Impressões iniciais de Pokémon: The Origin!

Porque esse foi o início de todos nós…

Uma franquia que está no topo por anos e que, diria, esteve sempre por lá certamente teve seus altos e baixos e talvez algumas decisões do anime como a idade de Ash e a escolha de manter seu foco nos pequenos e não crescer como história tenham sido acertadas por um lado mas por outro deixaram muitos fãs meio órfãos do crescimento que foi presenciado naquelas primeiras temporadas.

E anos depois eis que surge um presente para todos aqueles que iniciaram suas jornadas apertando aquele New Game e assistindo a introdução feita pelo professor Carvalho ao lado de um Eevee. Pokémon Origins é uma homenagem gigantesca aos primeiros jogos, com referências até a progressão do jogo, incluindo telas de save, conversas com estranhos nas cidades e ações semelhantes àquelas que tivemos anos atrás.

o8

É interessante perceber que além das referências óbvias aos jogos que temos, o espírito do protagonista e do rival sendo exatamente o que era feito no jogo em si em termos de capturar Pokémon e batalhar (inclusive o ato de tentar capturar um bichinho do oponente, quem nunca tentou? haha). Até aqui o original havia saciado bem essa comparação se mantendo bem fiel.

No quesito batalhas, aí sim começamos a ver as influências de Pokémon Adventure. As batalhas não possuem aquele golpe místico chamado “evasiva” que o anime cansou de usar como solução para como um pokémon escapava de certo golpe. Aqui não, todo golpe é sentido, e mesmo que não haja a numeração de níveis ou alguma inscrição dizendo se algo foi super efetivo ou não, visualmente é perceptível o impacto e o reflexo físico de cada golpe.

pokémon-the-origin-1

Squirtle tem uma defesa alta, mas porque exatamente? Na primeira batalha contra o rival é possível ver o quanto a tartaruga se utiliza de seu casco para se proteger e como isso o confere uma resistência maior as golpes físicos do Charmander do protagonista. E como tudo é em tempo real, a falta de experiência pode ser evidenciada com maior facilidade demonstrando a falta de desenvoltura de Red ao proferir direções ao seu pokémon.

Outra solução bacana e sutil que percebi foi a adequação dos ginásios. Como o próprio Brock menciona eles server para ensinar certas técnicas aos treinadores em uma batalha real, e assim sendo precisam estar aptos a receber desde o mais experiente com 5 insígnias até o novato com nenhuma. Brock pergunta à Red quantas insígnias ele possui e baseado nisto, utiliza-se de apenas duas de 6 pokébolas que se apresentam diante do líder de ginásio. Ou seja, se Red possuísse maior número de insígnias provavelmente Brock entraria com força total para enfrentá-lo.

Pokémon-Origins-screenshot-7

Uma boa escolha de cenas também favoreceu o andamento coeso e ligeiro do episódio como um todo, mas sem perder a sensação de passagem do tempo. Sem falar na trilha sonora que é diretamente vinda das primeiras versões e dos temas masi clássicos da série, com umas pitadas modernas. É uma pena que sejam somente alguns episódios, sinceramente espero que possa ser estendido até seu fim, pois faz anos que não vejo um trabalho tão bom com a franquia animada em termos de relações com os jogos. Temos que Pegar!

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Sinto te desiludir mas pokemon origins já acabou. Nos Estados Unidos ele possui 4 episódios mas no original japonês era um especial de uma hora e meia. E a pior parte é saber que sendo uma animação tão foda, ficaria melhor ainda se fosse uma anime regular de 13 ou 26 episódios.

  2. A série do Ash/Satoshi é para criancinha assistir, da raiva de tão infantil que virou o anime. Não há nexo nenhum em nada do que acontece lá, sabe… parece que estou assistindo Bob Esponja, tipo… é como se cada episódio fosse único e não se ligam(analisando que ele nunca ganha experiencia em nada do que faz).
    Não consigo esquecer a primeira temporada e a região de Johto, simplesmente fantástico.
    Adorei o Pokemon Origins, apenas achei um pouco rápido demais, e não é nada para adulto assistir, só colocaram seriedade e isso é o que falta no anime do Ash/Satoshi.

  3. Mto legal ficou Pokémon: The Origin!! Uma pegada diferente da série normal, que já gostei bastante tbm, só acho uma pena não terem continuado com o crecimento do Ash. Lembro quando eu assisti Pokémon 98 e 2000. Mto loko!! Mas, faz parte, pelo menos as próximas gerações vão poder continuar assistindo Pokémon normalmente, como se estivesse começando agora, rsrsrs.
    No sentido de Pokémon Origin, sinto que mta gente gostou mto pq sentiu novamente prazer por assistir esse mundo de Pokémon que é tão dahora e tem tanta diversidade e caminho para expansão. Foi mto boa a qualidade do anime, além de os desenhos terem uma pegada mais nippon doque ficou a atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.