Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #12 – 2011

A Edição #12 compreende a semana de 14 à 21 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #12

Meruhen (Capa, 1° CP) 1
Naruto 528
Bakuman 121
One Piece 615
Gintama 343
Toriko 128
Dois Sol (CP) 2
Bleach 437
Beelzebub 97
Kochikame (CP) 1685
Sket Dance 174
Enigma 22
Inumaru Dashi 122
Reborn (CP) 326
Medaka Box 87
Hokenshitsu no Shinigami 71
Nurarihyon no Mago 143
Kuroko no Basuke 106
Oumagadoki Doubutsuen 30
Light Wing 21

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.


Essa semana foi excepcional. Pra começar o 2ch (forúm mundialmente conhecido, no qual as ToCs são postadas) choveu de rankings falsos, e até pessoas se passando pela Ohana, que é conhecida por sempre postar as ToCs. Na minha opinião a disconfiança veio do fato que abre a ToC: OP em 3°? Hã?

Eu olhei Naruto em primeiro e pensei “poxa é até normal isso acontecer de vez em quando”, mas a minha reação ao ver Bakuman na frente se aproxima muito a um “OMFGWTFBBQ“. Isso foi épico demais de acontecer para Bakuman para mim, haja em vista que é uma série sem batalhas, sem pancadaria, mesmo tendo sucesso. Naruto teve rankeado o capítulo 520, e parece que os japoneses aprovaram totalmente as ressureições-zumbis, e a história do mundo Puro/Impuro. Por mais que tenha visto bastante gente não gostar, o Kishimoto acertou a mão para seu público conterrâneo.

Bakuman 113 teve o fim da lovers festa na “Jump”, mas não do arco. As reviravoltas esperadas, e as ações do Hiramaru foram os pontos altos, e se esse capítulo ficou tão bem, o próximo deve voar pelos ares, um dos melhores de toda obra.

Meruhen Ouji Grim ou Conto de Fadas Cruel em tradução ao pé da letra, é um gag manga, ou seja de comédia. Eu ri bastante do cavalo, ou melhor, do homem vestido com a fantasia de cavalo. O traço eu gostei, se encaixa perfeitamente na proposta. Nem me arrisquei a olhar a raw desta vez pois um mangá nesse estilo, não é muita coisa sem as piadas.

Gintama continua firme e forte lá no topo, hein? Eu tava dando umas 4 semanas pra cair do top mas acho que pelo jeito deve aguentar mais. Toriko fecha o top 5 merecidamente, pelo que eu li até agora.

Dois Sol ganha a costumeira página colorida de segundo capítulo, sem surpresas. E Bleach continua fora do Top 5. Não vou dizer que estou chateado, principalmente depois da brochante shuriken-getsuga-tenshou de baixo custo. Não gostei nenhum pouco daquela bagaça, mas ainda há esperanças de que evolua (Tite queira que aquilo lá evolua, senão…). Não vejo o Ichigo empunhando aquilo com cara de ameaçador…

Mais uma vez nada muito consistente a comentar sobre Beel e Sket Dance, que continuam no lugar de sempre. Enigma permanece na meiuca, mas anda patinando entre as posições intermediárias, apesar de estar gostando muito da progressão da história.. A pergunta que vem a mente é: até quando ele se aguenta com a relativa “paz” do mangá? Todo mundo salvo, apesar da tensão existir. A resposta pode ter vindo nesses últimos capítulos com o foco em Aru, o mascote da polícia. É sem dúvida a história mais tocante e sombria de Enigma pra mim até agora, impossível ficar indiferente aos fatos passados da vida do personagem.

Reborn não foi rankeado pela página colorida que ganhou. Mas a última semana já tinha sido demais pra série, e esta estava com cara de que ia continuar o sucesso.

Medaka. Box. Fora. Do. Fim. Finalmente! O começo da batalha Mukae/Kumagawa vs Zenkichi/Hitomi com a Raff Raflesia com as planta foi bem legal, mais pela parte do poder da Mukae mesmo. Torcendo para que semana que vem suba ainda mais.

Não é dessa vez que Light Wing vai terminar mas pelos últimos capítulos especula-se que termine em duas ou três semanas. Nada muito a comentar sobre as figurinhas carimbadas dos 5 últimos. Deles só Kuroko não é tão carimbado, mas frequenta as posições.

Próxima: Edição #13!

  • Capa: MAGICO por Iwamoto Naoki
  • CP: Meruhen Ouji Grim, Bakuman & Beelzebub

Magico pra mim é a série que estou com mais hype das estreiantes. Um mangá de magia/fantasia pode ter um potencial muito grande, e acredito que a coisa será abordada de forma mais “clássica” sobre o assunto, ao invés de FT.

Grim ganha a CP de 2° capítulo, Bakuman mais do que merecidamente ganha uma, e chuto que Beel deve terminar o arco de treinamento, ou algum poder/habilidade/técnica virá.

Semana bacana, e dessa vez a culpa do atraso vai pro meu PS3 recém-chegado, unido aos bugs da net no console que passei um bom tempo tentando acertar, mas felizmente já está funcionando bem. A página da equipe já está atualizada! Agradecimentos ao gatilho mais rápido do Oeste a.k.a Dakini!

Ainda não achei scans de nenhuma das novas séries, mas pretendo lê-las assim que saírem. Até semana que vem!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.