De tempos menos corretos, A Vaca e O Frango chega ao HBO Max BR

Liberado as 4 temporadas, mas ainda faltam alguns episódios

Primeiro a boa notícia: A Vaca e O Frango chegou, no último final de semana, ao catálogo nacional da HBO Max. Ao menos em parte. Foram disponibilizados 44 episódios dos 52 produzidos entre 1997 e 1999. Ainda faltam alguns, talvez por problemas de dublagem, talvez alguns mais raros que não eram mais reprisados nos canais da CN/Tooncast. Não temos como saber.

Quanto ao título da postagem… bem… longe de mim querer fazer o papel de polícia do politicamente correto, mas não dá para negar que A Vaca e O Frango é um desenho animado de uma outra era dos desenhos animados. De uma fase menos polida e despreocupada das produções do Cartoon Network. Se fosse nos dias de hoje, não me surpreenderia se alguns episódios de A Vaca e o Frango não estariam melhor encaixados no Adult Swim do que no próprio CN.

Frango fumante

Você se recorda do episódio piloto do show? O primeiro desenho de A Vaca e O Frango não está no catálogo da HBO Max porque ele estreou originalmente em 1995 em um programa chamado Desenhos Incríveis – O Show (What a Cartoon!, no original). Nesse episódio o diabo convida o Frango a fumar, que acaba aceitando e por isso é levado ao inferno, a qual é torturado fumando mais ainda. No fim a Super Vaca, alterego heroico da Vaca, o resgata de lá e fica aquela lição de que fumar é ruim.

Esse piloto é um episódio icônico do show, sempre lembrado por muitos fãs, pois contém a clássica cena em que a Vaca fica perturbando o Frango em frente a TV, enfiando o galináceo dentro de uma de suas narinas ou então esfregando suas tetas nele. Hilário!

Alias, curiosidade, esse personagem que representa o diabo no piloto, lá fora é chamado de The Red Guy (o cara vermelho) e aqui no Brasil ele foi renomado, de uma forma genial, para Bum Defora. Quando o show foi serializado, em 1997, ele nunca mais se referiu como o próprio diabo, apesar da clara referência.

E o politicamente duvidoso, para não chamar de incorreto, retorna ao desenho quando ele passa a ser serializado. O primeiro episódio da série, em outro exemplo, é uma excursão escolar para uma prisão, a qual o Frango troca (propositadamente) de lugar com um detento e assim vive um dia na prisão. Adoro a cena em que o Frango, sacana como é, abaixa as calças de um dos guardas da prisão, que fica apenas de cuequinha. Péssimo exemplo talvez, mas a piada do show está nas situações absurdas e que confrontam com o correto, justamente para dar lições aos personagens, que frequentemente se dão mal, no melhor estilo desenho animado.

Preservação histórica

Não estou dizendo que A Vaca e o Frango precisa ser um desenho banido e esquecido no tempo. Longe disso! Acho que serviços,  como a própria HBO Max, precisam tê-los em seu catálogo sim, pois fazem parte da história da TV, dos desenhos animados. Mas acho que precisamos vê-los com esse olhar crítico, de outros tempos, sabendo ter esse olha nostálgico sobre como os desenhos abordavam alguns assuntos mais adultos, sempre com boa reverencia e nunca tentando fazer de conta que não existe mais isso no mundo. Há um contexto do tempo aqui, e acho bacana pensar a respeito.

Inclusive acho que futuramente o próprio Cartoon Network deveria pensar em resgatar estes velhos personagens, modernizando-os e adaptando aos tempos de hoje. O modelo de humor de A Vaca e O Frango, por exemplo, pode muito bem ser visto hoje em dia em desenhos como Jovens Titãs em Ação, O Incrível Mundo de Gumball e até mesmo, o nem tão bem sucedido, Thundercats Roar. Todos são desenhos de situações absurdas e surreais, no melhor estilo loucos e barulhentos, tal qual muitos clássicos dessa era inicial do Cartoon Network.

Espero que eventualmente o Cartoon Network disponibilize na HBO Max o programa Desenhos Incríveis – O Show! pois é de lá que saíram muitos clássicos do canal, a qual pilotos acabaram se perdendo no tempo, por não serem mais reprisados e nem terem sido reproduzidos novamente quando os desenhos ganharam suas próprias séries. Além, é claro, das pérolas que nunca foram serializadas. A versão original, de 1995 até 1997, possui 16 episódios e 48 segmentos de desenhos exibidos.

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.