Dando Nota!Jogando

Análise | Super Box Land Demake

Disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PS Vita

Publicado pela Ratalaika Games S.L. e desenvolvido pela lightUP, Super Box Land Demake teve seu lançamento para PS4/PSVITA, Xbox One e Nintendo Switch no último mês de outubro. Ratalaika vem implementando uma imensa variedade de jogos indies nos consoles desta geração que são divertidos e muito interessantes. A versão utilizada para este review foi a do Xbox One. Temos aqui mais um game com o clássico, e sempre na moda, visual 8 Bits, que abrange os gêneros ação, aventura, raciocínio e puzzle (quebra-cabeça).

Super Box Land Demake não tem uma história a qual o jogador vai seguir ou um norte para chegar a algum lugar, tomar alguma decisão ou fazer algo que vai salvar o mundo no fim da jornada. Ele foi desenvolvido por uma única pessoal da lightUP, o Juliano Lima, que também desenvolveu Super Wiloo Demake (a qual trarei seu review em breve por aqui) e está trabalhando agora em Milos Quest e Mina and Michi. Tive a nítida impressão de que este jogo foi desenvolvido tendo em mente de ser jogado pelo criador e mais uma pessoa, logo não há uma história para ser contada, ou inimigos e nem chefes de final de fase. O jogo possui 6 opções de idioma e o nosso português está entre elas, facilita para entender os menus para o pessoal que não entende muito o inglês.

Empurrando caixas

Há aqui um clássico jogo Sokaban, com estilo retrô 8 bits e mecanismo de rebobinagem. Sokaban para quem nunca ouviu falar, é um tipo de jogo de transporte e movimentação de caixas/cubos em salas/armazéns. O objetivo é ligar os interruptores do portão que guarda a próxima fase empurrando as caixas para cima destes.

Os personagens disponíveis são um homem e uma mulher sem nomes, e infelizmente não se menciona o grau de relacionamento entre eles, podem ser 2 amigos ou um casal, escolha a opção que desejar já que em nenhum ponto do game ficamos sabendo essa informação. Mas todo o jogo pode ser jogado com apenas um personagem na tela, porém aproveitar da ajuda de uma segunda pessoa para resolver os desafios é muito bem vindo, já que o jogo possui multiplayer local. Dá para jogar com um amigo ou sozinho mesmo, utilizando a alternância de controle para jogar com os 2 personagens (o analogico controla um e os direcionais o outro). Podendo inclusive ser usados ambos ao mesmo tempo. Por fim, o botão A empurra os blocos e o botão B faz a mágica do rebobinar do tempo.

Joguei usando os dois personagens e mesmo assim tive que queimar alguns neurônios para conseguir passar de algumas das fases que joguei. O lado bom de jogar com 2 personagens na tela é que não precisa sair da fase com os dois, sendo necessário somente um deles cruzando o portão, o que dará acesso à próxima fase. Todas as fases de cada mundo são interligadas e dá para retornar a anterior pelo mesmo portão, o que é uma forma de resetar o desafio atual, caso tenha estragado todas as possibilidades apresentadas.

É difícil?

Na dificuldade normal (a qual joguei) há umas baterias no canto direito da tela, acha-se elas caminhando sobre arbustos e são usadas para rebobinar o tempo, desfazendo uma jogada errônea que pode ter acabado com todo o progresso realizado. O que é uma boa saída para não precisar resetar a fase inteira. Assim como ter um limite para rebobinar ser o suficiente para não dar uma opção infinita que poderia deixar tudo conveniente demais.

Jogar em uma dificuldade maior ou menor apenas vai aumentar ou diminuir o número dessas baterias para uso. No difícil errar significa fim de jogo e ter que jrecomeçar o nível inteiro novamente. Sem sombra de dúvidas o jogo tem uma das melhores curvas e aprendizado dentre os games de quebra cabeça. Só lembre-se sempre, as caixas podem somente ser empurradas e não puxadas, trancar uma no canto da fase significa ter que voltar o tempo até antes de fazer o movimento ou jogar todo o nível novamente.

Os níveis nunca parecem verdadeiramente impossíveis ou intimidadores numa primeira visita a eles.  Caso queira impor um desafio extra a si mesmo, há um temporizador que vai cronometrar quanto tempo o jogador leverá para concluir o nível com sucesso.

