BELOW está pronto, e chega ao Xbox One e Steam na próxima semana

Cinco anos se passaram desde que BELOW foi anunciado na Conferência da Microsoft em 2013. Um título que despertou a curiosidade da comunidade na época, por se tratar de um conceito interessante de aventura, além do visual do jogo em proporções bem curiosas.

Não era para o jogo demorar tantos anos para ficar pronto, mas o estúdio Capybara Games decidiu que esta seria a melhor forma de manter a qualidade e visão a qual queriam para o jogo. BELOW é um jogo de aventura com labirintos gerados proceduralmente, ou seja, cada recomeço o jogo cria elementos aleatórios, tornando impossível ao jogador decorar onde ou o que encontrará em suas masmorras.

É um jogo de exploração, de sobrevivência e de descoberta. Os elementos de sobrevivência estão adicionadas as mecânicas de coleta e construção de itens, que vão desde remédios e ferramentas úteis para continuar sobrevivendo as profundezas das cavernas do jogo. O elemento da descoberta parte do mistério a qual a trama do jogo parece propor: o que há nas profundezas dessa estranha caverna em uma isolada ilha.

BELOW também é sobre uma experiência solitária. O protagonista do game está sozinho nesse lugar. Toda a fauna e flora encontradas são hostis. Há batalhas e a morte é permanente. Então é preciso cuidado e cautela. A sensação de solidão é potencializada quando se analisa a escolha da direção de câmera do jogo, sempre muito afastada do personagem, dando um grande campo de visão ao jogador, mas deixando seu personagem minúsculo na tela. A tensão parte também dessa ideia, já que mesmo com um largo campo de visão, as cavernas são escuras, e nem sempre será possível ver tão longe de quanto a tela estará.

Parece tudo ótimo. O conceito é interessante, as mecânicas são legais e toda a atmosfera do game é convidativa e instigante. Minha única preocupação é o quão original BELOW irá soar em 2018, quando há muitos outros jogos independentes que claramente também possuem esse estilo, e talvez até mesmo influência do próprio BELOW. Em 2013 essa ideia era algo bem mais inovadora do que talvez soe agora, o que certamente não deveria tirar o brilho do jogo, é claro. Fora que não há muita coisa que a Capybara Games mostrou do jogo ao longo dos últimos anos. O que é uma sábia decisão para deixar todos ainda mais curiosos quanto a trama e descobertas que os jogadores farão ao desbravar o título.

BELOW chega na próxima semana, mais precisamente no dia 14 de dezembro, próxima quarta-feira. Sairá para o Xbox One e também no Steam. O preço (em dólares) ainda não foi revelado, assim como se o jogo terá localização em português (ou sequer se terá muito texto ou diálogos que justifique a localização). Mais descobertas serão feitas na próxima semana, sem dúvida alguma!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.