Iron Crypticle | Um buraco grande demais! (Impressões)

Escrever sobre IRON CRYPTICLE foi bastante complicado apesar de o game produzido pelo estúdio TIKIPOD ter uma premissa simples.  Uma força misteriosa raptou a princesa do reino Criptonia juntamente com todo o tesouro do rei, o qual você deve recuperar invadindo o subterrâneo do castelo para derrotar as horrendas criaturas e os temidos chefes do submundo.

O visual e a trilha sonora são bastante simples e reproduzem bem a atmosfera dos primeiros games produzidos neste estilo, e aqui cito a série Zelda como uma das que possivelmente mais influenciaram o jogo. Caricato em alguns momentos, o titulo pode oferecer complexidade e grandes desafios no seu decorrer.  Para se ter ideia, nas três semanas que tive para escrever esta Review, em que dediquei pelo menos umas dez horas por semana ao titulo, somente uma única vez eu consegui chegar ao quarto andar do calabouço que você precisa desbravar.

A estrutura do game, embora bastante linear, é desafiadora, e após algumas semanas testando várias possibilidades e analisando-as bem, posso afirmar duas coisas: em primeiro lugar, você precisa ter sorte para avançar no game e a segunda é que ele não foi feito para ser jogado sozinho.

Para explicar melhor minhas afirmações acima, e fazer com que você leitor as compreenda preciso explanar um pouco sobre a estrutura do game.  Pense nos castelos da série Zelda, principalmente nos títulos Ocarina Of Time e A Link To The Past criados pela Nintendo e também nos títulos Run and Gun da série Contra criados pela Konami. Se você já tem essas imagens em sua cabeça agora faça o seguinte, imagine-se correndo pelos castelos de Zelda atirando como nos jogos de Contra.

Você possui três comandos no game, além é claro da movimentação, usa-se uma alavanca para atirar, um botão para Dash, que é muito útil, pois nesse curto período de tempo você fica imune a ataques e colisões, o que ajuda muito na hora de fugir de um aglomerado de inimigos. Pense nesse recurso como um Flash do jogo League Of legends, já que aqui, como lá, o recurso possui um tempo de recarga, embora em Iron Cryptcle ele seja bem menor, e por último, mas não menos importante, você dispõe de um ataque que oblitera tudo ao seu redor dentro de uma pequena circunferência. Por ser bastante poderoso este ultimo é o único que deve ser coletado durante a jogatina e usado com uma precisão bem maior, visto que um mau uso pode fazer com que você não o tenha quando precisar. Meu conselho é que o utilize sempre em último caso, se possível priorize e maximize o uso do Dash.

Iron Crypticle é como um clichê narrativo, o jogo todo é correr e atirar. Nele você não para, não fala, e em muitos casos também não respira. Cada andar consiste em uma série de salas que se ramificam umas nas outras, indo da esquerda para a direita por diversos andares e a busca dos cavaleiros para recuperar os tesouros do reino leva-os  através dessas salas cheias de monstros e perigos, cada qual mais difícil e com chefes que guardam as portas para descer ao andar mais profundo. Você tem de aproveitar ao máximo os itens que o jogo dá, saber a hora de pegá-los e também quando usá-los, pois isso não só influencia muito na narrativa particular a cada vez que você inicia o game, como é a única coisa que diferencia entre avançar ou perecer no mesmo. Combinar a jogabilidade  com os itens dentro do jogo para evoluir no mesmo, mostra-se como o grande desafio do título.

Existem algumas coisas que você precisa assimilar no game além de contar com a sorte para ser bem sucedido. Há uma mecânica muito útil, porém, bastante complicada de se pôr em prática: quando você mata um inimigo em alguns casos eles deixam cair itens comestíveis, como Pães, Bananas, Doces e etc. Ao coletar um desses itens você ganha pontos, o primeiro coletado vale 100, o segundo 100 × 2, e segue assim até o 100 × 8, é a partir daí que você tem a chance de conseguir itens que podem melhorar seus status, caso mantenha a cadeia em x8.

E aqui a sorte tem de estar do seu lado, pois você ganha aleatoriamente algo para melhorar a velocidade de movimento, o alcance do disparo, a duração da arma ou o poder ataque, e  apenas um bônus não faz muita diferença, você precisa pilhar ao menos três ou mais em uma categoria para efetivamente sentir a melhora e por isso dominar o tempo que cada item permanece no chão é essencial para manter a sequência por mais tempo e conseguir mais bônus. Demorar demais para pegar um item, mudar de sala ou tomar dano faz sua sequência ser quebrada, e será necessário recomeçar tudo.

