Titio Avô é mais um desenho surreal do CN!

A geração dos desenhos estranhos, personagens bizarros e surrealismo absurdo!

Titio avô é a mais nova produção do Cartoon Network, que estreou nos EUA em setembro do ano passado e parece que está fazendo sucesso por lá. Aqui no Brasil o canal promete sua estreia para o dia 03 de fevereiro, mas nesse final de semana, numa maratona de suas produções atuais, fez uma pré-estreia da nova animação. E eu assisti e posso dizer que se você curte os universos fantásticos, personagens bizarros e situações absurdas que podem ser encontradas em produções como Hora de Aventura, Apenas um Show e O Incrível Mundo de Gumball com certeza Titio Avô entra no hall dos desenhos surreais, mas absurdamente bem bolados.

E entenda que essas características bizarras em produções do Cartoon Network não é algo exatamente novo. Basta lembrar das origens dos Cartoons Cartoons, sendo que A Vaca e o Frango é um dos pilares da produção própria do canal e é uma animação incrivelmente absurda. Então não é de hoje que o CN aposta em coisas estranhas e muitas vezes sem qualquer sentido. No final, o que conta é a originalidade na qual os produtores lidam com o bizarro e absurdo desses desenhos, mantendo as piadas e gags visuais como ponto alto dessas produções. E de uma certa forma é uma alívio enorme ver o canal apostando novamente em produções bizarras depois de tantos anos tendo como único carro chefe do canal o insosso Ben 10 e suas muitas de séries derivadas. Por sinal, parece que Ben 10 é realmente um passado remoto do canal, tendo em vista que nem no horário nobre parece ter mais espaço. Ainda está ali no canal, escondido num bloco no período da tarde e em outros buracos da programação.

E não estou dizendo que o Cartoon Network voltou a ser aquele canal lindo dos tempos de Johnny Bravo, O Laboratório de Dexter, As Meninas Superpoderosas, Samurai Jack e muitos outros Cartons Cartoons dos tempos de glória. Pelo contrário. Parece que o CN Brasil anda saturado, necessitando e muito de novas produções originais. Basta ver que atualmente a grade do canal aqui no Brasil parece sobreviver apenas de Hora de Aventura, Apenas um Show, Gumball e o forçado (na minha opinião) MAD. Isso porque o canal não usa todo seu catálogo de clássicos, porque aparentemente estes não possuem apelo suficiente entre as crianças de hoje e nem comercialmente. E por isso esse catálogo de ouro ficou para o Tooncast usar. E muitas produções novas do canal não andam dando certo (como The Looney Tunes Show, Scooby-Doo que novamente ficou sem uma série televisiva, Thundercats, as séries animadas da DC que na minha opinião fazem uma tremenda falta). Fora que as produções que poderiamos chamar de “Cartoons Cartoons” também andam em falta, sendo que as últimas foram Chowder e Flapjack, ambas engraçadas, mas com certos problemas em quão insana e absurdas poderiam ser. E aí entra toda a nova safra de produções, já citadas, e também o novo Titio Avô.

Quando vi as chamadas desse desenho sendo anunciadas no Cartoon Network logo de cara pensei “que coisa mais retardada e sem noção deve estar sendo produzida”, e não pensei isso num bom sentido da coisa. Felizmente parece que me enganei completamente. Vi apenas 1 único episódio de Titio Avô ontem e foi o suficiente para me convencer que irei acompanhar o desenho esporadicamente, assim como já faço com os outros desenhos do canal (Hora, Apenas e Gumball).

