Weekly Shonen Jump ToC: Edição #8! [2011]

A Edição #8 compreende a semana de 16 à 22 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

EDIT: Adcionadas as páginas coloridas de Kochikame e do oneshot.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.


Edição #8

  1. Enigma 18 (PC)
  2. One Piece 611
  3. Gintama 339
  4. Naruto 524 (Capa)
  5. Katekyo Hitman Reborn 322
  6. Toriko 126 (PC)
  7. Sket Dance 170
  8. Beelzebub 93
  9. Kaizou Ningen Rogii (Oneshot, PC)
  10. Bakuman 117
  11. Kochikame 1681 (PC)
  12. Hokenshitsu no Shinigami 67
  13. Oumagadoki Doubutsuen 26
  14. Inumaru dashi 118
  15. Nurarihyon no Mago 139
  16. Tonari no Masami-chan (Oneshot)
  17. Medaka Box 83
  18. Kuroko’s Basketball 102
  19. LightWing 17
[BLEACH ausente]

PC – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

Essa semana eu decidi esperar as scans da Jump em boa qualidade para escrever o post por isso ele está saindo só hoje. Semana bem movimentada e interessante esta. Pra começar a capa, no preview da outra  edição constava Enigma, mas quem acabou levando foi Naruto. Situação meio estranha, no meu pouco tempo acompanhando as ToCs não lembro de acontecimento semelhante, alguém aí lembra? Bem, tirando isso Enigma ganhou páginas coloridas triplas, apesar de ter caído um pouco na última semana. Eu realmente não me recordo de alguma série mais recente com tamanha aceitação inicial assim. E vocês lembram das vendas de volumes de Dezembro? Andei lendo por aí que não que Enigma não tenha vendido bem para figuarar no ranking geral da Oricon (que é quem divulga os números dos mais vendidos) não por não ter tido procura, mas porque a Shueisha não costuma fazer muitas impressões de primeiros volumes, e até li que já estava sendo provindenciada uma segunda tiragem. Eu não sei se as informações procedem, no entanto não seria surpresa alguma serem verossímeis.

Naruto ganha a capa, mas não leva a página colorida. Talvez tenha ganho a mesma por causa das edições subsequentes que serão todas de One Piece (já explico direito mais tarde).

Entrando no ranking propriamente dito, One Piece como sempre, sem comentários, e Gintama que aparece em segundo (!). Gintama aparece em segundo, por causa da capa do Naruto, que não foi rankeado, esqueçam. Ginatama merece uma salva de palmas gigantesca porque pela teoria que o Raphael comentou (e que faz sentido) mesmo Naruto com a capa ele  FOI RANKEADO. Gintama é o segundo colocado verdadeiramente desbancando Naruto! Li que Gintama estava com um arco novo que parodia de certa forma One Piece. Se for verdade, aí tudo parece explicado. Mas será que OP consegue até carregar uma paródia deste jeito? Bem pelo que sei Gintama sempre se deu bem brincando com a própria Shonen Jump.

Katekyoushi em 5°! Finalmente voltando ao lugar que mais lhe faz justiça, dentro do Top 5 após algumas semanas beirando a lama. O capítulo rankeado pelas contas foi o 314, não? Bem pelo que li no CdM do Thiago, foi a primeira vez que a nova “arma” (é isso mesmo? Não estou acompanhando semanalmente, estou lá pelo capítulo 170 parado) de Gokudera foi mostrada. Bem pelos votos os japoneses gostaram bastante da coisas toda. Ponto para Akira Amono desta vez que não precisou do Hibari (apesar de que ele já vem por aí né?).

Toriko ganhou página colorida esta semana, e por ela parece que vai vir batalha por aí. Sket Dance firmado? Só posições altas nos últimos tempos, apesar de ter caído um pouco da semana passada. Sket Dance apesar de tudo é o único “School Days” clássico da Shonen Jump atualmente, Medaka Box poderia ser até um concorrente direto, mas ultimamente tem estado muito mais shounen, aliás faz tempo. Minha aposta das novas séries que virão, é que deve vir um ecchi por aí, e torço para duas coisas: Ou Mizuki Kawashita voltar (sério Anedoki foi injustiçado demais na minha opinião) ou algum ecchi-shounen mais ao estilo de Rosario+Vampire, Negima, ou algo assim. Acho que esse segundo genêro iria fazer um certo sucesso na publicação que faz um tempo que não vê nada relacionado, tirando oneshots.

