Virando o mês… #0001


poucas emoções em abril…

Saudações caros leitores.

Cá estou novamente, testando um pensamento. A verdade é que não há pauta preparada para esta postagem, sendo a minha intenção apenas escrever alguns rápidos pensamentos, que talvez com o tempo e oportunidade possam se tornar ponto de ignição para futuros textos.

Ando com a impressão de que a internet como meio de entretenimento/notícias andou meio devagar nestas últimas semanas de abril, ao menos nos locais que frequento cotidianamente. E quando digo isso me refiro a grandes notícias, grandes revelações, grandes surpresas na área de games, TV e até mesmo comics.

Parte disso é normal dessa época do ano, afinal estamos muito próximos da E3 – Electronic Entertainment Expo – que chega no início de junho e promete esquentar um pouco a mal iniciada oitava geração de consoles. Maio também é o mês em que os grandes canais de TV nos Estados Unidos reservam para anunciar a grade para a temporada 2014/2015, oficializando quais séries foram renovadas e quais foram canceladas. Fora que muitas séries terminam suas temporadas entre maio e junho. Enfim, sempre tenho a impressão de que abril é um mês meio parado mesmo.

Claro que algumas coisas sem muito impacto surgiram aqui e ali, mas nada que despertasse a minha profunda curiosidade. O mês de abril teve alguma notícia de impacto para vocês? Se sim, deixe aí nos comentários. Poderia citar a Microsoft brincando num aterro da Atari no Novo México ou seu comunicado das séries que estará produzindo para a plataforma Xbox, mas o que foi apresentado até então foi algo bem… superficial. Tem o anúncio oficial do filme da Liga da Justiça, mas é difícil ficar gerando expectativa com tamanha antecipação sendo que nem mesmo o filme do Superman/Batman ainda provou que será algo bem feito e não vão cagar tudo como fizeram com o Lanterna Verde.

Aí resolvi comentar um pouco o que andei fazendo ao longo desse mês, enquanto não estava aqui blogando qualquer coisa:

* Terminei há poucos dias Assassin’s Creed Brotherhood. Aí alguém diz: “Caraca, como assim tu só terminou essa velharia agora?”. Pois é, a franquia AC sempre foi problemática pra mim. Só terminei ACII ano passado. Jogo devagar demais e sempre perco tempo demais nas coisas secundárias. Agora preciso começar Revelations, e já estão aqui na prateleira o ACIII – que todos dizem ser horrendo – e AC Black Flag (Xone). Pressa pra quê?

* Também finalizei Rayman Legends na versão do Xbox One. E que delícia ficou esse Rayman, não? Esse jogo é a prova real de que o gênero plataforma 2D está longe de parecer ultrapassado ou xarope. Gráficos absurdamente lindos, jogabilidade precisa e fluida e diversidade entre fases e ritmo constante de desafio, com a aventura podendo ser jogado de forma não linear – você pula mundos, fases, joga desafios, fases clássicas de Origins no seu próprio ritmo, sem seguir uma única linearidade absoluta. E as fases musicais então? Não dá para descrever em palavras quão fantásticas elas são e como ficou insano as versões 8-bits que são destravadas após o término do game.

* Voltei a ler a fase Os Novos 52 da DC Comics, depois de meses lendo apenas mangás e quadrinhos Disney, bateu uma saudade das aventuras de super-heróis. Só que estou atrasadíssimo na leitura, dando uma olhada na rodada 5 dessa fase (atualmente Os Novos 52 estão lá nos EUA no 30º mês/rodada). O estímulo de voltar a ler foi saber que lá fora a DC voltou com a ideia de uma publicação semanal (Batman Eternal) e que vai rolar uma saga que se passará 5 anos no futuro da atual cronologia (The New 52: Future End). Também ando afim de voltar a ler Homem Aranha que parei de ler anos atrás…