E não tem como explicar ou dar sentido ao desenho. Titio Avô é uma “entidade mágica” que vaga por aí ajudando as pessoas e seus conflitos internos. Ele é o “Titio Avô” de todas as pessoas do mundo. Ele vive num trailer que não obedece qualquer tamanho verdadeiramente físico (por fora parece um trailer normal, porém internamente ele tem espaço para quartos, sala e qualquer coisa que o desenho precise.) Seus companheiros são Gus, que é um monstro lagarto claramente inspirado no Godzilla, Steve Pizza que nada mais é do que um pedaço de pizza com bracinhos e perninhas e que pode falar e que usa óculos escuros do tipo “radical” (na hora me lembrei do Cool Spot – lembra dele?). Completa o elenco um tigre “realistico” voador (que se movimenta como uma figurinha recordada de uma revista) e a pochete mágica que pode falar e fica pendurada na pança do Titio Avô. Muito bizarro, né? Mas dentro da absurdidade da produção, tem todo o sentido e é exatamente isso que dá personalidade e graça ao desenho. Não são personagens forçados para serem bizarros e isso sim faz toda a diferença. Pense, por exemplo, como o Benson em Apenas um Show meio que não faz sentido como uma máquina de chicletes que é o chefe de todos ali se encaixa independente do que ele fisicamente seria em nosso mundo real.

E Titio Avô claramente bebe da possibilidade de ser absurdo como Apenas um Show consegue ser. O desenho que poderia ser sobre um pássaro e um guaxinim servido como representação de jovens trabalhando e vivendo a rotina de trabalho num parque qualquer é muito mais do que isso quando em todo o episódio um plot normal se torna surreal e absurdo quando surgem cabeças voadoras gigantes, vilões de antigas máquinas de fliperama ganhando vida, seres interdimensionais que querem alguma coisa absurda ou pequenas competições bobas que toam dimensões absurdas a ponto de causarem o apocalipse no mundo. Apenas um Show é assim, feito como os personagens que são animais ou objetos falantes que representam alguns trejeitos e personas dos seres humanos reais, mas o desenho não é sobre isso, ele realmente se esforça para criar algo incrivelmente absurdo a cada episódio de uma forma cômica e surreal, de tal maneira que isso é algo normal para os personagens (e daí a brincadeira com o nome Apenas um Show ou Regular Show no original). E Titio Avô vai exatamente nessa vibração de que as coisas não precisam mais fazer sentido quando o desenho tem esse universo surreal e absurdo que torna tudo um tanto quanto “normal”.

Não é diferente também de Hora de Aventura que inicialmente era algo sem qualquer tipo de contexto histórico do porque as coisas eram assim tão estranhas e bizarras no desenho, mas com o decorrer das temporadas os criadores puderam dar contexto e background a esse mundo fantástico e surreal. Porém não que isso realmente precisasse acontecer. Claro que Hora de Aventura tem outra vibe, diferente de Apenas um Show. Pois ele trata alguns temas de forma ainda mais sutis e muitas vezes o desenho é até mesmo depressivo, pois nem sempre ele termina com um final feliz. É um desenho realmente inteligente e delicado, que usa um universo absurdo, com criaturas e personagens fantásticos para lidar com temas delicados, como morte, amor, solidão e tristeza. Ainda que muitas vezes ele queira apenas arrancar algumas risadas das crianças e dos adultos que acompanham o show. Só que Hora de Aventura teve tempo e episódios para crescer e amadurecer (algo que Hora de Aventura agora parece que está conseguindo também). Titio Avô por enquanto é apenas absurdamente surreal.

O episódio que assisti ontem trazia o Titio Avô ajudando um garoto a aceitar sua pança. Afinal, panças são legais, não? Bem… não. Mas no desenho elas são. Claro que a mensagem que o desenho passa (e de forma bem sutil e escondida em tantas gags e surrealismo) é que você precisa aceitar a sua aparência, independente de não seguir os estereótipos impostos pela mundo de hoje. Ou seja, não é algo gratuitamente retardado apenas por ser. Tem toda uma brincadeira e uma tiração de sarro com coisas que fazem parte do dia a dia das pessoas, mas no desenho isso só é motivo para Titio Avô mostrar seus poderemos absurdos, insanos e malucos. No episódio em si, ele acaba fazendo uma camisa extra larga pro garoto com uma estampa irada de lobos e um nacho gigante e acaba transportando o menino para dentro do mundo da estampa, sendo obrigado a ir lá salvar o guri pançudo.

