JBC revela novidades e mangá inédito de Jaspion no Anime Friends

Chuva de novidades! A palestra de Editora JBC no Anime Friends, o maior evento otaku da América Latina, teve muitas novidades e anúncios bombásticos! Comandado pelo editor Marcelo Del Greco, o encontro da Equipe da JBC com os fãs de mangás aconteceu na tarde do dia 7 de julho e deixou a plateia empolgada com os próximos lançamentos, com direito à divulgação das primeiras imagens do mangá inédito produzido inteiramente no Brasil de Jaspion​, que retoma as aventuras de um dos maiores heróis japoneses de todos os tempos.

Resultados do 3º Brazil Manga Awards

A palestra começou com o anúncio dos vencedores do concurso de mangás ​3º Brazil Manga Awards​, promovido pela JBC para dar espaço a novos talentos brasileiros. Das histórias enviadas, 10 foram selecionadas para compor as coletâneas digitais ​Henshin Red e​ Henshin Blue​.

Outras 5 obras, selecionadas como as melhores do concurso, serão compiladas no Henshin Mangá 3​, em formato digital e impresso. As capas de cada uma das coletâneas serão produzidas por alunos selecionados em outro concurso que aconteceu paralelamente em parceria com as escolas de artes ​Spirit Art School​, ​AreaE​ e ​Japan Sunset​.

Novos mangás digitais

Na sequência, ao lado de ​Edi Carlos Rodrigues​, Gerente de Marketing da JBC, de ​Marina “Taki” Okamura​, Assistente Editorial da equipe, o editor ​Marcelo Del Greco ​também falou sobre a presença digital da JBC. Inovando ainda mais no mundo dos ​mangás digitais​, a editora fez história e iniciou a publicação simultânea com o Japão do mangá ​Edens Zero​, o novo título do autor ​Hiro Mashima ​(Fairy Tail, Monster Hunter Orage). Ele também falou sobre a nova leva de mangás que chegam ao Brasil em formato de e-book. Por enquanto, já foram confirmados os títulos ​My Hero Academia​, ​Platinum End​ e ​All You Need is Kill​.

Novos títulos

E falando em novidades, novos títulos, inéditos no Brasil, chegam em breve pela Editora JBC! Os fãs de mangás já podem começar os preparativos para receber ​Fire Punch​, de Tatsuki Fujimoto, ​Overlord​, de Kugane Murayama, e ​Battle Angel Alita – Last Order​, de Yukito Kishiro.

Henshin Universe – Jaspion

Por fim, a palestra fechou com chave de ouro com o grande anúncio do ano: O Fantástico ​Jaspion​, um dos maiores heróis japoneses de todos os tempos, está de volta em uma aventura inédita em mangá produzida inteiramente no Brasil. Tudo graças a uma parceria inédita entre a ​Editora JBC​, a Toei Company ​e a​ Sato Co.

Para essa empreitada comandada pelos editores da JBC ​Marcelo Del Greco e ​Cassius Medauar e com produção executiva de ​Edi Carlos Rodrigues​, foram convidados os premiados quadrinistas ​Fábio Yabu ​(roteiro) ​e ​Michel Borges ​(arte), autores da trilogia Combo Rangers, também publicada pela JBC.

Sucesso absoluto na virada dos anos 1980 para os anos 1990, quando sua série foi exibida na extinta ​TV Manchete​, Jaspion foi um marco e, ao lado de ​Changeman​, foi responsável por desencadear uma verdadeira febre de heróis japoneses na época. O ​Campeão da Justiça faz parte da quarta geração de metal heroes do Japão cujos antecessores são os policiais do espaço ​Gaban​, ​Sharivan ​e ​Sheider. ​O sucesso do algoz do maligno ​Satan Goss ainda impulsionou a vinda de outro herói japonês: ​Spielvan​, que chegou a ser batizado no Brasil de ​Jaspion 2​ – embora as séries não tivessem correlação.

Ao todo Jaspion teve ​46 episódios lançados no Japão em 1985. No Brasil, o herói chegou três anos depois, em 1988, trazido pela ​Everest Vídeo (a mesma que, depois de trocar de nome para ​Tikara Filmes​, trouxe​ Shurato e ​Yu Yu Hakusho​). Hoje é possível acompanhar as clássicas aventuras do herói em DVD e no canal ​Tokusatsu TV​, no YouTube.

Além de ​comemorar os 30 anos do lançamento da série original em vídeo e na televisão brasileira, o lançamento da aventura inédita de Jaspion em mangá também faz parte das celebrações dos ​110 anos da Imigração Japonesa​ no Brasil.

A história em si retomará o que foi visto na série clássica, contextualizando os eventos ocorridos 30 anos atrás para os tempos atuais, com novos conflitos, velhos conhecidos e, talvez, até um novo penteado. Mas é certo que antigos e novos vilões estarão presentes na aventura.

O mangá do ​Fantástico Jaspion já está em produção e a previsão de lançamento é para o final de 2018. ​Jaspion ​é a primeira obra desenvolvida exclusivamente para o ​Henshin Universe​, selo destinado para a produção nacional de mangás originais da ​Editora JBC​.

Para que todos possam acompanhar todos os detalhes dessa iniciativa inédita no Brasil, o canal ​Made in Japan no YouTube irá lançar o Henshin Universe, programa semanal que mostrará os bastidores da produção do mangá até o seu lançamento. Ao longo dos episódios, Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues ainda irão esmiuçar todo o universo de Jaspion e das séries Tokusatsu – com direito a muitos convidados especiais, curiosidades e informação.

A história de Jaspion

Órfão de pai e mãe, Jaspion foi criado pelo sábio Edin e chega à Terra a bordo da nave-robô Daileon. Junto do herói também chegam no nosso planeta a sua companheira andróide do herói, Anri, e a mascote Miya.

A missão do Campeão da Justiça é enfrentar o temido Satan Goss. Mas para que seu objetivo seja cumprido, Jaspion precisa encontrar as crianças escolhidas por Deus que teriam o poder de localizar o Pássaro Dourado, a ave mítica que trazia consigo o segredo para derrotar o pai do abominável MacGaren.

Os autores

Fábio Yabu é o autor de obras como “Combo Rangers”, “Apolinário, o Homem-Dicionário”, “Branca dos Mortos e os Sete Zumbis”, “A Última Princesa”, “O Livro dos Vilões”, “Turma do Parque” e “Princesinhas do Mar”. Sua série ​Combo Rangers recebeu três prêmios HQ MIX em 2003, de Melhor Minissérie, Melhor Colorista e Roteirista Revelação.

Michel Borges ​é ilustrador e autor do quadrinho “Anarriê” e da webcomic “Elsword”. Trabalhou com ​Yabu como ilustrador dos quadrinhos de Combo Rangers, com direito a dobradinha no trabalho “Branca dos Mortos e os Sete Zumbis”.

Sobre a Editora JBC — A JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês, o que significa um novo mangá a cada dois dias. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos. Estamos chegando aos 23 anos de história, o que ajuda a construir o nosso papel de provedora de conteúdo, informação e tendências do Japão no Brasil.

modelo-squareCurtiu esse texto? Gostou do site?

Então dê aquela força seguindo e curtindo a nossa página no Facebook! — Quer mais interação? Temos um grupo (ainda pequeno) para leitores por lá, o Clube Secreto. Fica aí o convite! Quer ver o site crescer? Talvez você possa contribuir com isso se tornando um apoiador do site lá no Apoie.se.

More from Thiago Machuca

Crocodilo encontrado em Resident Evil 5!

As novas telas divulgadas pela Gamespot mostram que zumbis não serão o...
Read More