* Pow finalmente parei no Cartoon Network e consegui assistir alguns episódios do Titio Avô e mantenho as impressões que escrevi no blog nesse texto aqui. Vi muita gente dizendo que depois de alguns episódios do show fica a impressão de ser algo muito boboca e sem graça e que não poderia ser comparada com programas como Hora de Aventura e Apenas um Show. Preciso dizer que discordo totalmente de quem teve essa impressão. Respeito tais opiniões, mas continuo com a impressão de que Titio Avô é uma produção no mesmo ritmo e química dos programas de sucesso atual do canal, apresentando doses absurdas de surrealismo e piadas e situações toscas que moldam o humor das produções originais do CN. Então, a minha impressão inicial do show não mudou depois de ver mais episódios. Boas piadas, situações nonsense e até coisas absurdas, no nível do personagem aparecendo sem cores, dizendo para as crianças colorirem ele e depois dizendo que não ficou bom e pedindo para pegar o “martelo de apagar” (ou algo assim) e atirando contra a tela da TV.

* Apesar de não comentar ou ficar atiçando a situação atual do blog, que anda sem colaboradores e com um ritmo de conteúdo muito baixo para os padrões na qual gostaria de ter, estou sempre preocupado e pensando nos rumos do Portallos. Já comentei algumas vezes por aqui que estou cursando um básico de Web Design porque sempre tive vontade de entender melhor os bastidores da configuração de um site/blog e sempre fui dependente demais de ajuda externa para poder ditar rumos estéticos e até mesmo práticos do blog. Ficar sozinho cuidando dele é até uma missão pessoal na qual acredito que preciso passar. E esse mês comecei a aprender o básico do básico da linguagem de HTML no curso, depois de meses mexendo apenas em programas de edição de imagem (algo que já entendia o básico), finalmente o curso entrou no que realmente quero aprender: linguagem de programação. Com essa injeção de aprendizado, tive várias ideias para o Portallos 3.0, em relação a formato e layout. Mas é um projeto que só devo levar a sério para 2015 mesmo. Ainda há muitos outros módulos (CSS, PHP, Javascript etc) que devo encarar no curso antes de sair botando o dedo. Mas que fiquei mais empolgado em renovar as coisas por aqui depois disso, realmente fiquei. Enquanto o blog continuar sendo um hobby e passatempo, é algo que posso sonhar e não ter a menor pressa.

Enfim… até tinha outras coisas a serem mencionadas, mas já deu o tempo aqui. A vida chama. Agora passo a vez para vocês. O que andaram fazendo ao longo desse mês de abril?

É isso!

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Realmente, o Més de Abril foi parado, mas ocorreu algo inesperado até. Virei um Brony, praticamente da noite para o dia. Me disseram, olha, assiste My Little Pony'', ''tá'', eu respondi e PUF! mergulhei de cabeça nesse universo não-compreendido.
    Além disso, comecei a ler HQs, algo que nunca pensei em fazer, e comecei logo com Deadpool, esse que era o meu herói preferido daquele antigo jogo "Marvel Ultimate Alliance 2".
    É, foi um bom mês para mim 🙂

  2. Jogos:

    Tomb Raider (2013) – Esse mês eu tive a oportunidade de zerar o excelente Tomb Raider de 2013 que eu peguei pela PSN Plus. O jogo de fato é uma ótima reinicialização da série, tomando emprestado muitas mecânicas da série Uncharted, e mais importante, fazendo um bom uso delas sem deixar de colocar suas próprias marcas. Não me recordo se tu jogou ele Thiago, mas fica minha recomendação.

    Dark Souls 2 – Também joguei muito Dark Souls 2, que supera em alguns aspectos o primeiro jogo como gráficos, desempenho, simplificação de algumas mecânicas ,mas é pior em outros como uma menor dificuldade, o que não quer dizer que o jogo seja fácil. Não é GOTY como o primeiro jogo, mas certamente é um dos melhores jogos desse ano.