Bem, já escrevi demais. Fica a minha recomendação. Titio Avô é uma nova produção do Cartoon Network que vai dentro do que está sendo produzido nessa geração dos desenhos animados absurdos e surreais. Assim de cara, pelo pouco que vi, parece algo engraçado e original. Que sabe se levar na brincadeira e usa o tosco e o absurdo para zuar a si mesmo e com isso ser algo engraçado e simpático. Procure ver!

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Poxa, sentia falta desse tipo de texto no site. Me deixou com uma baita vontade de ver um desenho que se visse na TV entre uma zapeada ou outra, talvez nem me interessaria. Até hoje sou grato pelo texto no Portallos que apresentava a série de livros que deu origem ao filme de Como Treinar o seu Dragão. Já estou no 11º livro e a cada novo volume lembro que jamais ficaria sabendo deste livro se não fosse pelo site.

  2. Vou ver se assisto,Mais o problema com o Cartoon é reprise,Desenhos como Hora de Aventura, Apenas um Show e O Incrível Mundo de Gumball são reprisados umas 4 vezes em um dia inclusive os mesmos episódios,O Que também deve ocorrer com Titio Avô.No CN americano Dexter,Du,Dudu e Edu e Coragem são exibidos em horario nobre,por que não aqui?
    Além destas Séries Live-Action que o CN cria é de matar.

  3. Fui 'catar' essa postagem pra dizer que achei muito 'bobo' esse desenho.
    O personagem-título 'força a barra' tentando ser bobalhão.
    Você continua gostando desse desenho após 9 (?) episódios ?

    PS: Por que o site tá com menos atualizações nos últimos meses? Sem tempo ou sem vontade ?

    1. falta de tempo e parte desse tempo sendo utilizado para o estudo de webdesign (que será aplicado aqui no blog num futuro não muito distante levando em conta que o curso tem mais 1 ano e meio aproximadamente).

      quanto ao Titio Avô, infelizmente eu ainda não consegui pegar mais nenhum episódio desde esse post. o CN anda exibindo-o somente uma vez por semana num horário que estou no curso de webdesign… XD

      eu prefiro esperar as reprises, que assim como hora de aventura, apenas um show e gumball passam a todo momento. vai ser melhor pegar o Titio Avô quando ele tiver mais horários e mais episódios em exibição.

      mas qualquer coisa do CN que a gente pega pra assistir de monte, acaba cansando. até maratonas de hora de aventura e apenas um show eu não aguento muitos episódios…

  4. Desenhos do cartoon tem personagens burras, falando de uma forma estupida e se comportando mais estupidamente ainda. Os desenhos do cartoon nunca fizeram sentido algum, mas esses últimos, fico nauseada. Como alguém que raciocina pode fazer desenhos tão ordinários, fazendo crianças e adolescentes fazerem parte de uma massa impensante. É vomitivo.

    1. Eu acho que se você tem 14,15,16 anos para cima ou até mesmo 13 se você quer comedia eu não recomendo tudo do cartoon na minha opinião é pra quem tem 10,11 anos porque funciona mais.
      Se você é uma adolescente de uns 13 anos pegue uma criança de 9 a 11 anos deixe ela assistir apenas um show principalmente se for menino !
      Não é "vomito" você tem que entender oque as crianças de hoje gostam.

      1. Não só as crianças gostam. Tenho 22 anos e gosto muito das produções da Cartoon, especialmente do Titio Avô. O problema dessa gente chata, é querer enfiar lógica e realidade, em um desenho que tem como único objetivo fazer as pessoas rirem. Humor bobalhão é o melhor tipo de humor que existe, e não é coisa de seres impensantes ou de gente alienada, é coisa de quem que apenas rir.

