JogandoRapidinhas

Conan Exiles está sofrendo um pouco no Xbox One (Relato)

Lançado no dia 16 de agosto, Conan Exiles entrou no programa Game Preview do Xbox One causando um pouco mais de dor de cabeça aos jogadores do que o esperado. Tão logo o game foi lançado os desenvolvedores já avisaram que um patch de correção estaria sendo lançado em questão de alguns dias, corrigindo alguns problemas sérios de performance que o game estava tendo e também com a liberação dos servidores privados para aqueles jogadores interessados em tal função.

Tal patch foi lançado no começo desta semana, lá pela terça-feira. Foram uns 7GB de atualização. Servidores privados foram liberados, porém junto com o pacth a equipe de desenvolvimento já foi avisando – pelo Hub do Jogo, via o Feed de Atividade – que o patch viria com alguns problemas previamente detectados pela equipe e seria necessário um novo patch para consertar tudo isso e que está já estava sendo providenciado.

Até aí tudo bem. Jogos em acesso antecipado muitas vezes tem destas mesmo. Dão problemas, são inconsistentes, saves podem ser perdidos e o game como um todo vai mudando e se aprimorando com o tempo. Bom que em casos assim os games costumam ter preços mais amigáveis, e Conan Exiles está inclusive com um excelente preço para um título com tamanho potencial: 59 reais no Steam e 69 reais no Xbox One. Claro que isso não evita que uma parcela da comunidade se enfureça e se frustre com situações como as que estão ocorrendo no Xbox One.

Resolvi escrever a respeito do caso porque acabei relatando no grupo fechado do site no Facebook que estava um pouco chateado com essa instabilidade do jogo. Tive diversos crashs (quando o game desliga do nada, fazendo o console retornar ao seu menu inicial) com o jogo antes mesmo de começar alguma coisa nele. Até aí tudo bem, dá para pensar “é como um carro a álcool, daqui a pouco ele esquenta e o motor pega“.

Quando o jogo finalmente me deixou começar alguma coisa nele, fui testar o modo solo (offline mesmo) e, depois de um tempo considerável criando a  Kandara Garfield, finalmente adentrei no instigante mundo de areia e vento de Conan. Esse começo do jogo é bem impressionante por sinal, especialmente se você estiver com fones de ouvido.

Como é um game em desenvolvimento o tutorial não é lá muito amigável ainda. Mais uma vez: isso é normal. O resultado é que se morre algumas vezes até entender apropriadamente alguns dos recursos do jogo. Minha segunda morte, porém, foi causada por um bug que não me deixou pegar o cantil de água que a história lhe oferece logo no começo. Morri de sede por causa disso. Tudo bem, isso também pode ocorrer em raros casos (está no patch note do game).

Já na terceira vez que morri, porque escureceu e fiquei andando a esmo pelo game tentando entender onde deveria colocar uma cama (agora eu já sei), foi o momento que esse status atual do game com alguns problemas me frustrou, pois tive um novo crash enquanto o game estava gerando um novo mundo (tela de loading). Resultado: ao retornar para o jogo e dar continuar no meu save o mesmo entrou em um looping de carregamento infinito (bug que os desenvolvedores também já identificaram e estão verificando). De toda forma perdi meu progresso.

Tudo bem que o progresso não era lá significativo. Sequer havia conseguido chegar ao primeiro oásis do jogo. Só fiquei chateado mesmo de ter perdido a personagem que gastei um tempo criando. O jeito foi recriá-la. E isso foi o primeiro dia tentando jogar Conan Exiles.

Segunda tentativa

Resolvi dar uma nova chance ao game no dia seguinte. Novo jogo, novo save. Ainda sem o patch do patch que vai consertar os crashs do game. Desta vez o jogo rodou com uma performance bem mais respeitável. Deu crash uma vez ao iniciá-lo, mas tudo bem, não danificou o save. Depois disso não tive mais problemas de crash. Ufa!

Aí consegui jogar um pouco de Conan Exiles. Não o suficiente para já fazer um preview dele aqui no site, mas pretendo continuar minha jornada para escrever mais a seu respeito muito em breve. Mas já fiquei mais animado com o título só pelo fato de ter conseguido entender melhor suas ferramentas. Falarei mais sobre seu potencial em uma oportunidade futura.

Aprendi a navegar pelo mapa do jogo, a construir meu primeiro kit de vestimenta e as primeiras ferramentas. Na versão do Xbox One ainda não é possível que o personagem nasça totalmente nu (no PC pode), mas já existe um DLC gratuito que deve ser ativado para isso funcionar futuramente no game (por enquanto mesmo que você o baixe, não vai funcionar). Apesar de entender porque as pessoas ficam fascinadas em ter um protagonista pelado no game, na prática o jogo quer que você coloque roupas no seu personagem o quanto antes, afinal roupas o protegem do frio, contra dano etc. Ficar pelado não é lá muito eficiente em um game de sobrevivência. Vale só pela zoeira mesmo.

No fim a experiência do dia posterior, mais consciente dos problemas e na torcida para não dar nada errado acabou apaziguando um pouco a frustração do primeiro dia. Cheguei ao primeiro oásis do jogo, fugi de bizarras criaturas grotescas, construi minha cama e garanti um ponto de renascimento por ali caso eu faça algo que me leve a morte (e provavelmente farei).

Ruim mesmo é que essa situação na qual o game pode crashar sem qualquer motivo aparente e ocasionar o risco de perda completa do save e personagem. Preciso então recomendar cautela ao brincar com Conan Exiles pelos próximos dias. Se você é um daqueles que quer garantir o game agora, aproveitando o preço de acesso antecipado (pois esse valor pode aumentar quando o game for lançado com muito mais conteúdo) talvez seja ideia pegar e aguardar um pouco para começar por definitivo.

Os desenvolvedores estão no twitter diariamente dizendo que estão trabalhando para corrigir estes problemas de crashs (pra mim o pior tipo de problema que um game pode ter, logo após travamentos de tela). O risco de perde save é sempre algo ruim, independente de um título estar em estágio de acesso antecipado.

Feito tais ressalvas, digo que ficarei de olho, esperando o jogo estabilizar um pouco mais estes problemas, aguardando o próximo patch e vou seguir jogando, ciente do risco de que algo ruim pode rolar com a Kandara e ela ser engolida novamente pelas areias do deserto de Conan.

De bônus, deixo aqui a bela introdução do game:

Conan Exiles – Intro

Perigos, pouca roupa e muita areia. A abertura de #ConanExiles dá o tom de como o jogador inicia a sua aventura pelo mundo do famoso bárbaro.O game está disponível para PC e Xbox One atualmente, ainda no esquema de Acesso Antecipado. Uma nova expansão (área nova) foi liberada faz alguns dias.Só é preciso ficar alerta que a versão de Xbox One tem apresentado vários problemas na qual os desenvolvedores vem alertando nos canais oficiais do game que estão tentando resolver o mais rápido possível. Jogos em acesso antecipado tem destas as vezes, faz parte. Pretendo falar mais a respeito em um post a ser publicado ainda hoje no site. Aguente ai!

Posted by Portallos on Friday, August 25, 2017

 

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios