One Piece 841 | Para o East Blue (o passado de Sanji)

3 meses e algumas semanas. Ou 13 capítulos. Esse é o tempo que se passou desde o último Conversa de Mangá aqui no site a respeito de One Piece. É um tempo considerável, mesmo que não me pareça que o mangá acelerou tanto assim a sua trama.

Não estou dizendo que One Piece me empolga menos do que já me empolgou no passado, entretanto admito que aquela ansiedade semanal para ler o capítulo da semana tem diminuído ao longo deste ano. E não creio que tenha sido a qualidade do mangá ou o desenrolar do arco atual. Talvez seja aquele sentimento de que sinto falta de outros títulos semanais para acompanhar junto. Naruto e Bleach se despediram, e agora bate aquela nostalgia saber que restou aquele One Piece. E por maior que seja seu sucesso até hoje, um dia Oda vai acabar com o mangá.

E a trama dá certos sinais de que está chegando a algum lugar. Parte dos mistérios foram revelados e os próprios personagens já estão naquele status na qual precisam enfrentar e derrotar as maiores figuras presentes no universo da série. A menos que o Oda pense em criar adversários ainda maiores do que os já conhecidos do público.

One Piece 841 e

Isso me faz atualmente ler One Piece com aquela pontinha de “caramba, isso vai acabar a qualquer momento“. O mangá eterno já não me parece mais tão eterno assim. Aquele descompromisso que os arcos tinham no passado já não mais existem. Tudo agora precisa levar a um propósito, o que também as vezes acho estressante para a série. Fica tudo tão sério e sinto falta daquele bom humor semanal, aquela piração, aquela piada que vai ecoar dentro da mitologia da série.

Feito esse pequeno desabafo, cá estamos. No aguardado arco contra a Big Mom. Ansioso para as verdadeiras brigas começarem, para aquele momento na qual o Sanji vai pedir para que o Luffy ajude a derrotar sua família. O momento na qual apenas metade da tribulação dos Mugiwaras foram capazes de derrotar sozinhos toda a tropa da Big Mom. Quer dizer, isso tudo vai acontecer, não?

A menos que o Oda venha com aquela sua roleta do inesperado. Os eventos aqui não serão sanados e irão acarretar em outro arco, ainda mais insano, mais tenso, mais maluco. Não acho que vai ser este o caso, mas como gostaria que fosse isso. Tornaria estes atuais momentos do mangá menos previsíveis.

One Piece 841 g

No que diz respeito ao segundo passado do Sanji, estou achando interessante. Difícil dizer que estou adorando, afinal eu já gosto do primeiro flashback do personagem. O caráter do Sanji já é bem explanado no seu passado no Baratie. O que vemos agora é muito parecido com o que vi acontecer com o Sabo, na qual uma família se achar melhor que todo o resto do mundo. O desprezo social bate mais uma vez à porta da série, mas sem o impacto que me causou quando o Oda fez pela primeira vez.

Certas surpresas nem são necessariamente surpresas. A irmã é condescendente com Sanji. Já esperava isso desde sua primeira aparição. Me lembro de ter pensado, “bem, ela não é tão ruim assim”. Explica, por exemplo, o porque ela salvou Luffy naquela cena em que ele estava envenenado. Os Mugiwaras são os companheiros, a família atual de seu irmão. Como ela poderia deixar Luffy morrer naquela situação? Não poderia. Ainda mais sabendo que eles estavam ali para resgatá-lo. Fica bem um pouco óbvio que ela meio que quer que isso ocorra.

One Piece 841 d

Só achei meio exagerado o recurso das algemas nos pulsos do Sanji que o Oda utilizou alguns capítulos atrás. Mais estranho ainda elas não voltarem a serem citadas, e nem nos desenhos do atual capítulo andam aparecendo. Eu ao menos não mais as percebi. Achei desnecessário, achei clichê, achei um recurso desnecessário para prender o Sanji ali, naquela situação. Faz muito mais sentido a chantagem emocional, com a ameaça contra o pessoal do East Blue, no restaurante Baratie. Ainda que sinta que esta ainda é uma situação contornável. Cadê um Den Den Mushi para pedir para o Baratie mudar de lugar?

O que também me faz pensar se após todos estes anos, nenhum dos aliados do Mugiwaras se comprometeram a cuidar das famílias que eles deixaram para trás? De repente tem alguém, a pedido do Rayleigh, cuidando desse pessoal. Não me surpreenderia.

