1997-1999 | A primeira jornada Pokémon de Ash está no Netflix!

Chega a ser assustador pensar que o Ash está perigosamente quase próximo de estar há vinte anos na TV tentando se tornar um mestre pokémon. E ele nunca ganha uma maldita Liga, independente de quantas regiões surgem no planeta expansivo na qual ele vive. Enfim, para a alegria de muitos adultos nostálgicos e da galeria mais nova que nunca teve contato com a série clássica, o Pokémon de 1997 chegou agora em setembro ao Netflix! 101 episódios empoeirados com a primeira geração de pocket monsters!

É curioso que há alguns anos, acho que uns três ou quatro anos atrás, comecei a reassistir todas as temporadas desse antigo Pokémon. Peguei a fase na qual o Tooncast, canal de desenhos antigos da TV por assinatura, havia começado a exibir diariamente desde o começo o animê. Eu sei que fiquei por mais de um ano acompanhando. Chegou um ponto que não aguentei mais, é verdade, foi uma overdose muito grande acompanhar o Ash diariamente, ainda que fosse 20 minutinhos por dia.

E até gosto desse começo, com a primeira e segunda geração de pokémons. Pra mim o animê realmente fica horrível quando começa a terceira geração, na qual aqueles personagens May e Max surgem. Realmente é uma fase na qual Pokémon parou de ser interessante pra mim. Mais a frente, quando entra a Dawn e a série entra na quarta geração a coisa melhora um pouco. Mas no geral, pokémon é algo que infelizmente com o tempo vai ficando chato justamente pela quantidade massiva de personagens e falta de amadurecimento da série. E olha que de tudo isso, eu ainda gostei da primeira fase de Pokémon Black & White, quando tudo acabou quase sendo rebootado. Já essa nova série X/Y do pouco que vi, nada curti, porém pra ser justo eu deveria ver ela com mais calma e de forma cronológica.

Enfim, clássico é clássico, afinal quem nunca ouvi a clássica música de abertura do primeiro ano do animê!

E vale a pena ver esse animê de 1997?

Um dos grandes riscos de assistir algo tão velho, datado de outros tempos, é arruinar completamente a sua memória afetiva. Eu fiz isso alguns anos atrás com Os Smurfs. Vi alguns episódios no Gloob e não me lembrava de ser tão sonolento (sim, eu acabei dormindo assistindo, hahaha). E olha que tinha um carinho pelos Smurfs…

Porém e esse Pokémon? Bem, eu assisti e não é ruim quanto achei que seria. Admito que nesse caso o saudosismo ajuda e muito a engolir vários episódios ruins. Fora que é bacana relembrar de Charmander, Squirtle e Bulbasaur. Porém os melhores episódios são sem dúvida alguma aqueles de competições e campeonatos. Pokémon até hoje tem muitos episódios de encheção de linguiça, com Ash e amigos perdidos no meio da floresta, conhecendos coadjuvantes desinteressantes e brigando sempre da mesma forma com a Equipe Rocket. Isso realmente cansa bastante na série clássica. E bem, estando na Netflix, é válido pular os episódios mais chatos e irrelevantes.

Enfim, dá para rever sim. Sem medo. Quanto as novas audiências, a galerinha mais nova, eu também me questiono se terão saco para ver algo bem velho, com um ritmo bem diferente dos animês e desenhos de hoje em dia. Fãs de pokémon talvez ainda curtam, mas quem não tem muito contato com a franquia corre o risco de achar um porre. É difícil adivinhar nesse caso.

pokemon-season-1

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Tem que ter muita paciência para rever o anime de pokemon. Se pelo menos ele fosse um pouco parecido com o mangá, seria melhor.

  2. Eu nasci em 1998, mas desde pequeno acompanhei as primeiras gerações Pokemon. Depois quando cresci assisti todos os episódios desde a primeira temporada até ao final da quinta geração. Depois dropei porque para mim a 5ª geração foi horrível, basicamente foi completamente rebotada para a nova geração de miúdos do século 21.

    Para mim (e para a maioria) a melhor geração foi e sempre será a primeira. Embora eu admita que de todas as gerações, a quarta foi a melhor, pois a história, competições, rivais, pokemons, aventuras foram superiores a toda e qualquer geração. Mas sempre que me recordo da primeira geração, me bate uma nostalgia tão grande, ao me lembrar que em criança também queria ser mestre Pokemon.

    Eu recomendava a todos os da velha geração reverem sim pokemon, mas só da primeira à quarta geração. A quinta é como se tivesse sido um recomeço para a nova geração de crianças, e irá desiludir muita gente. Se terminarem na quarta geração, pelo menos vão levar uma recordação bem melhor de pokemon no fim.

    1. Santos, quando você menciona a quinta geração, está se referindo a Black & White, não?

      Se for isso, pow eu discordo a respeito de desiludir os fãs antigos de pokémon. Eu sou destes das antigas (mas nasci muito antes de ti, 1984!! hahaha) e achei Black & White excelente, muito melhor do que a série na terceira geração (com a Max e May) e a quarta (com a Dawn).

      Acho excelente que a série tenha rebootado (sem rebootar), ela começa com o Ash todo boladão porque perdeu de novo um torneio da liga, e resolve simplesmente mudar de ares, indo a uma região na qual não conhece ninguém, com pokémons todos novos e levando apenas o Pikachu. Eu acho foda a forma como ele começa a série. E o final, se você conseguiu ir até o fim, é verdade, ele perde de novo a liga, mas é uma batalha muito boa, quase tão boa quanto da de Diamond & Pearl.

      O caso é que o Ash sempre fica com pokémons fracos e não evoluidos, e acha que dá pra vencer a liga. É uma bananão! Hahaha

      Fora que Black & White tem um ótimo rival, tem ótimos campeonatos antes da Liga e os personagens coadjuvantes são divertidos (tal como Brooke e Misty das antigas). Eu realmente achei bem maneiro. E depois na segunda fase da série, pokemons de gerações anteriores, tal como antigos amigos voltam a aparecer.

      Ah e acho que Black & White amadureceu muito bem a Equipe Rocket, num nível em que eles deixaram de ser apenas irritantes e repetitivos. Eu gosto dessa fase dark deles.

      Mas é claro, essa é só a minha opinião. Você tem todo o direito de não curtir! 🙂

  3. Estou reassistindo e já cheguei no episódio 14.

    A dica que dou é, vá assistindo normalmente, apareceu a Equipe Rocket pule pra frente no próprio episódio. Gosto da Jesse, James e Meowth, mas o roteiro utiliza os personagens tanto e na maior parte das vezes de forma imbecil, que nem criança deve ter saco pra ver o trio em todos episódios.

    Sobre lutas boas do anime, pra mim a definitiva é Ash vs Gary na Liga Johto, seguida de perto por Ash vs Drake na final da Liga Laranja,

    1. Sim essas lutas são muito boas, e também gostei muito da do Ash vs Paul, na liga Sinnoh. Muitos consideram essa a melhor batalha de todo o universo Pokemon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.