Beelzebub estável no meio do ranking, pelas contas os capítulos que vieram depois do anime não foram rankeados, então vamos esperar pra ver como estes após a estréia do anime irão. Contudo acredito que haja uma subida de volta ao Top 5. O mesmo vale pra Bakuman quanto a estabilidade. Sobre o arco novo que estreiou faz uns 3 capítulos, eu estou gostando bastante da história de fã antigo e tudo mais, e gostei do design e da personalidade do tal do Nanamine, e o suspense das intenções dele no final do capítulo da semana foi bem interessante. Depois de um tempo Bakuman parece estar nos trilhos de voltar a ficar realmente interessante.

Whoa. Sem palavras para Shinigami e  Oumagadoki essa semana saindo das últimas posições depois de permanecerem lá por muitos meses. Shinigami eu não sei muito sobre o que se trata, me parece ser um mangá de comédia. Oumagadoki por outro lado eu já li a sinopse e o início do oneshot é me pareceu muito interessante, como sempre falo aqui, torço muitop pela série por ser bem não-mainstream. Realmente a maior surpresa pra mim desta semana. Oumagadoki ainda ganhou algumas páginas a mais no capítulo desta semana.

Pulando como sempre Inamaru, e indo direto pra zona maldita. Nuramago ainda não conseguiu de jeito nenhum sair das últimas cinco colocações, mesmo se mantendo quase sempre no início do fim. Fiquei chateado por Medaka box que parecia que finalmente ia se firmar e teve uma caída brusca, tomara que seja algo passageiro. O capítulo rankeado foi o 75, que eu até achei bem bacana pois mostrou a habilidade de um integrante da classe dos Minus pela primeira vez, e uma habilidade que achei muito bacana. Não entendi a colocação, mas acho que mais alguns capítulos Medaka vai subir por que vem um dos poderes mais apelões por aí.

Kuroko e Light Wing fecham o ranking. Não pe novidade pra ninguém que não gosto de nenhum dos dois, por não achar que apresentem algo realmente novo ao genêro. Então a mim pelo menos nem fede nem cheira.

Próxima: Edição #9

  • Capa/3PC: One Piece
  • PC: Medaka Box & Sket Dance

Lembram que eu falei das capas de One Piece? Então, a Shueisha anunciou a um tempo que em fevereiro todas (ou praticamente todas) as capas das publicações da Shueisha, para celebrar as 200 milhões de cópias impressas de volumes da série. E claro isso inclui as quatro Shonen Jumps do mês de fevereiro, e até a Weekly Playboy (!). Segue a lista de publicações:

  • 31 de Janeiro

Weekly Shonen Jump (9° Edição)

  • 1° de Fevereiro

Cobalt
Seventeen
eclat

  • 2 de Fevereiro

Business Jump (5° Edição)

  • 3 de Fevereiro

Ribon
Weekly Young Jump (10° Edição)

  • 4 de Fevereiro

Jump Square
One Piece  volume 61

  • 5 de Fevereiro

Margaret (5° Ediçao)
Subaru

  • 7 de Fevereiro

Weekly Shonen Jump (10° Edição)
Weekly Playboy (8° Edição)
marisol
Lee
duet

  • 10 de Fevereiro

Men’s Non-No

  • 12 de Fevereiro

Bessatsu Margaret
Baila

  • 14 de Fevereiro

Weekly Shonen Jump (11° Edição)

  • 15 de Fevereiro

You (5° Edição)

  • 17 de Fevereiro

Shōsetsu Subaru

  • 19 de Fevereiro

Ultra Jump
Non-no
Seishun to Dokusho
Margaret (6° Edição)

  • 21 dede Fevereiro

Weekly Shonen Jump (12° Edição)
V Jump

  • 23 de de Fevereiro

Office You
Super Jump (6° Edição)
Myojo
Spur
Maquia

  • 24 de Fevereiro

The Margaret
Uomo

  • 26 de Fevereiro

Cookie
More

  • 28 de Fevereiro

Chorus
Weekly Shonen Jump (13° Edição)

Estou curioso pra saber se será o Oda mesmo que desenhará todas as capas ou elas terão outros artistas famosos encarregados, o que eu acho bem mais interessante. Imagino como deva ser One Piece na Bessatsu Margaret (voltada ao público feminino/Shoujo) ou na Ultra Jump (voltado ao público adulto/Seinen), ou até como será a capa da Playboy, talvez com uma garota vestida(?) de pirata? Ou um cosplay? Melhor parar por aqui… XD

Quanto as páginas coloridas, feliz por Medaka Box, e torcendo para que suba no ranking, e Sket Dance arruma mais uma página colorida com o anime que vem se aproximando se não me engano. Aliás falando em anime, e acho que até alguém comentou isso aqui no blog, acho que Medaka Box será o próximo a ganhar um, já está na hora também.

