O Bom Dinossauro | Por uma Pixar com mais humor e menos emotiva? (Opinião)

Talvez tenha sido um aviso. Uma semana antes de ir ao cinema assistir O Bom Dinossauro resolvi mostrar o trailer da animação ao meu filho, de 3 anos. Perguntei a ele: “quer ir assistir esse filme no cinema?”, ele nem sequer pensou muito e já soltou “esse não”.

Mas eu fui ver mesmo assim, enquanto o pequeno Thales preferiu passar a tarde de sábado brincando na casa dos avós. A sessão estava lotada de crianças, algumas inquietas e falantes, outras cansadas e chorando e ao final do filme minha esposa me confirma o que eu suspeitava: “o Thales não teria aguentando ver todo o filme”.

Tudo bem, ele tem 3 anos e há muita coisa legal que uma criança de 3 anos não tem a paciência para ver do começo ao fim. Fora que nessa idade tudo depende do humor, do cansaço e da disposição da criança.

O caso é que O Bom Dinossauro nem de longe pode ser qualificado como uma inesquecível produção Pixar, e não ajuda muito o estúdio ter lançado a animação meses depois do público ainda ter Divertida Mente fresquinho na memória. Talvez se a animação tivesse sido lançada como programado originalmente, ao invés de ter sofrido um ano de atraso por problemas justamente de roteiro e qualidade que uma animação Pixar hoje em dia exige de seu público a história teria sido diferente.

Sim, porque nesse ponto você já deve ter lido por aí que O Bom Dinossauro teve vários problemas em sua produção. Precisou ser refeito, causou demissões na Pixar, foi adiado e precisou de mais um tempo com os grandes nomes da casa para colocar tudo nos trilhos novamente.

E não é que seja uma má animação, ele apenas não causa o impacto que os fãs Pixar esperam das produções do estúdio.

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A meu ver o filme tem pequenas ideias mal exploradas, criando situações chaves e clichês, dentro de um plot linear e previsível e as vezes maçante. É fácil, por exemplo, comparar com Os Croods da Dreamworks, lançado em 2013. Os Croods tem mais ideias criativas do que O Bom Dinossauro, fora que a trama familiar da produção da Dreamworks é melhor em explorar vários lados de uma trama do que a visão unilateral de O Bom Dinossauro, ainda que mesmo assim Os Croods não seja perfeito, as vezes lembrando uma releitura de algo como Os Flintstones.

O Bom Dinossauro tem apenas uma única história, talvez duas se você considerar o lado do Spot, o pequeno humano do filme. É a história de um dinossauro medroso que se perde de sua família e precisa se encontrar e provar merecedor de uma tradição dentro a cúpula familiar. Não é exatamente algo inovador.

Nem mesmo a jornada de Arlo, o dinossauro protagonista da história, não é assim tão original ou impactante no aspecto geral. A aventura do filme tem bolhas de intensidade costuradas em momentos normais desse tipo de história, na qual muitas vezes são apenas cansativas. Você fica esperando o próximo bom momento do filme e isso não é uma bom sinal.

Ao final da sessão fiquei pensando em Procurando Nemo e o quão distante O Bom Dinossauro é em certos elementos. Na aventura aquática da Pixar o pai do Nemo sai em uma busca alucinada pelo filho e o enredo não para um minuto para você respirar. É Dory, uma peixe desmemoriada, são tubarões que não comem peixes, um antigo submarino, são minas de profundidade, cavernas abissais com um peixe estranho, são cardumes, tartarugas surfando em correntes marítimas, baleias e por aí vai. Há situações originais e inventivas acontecendo a todo o minuto. E ainda há tempo e espaço para explorar a história do Nemo, preso no aquário do dentista. Em resumo, o filme não te deixa esperando o próximo momento, ele é um trem em alta velocidade na qual você não para de prestar atenção um único segundo.

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No caso de O Bom Dinossauro há muito pouco dessa empolgação. Arlo está em um mundo que nunca visitou, com um pequeno humano que é tão maluquinho e apaixonante quanto uma Dory, mas não sai muitos momentos geniais disso. Parece que a Pixar estava apenas preocupada em apresentar uma CGI de ambiente hiper realista e se esqueceu de todo o resto. Não adianta O Bom Dinossauro ter uma belíssima animação se a história não empolgar como se espera. É apenas uma animação impressionantemente linda. E só.

