Tom & Jerry: se adaptar é censurar?

Desenhos e filmes politicamente incorretos precisam de um espaço, mas não na TV!

Antes de mais nada vamos deixar claro alguns pontos. Vivemos na Era do Politicamente Correto. Isso não quer dizer que concordo com tal filosofia. Não acho que o politicamente incorreto faz tão mal quanto o Governo ou uma minoria que levanta tal bandeira pinta por aí. Também sou contra a censura, mas entendo porque existem limitações aqui e ali dependendo do espaço onde uma obra está sendo exibida.

Dito isso, esse tem sido a semana em que alguns locais na internet resolveram malhar o Cartoon Network porque o canal decidiu que alguns dos desenhos antigos do Tom & Jerry não são mais adequados ao tempo em que vivemos e vai parar de exibir alguns destes “episódios mamilos”. E é verdade, há desenhos antigos, tanto do Tom & Jerry, quanto do Pica-Pau, quanto dos Looney Tunes onde há piadas fortes com temas em que talvez as crianças de hoje não precisem ver de forma gratuita em desenhos animados, como racismo, alcoolismo e por aí vai.

Mas é correto dar sumiço nessas obras produzidas em tempos onde ninguém entendia bem o que era correto ou não existiam limites?

Então, veja bem. Não acho que destruir, esquecer ou banir esses desenhos contraditórios da sociedade sejam a maneira correta de lidar com essa situação. Porém vale também dizer que o Cartoon Network não é um museu, onde ele é obrigado a mostrar tudo que já produziu, incluindo desenhos do passado que causam problemas na Era do Politicamente Correto. E vivemos esses momento na nossa história não pode culpa de um canal de TV, mas por um senso comum entre Governo e sociedade, que aceita esse tipo de controle rígido de nossos órgãos regulamentadores.

Tem muita gente em chamas na internet essa semana alegando que o CN está negando a sua própria história ao banir alguns episódios de Tom & Jerry da sua grade. Revoltados e querendo a cabeça do canal por isso. Não, para! A gente esquece que desenhos com episódios banidos é algo que sempre existiu e sempre vai existir. Pokémon até hoje possui episódios que nem foram dublados no ocidente. Produções do Cartoon como A Vaca e o Frango possuem alguns episódios proibidos, em vários lugares do mundo. Pica-Pau e Looney Tunes já tiveram episódios esquecidos no tempo pelos mesmo motivos na qual Tom & Jerry está passando, sendo que essa também não é a primeira vez que se discute certas polêmicas do desenho.

O CN é um canal infantil, não é um canal para adultos ou nostálgicos. O canal não está negando a sua história, ele está apenas se adaptando aos dias em que vivemos, onde tudo tem que ser correto. Me admira até que o canal ainda consiga produzir desenhos como Apenas um Show e Hora de Aventura, onde há também muita coisa politicamente incorreta, mas mostrada de forma indireta e sutil, em que as crianças não conseguem entender, mas nós entendemos. Não é censura adequar a sua programação e evitar transtornos com órgãos que avaliam e cuidam do que é exibido na TV, ainda mais para os menores de idade.

Alias até vale parar pra pensar que de todos esses marmanjos reclamões sobre o caso do Tom & Jerry, quantos deles levantam as sete da manhã para assistir o desenho? Você acha que a criançada vai dar por falta de um episódio ou outro? A gente quando criança nem percebia que Caverna do Dragão não tinha fim ou que Chaves e Chapolin sempre foi exibido de forma incompleta (foi o Cartoon Network alias que resgatou alguns anos atrás os episódios que o SBT nunca exibiu). A criançada simplesmente não se importa, porque o cérebro da crianças adora rever 500 vezes o mesmo episódio de um desenho qualquer. Já a gente, não aguentaria assistir 5 episódios seguidos de Tom & Jerry hoje, sem começar a ficar sonolentos.

Mas o que fazer com os desenhos do passado, banidos e politicamente incorretos que não estão na TV?

Citei o conceito de museu mais acima, mas não quer dizer que esses desenhos devem ir para algum prédio para exposição pública, tal qual fazemos com instrumentos de tortura do passado ou ossos de dinossauros, apesar de que não é uma má ideia um museu do desenho animado…

A solução está na imagem que abre esse post: o mercado de Home Video. Esses desenhos do passado precisam ser restaurados e lançados de forma livre, para que adultos, nostálgicos, colecionadores possam adquirir e terem para sempre essas relíquias. Deve ser um produto fabricado pensando nesse público, nessa situação de que alguns desenhos antigos se encontram.