E é isso! Essa semana a CxC fez a tradução de um oneshot de Komi Naoshi, autor de Double Arts, um mangá que foi cancelado bem no seu início e que pela sinopse parecia interessante. Aparentemente foi mais uma vítima da época de cancelamentos frenéticos da revista. O one shot, Nisekoi, eu não tive tempo de ler ainda, mas aparentemente se trata de um romance/comédia escolar. Então está o  link da tradução em inglês para quem quiser conferir. Até semana que vem!

EDIT: Esqueci completamente de perguntar: Vocês preferem que saia assim como foi esta semana, com todas as scans bonitinhas, tudo nos “conformes”, ou pode sair sem as scans em alta qualidade, e depois eu atualizo o post? Às vezes fico com receio de fazer a segunda opção porque sai um post relativamente mais feio e incompleto, mas aí é com vocês.

[Créditos pelas scans para o Juin Justsu Team]

Isso também pode lhe interessar

16 Comentários

  1. Eu estava pensando em escrever ”KHR está sendo muito injustiçado neste rank” porém depois que li o post, e vi que da ultima semana até agora ele avançou muitas posições, só perdendo para OP, Naruto e Gintama, não acho certo KHR ficar entre os ultimos da Jump, para mim ele é melhor que Bleach, mais gosto é gosto >:

  2. bom não comento sobre One Piece pois o mesmo está em outro patamar e que ótimo ver Gintama em segundo apesar de que é pelo fato de Naruto não ter sido rankeado ainda é uma boa noticia pois sou fanzaço do anime dessa série e pretendo começar a ler seu mangá em breve, Katekyo Hitman Reborn que bom que subiu no ranking tava preocupado por ele andar na zona maldita e me surpreende Enigma desde que essa série estreou já perdi as contas de quantas páginas coloridas o mesmo ganhou o que é uma boa noticia pois esse mangá tem bastante potencial logicamente se o autor souber levar a série sem “perder a mão” na história

    PS:Rackor não cite mais o nome de Anedoki é traumático para mim lembrar que a série foi cancelada tão precocemente não a toa ainda guardo mágoas da Shonen jump por isso e odeio Togashi como nunca se era p/ laçar só mais uns “miseros” numeros de capitulos que continuasse com seu Dragon Quest e deixasse a Mizuki Kawashita continuar com sua história

  3. Essa é a terceira vez que eu vejo Naruto ‘roubar’ uma capa. Nas outras duas ele tirou de Toriko e Sket Dance. Não sei porque isso acontece, mas segundo vi numa comunidade do Orkut, a série que ‘rouba’ a capa ainda assim é rankeada. Segue abaixo o comentário do Guilherme, da comunidade Shonen Jump – Table of Contents:

    “as séries não são rankeadas quando, na página de índice da Shonen Jump (a famosa Table of Contents), elas estão colocadas pra “fora” da lista onde as outras séries estão, em caixas com destaque especial, dando destaque.
    Normalmente (na verdade, acho que sempre, nunca vi em outra situação), isso acontece com páginas coloridas E páginas coloridas de abertura.
    Quando a página colorida de abertura é de uma série X, Enigma por exemplo, e a Capa é de outra (Naruto, por exemplo), Enigma se encontraria fora da lista normal, e Naruto estaria na lista normal.
    Isso faz dele (Naruto) uma série rankeada.
    Esse é o mesmo motivo pelo qual séries que tiveram 23 páginas naquela Issue (acontece bastante) também são rankeadas, mesmo tendo “tratamento especial”.”

    Ou seja, Gintama tá em segundo pq esse capítulo em questão realmente foi FODA.

    1. não sabia disso…o que me faz ter ainda mais orgulho de Gintama afinal desde quando eu comecei ha acompanhar os Tocs não me lembro de ter visto nenhuma série roubar a segunda colocação de Naruto no ranking só em casos especias no caso quando Naruto não era rankeado

    2. Eu realmente fiquei na dúvida quando vi a ToC da semana, porém isso faz sentido. Por que Oumagadoki foi rankeado mesmo rendo 23p. Vou mudar, valeu Raphael!

      E bato palmas para Gintama… Pra tirar Naruto do 2° lugar tem que estar mega-super-blaster-bom!