A cada mundo completo (20 estágios para ser mais exato) há uma fase extra onde o jogador está no céu e controla um avião atirando em balões e bombas com formato de caveira. A fase é curta e ainda dá para usar o rebobinar o tempo caso seja necessário, porém não vi dificuldade em concluir a mesma já que elas são bem curtas. Não há exatamente um contexto lhe dando especificamente o significado e objetivo destes níveis, o que é um pouco estranha, mas talvez seja apenas para aliviar um pouco a pressão entre os quebra-cabeças de empurrar caixas. Dar um descanso ao cérebro.

As conquistas/troféus para os caçadores de plantão são tranquilas. Com pouco mais de 2 horas de jogo, bastando passar do nivel 40 e jogar com os 2 personagens em no mínimo uma fase, torna possível abocanhar tudo o que o jogo tem a oferecer.

Visual e Música 8 bits

Super Box Land Demake utiliza um estilo simples 8 bits de pixel art que demonstra carisma por ser esteticamente agradável com sua paleta de cores mais pastel, chamando assim a atenção. Para um jogo com essa pegada cai muito bem e não faz falta os gráficos “atualizados”. A música é interessante nas primeiras vezes, mas enjoa escutar ela repetidamente como se fosse uma faixa sem fim, perdendo assim um pouco do carisma conquistado pelo visual. Felizmente ela não é irritante, então você não vai ter aquela vontade de atirar o controle pela janela.

Considerações finais

A bem verdade é que Super Box Land Demake não vai mudar a sua vida gamer, muitos menos será chamado como o jogo mais criativo ou desafiador dos últimos tempos, ou será aclamado pelo seu belo visual. É um jogo independente pequeno, super humilde e simples, mas que pode prender a sua atenção com seu estilo de quebra cabeça, e pode ser uma boa opção entre uma jogatina com outros games mais famosos ou desafiantes. É aquele título bom para limpar o paladar entre coisas maiores. Fora que é um título legal para se apresentar a uma criança menor, fazendo-a pensar um pouco com seus quebra cabeças.

Gostei de ser obrigado a usar o cérebro e  pensamento rápido para achar as soluções das fases, sem ter nenhuma dica em momento em que a resposta não veio tão rápido quanto achei que viria. O jogo não pegou na minha mão e resolveu o enigma, o que é raro hoje em dia quando muitos jogos lhe entregam a solução caso você demore demais para solucionar o problema.

Não é um jogo que está reinventando seu gênero, e nem mesmo se preocupa em construir uma histórinha para sua aventura, o que não faria mal se o fizesse, porém também não possui um preço salgado. É um jogo que lá fora custa 5 dólares, saindo por certa de 18 reais no Xbox One. Não é nenhum absurdo. Para quem procura algo mais simples, seja para apresentar a uma criança, seja para apenas relaxar e abocanhar suas conquistas e troféus, Super Box Land Demake é uma boa sugestão.

Dando uma nota

Ausência de uma história, ainda que simples, tira um pouco seu charme - 5
Conquistas/troféus são fáceis para adoradores desse segmento - 7.5
Bom para relaxar, assim como para jogar com um companheiro - 8
Não pega na mão, o jogador tem que testar ideias e mecânicas - 8
100 níves para explorar é uma boa quantidade - 7.5
Estilo visual e sonoro tem uma pegada nostálgica da era dos poucos bits - 7
Começa simples, mas tem bons desafios ao se progredir por suas fases - 8

7.3

Okey

Super Box Land Demake é um jogo simples e divertido, sendo ideal para momentos de pouco tempo em que não se deseja envolver em uma aventura grandiosa, mas ao mesmo tempo não dá para ficar sem jogar nada, dando para forçar um pouco a massa cinzenta. Para quem gosta de jogos que podem ser apreciados em pequenas doses e sem cansar. Funciona para jogadores mais casuais, para crianças e para adoradores de conquistas/troféus.

Isso também pode lhe interessar

Paulo Roberto L. S.

Gamer desde o antigo Master System 3. Leitor de HQs (Marvel/DC) e de Mangás, como atividades extras me dedico a treinar Pokémon e sair em busca de conquistas e troféus.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.