Premiado curta-metragem brasileiro, Napo vai estrear gratuitamente no YouTube

Estreia acontecerá no Dia Internacional da Animação: 28 de outubro

Depois de circular por mais de 60 festivais mundo afora e sair premiado em 20 deles, o curta-metragem brasileiro “Napo” vai estrear no Dia Internacional da Animação, dia 28 de outubro, às 20h, gratuitamente, no canal da produtora Miralumo Films no YouTube. Dirigido por Gustavo Ribeiro, o curta é uma animação para adultos e crianças. A trama gira em torno de Napo, um senhor de idade que, por conta do agravamento do Alzheimer, vai morar com a filha Lenita e com o neto João.

Aos poucos, a doença o fez esquecer todos os que passaram por sua vida. No primeiro contato com o neto, Napo nem o reconhece. Incapaz de compreender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, João encontra uma maneira de criar novas lembranças para o avô. Ao tropeçar em um álbum cheio de velhas fotografias, ele deixa as imagens guiarem sua imaginação e transforma as memórias de seu avô em desenhos. Desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.

Este slideshow necessita de JavaScript.

‘Napo’ é uma história que propõe uma reflexão sobre os papéis dos familiares, a necessidade de contato humano, a capacidade de imaginação que transcende os limites da idade, as origens do amor (o mais puro e infantil), as dificuldades do envelhecimento. Nossa vida é o resultado dos momentos dos quais nos lembramos. Mas… E se não conseguíssemos nos lembrar de nada? Nosso projeto nasce da angústia do esquecimento. A proposta é abordar o tema do Alzheimer de uma forma sutil, mostrando, através da visão lúdica da criança, a construção de uma amizade entre neto e avô. No avô, o menino encontra uma ótima companhia para dividir o seu maior hobby: desenhar. Através do menino, o avô tem a chance de lembrar pela última vez recortes de lembranças passadas – opina o diretor Gustavo Ribeiro.

Finalista no LA Shorts 2020, um dos principais festivais de curtas do mundo, “Napo” circulou por mais de 60 festivais, entre eles os Festivais de Xangai, Atlanta, Santa Monica, San Jose, Moscou, Chicago e Lago, entre outros. Para Gustavo, ter o primeiro trabalho da produtora reconhecido internacionalmente é motivo de orgulho e também uma forma de homenagear seu avô e tantos outros avós que se foram durante a pandemia de Covid-19.

Neste filme, desenvolvemos um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que sofre com a doença de Alzheimer,  mostrando a importância da relação de afeto familiar para o bem-estar do paciente. Mas, no fim, virou também uma grande homenagem a todos os avós, que, em muitas casas brasileiras, são parte essencial do dia a dia e da criação dos netos – conclui.

Ficha Técnica:
Animação| drama | 16 min | 2020
Direção: Gustavo Ribeiro
Roteiro: Gustavo Ribeiro & Gabriela Antonia Rosa
Produtores: Thais Peixe & Gustavo Ribeiro
Direção de arte: Giovani Kososki & Rayner Alencar
Trilha original: Francisco Okabe
Editor: Victor Spadotto
Equipe Computação Gráfica: Bruna Bastos, Giovani Kososki, Gustavo Ribeiro, Heloisa Duda, Luan Francisco, Renan dos Passos, Thais Peixe, Ivan Stephan

Sinopse – Incapaz de entender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, João tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos. Desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.

Sobre o diretor – Gustavo Ribeiro faz filmes desde que pode se lembrar. Quando criança, ele costumava reunir seus amigos para gravar filmes improvisados, pela cidade pequena em que vivia. Mais velho, se formou em Artes Visuais na Universidade Federal do Paraná, onde desenvolveu seu conhecimento nos mais diversos campos da arte. É um dos fundadores do estúdio de animação Miralumo Films e Revolution, uma escola de artes digitais, ambas em Curitiba.

Sobre a Miralumo Films – Fundada em 2015, Miralumo é um premiado estúdio de animação brasileiro com foco em projetos 3D para filmes, publicidade e IPs originais. O estúdio dá vida a histórias únicas – apresentando novas perspectivas, com uma equipa talentosa de artistas e técnicos, que apoiam e elevam essas histórias, de forma a evocar maravilhas com narrativas impactantes.

// Comunicado enviado via assessoria de imprensa //

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.