      1. O melhor de tudo é que essa ToC demonstra que tem japonês que realmente vota nos melhores capítulos da revista e não nas suas séries preferidas. Isso torna a votação um pouco mais justa. 🙂

        1. Verdade, falou tudo. Principalmente ao ver que Oumagadoki subiu e Shinigami, mesmos estes tendo passado a maior parte do tempo do Bottom 5. Mas infelizmente parece que grande parte ainda segue o esquema: “Gosto de X, votarei em X.”

          O engraçado é que quase ninguém sabe como anda Oumagadoki porque parece que os scanlators dropparam a série (achando, provavelmente que ia pro limbo rapidinho) e Gintama o pessoal anda uns 15 capítulos atrasado, ou seja, a maioria das pessoas nem sabe direito do arco novo, e o porquê da cotação tão alta. Só o pessoal que lê RAWs mesmo XD

  4. Vou tentar ler Anedoki inteiro hoje pra ver se é bom memo! xD
    Alcancei Beelzebub e já virei fã, próximo ia ser Toriko mas to mais interessado por esse Medaka Box.

  5. Eu que disse sobre achar que Medaka vai ganhar anime em breve. xD
    Além do mangá estar indo bem (essas escorregadas pras ultimas posições sempre acontecem com a “turma do meio” da Jump… E quando forem cancelar a proxima série, Wing já tá tão comprometido que o autor já deve estar criando manuscritos da proxima tentativa dele XP
    Reborn no sobe e desce de sempre… Se o cap do Gokudera foi tão bem rankeado, quero ver como vai ser o dessa semana. Além de ter o Hibari destruindo tudo o cap inteiro (o que sempre faz reborn subir nos rankings), o cap foi bom mesmo. =D
    Toriko eu ainda não comecei a ler por preguiça, mas parece ser legal mesmo. Fico feliz por Sket Dance estar se firmando cada vez mais. Sempre gostei desse mangá, e ele nunca esteve em risco de cancelamento, mas é muito desconhecido. Quem sabe com o anime chegando agora em abril isso mude

    1. pra mim se o estúdio Shaft souber trabalhar bem com Sket Dance seu anime poderá vir a se tornar a nova moda entre os otakus desse lado do globo assim como já acontece com Beelzebub e Bakuman que eram outro não muito famosos por esses lados

  6. Legal o rank dessa semana. Reborn finalmente subiu!!!XP

    One Piece é sem comentários mesmo, so estranhei ele perder a primeira posição. Enigma deve estar indo bem mesmo.

    Ja Naruto…Não quero comentar…Mas é estranho ele descer da sua posição ja firmada. =/

    Nunca soube muito bem as posições da Bakuman e Beelzebub, imagino que deve ser la pelo meio mesmo, mas desceu um pouco né ? o.O

    Ja Nurarihyon eu entendo o porque da queda. Agora com o final do arco mais longo e muito bom de Kyoto( não me lembro muito bem o nome do arco. E esse?), enfim o autor esta dando um tempo e esperando pra começar um grande arco novamente. Os últimos capítulos foram mais casinhos sem a menor importância e, tirando o ultimo que saiu os outros mal mostraram o Rikuo. Deve ser uma justificativa justa pra tamanha queda.^^

    Ah! Acabei de ler o KHR dessa semana, o capitulo 322…Não vou falar spoiler, espero o CdM dessa semana( la é liberado ^^), mas se ele ja subiu com aquilo então dessa vez é bem possível que suba ainda mais..Muito FODA!XP

    1. “One Piece é sem comentários mesmo, so estranhei ele perder a primeira posição. Enigma deve estar indo bem mesmo.”
      Lembra do rolo que deu na última edição? Então, lá eu descobri que a capa não é “rankeada” pelos votos e entra em primeiro pela escolha dos editores, então OP ainda reina absoluto. XD

      Bakuman & Beel, é mais ou menos a mesma coisa, meiuca, e às vezes Top 5, caiu mesmo esta semana.

      Não leio Nurarihyon mas pelo que li o arco é “kyoto” mesmo.

      E se KHR teve Hibari= Top 5, mas será que consegue bater o Naruto?

      1. Nao sabia essa da escolha dos editores. Interessante, quer dizer que os editores tem suas “regalias” na revista.

        Não sou muito fã do Hibari, ou melhor, tenho outros personagens que gosto mais. Por exemplo Yamamoto ou Tsuna. Ta bom, Tsuna é meio de lua , mas quando determinado ele é foda.XD

        Apesar do meu gosto acho que KHR não passa Naruto. Naruto anda decepcionante pra mim, mas ainda recebe MUITOS votos. As vezes acho que é mais pelo nome que a série criou do que pela qualidade…Mas enfim KHR sem duvida Top 5 essa semana.^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.