Conversa de MangáJapãoLendo

Conversa de Mangá: Naruto 698

Naruto and Sasuke (5)

Naruto698 1

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 698, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Eu sei que reclamo de barriga cheia aqui no Conversa de Mangá as vezes. Sei que pego pesado ou que fico de picuinhas. Mas parte desse processo de apontar o dedo e dizer “isso poderia ser melhor” é porque no geral as pessoas preferem ler reclamações e aspectos negativos de algo, mesmo que essa coisa seja boa, do que ficar lendo elogios. A verdade é que ninguém curte elogios a não ser o elogiado. É por isso que em muitas críticas, resenhas, impressões, opiniões e reflexões, por mais que o que se está avaliando seja ótimo, sempre se faz necessário aquele pedacinho do revés, aquela parte negativa, aquele pedacinho insignificante que deveria ter sido melhor. E muitas vezes, sem apelar ou ser extremo, acabo chegando pro aqui com pedras na mão porque é isso que o leitor espera, para poder contestar ou concordar.

Porém estes dois últimos capítulos de Naruto quase não tenho pedras para arremessar. Sim, eu realmente gostei dos dois últimos capítulos. Essa coisa dos personagens saírem na porrada na mão porque lhe esgotaram as forças sempre é um excelente recurso narrativo, nunca que isso se tornará um mal clichê. O 697 tem seus méritos por conseguir uma situação que não exige muitos diálogos, é só pontapé e soco do começo ao fim e não é algo desnecessário ou violência gratuita. É realmente um daqueles momentos onde as palavras estão nos punhos dos personagens e era exatamente isso que eu queria ver quando o embate começou naquele modo Dragon Ball Z, então fico feliz que tenha descambado para isso.

Já no capítulo dessa semana, há realmente um aperto no coração do leitor ao descobrir finalmente, ainda que desconfiássemos já, os verdadeiros sentimentos que Sasuke sempre nutriu pelo Naruto, desde sua infância. É realmente tocante a forma como ele abre seu coração para que a gente possa realmente entender porque ele chegou aonde chegou. Isso não podia ficar nas entrelinhas, apenas no formato interpretativo a quem conseguisse chegar nesse ponto. Eu como fã aguardei esse momento onde o Sasuke finalmente abriria seus sentimentos.

Claro que nada disso meio que cola pra mim como a desculpa para como a luta começou, ou para o plano imbecil do Sasuke de se tornar o mártir e grande vilão para todo sempre do universo.  Mas essa é só a minha opinião. Felizmente nesse ponto não importa mais como tudo começou, mas como as coisas finalmente acabaram.

Quanto ao fato de ambos terem perdido o braço, isso não causa assim tanto impacto depois que se para e pensa que Orochimaru está vivo e se tem alguém que pode fazer “crescer um braço” certamente é ele. Se isso vai acontecer ou não eu não sei, porém ficaria muito chateado se a perda do braço resultasse na aposentadoria do Naruto no mundo ninja ou deixasse ele fraco ao ponto de não conseguir se tornar um Hokage. Felizmente eu acho que isso não chega a ser um empecilho no final das contas. Afinal o Raikage perdeu um braço na luta contra o Sasuke (ou minha memória está falhando?) e ainda assim continuou a lutar de forma incrível na ocasião. E tem outro porém, o anúncio do filme do Naruto, The Last, não mostra ele sem o braço, então imagino que ele realmente não ficará nesse situação.

Tá quase no fim pessoal, já tragam os lenços para enxugar as lágrimas para o derradeiro final. (e sim, eu ainda acho que Naruto não vai acabar definitivamente)

Naruto698 2

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.