Reflexão: O que você quer ver ao visitar um blog?

É preciso dar o que o leitor quer ou o que ele ainda não sabe que quer?

Já parou para pensar em quantos sites você visita diariamente? A internet hoje é como um grande cardápio com uma infinidade de assuntos, porém nem tudo é original e criativo. Assim como acontece na TV as reprises e conteúdo semelhante ou idêntico estão espalhados por todo o canto, cabe a cada um separar aquilo que lhe é mais proveitoso.

Claro que esse ritmo vai mudar de pessoa a pessoa, e das circunstâncias individuais e pessoas de cada internauta. Você entra apenas algumas horas diárias na internet? Ou fica constantemente online todos os dias, seja em casa ou no trabalho ou até mesmo em qualquer lugar por meios que permitam a entrada do mundo virtual (como os smartphones)? Você segue uma rotina virtual? Dá para notar que existem vários perfis de internauta, mas aqui, vou refletir num quadro geral, onde a internet é uma constante, onde as pessoas passam tempo o suficiente para serem seletas naquilo que querem encontrar e ver. Sendo assim, quando você entra num blog, como o Portallos, o que espera encontrar?

Primeiro preciso definir que tipo de blog o Portallos é. Nós somos um blog que atualmente foge um pouco da curva do que diz que um blog precisa ser para ser bem sucedido. O modelo hoje de internet pede por espaços de nichos especializados, ou seja, onde o foco seja mais direcionado a um universo mais próprio e específico, como, por exemplo, apenas cinema, apenas séries, apenas mangás e animês, apenas games etc. A salada de frutas que o Portallos insiste em ser é um gênero complicado de se lidar, em parte porque os internautas não possuem tanta paciência para um espaço abrangente que aborde muita coisa que não seja de seu interesse ou ele em si esteja buscando apenas algo bem específico. O Portallos então pensa fora da curva e por isso possui metas e números como de visitas, acessos, fidelidades que mais parecem uma montanha russa, com vários altos e baixos de tempos em tempos, tornando as vezes as coisas bem imprevisíveis, sem saber se estamos crescendo ou murchando.

Mas essas incertezas não são necessariamente algo ruim, pois permite que o espaço aqui seja um verdadeiro laboratório de experiências em vários sentidos, como a de criar praticamente qualquer tipo de conteúdo, além de outros elementos mais técnicos como estilos de layout e formatos de texto e imagens para propor a exposição do material criado, o livre-arbítrio de quebrar a quarta parede e poder conversar livremente com os leitores (como esse texto está fazendo) sem a necessidade de manter qualquer neutralidade em qualquer assunto debatido, indo até mesmo as experiências relacionadas a com formas de monetizar conteúdo sem a perda de qualidade de conteúdo, valendo até mesmo posts patrocinados por sites de anúncios gratuitos, postagens colaborativas, banners nas laterais que nos alertam de conteúdos relevantes ou até mesmo links comissionados. Há muito coisa que se aprende com um blog elástico e flexível como o Portallos.

Outro ponto sempre de muito discussão é sobre quantidade de conteúdo diário. Nestes últimos três meses rolou uma experiência nesse sentido por aqui, onde em julho dobramos nosso conteúdo (69 posts), em agosto voltamos ao normal (30 posts) e em setembro cortamos do normal para a metade das atualizações (13 posts). A princípio pensei que essa variação na quantidade de postagens iria impactar alguma coisa, positivamente ou negativamente, mas para minha surpresa nada mudou (seja em visitas, cliques e pages views analisados pelo Google). Tudo se manteve na média. Nem mesmo participações e comentários dos leitores sofreram alterações. O que prova que o leitor fiel entende um pouco o blog, sabe que muitas vezes a qualidade supera quantidade em certos momentos. A linguagem e o formato como as coisas são construidas aqui causam essa sensação de que uma boa matéria vale mais do que um monte de postagens medianas que você pode encontrar por aí.

Claro que isso não quer dizer que o leitor também não busca coisas mais simples, como notícias ou vídeos, onde ele quer apenas ficar por dentro do que está rolando de novidade no universo em que ele acompanha. Ou até mesmo coisas gratuitas, como dicas para promoções ou wallpapers prontos para serem descarregados para seu PC, ou até mesmo coisas mais indiretas, como pedidos de links nos comentários para descobrir onde baixar um mangá ou série que uma postagem esteja abordando. É preciso equilibrar esses dois mundos então, do conteúdo original e do vapt-vupt diário de assuntos cotidianos e dicas em que o leitor possa tirar algum proveito.

Vale dizer que estou dando a minha visão, como editor, do que acontece com o blog. Sei também que há vários problemas na estrutura do mesmo que não estão ao gosto de muitos leitores, como o tempo de carregamento do site, a extinção de colunas que foram importantes para criar o prazer habitual de nos visitar, a lacuna de oportunidade para falar de certos assuntos que casariam com a abordagem do blog etc. E é até por isso que estou abrindo esse espaço, dando essa oportunidade para você opinar e dizer o que quer ver ao nos visitar.

O Portallos sofrerá uma reforma num futuro, que ainda está um pouco distante, mas isso não significa que não irei continuar mexendo e testando coisas no modelo atual dele. Internamente estamos sempre pensando em dar aquilo que o leitor ainda nem sabe que quer, mas as vezes também não faz mal perguntar ao mesmo: O que você quer ao visitar nosso blog? Há algo que lhe incomoda? Sente falta de alguma coisa? Diga aí e participe a construir um espaço mais divertido para você mesmo! 😉

 

 

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. 2 pontos na minha opinião
    Há algo que lhe incomoda?
    A frequência com que conteúdo novo é postado. Isso pq o portallos é um site que eu acesso praticamente todos os dias, então meio que me faz falta ver algum conteúdo novo aqui. Mesmo assim a redução dessa frequência é perfeitamente compreensível (qualidade >quantidade)
    O que você quer ao visitar nosso blog?
    Mais posts como :
    Tom & Jerry: se adaptar é censurar?
    O que dizem os números de Mighty No. 9?
    Reflexão: questionamentos sobre o amor…
    Esses foram muito bons mesmo! Gostei muito de como esses assuntos tão diferentes, foram abordados de maneira profundo e complementaram o conteúdo do site. Além disso, eles propõem discussões muito interessantes para os comentários.
    Acho que é isso XD.

