrores com OP).

    1. Ele não diz que a saga foi sofrida, ele diz que sempre encarou Marineford como um "desvio", algo que fugisse um pouco do que One Piece era até então e por isso ficou surpreso com a aceitação do público.

      1. Ah cara, saquei isto nas entrelinhas…tem a entrevista no site da One Piece Ex, só procurar…acho que é de 2010. Ele não curtiu a saga, isso tenho certeza…tanto que diz depois que esta guerra é "fichinha" perto da última batalha, lá pelo final de OP…

        1. Acho que eu não sei mexer no site da One Piece Ex, então procurei outras fontes. lol Ao que parece, a entrevista na qual o Oda menciona Marineford é bem mais recente (Ano passado) e a conversa foi assim:

          Nakata: Many are looking forward to what happens next in One Piece. Could you give us a message for them?
          Oda: One thing that motivates me to keep drawing One Piece is that I want to draw the last chapter. The last chapter is amazing! I imagine a final chapter that will make the Marineford arc look like nothing.
          Nakata: Seriously?!
          Oda: The Marineford arc really felt like a side trip to me. I didn’t expect it to be so popular. So I don’t know how readers will take this one. But the thing I think is really interesting will be in that last chapter. Until then, I’d like as many of the fans as possible to stick with me.
          Nakata : Believe me, they will. I’m looking forward to finding out what happens next, too!
          Oda: Yessir!

          Em nenhum momento ele dá a entender que não gostou da saga. Considerá-la como "side trip" não parece ter uma conotação negativa aqui.

  12. Como tem muito texto nos comentarios vou tentar ser objetivo. Sim pos time skip ele tem enrolado a historia em plots desnecessarios e etc nas sagas dos tritoes e punk hazard foi triste de ver isu, jah em dressrosa ele melhorou isu, unica parte q ta realmente off eh o torneio q em si tem sua relevancia mas ta enrolando demais com mutia gente random q soh aparece pra levar sapeco, de resto tudo parece relevante porem ainda sim ele peca no muito de plots q confudem ateh o leitor mais atento. Amo One Piece, meu manga favorito a uns 6 anos pelo menos mas jah foi melhor devo admitir

  13. Discordo sobre que a ilha dos tritões foi descartável
    ela sim respondeu muitas perguntas
    e uma delas, é porque diabos tritões e humanos se odeiam, quem foi o herói da princesa hancock, quem foi aqueles que tinham um ideal de que todas as raças pudessem sim viver em paz, ideia tirada de martim luther king por exemplo

    dizer que foi descartável é a mesma coisa que dizer, dane-se a história quero porrada, tripa voando, sangueeeeeeeeeeeeeeeeeee, e one piece não é só porrada e sangue voando, tem história e na minha opinião a ilha dos tritões foi a melhor saga de todo o one piece, para mim one piece me ganhou com aquela saga, por mexer muito com aliança, governo, preconceito, justiças, ideais, praticamente one piece tornou-se um outro nível naquele momento u.u

    agora o arco de dressrossa para mim está muito ruim, esse arco esta muito fraco, claro que quem gosta só de porrada é um prato cheio….

  14. É por essas q não tenho nenhuma pressa em ler OP. Há algumas semanas li o 421 [ou seja, o próximo a ler é o 422, hehe, mais fácil de lembrar] e parei um pouco pra ler outras coisas.
    E tb estou fazendo com os outros, Bleach parei no 419 e Naruto no 639, tô sem saco pra acompanhar mangas semanais.

    1. verdade cara , ja brekei vagabond, the walking dead, e series de tv tambem, acho que ler a obra por completo e muito mais gratificante, pois ao ler periodicamente, a ansiedade de ver o enredo andar acaba prejudicando a leitura, por exemplo as cronicas de gelo e fogo li o livro somente até o festim, so lerei a dança dos dragoes quando martin anunciar o lançamento do novo livro. enquanto isso saro essa ansiedade acompanhando series de tv, anime etc.. que me foram recomendadas que nao tive a oportunidade de ainda ver! por exemplo recentemente concluir fullmetal alchemist, muito bom o mangá e o anime!!

  15. Eu ainda acho que o maior problema é que quem acompanha semanalmente se acostumou com ritmo das Sagas de Impel Down e Marineford, onde todo capítulo era agitado, uns de tirar o fôlego, e não tinha eventos paralelos já que apenas o Luffy estava na saga.

    Depois do time skip voltou a ser aquele padrão, claro com mais personagens do que no começo de quando entraram na Grand Line.

    Estou acompanhando a história pelo mangá da Panini que está na saga de Alabasta, uma das preferidas de todos e lá também temos vários elementos na saga. É Bando do Chapéu de Palha, é exército rebelde, é Baroque works, é exército real, é a Vivi, é o Rei, é o Ace que apareceu ficou um capítulo, deu o vivre card par ao Luffy falou que estava procurando o BN, que aliás havia destruido a Ilha de Drum do Chopper( e eu nem lembrava disso). Acompanhando cap a cap é muita coisa, mas hoje como temos a visão da saga fechada e ainda com a história bem avançada, muita coisa se encaixa. Sabemos por exemplo que o papel que o Ace deu era o Vivre Card, sabemos quem é de fato o BN.

    Por exemplo aqui quem se lembrava que o reino dos anões havia sido citado pelo Nolan la na distante saga de Skypea. Oda continua amarrando tudo, a diferença é que como hoje temos mais integrantes na tripulação o volume de informações acaba sendo um pouco maior mesmo.

