The Mooseman, jornada pela cultura fino-úgrica, em julho nos consoles

Nem vou tentar explicar o que é a cultura dos povos antigos conhecidos por fino-úgricos. Dei uma espiada na Wikipédia e foi o suficiente para saber que nunca ouvi sobre isso na escola, ou em qualquer outro lugar (ao menos não me recordo). De toda forma acho legal que dois desenvolvedores independentes, Vladimir Beletsky e Mikhail Shvachko, tenham criado um projeto tão interessante baseado em mitos e histórias com folclores que não são tão conhecidos do grande público destes tempos modernos.

Estava pesquisando um pouco mais sobre o game e descobri que ele surgiu em uma Game Jam em 2015, onde ambos os desenvolvedores estavam justamente experimentando a paleta que dá a arte do jogo, com essa coisa de desenhos antigos de animais e acabaram descobrindo que poderiam criar algo mais dentro dessa proposta. Foi quando foram a fundo pesquisar mais sobre a cultura fino-úgrica, conversando com especialistas da área e lendo diversas pesquisas científicas. O jogo também tem sua trilha de som com base em tal cultura. É de deixar curiosos para saber e aprender mais, não?

Pois bem, o jogo ganhou vida ano passado, quando o mesmo foi lançado no Steam. Não me parece um game muito longo, há gameplay dele por completo no You Tube com uma única hora de duração. Mesmo assim me interessei, até porque não é um título que é vendido a um preço incompatível com seu conteúdo. Tem um preço honesto. O resultado é um jogo de aventura linear, onde o jogador avança procurando a resolução de alguns puzzles e ganhando conhecimento em torno da proposta histórica do mesmo.

O protagonista da história é esse meio-deus, meio humano, que dá nome ao título do game, que caminha por uma jornada por mundos misturados, vendo aquilo que seres humanos e seus olhos mortais não conseguem ver. Conforme o game avança há a aquisição de novas habilidades que permitem o jogador se conectar a novos meios de explorar seu mundo, além da coleta de artefatos escondidos através desse poder do Mooseman de ver aquilo que nós não podemos ver.

The Mooseman, que já está disponível para PC, está chegando agora, no próximo dia 18 de julho, para novas plataformas: PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Dando assim mais acesso a jogadores para conhecer mais a seu respeito. Quem está sendo encarregado da distribuição do jogo para os consoles é a Sometimes You.

Para aqueles que apreciam estes jogos indies que exploram história, cultura e folclore de povos antigos, me parece que The Mooseman é uma boa indicação. Fica então o registro a seu respeito por aqui.

Galeria

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
More from Thiago Machuca

O Homem que Foge – Nigeru Otoko | A floresta, o urso e nossas próprias decisões! (Impressões)

Anunciado ano passado, porém lançado somente agora no início de fevereiro, Nigeru...
Read More