Conversa de MangáJapão

Bleach 683 | The Dark Side of Two Worlds End! (Contagem regressiva para o fim)


Quando acaba?

Eu gostaria de dizer que entendo o que diabos está ocorrendo com Bleach, mas de fato não entendo. A Shueisha, por intermédia da Weekly Shonen Jump, anda dizendo que Bleach está acabando, sem especificar necessariamente em qual capítulo mangá vai realmente ser finalizado.

Por aí – entenda-se pela internet – dizem que Bleach vai até o final de agosto, ou que sua finalização ocorre no começo de setembro. Parece oficial a notícia de que o volume 74 do mangá será o último. Só que aí você pensa o seguinte: o volume 73 (já lançado) termina no capítulo 674. Isso significa que do capítulo 675 até o último capítulo do mangá ainda não foram encadernados.

Normalmente os atuais volumes de Bleach no Japão possuem entre 10 a 11 capítulos por edição. Se o mangá já está no capítulo 683, significa que existem já NOVE capítulos para o volume 74. Presumindo que a edição final pode ter algumas páginas a mais, quantos capítulos realmente restam para Bleach? Três? Quatro?

Há quem diga que o mangá termina no capítulo 685, o que me parece meio abrupto demais. Não deve ser apenas mais dois capítulos até seu final, caso contrário o mangá já estaria mencionando isso, não? Eu sinceramente espero que não.

Bleach 683-3

Engraçado é que quando Naruto estava para ser finalizado, houve essa mesma sensação de urgência. Como que o mangá ia acabar de forma apressada e como que o autor resolveria o universo da série em tão poucos capítulos para o fim. E no fim acabou mesmo (ou quase).

Porém tal como o universo de Naruto ganhou novos capítulos extras, e seu universo continua expandindo, suspeito que Bleach terá o mesmo destino. Acho que após a finalização do mangá e da série original, o Kubo deve deixar algum gancho para pode revisitar o universo da série futuramente. Ou ele, ou autores convidados ou em outras mídias. Não acho que esta será o ponto final de Bleach.

The Dark Side of Two Worlds End

Bem, enquanto as maiores discussões parecem estar envoltas na problemática de quando o mangá irá acabar, a história no mangá continua terrivelmente cheia de problemas. É complicado. Tipo o autor criou um monte de batalhas, resgatou personagens e no fim não parece que precisou jogar tudo no lixo.

Aquele inimigo que virou um periquito, caiu lá do Palácio e trouxe o Kiba de volta ao mangá sumiu. Não prestou nem para ter uma cena de seu poder sendo sugado pelo Yhwach. O gigante Valkyrie também caiu como se tivesse assoprado uma vela de aniversário. Finalizar batalhas para quê? Elas são apenas um recurso de encheção de linguiça neste arco final do mangá aparentemente.

Pior ainda foi o Ishida como Jugram. Tudo bem, eu entendo os sentimentos do cara, a ideia que o Kubo quis passar sobre a honra da batalha, dos adversários e blá blá blá, mas nada disso me compra esse discursinho final de “vá salvar seus amigos, vá atrás de seus sonhos, meu querido adversário. Me dê aqui todos os ferimentos que lhe infligi até 5 segundos atrás quando eu iria de fato lhe matar“. Não, cara. NÃO!

E olha que estava até animado com a batalha do Kurosaki contra o Yhwach. Tipo, o vilão tem uma habilidade instigante. Não é só ver o futuro, mas alterá-lo, moldá-lo. Como se engana tal habilidade, como fazer ele enxergar e mudar o futuro de forma errônea. Eu juro que estava confiante que o Kubo iria vir com uma grande sacada que eu não teria imaginado. Ainda estou esperando por isso.

Quer piorar as coisas? Aí tem o Aizen. Só o melhor vilão que o mangá já teve. O autor criou toda essa expectativa de que ele voltaria para o arco final, que teria um papel grande a ser desempenhado. E aí, cá estamos, nos minutos finais da prorrogação do segundo tempo de Bleach, com o juiz prestes a encerrar a partida e com é a solução do autor para o Aizen? Ele se filiar ao Ichigo e ao Renji, dando uma de Sasuke e aplicando um genjutsu no Yhwach? O quê?! Sério? E vai morrer na praia pelo visto…

Bleach 683-4

Enquanto isso o pai do Ichigo e do Ishida estão lá apenas como entregadores, né? Toma aí essa flecha, que convenientemente, deve matar o Yhwach. Um recurso lançado de última hora, vindo do nada (ou quase isso) e que o Ishida vai atirar no último suspiro do Yhwach, porque obviamente ele ainda não caiu por completo.

Fora que o Yhwach é o vilão mais imbecil de todos os tempos. Passou parte do arco dormindo, roncando em seu palácio e, quando acordou, matou todos seus aliados, que estavam mandando bem nas batalhas, para ficar ao fim sozinho, e ter todo mundo partindo para cima dele.

Bleach 683-5

Gente, o que está acontecendo nesse final do mangá? Será mesmo que a Jump mandou o Kubo finalizar as coisas as pressas? Eu estava com a impressão de que o mangá talvez fosse acabar quando se completasse 700 capítulos, tal como Naruto terminou, mas já ficou claro que as coisas não vão durar até lá.

Não sei, caramba, sinto que estou extremamente decepcionado com o Bleach nesta reta final. E olha que até gostei de pequenos momentos, como o Renji explicando seus sentimentos pelo Ichigo, como foi graças ao Kurosaki que ele pode se reaproximar da Rukia novamente. Mas tirando estas pequena inserções que brincam com os sentimentos nostálgicos que os leitores possuem com o começo da série, nada mais cria estes vínculos legais que o mangá sempre criou.

Duas coisas para finalizar o prosa. Tsukishima: minha mente simplesmente já havia apagado esse personagem da memória. Putz, veio do nada e caramba, que poder conveniente, não? Tive que ir para a Wikia da série para lembrar novamente o que diabos ele fazia. Aí está uma habilidade que talvez fosse interessante de ser usada no Yhwach, não? Para quem achou que o arco dos Fullbringers não serviria para nada…

Bleach 683-1

Último ponto, não muito relevante, mas eu meio que abri um sorriso quando o Renji ativou a bankai e partiu para cima do Yhwach. Tenho quase certeza que não é a primeira vez que ele usa essa versão de sua bankai, mas esse é outro detalhe que a minha mente havia dado descarga abaixo, pois pra mim a bankai do Renji sempre vai ser aquela serpente enorme. Fiquei todo empolgado para relembrar o formato dessa bankai 2.0 dele e puff… não. Braço dilacerado, e vai ali para o escanteio. Que maldade!

Estou deveras tristes pela forma como ato final de Bleach está sendo conduzido. Sniff…

Bleach 683-6

— Agora eu quero o retorno do animê de Bleach com centenas de capítulos fillers desse arco final, com tudo aquilo que os fãs da série queriam ver no mangá e o Kubo “não teve tempo” (sim, com aspas gigantes) para colocar.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.