      2. Não se trata de “o que as crianças de hoje gostam”, mas do que as crianças imbecilizadas e doutrinadas por desenhos criados por dementes onde os personagens se reunem em volta de um deles, arrancam a tampa de seu crânio e se deliciam comendo pedaços de seu cérebro!! Em quase 100 anos de desenhos animados, nada nunca foi tão violento, bestial, estimulador da insensibilidade para com os outros quanto essas merdas que o CN exibe e que idiotas como o que escreve o artigo endeusam cegamente!! Nem aquele Pinóquio Japonês sinistríssimo que a TV Tupi exibia nos Anos 70 (em que os lobos devoravam as entranhas dos amigos do Pinóquio na floresta da Rainha Vampira)!! Apenas Um Show é uma merda, Hora da Aventura idem e Gumball ibidem! Criança não gosta dessas porcarias “naturalmente”, mas a repetição e superexposição a esse lixo acaba doutrinando as coitadas, MAS, MESMO ASSIM, BASTA IR A QUALQUER PAPELARIA OU LOJA DE BRINQUEDOS PARA VER QUE SÃO PRODUZIDOS, DESEJADOS E COMPRADOS POR UMA IMENSA MAIORIA DE CRIANÇAS TUDO QUE OSTENTA O BEN 10 (que eu gosto e o babaca que escreve o artigo não), A LIGA DA JUSTIÇA, OS VINGADORES, O MAX STEEL e O ULTIMATE HOMEM-ARANHA. Isso mostra que as cranças ainda não são tão idiotas quanto os débilmentais entre 13 e 33 anos!

  5. Realmente o cartoon se superou em surrealismo!
    Eu amo Hora de aventura porque é mais calmo e alguns episodios são realmente para relaxar e não é aquela ação toda,Apenas um show é mais animado.
    Titio avó eu recomendo mais pra crianças mesmo eu até achei legal um episodio que eu vi mas a comedia que eles usaram eu recomendo pra crianças de uns 8 anos porque para quem tem 10,11,12 anos não funciona tanto.Belo texto parabéns!

  6. É realmente decepcionante, em que há tanta apelação ao surrealismo que qualquer tentativa de humor é falha, sem gerar riso algum ao telespectador.
    É inconcebível comparar este desenho a Hora de Aventura, Apenas um Show ou o Incrível Mundo de Gumball, que apesar de serem surreais, não utilizam desses elementos sem apresentar um motivo qualquer.

  7. Cara, teu texto tá lindo, há tempos não via alguém descrever tão bem a “crise” de originalidade vivida pelo Cartoon Network. Mas convenhamos: houve dias piores. Por volta dos anos 2008/2009/2010 o canal viveu uma terrível Ben10-dependência, o que me causou tremendo desgosto e indignação. Reconheço que o moleque de verde é uma franquia de grande sucesso, mas o desenho carecia de qualidade, enredo fraquíssimo e personagens sem nenhum cArisma, personalidades muito enjoativas. Quando não era o alienígena tosco, era o melancólico Pokémon, anime que, na minha opinião, conseguiu a difícil tarefa de superar o lendário Dragon Ball na perca de atração e sentido.

    As estreias de Regular Show e Adventure Time deram um up na programação. E justiça seja feita: são desenhos maravilhosos. Apenas um Show é um desenho que eu marco hora pra assistir, algo que o CN não me proporcionava desde As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy. Apesar de eu não gostar de Gumball, a série é uma unanimidade, o problema parce ser meu mesmo hahahaha

    Agora vamos ao foco: Titio Avô. Meu caro escritor, sugiro que veja mais alguns episódios nestas próximas semanas. O desenho é uma das coisas mais lamentáveis que já vi na minha vida. Horroroso, sem graça, humor pobre, infantilizado, zoado. O protagonista é um saco, personagem sem alma. Tiro no pé, tão terrível quanto o detestável Mansão Foster “Para Malucos Esquisitos” (tal como a série foi zoada por Billy e Mandy, depois de seu encerramento na TV). Em síntese: vejam os reprises incessantes de Apenas Um Show, Gumball e Hora de Aventura. Mas não percam seu tempo com Titio Avô.