Nem me senti puxado a esse universo proposto pela Pixar. O meteoro errou a Terra e os dinossauros não foram extintos. Isso é mostrado em uma rápida cena no começo e depois uma tela preta corta para “alguns milhões de anos depois”. Admito que eu queria ter visto mais desse mundo proposto pelo estúdio. O corte é muito violento e muito pouco se vê dessa premissa. O que temos é uma família de dinossauros herbívoros cuidando de uma fazenda e dinossauros carnívoros que são… bem vou deixar para você descobrir, porque essa é uma das poucas surpresas agradáveis da trama… e poucos animais ou sociedades, onde nem mesmo há muito interação entre outros dinossauros ou outros animais, além de pequenos grupos aqui e ali.

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Não há muito além dessa visão limitada de Arlo. Como o planeta evoluiu? Há muita flora e pouca fauna. Queria ter visto mais criaturas, mais de como o mundo mudou com a proposta inicial da trama. Arlo realmente encontra poucos personagens ao longo de sua jornada, especialmente se compararmos novamente com Procurando Nemo.

Mesmo com estes problemas, O Bom Dinossauro também possui algumas cenas brilhantes. Dignas da Pixar. Uma das primeiras cenas de Arlo e Spot onde ambos falam de suas famílias é de cortar o coração, especialmente porque ela é feita quase inteira com gestos e olhares, com poucas falas de Arlo (Spot é um humano, mas não fala). É um dos melhores momentos de todo o filme.

Quanto ao final do filme, vi críticas divididas entre o destino do Spot, algumas dizendo que a Pixar foi pelo clichê e tornou tudo muito previsível, outras apenas aceitando a situação. Admito que também fiquei dividido com o final do filme, que no geral achei que muito água com açúcar. Sem aquele humor característico da Pixar, que aqui tentou se levar a sério demais, um erro que ela mesmo já havia cometido em Valente. Pra mim o final foi fraco, muito mais para os padrões Pixar que acabamos exigindo.

O Bom Dinossauro - 008

É uma perda de tempo ir ao cinema conferir O Bom Dinossauro? Não é, mas fica o alerta e baixe as expectativas. Não vá esperando algo no nível de um Divertida Mente. Espere algo meio O Rei Leão mais fraquinho, sem Timão & Pumba (e isso faz uma diferença gigantesca) e sem momentos musicais que grudam em sua cabeça, e sim, O Bom Dinossauro tem várias referências deliciosas com O Rei Leão, que ainda é uma das melhores produções da Disney de todos os tempos (um pouco envelhecido para os dias de hoje talvez).

O Bom Dinossauro nem de longe é uma das piores produções Pixar, mas figura fácil como uma das menos criativas do estúdio. Infelizmente. O que salva é que mesmo ainda assim é uma produção Pixar, o que o coloca acima de muita das atuais animações produzidas para o cinema.

Os Heróis de Sanjay

Ah e antes do filme tem a curta metragem Os Heróis de Sanjay. Talvez alguns curtam, mas sendo mais cruel e amargo do que gostaria, achei o curta um dos piores que a Pixar já produziu. Tudo bem ser baseado em uma história real, porém é um curta meio sem graça. Eu fiquei o tempo todo esperando o humor característico do curtas do estúdio e ele não veio. É apenas uma “bonitinha” história envolvendo crença e criatividade infantil, de um filho e seu pai. Não era isso que eu queria. Até porque não teria sido de todo mal rir um pouco antes de entrar no drama de O Bom Dinossauro.

A Pixar talvez precisa ser menos dramática e voltar ao seu humor característico de seus clássicos. Não é como se a comédia não pudesse ter seus momentos emotivos. Toy Story, Monstros SA e Procurando Nemo estão aí para mostrar isso. Repetir a carga dramática e emotiva de um WALL·E vem se provando bem mais difícil do que a Pixar imaginou… O Bom Dinossauro é um bom exemplo disso.

Visual e Ambientação
Spot, o humano!
Arlo, o dinossauro
Roteiro linear e previsível
Um mundo pouco explorado
Final que divide opiniões
Boas homenagens ao Rei Leão

O Bom Dinossauro é bonito e tem seus momentos marcantes, mas no geral é uma aventura linear. Sendo uma produção Pixar é normal que as expectativas fossem por um melhor roteiro.