Mas é legal que o Oda tenha sentido essa vontade de criar um passado mais profundo para o Sanji. De ter uma história que jamais havíamos imaginado. Não estou achando melhor do que as que o autor já criou no passado, mas também não está me incomodando. Espero apenas que essa abertura também sirva para criar expectativas em torno do passado do Zoro antes dele conhecer a Kushina, sobre seus pais ou porque ela andava por aí desafiando dojos. Até mesmo me pergunto se o seu passado não terá a ver com Wano, a ilha dos samurais. Resta aguardar.

One Piece 841 f

Um último ponto a respeito do passado do Sanji, e este sim achei interessante, é o envolvimento de sua família com o Vegapunk. Mais um vez um personagem das antigas da mitologia da série, que é mencionado, mas nunca aparece por completo. Quero muito que chegue o momento onde veremos o Vegapunk real. Não duvido que seja ele quem vá contar aos Mugiwaras (e aos leitores da série) o mistério e os segredos por detrás das frutas do diabo.

Cheguei até mesmo a cogitar que todos os irmãos ali seriam clones, com base no capítulo anterior. Todos criados geneticamente, já que possuem aperfeiçoamentos científicos, não muito bem explicados. Porém tendo em vista que a mãe do Sanji apareceu aqui, em uma forma meio, “é ela existe, mas não vamos saber muito a seu respeito“, já descartei a ideia de que poderia haver outros clones dos irmãos ou deles não terem uma mãe. Possuem, e não faria sentido terem clones de si mesmos, caso contrário não haveria a necessidade do verdadeiro Sanji se enroscar nessa trama de casamento. Piração minha, mas que estava achando interessante.

One Piece 841 a

No mais, há todo a batalha do Luffy lá na ilha das miragens doces. Contra o tal capitão biscoito. Admito que estou um pouquinho decepcionado com a forma como essa parte está sendo conduzida. Então a batalha já se desenrola por 11 horas? E o Luffy já apelou para o Gear Fourth e não se resolveu? A mesma habilidade que derrotou Doflamingo. Sério mesmo? Ah, não sei. É aquele problema com shonens de batalha. O protagonista é sempre forte, mas tem que existir um adversário ainda mais forte, ainda mais problemático, ainda incompatível com a forte do protagonista. Parece meio chato isso. Ele simplesmente não poderia derrotar o capitão e pronto? Ficar na ilha um tempo se recuperando? Precisa arrastar tanto assim a batalha?

Gostei ao menos da menção da Lola, do poder de seu vivre card e do pai dela estar ali, no meio da confusão. Estou curioso para ver quais outras consequências esse fato ainda trará para este arco, porque espero que não se limite apenas a isso. E é sempre maneiro como Oda cria um elemento lá no passado, ciente de que ele mesmo levará para a trama anos depois. Lola ser filha da Big Mom era algo que já havíamos imaginado há algum tempo, mas mesmo assim a confirmação disso ainda assim foi legal de ter acontecido.

O bom é que One Piece tem aquela qualidade que as vezes nos impede de imaginar o que vem a seguir. Ainda não consigo, por exemplo, ver como o time Luffy vai sair da enrascada em que se meteram e como irão encontrar o Sanji. Espero a conexão e o desenrolar destes momentos específicos do arco. Na esperança que não precise de mais 13 capítulos e mais 3 meses para concluir esse pedaço do atual arco. E ainda há Pedro e Brook tentando se infiltrar no castelo da Big Mom… deles eu não faço ideia do que vai rolar!

One Piece 841 c

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Eu considero que, até Dressrosa foi considerado passeio, até porque eles ainda estavam na metade da Grande Rota, agora que entraram no território de um dos Yonkos, agora é que a porra ficou séria.
    Se um capitão da Big Mom é forte desse jeito, imagina os caras que estão acima dele? Seria meio que incoerente, a Big Mom estar no mesmo nível de força que o Doflamingo. E as algemas e a chantagem contra o Zeff é para encurralar completamente o Sanji, impedindo dele lutar contra e de fugir.

  2. Gostei do texto, só não concordei na parte do luffy vs capitão da big mom. Os yonkous sao os ultimos inimigos do novo mundo, eles estão num nível e numa realidade completamente diferentes. Cada yonkou consegue bater de frente com a Marinha inteira, é normal que os seus principais comandantes sejam absurdamente fortes. Kaidou chamou doflamingo de “fraco”, então imagine só

  3. Legal. AInda acho que o JEff e o pessoal do BAratie vai ser protegido pelo Ivankov e seus okamas. hehe E a coisa que mais quero ver no momento é o Sanji quebrando a cara daqueles 3 irmãos bundões dele bem na frente do pai.