Lá fora o primeiro box clássico do Tom & Jerry foi lançado e foi alvo de críticas quando deixaram de fora dois curtas que deveriam estar pela cronologia dos episódios. A galera chiou, deram reviews negativo, não compraram o box enquanto não rolasse a promessa de que no segundo box, os episódios limados do primeiro box estivessem no segundo box. Aí sim é uma reclamação e um protesto mais do que válido.

Não deve haver cortes ou censuras no mercado de Home Video. Até porque quando você compra um filme ou desenho, é você que decide se uma criança, seja filho ou sobrinho ou quem quer que seja pode ou não assistir essa obra feira em outros tempos, com pré-conceitos e contextos diferentes dos que existem nos dias de hoje. Cabe aí ao adulto contextualizar e explicar porque esses desenhos são errados nos dias de hoje e porque ninguém dava a mínima pra isso no passado. E note que o acabamento desse DVDs e BDs lá fora não tem apelo infantil. Exatamente porque não é para ter.

Um DVD ou BD infantil lá fora, quanto é voltado para a criançada, ele vem com 3 ou 4 episódios, com uma hora ou uma e meia de duração, que é exatamente o tempo em que uma criança tem saco pra ficar em frente a TV assistindo a mesma coisa.

E aqui no Brasil? Por aqui a situação é meio triste porque nosso mercado de Home Video é meio merda. Existem os DVDs de séries infantis (BD é muito raro), mas carecemos de produtos voltados ao colecionador e nostálgicos. Há uma certa confusão em como os distribuidores devem tratar esses produtos por aqui. Aí ou não vem, ou vem mutilados, divididos em discos individuais e pensando no público errado. E é isso que os brasileiros deveriam se revoltar, protestar e cobrar, por um mercado de Home Video que saiba tratar melhor esses clássicos que estão cada mais mais longe da TV.

Felizmente temos a internet, o you tube e outros meios de suprir essa carência do mercado de Home Video. Mas não acho que deveríamos malhar um canal de TV quando o mesmo resolve se adequar aos tempos certinhos em que vivemos. Não cabe a eles serem a solução para pobreza de qualidade e dedicação do nosso mercado de Home Video.

Fechando…

Em resumo… entendo a raiva de muitos quando escutam que Tom & Jerry possuem episódios banidos da TV, mas entendo porque os canais precisam se adaptar e tirar esses casos do ar, porém me revolta que nos falte alternativas reais para termos esse conteúdo em nossas casas, para que possamos decidir o que ver ou o que nossas crianças podem ou não ver.

Não acredito que os desenhos antigos estimulassem a violência, os vícios como o do álcool ou do cigarro ou os valores preconceituosos, mas isso não significa que também é certo deixar nossas crianças vendo certas cenas onde hoje, a gente entenda o quanto isso é errado ao mostrar um personagem infantil fazendo isso frente a uma criança. Nunca novela, num filme para adultos claro que isso vai existir, mas são obrar voltadas para nós, os grandinhos, se acriança está assistindo com os pais tais produção, cabe ver o que a criança está filtrando disso. Não é a mesma coisa que deixar o Bob Esponja ou Mickey fazer o mesmo numa animação infantil, sendo personagens criados para se comunicar com os pequeninos.

Eu entendo o quanto o politicamente incorreto é um porre, mas também entendo porque ele existe e porque as vezes se faz necessário. E acho que há lugar sim para o incorreto e o errado existir, mas é tudo adaptação e adequação. Family Guy é a prova viva disso, ele é exibido na hora certo, no canal certo, para o público certo.

Sendo assim, não acho que o Cartoon Network está tomando decisões erradas no caso Tom & Jerry. E acho um exagero sem tamanho como algumas pessoas vem escrevendo por aí dizendo que o canal está apoiando a censura ou negando sua própria história. Tudo tem sua hora e lugar e se chegou a hora de alguns momentos clássicos do Tom & Jerry irem para um outro lugar que não a TV não podemos fazer nada, a não ser cobrar e pedir para um melhor mercado de Home Video para esses clássicos banidos da TV, pois é aqui a casa em que eles precisam repousar e descansar e nos divertir com todo de errado que fizeram no passado, quando quisermos relembrar um pouco desses momentos.

 É isso!

