Nintendo | Então ainda não é hora de aposentar o 3DS? (Direct 1.9.16)

Sei que estou há alguns dias com este post em atraso, mas foram dias corridos, conforme já andei comentando por aqui. De qualquer forma esse é um assunto que não poderia deixar de comentar, afinal a Nintendo resolveu sair de seu quartinho escuro para avisar o mundo inteiro que ainda não é hora de pensar em colocar o 3DS para se aposentar. E eis que surgiram várias novidades anunciadas e que vão ocupar os jogadores do portátil por mais alguns meses até meados de 2017.

Há um segundo ponto que vale a pena ser mencionado aqui; que é o fato de que alguns dos anúncios dizem respeito a este novo formato encontrado pela empresa de lançar um grande jogo para o Nintendo Wii U e, eventualmente, adaptá-lo para o Nintendo 3DS. Tudo bem, não é o exato mesmo game, mas acaba deixando bem claro esse sentimento de que o console de mesa da empresa não é sequer forte o suficiente para segurar um exclusivo próprio. Isso é meio que ruim, mas também já não é mais novidade para ninguém que o Wii U é claramente um console que deu completamente errado, certo?

No fim, acaba sendo uma sorte aos donos de 3DS, pois acabam ganhando um portátil ainda mais forte e com uma line-up bem invejável. Tudo bem que há também que se discutir sobre o peso e o valor de um portátil para o mercado de games hoje em dia, com a forte concorrência de tablets e smatphones. Porém melhor deixar para discutir isso em um outro momento. No fim ainda é louvável como a Nintendo mantém o 3DS relevante no atual mercado, especificamente quando se pensa no que a Sony teve que fazer com o PlayStation Vita para não ter que abandoná-lo por completo. Aliás, isso talvez também seja algo a ser discutido por aqui em uma outra ocasião.

Enfim, mas também não é como se a Nintendo tivesse anunciado mil games para o Nintendo 3DS. Na verdade, rolaram pequenos e grandes anúncios. Para quem esteve na correria dos últimos dias de Brasil Game Show ou aproveitando o beta de Battlefield 1 (já que é de graça e por tempo limitado, então entendo que há quem sempre aproveite estes períodos ao máximo), ou simplesmente porque a sua vida andou agitada, seja na escola ou no trabalho, vou deixar ao final do post, o vídeo do Nintendo Direct de 1º de setembro, assim você pode dar play e marcar na sua playlist do You Tube ou simplesmente retornar aqui um outro momento para vê-lo na íntegra.

A minha intenção aqui não é abordar todos os anúncios. Quero apenas comentar rapidamente cinco ou seis anúncios, pois são os que mais me interessam e que espero conseguir jogar todos, apesar de ser provável que não vá conseguir. Afinal, a Nintendo segue sem qualquer notícia a respeito de retornar ao Brasil, o que dificulta e as chances de localização de seus games, encarece seus preços e isso só acaba fazendo-a menos interessante aos consumidores brasileiros. Com a Microsoft e a Sony apostando na gente, fica difícil dar atenção a quem não está dando a mínima para nós, por mais apaixonados que os brasileiros possam ser pela Nintendo, dada a sua história no passado. Bem, segue os títulos!

Pokémon Sun & Moon

Vou aproveitar que o assunto aqui é Pokémon para colocar além do vídeo do Nintendo Direct, um outro, lançado ontem, com mais novidades e mais pokémons. As novidades e novos monstrinhos e clássicos remodelados simplesmente não param de surgir.

Marketing maroto, pois estou cada vez mais na pilha para querer jogar Sun & Moon, quando o mesmo for lançado em novembro. Quero ver é ter tempo para isso, sem mencionar a grana para comprar o jogo. A Nintendo me ganhou no momento em resolveu trazer a primeira geração da série em novas formas. Foi uma ideia genial.

Imagine que há mais de setecentos pokémons após tantas gerações e que agora veio a possibilidade de mudar o visual de todos, enquanto ainda vai se criando novas espécies. Caraca, que é pokémon pra caramba! E vai vender bonequinhos, figurinhas, vai aparecer no desenho e vai encher os cofres da Nintendo também!