Essas melhorias também podem ser compradas na loja que aparece eventualmente entre uma sala e outra juntamente com corações e vidas extras,  mas se você estiver jogando sozinho não compre vidas pois não importa quantas você tenha, se morrer uma única vez é game over. Vale ressaltar que esses itens geralmente custam caro, então preste atenção nas salas para coletar o máximo de moedas possível.

Importante salientar que existem itens além dos comestíveis que te proporcionam melhorias. Sapatos que fazem você deixar um rastro de fogo por onde passa, armas diferentes com maior poder e também alcance mais longo. Há também os que concedem pontuações que servem para aumentar seu nível, e cada nível passado melhora seus status, seja dando a você um coração extra, ou aumentando a quantidade de upgrades que você pode carregar. Vale lembrar que o que você adquire em uma rodada vale apenas para ela, se iniciar uma outra, terá de evoluir tudo novamente. Ao dar game over você pode desbloquear, ou não novos itens que podem aparecer na próxima vez em que jogar. Mais armas, pergaminhos mágicos e aparecem, e se seus efeitos não são imediatamente identificados, você pode ir à seção chamada Ledger no menu principal onde pode ler sobre o que cada um dos itens faz. Uma pena que esteja tudo em inglês!!

Além dos inúmeros itens já mencionados, acima existe um em particular que deve ser sempre pego, não importa se você precisar perder um precioso coração para isso. Este é o mapa, ele revela o conteúdo de cada sala até chegar ao chefe do andar, serve para você poder escolher o melhor caminho até o boss. Acredite, jogar em posse do mapa faz toda diferença, pois ele inclusive mostra onde encontrar a loja que pode ter aquele upgrade que você tanto precisa. Em posse do mapa você pode apertar um botão e a qualquer momento ver o que vem nas próximas salas, desta forma escolhendo o melhor caminho.

Os inimigos no primeiro andar simplesmente caminharão em sua direção, mas quando chegar aos andares inferiores, esses mesmos inimigos serão mais resistentes, mais inteligentes correndo em sua volta e tentando  emboscar você.  Eles também terão novas habilidades, como paralisar, atirar bolas de fogo, dividir-se, explodir e etc. Os chefes tem vários padrões de ataques, um deles que aparece mais frequentemente, tem pelo menos quatro diferentes, e quanto mais fundo você os encontra, mais fortes e agressivos ficam.

Jogar solo não é uma opção muito viável, os níveis posteriores são claramente feitos para pelo menos duas pessoas jogarem, por exemplo, no terceiro andar são onze salas , incluindo o chefe, e isso é um monte de tiro para um único jogador. Eu geralmente tento explorar os cômodos mais difíceis, pois as recompensas são maiores e melhores, entretanto se estiver sozinho, pegue o caminho mais fácil, ou não durará. O Multiplayer é para até quatro pessoas, apenas local. Há um modo Endless que funciona bem para aprender os padrões de cada monstro e  adquirir prática suficiente para limpar alguns andares no modo história.

Se não ficou óbvio até agora, Iron Crypticle não é um jogo para ser  levado a  sério,  você ficará irritado em vários momentos, principalmente quando morrer por ir pegar um item e descobrir que embaixo dele tinha um outro item explosivo. O jogo, embora difícil, tem uma pegada light, as descrições dos itens usam sempre humor, afinal você está perseguindo o tesouro de um reino na forma de alimentos dourados gigantes. O jogo inteiro é bem retrô aos tempos do arcade, os inimigos não são tão perigosos quando sozinhos, mas representam grande ameaça quando agrupados. O título realmente transmite o que é “videogame”, mas é ainda melhor quando jogado com os amigos.

Para encerrar, embora um pouco lento no início, há variedade uma vez que a ação começa. Os monstros vêm em todas as formas, tamanhos e padrões de ataque, o relógio de combinação de alimentos está sempre ativo, empurrando-o para matar e coletar mais rápido e obter os power-ups necessários para sobreviver às áreas posteriores. O calabouços estão cheio de eventos, salas e diversões. Há segredos para descobrir, bônus para maximizar, um tesouro do reino para recuperar e a princesa está lá em algum lugar também. É um trabalho difícil para os cavaleiros de Iron Crypticle e para você, mas vale muito a pena.

Galeria de imagens

 

Dificuldade elevada
Bons gráficos retrô
Ótima variedade de inimigos
Fator Replay gigante
Fator Nostalgia
Historia rasa

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.