  2. São posts como este que me fazem gostar tanto do blog com reflexões e a opinião sincera do escritor. Já que o chefe perguntou, sinto falta, assim como muitos "órfãos", do Conversa de Mangá, coluna muito apreciada por quem acompanha a um bom tempo o blog. Muito bem foi explicado o motivo pela descontinuação da mesma, mas de vez em quando sempre bate aquela saudade. Bom como sugestão, seria interessante um post com uma compilação de coisas interessantes que o pessoal anda acompanhando que eles recomendariam. Seria algo descompromissado e sem muitos detalhes, algo mais como uma recomendação simples para instigar a procura.

    1. Complementando a sugestão do atosferreira, seria realmente interessante ver um post semanal de vocês com as coisas que vocês andam assistindo, jogando ou lendo. Vocês não precisam fazer um resumo de qualidade, uma resenha detalhada ou coisa do gênero, apenas sugestões para fazer com que a galera fique antenado sobre o que vocês andam fazendo. Digo isso porque seria interessante para futuras postagens ter uma maior interação entre os usuários que acompanham o blog e os próprios blogueiros. Todo mundo ficaria em sincronia para que haja discussões calorosas que acredito que seja o ponto principal para que o blog fique bem interativo. Ficou meio repetitivo o final mas é isso, apenas para dar ênfase sobre o que eu queria dizer.
      E um outro ponto que eu queria sugerir, seria a ideia de fazer um esquema de comentário semanal de alguma série em específico que anda passando. Como já estamos na temporada de outubro de animes, seria muito interessante se vocês acompanhassem alguma das séries semanalmente até o fim dela.
      E pra finalizar, queria muito que vocês fizessem análise de games populares ou indies. Sinto falta de algo do gênero, pois os únicos sites de games que eu ando acompanhando são só o blog de vocês e alguns canais do YouTube. Eu geralmente quando faço compras de games, eu julgo o livro pela capa, sim eu sei que é errado mas eu não ando tendo muito tempo para ficar analisando site por site para ver se determinado game compensa comprar ou não. Recentemente descobri o canal do Zangado mas eu não curto análise em vídeo devido ao fato de conter muito spoiler. Vocês não precisam fazer análises bem críticos, analisando cada aspecto do jogo detalhadamente, até porque já há sites especilizados nesse ramo. Vocês poderiam apenas ressaltar aspectos positivos e negativos de forma bem leve e sem spoiler. Bem é isso, queria mencionar outras coisas mas acredito que o texto iria ficar muito longo e também acabaria exigindo muito de vocês. Melhorando esses aspectos citados já deixaria o blog com um ar mais agrádavel não só para mim, mas para os outros também, pelo menos é o que eu acredito.

    2. Podia ter tipo um CdM mensal ou bimestral. Não precisa falar de todos os capítulos toda semana, mas era legal ver as opiniões sobre o que tava rolando nos mangás,

  3. Como o amigo ae em cima, tbm sinto falta do Conversa de Mangá.
    Acho que seria bacana ter pelo menos um post diário para saciar os visitantes.
    O assunto pode ser qualquer, é raro parecer algo que não seja interessante por aqui.
    Sempre achei fantástico e site/blog e tem tudo para ser referência de cultura nerd e bater de frente com Omelete por ex.
    Acho que tecnologia e fotografia cairia bem nessa salada e um video semanal seria fantástico! Nem que seja comentando as notícias pequenas que não dá para escrever um texto maior.
    Parabéns pelo trabalho feito até hoje e continue firme! 😀

  4. Puxa fiquei muito feliz com os comentários e sugestões que vocês deixaram por aqui. Digo que algumas das ideias de vocês eu já estudo alguma maneira de aplicá-las faz um tempinho (como um post de indicações e recomendações), e certamente servem como uma injeção de estímulo para não ficar apenas no "talvez a gente faça".

    Outras sugestões como a de um podcast, digo que vontade não falta, mas o que falta é a perícia técnica para tal, além do tempo e do espaço físico na minha casa para comandar um projeto assim. Como minha central do PC fica na minha sala, não é um cômodo muito bom para gravar um podcast, onde todos precisam ficar em silêncio. Mas isso pode mudar num futuro…

    Fiquei tão animado com os comentários feitos que vou preparar algo pra vocês. 😉

  5. Acho mto legal o site, já acompanho faz alguns anos, e sempre me alegro com as postagens interessantes dos mais diversos tipos.
    Acho mto boa a qualidade das postagens, sinto falta às vezes qnd demora para sair algo, mas como sempre sei que vai sair algo dahora, vale a pena esperar.
    Como mtos já disseram, sinto falta do Conversa de Mangá tbm. É legal ter um espaço para ver alguém falando das opniões do mangá semanal com conteúdo.
    Também seria legal ver posts como: "Indicações de Jogos para este mês", ou "Jogos que estou jogando (junto com uma avaliação)".
    Pra finalizar, gostaria de parabenizar por vc's darem, espaços para quadrinhos que não são tão divulgados ou falados, como os da Disney!!
    Vlw, abçs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.