    Persona 3 Portable – Para quem diz que "vita has no games", eu digo que sim quando se trata dos jogos exclusivos para a plataforma, mas no meu caso que não tinha PSP e perdi muita coisa da época de PS1, o console é um prato cheio de bons jogos. Para quem não conhece, Persona 3 é um RPG spin-off da série Shin Megami Tensei, onde o foco é no relacionamento dos personagens. Ele mistura uma mecânica de captura de monstros com exploração dungeon crawler. Por ser feito para um portátil, o jogo ficou com uma aparência de visual novel, que na minha opinião simplifica muitas mecânicas e deslocamentos desnecessários. Não terminei o jogo, mas estou gostando bastante do mesmo além de ficar mais ansioso para jogar a sequência que é aparentemente o melhor jogo da série.

    Séries:

    Esse mês pude acompanhar mais uma ótima temporada de Justified, embora o gancho do final deixa meio implícito que a próxima temporada será a última, o me deixa um pouco triste. Continuo acompanhado bem empolgado a série Cosmos com ‎Neil deGrasse Tyson, que faz um excelente papel substituindo o querido Carl Sagan nessa série agora atualizada. Além dessas, Game of Thrones continua muito bom.

    Animes: Ando acompanhando pelo Crunchyroll JoJo's Bizzare Adventure,One Week Friends e Love Live.

  3. Espero que tire bom proveito do curso!

    Em abril eu fiz mais coisas profissionais e de estudo. Mas consegui também fazer uma retrospectiva dos álbuns do Coldplay, esperando o lançamento do disco novo em maio (parece que não será tão bom…). Assisti alguns filmes que queria há algum tempo, como 12 Anos de Escravidão e Cubo, que você mesmo tanto falou, Thiago. E revi um que queria assistir de novo: Como treinar seu Dragão. Algo que eu *queria* fazer e não fiz foi começar a ler o quarto da Torre Negra. 🙁

  4. Continuo asstindo Buffy no Netflix. Estou naquela fase de assistir aos poucos pra serie nao acabar!

    No PSP, estou curtindo o Mario & Luigi Superstar Saga atraves de emulacao. O jogo me surpreendeu positivamente, bem divertido.

    O PS3 virou quase uma maquina de rodar Netflix. Estou jogando pouco no bichinho. E no Wii, bem, continuo redescobrindo as perolas que perdi ao longo da geracao.

    PS. O teclado que estou usando nao esta em ABNT2, por isso a falta de pontuacao.

  5. É mesmo, parando pra pensar, abril [e janeiro-março tb né?] foi paradão nos quesitos coisas novas.
    Mas o foda é que ao mesmo tempo, justamente por causa disso, foi um mês onde me dediquei a muita coisa que deixei passar. Joguei alguns jogos como AC4 e Cod:G, li alguns mangás e baixei alguns animes "antigos" [na vdd, nem tanto]. Nessas últimas semanas, tempo tá curto e fico só nos animes mesmo [atualmente com 8 + 1 antigo] e livros japas. [estou no v18 de Index, meu que vilã mais doida meu!] E tb um joguinho de vez em quando. [tô quase zerando AC4 com 100%. Woohoo!]
    Enfim, se não for movimentado na indústria, movimentamos nós mesmos! :p

  6. Thiago, já não está na hora de você recrutar uns membros novos não? Eu tenho certeza que se tivesse mais gente tocando o Blog, ia ter assunto mesmo estando num mês parado. Nada contra você, você escreve muito bem, mas o blog era muito mais interessante quando eram várias pessoas pra trazer vários assuntos diferentes.

    1. Eu não discordo de você Caio, mas infelizmente o blog vai ficar sem novos colaboradores ao longo de 2014, por razões já explicadas anteriormente e até estruturais e sistemáticas. Mas isso não quer dizer que será assim pra sempre. Quem tiver paciência e aguardar o futuro, verá que farei aqui as mudanças necessárias para a melhora da qualidade do blog e na formação de uma nova equipe. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.