Mutantes estratégicos em dezembro com Mutant Year Zero: Road to Eden

Quem é fã de jogos de estratégia, na variação de táticas por turno (turn-based tactics), precisa ficar de olho em Mutant Year Zero: Road to Eden, outro jogo independente que também está para debutar no PC, PlayStation 4 e Xbox One agora no início de dezembro, dia 4 mais especificamente.

O título está em desenvolvimento pelo estúdio The Bearded Ladies, e será publicado pela Funcom. Cheguei a comentar um pouco a seu respeito no começo do ano, quando rolou seu anuncio. Vale dar um pulo no post anterior para pegar algumas informações da época.

Agora mais perto de seu lançamento já é possível ter um pouco mais das noções de mecânicas do jogo, que é bem similar a jogos como XCOM, porém Mutant Year Zero apresenta algumas ideias próprias para dar o diferencial que todo novo jogo precisa ter. Aqui me parece que as mecânicas de stealth (abordagem sorrateira) fazem toda a diferença. Há um artigo no site oficial que detalhe bem esse aspecto do jogo.

O texto fala de como a abordagem sorrateira é parte essencial para que os jogadores consigam avançar pelos desafios e batalhas do game. Diferente de outros jogos do gênero, em que cobertura e posicionamento digam as vantagens sobre as batalhas, em Mutant Year Zero, o jogador deve se manter o maior tempo possível sem ser detectado, eliminando inimigos um a um, sem que os mesmos alertem outros nas proximidades.

Para isso o jogo lhe dá bons recursos e armas que não fazem barulho, sem alertar inimigos indesejados. Há também o ponto em que não é preciso apenas um golpe crítico para derrotar um oponente de primeira. Em seu turno o jogador pode usar todos seus personagens, onde cada um pode causar dano a um mesmo inimigo, e contanto que no final do mesmo turno toda a barra de saúde do tal inimigo seja exterminada, torna-se impossível que outros inimigos sejam alertados por sua morte.

Claro que nem todos os inimigos vão cair sob o ataque de todos os personagens do jogador. Alguns vão resistir e aí em seu turno todos serão alertados de sua presenta. Crie armadilhas e encurrale os inimigos. Esse parece ser parte do DNA e da estratégia que o jogo. É sobre o momento para ficar na surdina e o momento de anunciar o combate.

Além de tudo isso, Mutant Year Zero também conta com outras mecânicas para dar outras camadas de profundidade a experiência das batalhas do jogo. Localização, por exemplo. Se manter em locais altos, ou em posições de cobertura, podem ou não lhe dar vantagem, dependendo do cenário e inimigos ao seu redor. Um mandamento meio que obrigatório em um jogo tático por turno, por sinal. Fora isso, cada personagem é único e possui habilidades próprias, aqui chamadas de mutações. Situações onde tais habilidades podem incapacitar inimigos ou atacar uma horda deles em um único turno.

Parte de tudo que descrevi acima pode ser encontrado no vídeo abaixo, com 14 minutos de gameplay com comentários de um dos desenvolvedores do jogo. Note como ele tenta derrubar os inimigos um a um, até não mais ser possível. Perceba como a cobertura superior lhe dá vantagem, mas como essa situação de cenário pode ser volátil. Fica bem claro quando um oponente forte começa a derrubar as paredes para chegar até os personagens. É bem interessante. Um dos inimigos até mesmo chega até outro nocauteado e o acorda. É bem legal.

Admito que a atmosfera do jogo me encanta. Um mundo meio pós-apocalíptico, com alguns detalhes meio cyperpunk, além dos animais antropomorfizados que acho sempre fui fascinado por tal recurso, tanto visual, quanto narrativo. Estou bem curioso para saber mais a respeito de  Mutant Year Zero: Road to Eden quando o mesmo for lançado no começo de dezembro.

Um último detalhe bacana de mencionar. Apesar do título estar sendo lançado nas três plataformas mencionadas lá no início da postagem, vale apontar que no Xbox One o jogo será disponibilizado em seu lançamento no serviço do Xbox Game Pass, a Netflix dos jogos do Xbox One. Assim, aqueles que foram assinantes do serviço terão acesso ao game sem qualquer custo adicional, direto no dia 4 de dezembro, seu lançamento. Isso é sensacional!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Só pelos trailers eu fiquei encantado por esse jogo,estava acompanhando as notícias em volta dele desde o começo do ano, comprei ele em pré venda (fazendo isso é possível joga-lo antes do lançamento).
    E me apaixonei, foram 4 dias intensos de jogatina, já zerei o jogo, e recomendo demais.
    E quero ver mais jogos com esse universo, valeu muito a pena ter jogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.