2K Games | Bioshock The Collection é finalmente oficializado!

Esse é outro dos meus arrependimentos na geração passada: não ter terminado o primeiro Bioshock e nem ter conseguido jogar suas sequências. Esta foi uma franquia que chamou tanto a atenção em sua época e que da mesma forma que surgiu, de repente, parece que terminou. Sem existir indícios ou rastros de novas continuações.

Sinceramente, eu espero muito que, com essa coletânea anunciada pela 2K Games, isso possa abrir as portas para novos Bioshocks desenvolvidos para esta geração de consoles. Porque a franquia merece mais uma chance! Parece que Bioshock Infinite não conseguiu ser tão impactante quando os dois primeiros e isso meio que desanimou a 2K a deixar a Irrational Games, estúdio da franquia, a criar novos games dentro do universo de Bioshock.

Para quem não se recorda, ou nunca jogou, talvez nem valha a pena ficar dizendo muito sobre o game para não estragar certas surpresas, mas assim, a graça do primeiro Bioshock foi justamente ser um título misterioso, que ninguém sabia necessariamente do que se tratava, mas foi em uma época em que os jogadores estavam bem carentes de games imersivos, narrativos e até mesmo games com pitadas de terror.

Tenho pra mim que Bioshock foi um dos primeiros títulos na geração passada a influenciar muitos games que são feitos até hoje, preocupados em apresentar universos distópicos e atrelar a jogabilidade a uma imersão narrativa. Nesta geração estes são elementos essenciais para um bom título, mas na geração passada, especialmente no começo dela, eram elementos que muitos games traziam de forma as vezes mais rasa do que deveriam. Na minha memória, Bioshock foi um dos games que começaram a se destacar justamente por esse pensamento fora da caixa.

Fico curioso para ver se a coletânea conseguirá ter boas vendas. Espero que sim. De acordo com o anúncio, Bioshock The Collection trará todos os três games da série, remasterizados para a atual geração, contendo todos os DLCs previamente lançados (Challenge Rooms, Minerva’s Den, Protector Trials, Burial at Sea, Clash in the Clouds Columbia’s Finest Pack) e com alguns materiais extras, como um documentário com alguns dos criadores do game. E o preço é arrasador: 60 dólares pelos três games (lá fora, por aqui o preço oficial ainda não foi confirmado). A única perda na coletânea é que o multiplayer presente em Bioshock 2 não estará presente na coleção.

Bioshock The Collection chega para PlayStation 4, Xbox One e PC, em 13 de setembro. No PC há alguns poréns positivos: quem já possuir os dois primeiros games, poderá atualizá-los gratuitamente para as novas versões remaster. No caso de Bioshock Infinite não será preciso porque a atual versão de PC já meio que é “geração atual” graficamente.

Eu quero voltar para Rapture!

bioshock-the-collection-key-art

 

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. “Esta foi uma franquia que chamou tanto a atenção em sua época e que da mesma forma que surgiu, de repente, parece que terminou. Sem existir indícios ou rastros de novas continuações.”

    Discordo totalmente :p Quem jogou a trilogia (ou mesmo o 1 e o Infinite) sabe o que que pode ser feito. Acredito que o Ken Levine só está matutando um novo Bioshock para um dia ser lançado.

    O ponto é que Bioshock não se trata de UM universo, e sim de vários universos e multi-versos, dando assim a posiibilidade de sempre fazer um novo com protagonistas diferentes, mas a história tem o padrão de sempre explodir a cabeça de quem joga.

    Sobre ele ter sido grande durante o começo da geração, o Ken Levine sempre foi um cara que pensa muita a frente do tempo, você vai se impressionar se souber desde quando o primeiro Bioshock estava sendo planejado e o quanto mudou, e o mesmo com Infinite, o quanto ele mudou durante sua crianção, só observar a demo feita antes do jogo lançar.

    De qualquer maneira, depedendo do preço eu pego no lançamento porque amo essa série!

    E não vou sentir falta do multiplayer do Bio2 pq ele tá lá só pra preencher espaço rs

    1. Ah Lucas, acho que faltou uma melhor terminologia na minha frase. Quando digo que terminou do nada, quero dizer “comercialmente” e não criativamente.

      Afinal, este é o terceiro ano da atual geração de consoles e só agora Bioshock está chegando para estes consoles, e por meio de um remaster.

      Infinite teve várias polêmicas, como uma certo distanciamento de elementos do original, toda a questão justamente do comercial vs criativo (teve a polêmica da capa genérica) e isso minou um pouco a franquia, a meu ver. Caso contrário esta geração já deveria ter ou ao menos estar anunciada um Bioshock 4 por exemplo.

      Fio isso que quis dizer como Bioshock ter acabado do nada. Do ponto de vista comercial apenas. :p

      1. Não se espante se após a Collection vier o anúncio de um novo, isso está acontecendo com muitos jogos:

        Remasters de Resident Evil e anuncia o 7;
        Remixes de Kingdom Hearts e sai o 2.8;
        Remakes de Final Fantasies e sai o XV;

        Essas coisas. A capa genérica foi realmente escolha de marketing, mas não achei ela tão genérica, pelo menos conheço a cara do Booker, e o Jack do primeiro jogo que até hoje a única marca dele que lembro é a tatuagem de corrente no pulso?

        1. Eu não me espantaria, pelo contrário, ficaria mega animado! Aliás, é exatamente o que eu espero se a coletânea conseguir colocar Bioshock em perspectiva novamente no cenário atual de games! o/

  2. Acho muito bacana, mas meio que uma sacanagem kkkkk, tenho os 2 primeiros títulos a um certo tempo já… infelizmente, não estava conseguindo jogar o um, por algum motivo de compatibilidade com o Windows 10, e de repente, hoje, ele abre, bom, não sei por qual motivo, mas o game é realmente muito bom, não quero esperar atualizar pra jogar, até pq, o coitadinho do meu pc, já tá tão velho, que nem game de 2011 ele roda no máximo, a crise bateu até nele kkkk

  3. Que saudade dessa franquia…. Engraçado, adoro o primeiro jogo, não gostei do segundo e até desisti de joga-lo, mas o Infinite é o meu favorito. Talvez seja por causa da história, o desenvolvimento são aprofundados nos personagens principais. Você não controlava Elizabeth no jogo, mas IA e a interação com ela era impressionante.

    1. Uma das coisas que mais gosto no Inifnite é a OST e os barulhos de quando você revira lixos ou recarrega as armas. O barulho que faz quando a Elizabeth joga uma moeda para você é sensacional XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.