Conversa de Mangá: Toriko 297

Endlessly Sorrounded

TO297 01

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Toriko e que já tenha lido até o de número 297, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Caraca, Toriko tá demais! Fico até meio triste porque sei que tem uma turma aí que não quer dar o braço a torcer e dar uma chance pro mangá, julgando ele erroneamente como um plágio ou mais do mesmo dentro seu gênero ou aqueles que acham besta por estar relacionado comida e cozinheiros. Que pena. Pra mim, Toriko só anda perdendo para One Piece no meu ranking de mangás que acompanho atualmente (valendo os que pego atualmente da Panini e da JBC e também os onlines).

Enfim, o capítulo anterior ao dessa semana foi incrível. Adoro essas paradas de mundos gigantes e quebra das escalas convencionais. A ideia de fazer o continente 7 algo absurdamente gigantesco em todo sua ambientação é empolgante pra mim. No mundo da fantasia esse é um ponto que é popularmente utilizado e sempre rende diversão de sobra. E já cria uma grande diferenciação com a região anterior, mudando um pouco a dinâmica e o ritmo do mangá, evitando assim qualquer tipo de repetição ou cansaço narrativo. É notório o esforço do autor para continuar mantendo Toriko nesse ápice que o mangá anda atingindo.

Fora que há toda uma excelente construção de clima e tensão que não dá tempo para os personagens ficarem muito tempo parado. O mangá parece que não toma fôlego quando entra nessa euforia. Quem ganha com isso são os leitores, que ficam com a adrenalina a mil esperando pelo próximo capítulo. E tudo isso graças aos desenhos, porque se tem algo que Toriko faz bonito são cenários e quantidade inacreditável de detalhes que são colocados em seus quadros, ainda que também se mantenha com esmero as expressões dos personagens diante de tantas situações bizarras e estranhas.

E macacos! Caramba, quem imaginaria que dava para desenhar tantos tipos diferentes e surreais de macacos. Rá, adorei essa capítulo com os macacos lutando com seus próprios estilos, o tal Enbu. Genial a construção dessa sociedade de primatas, com classes e regras distintas. Nesse ponto me irritei um pouco com o Zebra, que é bem mais reclamão e amargurado do que o conheci no animê. Em certo ponto estou o achando até irritante, sendo que acho que é isso mesmo que a personalidade do personagem se esforça em ser. Toda essa confusão meio que acabou sendo ocasionada por essa antipatia do Zebra. E nunca situação onde o Komatsu está na navalha da vida e da morte, achei que o Zebra teria mais bom senso.

No fim, esse novo arco começou bem diferente do que havia imaginado. Fiquei meio triste pela despedida do polvo gigante e até mesmo do sapo Mappy. Queria que eles continuassem, mas entendo que o mangá consegue se renovar com estas mudanças, e meio que acabei já me simpatizando com o trem-tubarão. E é meio que admirável como estas pequenas modificações acabam renovando a narrativa semanal de Toriko, impedindo que se enjoe do ritmo da história.

E pra encerrar, o capítulo terminar com um belo respiro depois de tamanha adrenalina de macacos perdendo a cabeça, uma antiga sociedade. Seria a sociedade dos Nitros? Faz sentido ser num continente gigantesco e dominado pelo Rei Macaco, onde a humanidade não poderia viajar ou estudar, e por isso role esse mistério entre essa raça no mangá. Talvez seja o berço de onde o Nitro que era amigo do Ichiryu, o Chichi (aquele Nitro velhote que deu o polvo ao Toriko & cia). O jeito é esperar a próxima semana!

TO297 02

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. HAUHAUAHAUAHAU Me acabei de rir com o visual de alguns macacos também, e saber que todos aqueles eram meros ” novatos “. Para esse arco prevejo mais batalhas fantásticas. Toriko para mim só perde para One Piece também. Lembro que quando comecei a acompanhar o mangá, tinha devorado 110 capítulos em 2 dias (Saudades Férias) recomendo bastante.

  2. Muito Bom mesmo! Toriko tem ficado cada vez melhor! E como um pessoal comentou na parte de comentários da mangasproject, também acho q o gorilão que apareceu talvez seja só um mestre ou até mesmo um mestre assistente.
    Ao menos para mim pareceu que o rei macaco é pequeno pela sombra que apareceu em caps passados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.