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4 Comentários

  1. (Nota do editor) Tive um pequeno bug no post agora no período a tarde e um comentário acabou sendo deletado sem querer. Mas felizmente consegui salvá-lo e afim de preservar a opinião do leitor (para que ele não ache que acabou sendo censurado ou algo assim), segue a íntegra o comentário postado. 😉

    ————-

    – André Brandão

    Não gostei de O Bom Dinossauro. Fui ver o filme com meu filho de 5 anos e, na metade do filme, ele dormiu. Duas semanas antes eu o havia levado para assistir ao novo Star Wars e ele ficou ligadão o filme inteiro.

    Voltando a O Bom Dinossauro: os personagens não têm carisma. Não deu vontade de torcer para nenhum deles. Os vilões são sem graça. A história realmente é rasa. Sem dúvida, foi o pior filme da Pixar.

    ————-

  2. Li o texto todo esperando alguma citação ao Rei Leão, pois O Bom Dinossauro não homenageia, mas copia momentos do filme de forma sofrível. Os personagens são muito fracos, eu não conseguir sentir empatia por nenhum, o roteiro é batido, o drama não funciona, etc.

    Algo que me incomodou profundamente foi o modo de vida dos dinossauros, algo como meio humano/meio animal. Eu acho que está combinação não funciona. Em O Rei Leão eles são animais e pronto, eles tem características humanas, mas são animais. Em Zootopia eles agem essencialmente como humanos pelo que apareceu no trailer, porém trazem características dos animais que são. As duas fórmulas são legais e funcionam, mas acho q O Bom Dinossauro erra por ficar no meio do caminho entre elas.

    O filme é todo errado e realmente está muito abaixo do nível da Pixar. Os cenários de fato são espetaculares, porém o design dos personagens me incomodou o filme todo, pois o contraste é gigantesco.

    O que eu gostei no filme do filme foram algumas cenas, em especial a explicação sobre a família que me lembrou Ratatouille e a explicação sobre o sabor e a cena que os personagens ficam chapados, é hilária e evoca a parada dos elefantes cor-de-rosa de Dumbo.

    No fim creio que realmente o filme deu muito azar de sair depois de Divertida Mente, que jogou o nível lá em cima.

    1. Ah eu não entendi como uma cópia de Rei Leão algumas referências, mas mais mesmo como várias homenagens da Pixar aos clássicos da Disney, como a cena do Dumbo que você citou e é realmente hilária. Eu queria mais momentos assim de gargalhadas em O Bom Dinossauro.

      Tudo bem que há momentos chaves em que não deveria ter remetido tão descaradamente o Rei Leão, como a cena do pai do Arlo na enchente do rio que é bem semelhante a do Mufasa no penhasco (sem que haja um verdadeiro vilão ali). Porém achei genial a brincadeira dos raptores hienas que lembram as hienas do Rei Leão, porém o tempo de tela delas é rápido e não tem a mesma empatia com as hienas clássicas.

      Quanto ao seu incomodo quanto a forma como os personagens foram representados, eu até entendo, mas acho que isso foi um erro da Pixar de não construir e mostrar mais desse mundo proposto para que a gente se simpatizasse mais com o mesmo. Foi um dos pontos da minha crítica.

      O fato é que a Pixar se tornou muito maior do que ela está aguentando e o nível de exigencia dos fãs está nas alturas, prejudicando um pouco suas produções mais recentes. Estamos críticos demais com a Pixar, não que estejamos sendo irracionais. As críticas são válidas, mas se fosse uma produção de qualquer outro estúdio menor, teria coisas que as pessoas deixariam passar e diriam “tudo bem ser assim, afinal não é uma Pixar”. mas sendo da Pixar, aí ferrou.

      1. O filme tem tanta coisa de O Rei Leão que fica difícil dizer que é só homenagem, tem o nascimento, a jornada de volta, a conversa póstuma com o pai, o protagonista sendo salvo pelo futuro amigo após a tragédia, etc.

        Concordo que esperamos muito da Pixar e por isso a crítica é mais pesada, mas é pq em tantos filmes poucas vezes eu realmente senti que ela ficou devendo. Infelizmente agora vem duas ou três sequências antes de algo original de novo pra ver como eles vão se sair, mas a Pixar não tem conseguido manter aquele ritmo de clássicos de tempos atrás.

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