  4. Poxa quanto tempo não comento One Piece…
    Quanto tempo não paro para ler comentários de One Piece…
    .
    No meio da correria da vida, trabalho, estudo, família, tempo foi se tornando um recurso cada vez mais escasso e ficou mais difícil participar do universo de One Piece como eu gostaria…
    Mas é bom frisar que apesar desse distanciamento de sites de analise e comentários da série, jamais deixei de acompanhar One Piece durante TODOS esses anos… E como é BOM acompanhar One Piece!!!
    .
    Devido à surpresa e alegria do manga dessa semana (12/07/2017) tive essa vontade de procurar algum local para ver o que os amigos estivessem comentando sobre o universo de One Piece e sem dúvidas minha primeira opção teria que ser o Portallos. Seja em quantidade ou em qualidade de conteúdo esse foi o site em que mais curti acompanhar One Piece!!! Por muito tempo minha rotina semanal passou a ser de dupla agonia, aguardar a liberação do manga da Semana e do Conversa de Manga!!
    Que pena que houve diminuição da liberação do Conversa de Manga, sempre foi muito divertido e instrutivo participar das discussões e acompanhar as teorias!! Mas entendo essa necessidade!!!
    .
    A partir desse ponto trarei alguns SPOILERS do Manga 872 de One Piece, então se preferir nem siga adiante…
    .
    Bom dei uma olhada ao longo dos últimos Conversas de Manga e apesar de também sentir esse saudosismo e falta dos demais mangas para acompanhar com One Piece, acho que o Manga ainda tem alguns bons anos pela frente!!! Só não sei se isso é bom ou Ruim… Só por comparação veja quanto tempo esta demorando esse “mini” arco da Big Mom!!! Nem é um arco principal e provavelmente a tripulação completa voltará a encarar a Big Mom!!!
    Acho incrível que Oda tenha colocado tantas surpresas no desenrolar desse arco… Já esperava alguma utilidade para a Caixa tamatebako, mas nunca imaginaria o colapso do castelo por completo!!! E finalizar com a Big Mom surtando foi sacada de mestre!!! E por essas e por outras que depois de tantos anos continua impossível abandonar One Piece, é por isso que o Manga continua esse sucesso!!!
    O manga por si não andou tanto, como foi comentado em alguns Conversas de Manga atrás o ritmo de One Piece parece estar um pouco diferente, algumas vezes até lento demais, mas quando nos deparamos com as surpresas do mestre Oda toda espera vale a pena!!!
    Com a Big Mom entrando em surto acho que os Fire tank pirates e os Strawhats terão pouca dificuldade de fugir, espero que não demore muito para que a história possa se desenrolar um pouco mais… Só senti falta nesse capitulo da aparição da família do Sanji!!! Nem irmãos, nem o Pai deram as caras… Tá certo que a despedida meio que aconteceu quando decidiram sair para enfrentar os piratas da Big Mom, mas mesmo assim acho que deveria rolar algo agora que vão se separa definitivamente, talvez ainda aconteça no capitulo 873!!!
    Como curti acompanhar e me surpreender com One Piece, agora comemorando 20 ANOS!!!! Se por um lado fica a vontade de acompanhar a série por outros 20 anos, por outro também fica a vontade de saber logo o que vai acontecer!!! Espero que Oda continue fazendo seus milagres e possa nos brindar com histórias e surpresas por tempo suficiente pra divertir, sem perder seu brilho…
    .
    Valeu galera… Espero que em breve possa sair um Conversa de Manga mais recente para poder acompanhar as opiniões dos amigos sobre todo esse universo de One Piece!!! Espero também que não haja problema em ter colocado esse comentário fora do capitulo correto!!! Mas a ansiedade e empolgação com o manga da semana foi grande demais!!!
    .
    Abraço

    1. Olá William. Cara de fato eu também acho uma pena que o Conversa de Mangá esteja em um hiato tão grande. Infelizmente a internet mudou e a dinâmica desse conteúdo acabou desinteressante muitos leitores. A interação caiu, os leitores não comentam mais em sites como antigamente e um dos pontos legais do CDM era justamente essa troca de opiniões e palpites. Vc mesmo admite que ficou meses sem dar uma olhada em nossos CDMs. Bem, não seria justo eu continuar sozinho escrevendo, não? 🙁

      Parei em boa parte porque muita gente parou de acompanhar, a interação caiu e a vontade de continuar fazendo foi embora. Hoje em dia eu me divirto fazendo outros conteúdos relacionados a quadrinhos e mangá, sem a pressão do timing e momento que o CDM exige. Mas veja só, oficialmente esse projeto não foi extinto… talvez ele volte futuramente… a internet tem seus ciclos… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.