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Gostei muito da sua reflexão Thiago. De fato o politicamente correto as vezes pode ser chato mas é necessário em alguns casos. A imagem do tom fazendo um cigarro lembrou-me como era comum personagens de desenhos animados que fumavam. Coisas desse gênero hoje são vistas com outros olhos, até certo ponto com razão. Também concordo com você no que diz a respeito do mercado Home Video. Se a distribuição do conteúdo fosse mais eficiente, não haveria motivo para revolta das pessoas contra o CN uma vez que existiria opção para as mesmas de assistir os episódios.

  2. Eu havia visto a notícia por alto, então pensei que o CN tivesse banido da grade e não censurado alguns episódios. Pena que isso não muda a minha opinião.
    O politicamente correto é algo que já encheu o saco. Até concordo que em determinados assuntos ser político faz parte do bom senso, mas em outro mais atrapalha do que qualquer coisa.
    Tudo bem que existem episódios que até merecem ser banidos, como esse da imagem do Tom esquartejando o Jerry, mas um cigarro aqui, uma arma de fogo ali, acho até que ajuda a criança a não crescer achando que o mundo é um mar de rosas. Daria como exemplo a censura ao cigarro do Sanji e os charutos do Smoke na versão ocidental de One Piece, acho que é menosprezar demais a capacidade de entender o que é certo e errado dos pequenos e ainda encolher ainda mais a participação dos pais na hora de ensinar isso no mundo corrido de hoje. Já vem tudo a conta gotas, a criança cresce sem se questionar.

    Acho que o que havia pra ser tirado, já foi. Censurar o que sobrou é um exagero e só abre portas para que o mesmo seja feito com outras animações. Em uma visão pessimista da coisa, já da pra se despedir da cara de psicopata do Pica-Pau em alguns episódios (cresci tendo medo daquela cara), da violência gratuita de um Coyote e Papaléguas mas que no fundo ensina a não desistir e dos episódios do Hortelino e Eufrazino atirando pra lá e pra cá.

    Proibir certos episódios não é se adaptar. Se adaptar é como o novo Show dos Lonney Tunes faz. Trás a modernidade pra um ambiente conhecido por diversas gerações de pessoas, reduz drasticamente a violência mas não perde a essência do, tão cult hoje em dia, "politicamente incorreto" que o Patolino abraça com tanto fervor e que o Chiquinho Gavião acentua a cada galinha que tenta roubar, por exemplo.

    No final das contas, reciclar e trazer algo novo no lugar do antigo, tira a animação do ar da mesma maneira. Mas eu, como pessoa, me sinto muito mais a vontade com alguém se dando ao trabalho de repaginar do que simplesmente proibindo por proibir a minha pessoa e meus futuros filhos de assistir algo.

    Não entro nem na questão de poder achar algo na internet ou comprar os DVDs. O problema em si é a televisão impondo cada vez mais o que vc deve ou não fazer, e isso a criançada que assiste a CN ainda não entende, e pelo andar da coisa nem vai entender.

  3. Uma coisa pra min não ficou clara. Tipo, esses episódios estão sendo removidos da grade por imposição de algum órgão público ou por iniciativa do próprio canal?
    Porque se for uma iniciativa espontânea do canal modificar sua grade, pq eles acreditam ser mais conveniente por qualquer motivo que seja, então não faz o menor sentido falar de censura. Agora se houve algum tipo de pressão governamental nessa mudança, aí sim a gente tem que olhar o caso com mais atenção.

  4. Tanto papo sobre ser certo ou não deixar uma criança ver cenas dessas hoje, parecem ignorar que assistimos isso quando nós mesmos também éramos crianças. Sem falar que as de hoje têm acesso fácil a muito mais. Não entendo não.

  5. A mente das crianças de hoje estão bem mais avançadas do que um simples gato fazendo de tudo para capturar um rato. Acho um absurdo essa onda politicamente correta banir logo os meus episódios favoritos (claro que aquele episódio em que o Tom bate em 3 gatinhos pendurados no varal me deixa apavorada), porém, no meu ponto de vista hoje (pois ainda assisto), Tom & Jerry é um desenho irreal mas com sentimentos normais do ser humano como ódio, arrependimento, amor, traição (quem não se lembra do tal suicídio dos dois?) entre outros que aprendemos lidar no decorrer da vida. Cresci assistindo os clássicos (viciadamente) e acredito que ajudaram muito na minha formação, mas os tempos mudaram, não é mesmo? Não crítico a CN, é injusto acusa-los de algo. Farei um DVD e deixarei meus filhos assistir futuramente, pois os desenhos atuais são bem mais incorretos além de chatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.