Super Mario Maker 3DS

Eu disse, não disse! Que irado que Super Mario Maker não vai se tornar aquela pérola de um único sistema. Uma versão para Nintendo 3DS já estava nos planos da Nintendo e veja só, já tem lançamento agendado para dezembro deste ano. Que lindo! Porém algumas novidades dessa versão ficaram em aberto e outras me deixaram preocupados. Como assim não vai ser possível baixar fases online? A Nintendo vai mesmo podar isso? Espero muito que não seja apenas o que foi mencionado aqui, de que as pessoas apenas compartilharam fases localmente. Vai ser muito decepcionante se o game funcionar apenas assim. Vale ficar atendo as próximas notícias sobre esta bem sacada versão para Nintendo 3DS. E que apostar que Super Mario Maker tão logo também vai debutar no Nintendo NX? Não me surpreenderia se ainda rolasse em 2017, ano previsto para o lançamento do console.

Poochy & Yoshi’s Woolly World

Mais um game genuinamente charmoso, que perde a sua exclusividade do Wii U. Pelo que deu a entender no Direct, trata-se da mesma versão portada para o 3DS. As mesmas fases, porém com algumas novidades, como a possibilidade de jogar com o Poochy. Gostei pra caramba, apenas fico meio assim porque talvez já esteja meio velho, pois todos os novos games solos do Yoshi não me parecem que me marcaram tanto quanto seus jogos mais clássicos. Parece que a fórmula está meio estagnada, meio óbvia demais. Só a belíssima direção de arte já não anda mais me encantando. O game chega ao 3DS em fevereiro de 2017!

Pikmin para o 3DS (side-scrolling)

Esse sim vai dar o que falar. Polêmico a decisão da Nintendo de adaptar o Pikmin para um game de plataforma 2D. Ainda é muito cedo para dizer algo apenas com um único trailer, mas achei muito estranho. Não lembra a série principal. Será mesmo que o 3DS não tem poder para criar a experiência original de Pikmin no portátil? Ainda é muito cedo para achar qualquer coisa. Fico feliz que a franquia Pikmin esteja finalmente chegando ao portátil, mas ainda com um pé atrás com esse anúncio. Felizmente o título ainda está em desenvolvimento e pelo visto é o que mais vai demorar para chegar. A previsão é 2017, sem um mês definido, o que significa que pode indicar apenas segundo semestre do próximo ano.

Mario Sports Superstars

Aqui não tenho muito o que comentar, exceto de que me parece uma proposta bacana. Ao invés de fazer 5 ou 4 games de esportes do Mario individualmente, melhor reunir algumas modalidades em um único game. Dá a diversidade e pouca a grana em múltiplos games do Mario vendidos separadamente, ainda que sempre que isso acontece sinto que certas mecânicas e modos extras acabam sendo sacrificado pela quantidade de esportes em si. O jogo vai ser lançamento na primavera norte americana de 2017, então ainda o veremos mais dele até lá.

Mario Party Star Rush

E tem mais Mario chegando no 3DS. Será que é algo a se preocupar a quantidade de títulos de Super Mario anunciados neste Direct? Por que não um Donkey Kong? Podia jurar que Tropical Freezing também seria portado para o 3DS eventualmente. Ainda acho que será.

Enfim, mais um Mario Party e devo admitir que esse parece ser bem diferente. Faz anos que não jogo um Mario Party. O último deve ter sido no Nintendo DS. Achei legal as mudanças e as novas dinâmicas do jogo. Mas esse é um título que apenas testando para saber. E é um daqueles que sempre fica na última posição da fila de games que alguém compraria acredito. Acabo tendo a impressão que Mario Party seria um ótimo título para funcionar em formato free-to-play, ainda que não possa imaginar muito bem onde a Nintendo iria rentabilizar com um game assim.

Aliás, esse título a Nintendo já havia anunciado, não? Ela apenas reforçou seu lançamento nesse Direct. O game chega em novembro deste ano.

E por fim, como disse lá no começo, estes foram apenas os anúncios que me chamaram a atenção. Mas a Nintendo falou de muito mais títulos no Direct de 1º de setembro. Apresentou outros games, como Tank Troopers, alertou para uma temporada de grandes indie games no eshop, DLCs de Amiibos de The Legend of Zelda para tudo quanto é lado, entre outras coisas. Vale a pena dar uma olhada no Direct inteiro para pegar todos os detalhes. Segue então:

Nintendo Direct 1.9.16

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.