    E tem o fato também de poucos terem visto Alabasta e Skypea cap por cap, a maioria viu o início de One Piece em uma tacada baixando dos fansubs.

    1. Olha, acompanhei Skypea capítulo por capítulo e afirmo que foi massante! Mas no final compensou e muito! A luta entre o Luffy e o Enel e a história do Norland são sensacionais! Ou seja, estou acostumado com este ritmo de One Piece mas não me surpreendo mais com o mangá quanto na época de W7, por exemplo…

  16. Na minha opinião OP sempre foi lento demais e isso não vem das últimas sagas… tenho a impressão que com muito mais hiato e menos tempo de publicação, HxH tem muito mais acontecimentos relevantes. Na verdade Oda quer passar o resto da vida ganhando grana com One Piece, pois se quisesse respondia tudo rapidamente… Ultimamente ele gasta várias páginas do capítulo apenas apresentando personagens novos. OP é foda, mas atualmente leio para passar tempo, sem esperar muitas respostas ou explosões de cabeça.

    Até Naruto explode minha cabeça com mais frequência que One Piece, não que isso tire o mérito da obra como um todo ou eu ache menos foda, mas simplesmente anos lendo uma história com uma evolução lenta, faz com que as coisas sejam frias a maior parte do ano, com 2 ou 3 capítulos, no máximo, verdadeiramente empolgantes por ano.

    De qualquer jeito é um dos 5 melhores shonens de todos os tempos, colocaria ali do lado de Dragon Ball, Rurouni Kenshin, Hunter x Hunter e Yu Yu Hakusho.

  17. Sou só eu que acho foda o Oda colocar um cliffhanger com um almirante, um shichibukai e o maior crime lord do mundo face a face, com todos os personagens em movimento e pular para outro ponto desconectado sem deixar cair a peteca?

    O próximo capítulo sempre é um enigma! Vai rolar quebra-pau do law? Eles vão fugir? Vai mostrar o fim do torneio? O nível de adrenalina vem escalando bem rápido na minha opinião.

    Além disso o Oda tá preparando uma boa pro Usopp… ou vai ser épico ou vai ser hilário! Usoland!!! hauhauahuahauha

  18. O Oda não tem nem 40 anos, fica tranquilo. Ele começou a fazer One Piece bem jovem. Essa é a obra máxima da vida dele, o seu magnum opus. O cara tá tentando criar algo de uma grandeza que nunca se viu antes, e na minha opinião ele tá conseguindo.

  19. Concordo plenamente! É exatamente assim que analiso.

    A excitação que experimentamos a cada saga é diferente. Você não vai sentir de novo a mesma emoção que sentiu em alabasta ou em ennies lobby. Mas continuo achando saga após saga emocionante a sua própria maneira.

    O Oda intercala magistralmente climax e anticlimax não só dentro das sagas, mas também no ritmo da obra. Marine Ford foi um grande climax e fechou a primeira parte da história. Foi mega fodástica em muitos sentidos. Mas tentar manter aquele ritmo ia cansar e desgastar o leitor.

    Assim ele começou o novo mundo devagar, estruturando as histórias com calma e sim ir introduzindo novos elementos que vão formar a tapeçaria do que está por vir assim como foi no início quando ouvimos falar pela primeira vez dos shichibukai ou do barba branca e do barba negra.

    É claro que há referências constantes ao resto da história! Se esses elementos fossem esquecidos de que adiantaria ter introduzido eles a princípio? Com certeza iam reclamar de pontas soltas…

    Estou muito feliz que o Oda esteja sabendo dosar as coisas. Nem muito devagar (a novidade e a ação continuam fluindo) e nem muito rápido (indo direto para as lutas importantes ou entregando os mistérios por entregar). Nunca vi uma história ser conduzida com pulso tão firme, ainda mais por tanto tempo. É completamente sem precedentes!!!

    Só rezo todo dia que ele viva para por o ponto final nessa obra prima!!!

  20. Gabriel, Feng Shen Ji é chines (Manhua (Chinese). Em minha opinião é o melhor manga da minha lista, acompanho cerca de 20 mangas semanais.

    TOG é mto legal tb, eu leio a tempos, Sun-Ken Rock também leio e é bem legal. Dê uma olhada em Noblesse, mto bacana também.

    Outros que indico da china totalmente coloridos são: Lawless e Heroes of Spring and Autumn.

    Para quem quer ação além de The Breaker, vale a pena conferir, Veritas….pena que não foi continuado, mas vale a pena ler mesmo assim.

    Abraços

  21. gente eu gosto desse jeito sabe o doflamingo perdeu mais ainda tem os yokou elbaf wano marinha 7 shichibukai enel revolucionarios, muita coisa, mesmo e no final todo mundo realiza seu planos daqui a 30 anos acaba e pronto

  22. ah faltou tenryubito roger restante da tripulação do barba branca ahh e pode ter novos chapeus de palha e o jinbe axo q morre antes de se tornar um da tripulação

  23. não concordo com vc realmente ilha dos tritões e punk hazard naum foram tao fodas mas dressrosa ta realmente empolgante!! daí pra frente aposto q só vai melhorar mas vc ja deve ter mudado de idéia visto q o post é do inicio de dressrosa! lembrando q eu não tenho pressa de ser corrida a estoria visto q é muito bem trabalhada, melhor do q fazer algo corrido e sem nexo

  24. “O restante foi tudo praticamente descartável, ou vão me dizer que toda aquela história de preconceito com os tritões, transfusão de sangue, assassinato da rainha, e etc realmente contribuíram em algo para a história.” Falou muita merda aí já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.