    1. Olha Thiago, que pena que você não tenha curtido o Titio Avô, mas continuo com a opinião que dei na matéria. Alias eu já assisti muito mais episódios dele é pra mim ele é da mesma pegada do padrão atual do Cartoon Network do Hora de Aventura e Gumball (que adoro!).

      Eu suspeito que seja uma questão de gosto aqui, porque você parece não curtir a Mansão Foster para Amigos Imaginários e eu já acho sensacional essa antiga série do CN, principalmente as suas últimas temporadas (as primeiras são mais fraquinhas).

      Mas gosto é gosto! É isso aí! 🙂

      1. A Mansão Foster esteve longe de ser uma unanimidade do canal. Me lembro do período de transmissão do desenho, o CN tinha uma quantidade absurda de propagandas que envolviam direta ou indiretamente os personagens da animação. Era quase um apelo desesperado: “pelo amor de Deus, assistam isso”. Mesmo tendo uns que gostam e outros não, nossa opinião orecisa buscar alguma forma de imparcialidade: o Blue, por exemplo, era um personagem chato e… Apenas chato. Diferentemente do Rigby de Regular Show: um chato carismático e engraçado. O tal do TiTio Avô tem mais cara de Billy: é meio puro, infantil, vê graça em tudo, não é inteligente e é muito atrapalhado. Com uma diferença gritante: não é, absolutamente não é, engraçado.

        Sobre o surrealismo do canal, na verdade esse é um elemento presente na concepção artística do canal já há bastante tempo. Surrealismos, mundos paralelos e universos maniqueístas sempre fizeram parte do CN. Sentirei para sempre saudade dos anos dourados. É difîcil imaginar que o canal engrenará de novo uma sequência tão boa de séries originais…

      2. Não,titio avo é horrivel mesmo,nada comparado a hora de aventura,totalmente sem nexo e idiota,acho que nem o público do dyscovery kids iria gostar disso. Eu não sei porque a cartoon do nada começou a endeusar esse desenho e achar wue os telespectadores adoram ele pra por toda hora um comercal dele e por o desenho 2 vezes seguidas,aposto que é o desenho com menos audiéncia da cartoon… e sinceramente meu amigo,se você quer comparar titio avô com hora de aventura,ou apenas um show,você tem um péssimo gosto

  8. Pra mim Titio avo é muito nonsense, mas tipo, nonsense demais. E olha q eu gosto de hora de aventura, apenas um show, o incrivel mundo de gumball e star vs the forces of evil. Na minha opinião as piadas de titio avo não rolam, eu gosto de coisas nonsense mas…eh demais pra mim isso. Sem falar no design…eu aprecio esse estilo antigo anos 80 90, mas pra falar a verdade eh feio, não tem nada de atrativo, e na boa, assistir desenho com um design q não te agrada não dá. Além da historia e dos personagens q não tem um desenvolvimento legal. É tudo muito surrealista. Sinto como se a Cartoon achasse q eu sou idiota por querer q eu ria de uma coisa tão idiota. Lamento dizer que talvez muitas crianças gostem do desenho por não ter nada melhor na tv pra assistir.Falo isso pq eu ja fui assim, e gostava de desenhos q agora reconheço que não eram muito bons, mas não tinham capacidade de compreender por ser facilmente influenciada pelas constantes propagandas e longas maratonas q não nos dava outra escolha. Desculpa pra quem gosta do show, todos temos opiniões diferente, gostaria de expressar a minha porque espero terminem e arrumem um show melhor pra por no lugar. Entendo por que muitos ainda gostam do show, pq ele ainda tem suas qualidades, mas pra mim….são menos qualidades e mais defeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.