Análise | Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (PC)

Disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 & PC

Spider-Man – Miles Morales é uma sequência, ou melhor, uma mini-sequência do popular e aclamado jogo Spider-Man que nós falamos aqui nem faz muito tempo. Nem por isso, o fato de ser o equivalente a uma espécie de curta de cinema afeta a qualidade e o hype da aventura estrelada pelo jovial Miles Morales, e nós aqui pudemos conferir esse jogão por meio da equipe de PlayStation do Brasil.

Claro, vamos ser realistas, esse jogo era “inevitável” e tudo foi feito de maneira proposital, a Insominiac Games semeou toda a idéia desse spin-off durante a aventura de Peter Parker, ao ponto que por vezes fica difícil separar os dois, e eu confesso que não acharia estranho se fosse lançado tudo incorporado no futuro. Quem sabe num outro remaster, hein? Faria todo o sentido juntar as duas cosas em uma só.

Contando com o apoio da desenvolvedora Nixxes, temos novamente uma conversão para PC de um grande sucesso da família PlayStation, lançado mundialmente em 18 de Novembro de 2022, pouco mais de dois anos depois do lançamento original no PS4.

Miles Morales, dependendo do seu ponto de vista, pode ser um jogo melhor ou pior do que seu antecessor direto. É um jogo mais curto, sem tantas sidequests e momentos desnecessários, que vai mais direto ao ponto e assim, ganha um andamento mais fluído em sua progressão. De fato, pensando nisso eu acredito que o primeiro Spider-Man fosse assim eu teria curtido mais ainda.

Agora é com Miles!

Com Peter fora da cidade, cabe a Miles ser o único cabeça de teia de uma Nova York cheia de neve, mas não com menos perigos que só um verdadeiro Aranha tem que encarar. Esse clima é um pouco diferente daquele que vimos na aventura de Peter, que já era um Aranha experiente, em contraste com Miles que ainda está aprendendo a lidar com tudo o que aconteceu e seus novos poderes. Toda a vibe e clima adolescente do Miles remetem ao Aranha clássico que todos adoramos, e novamente em sua estréia em uma nova mídia o jovem Miles consegue encantar e engajar novos fãs.

Toda a expertise ganha com o desenvolvimento de Spider-Man e sua posterior conversão para PS5/PC foi bem aplicada aqui, e tanto o combate quanto a exploração estão mais refinadas, e junto com as chocantes habilidades de Miles, não tem como não jogar esse game sem bater palmas para o estúdio.

Ah, e antes que perguntem, sim, dá para jogar a aventura de Miles sem nunca ter encostado no jogo original, inclusive antes de começar o jogo tem uma recapitulação para situar o jogador novato de tudo o que aconteceu com Miles anteriormente.

Toda a ambientação do jogo, em especial a trilha sonora, está bem melhor executada, trazendo o mesmo tipo de frescor que vimos quando Miles chegou nas páginas dos quadrinhos e no filme Homem-Aranha no Aranhaverso. De muitas maneiras, Miles é um outro tipo de Homem-Aranha, e não é á toa que tem sua própria legião de fãs. Mas olha, fiquei muito bravo com a tradução que deram para as novas habilidade do Miles, já não basta ficarem chamando os heróis pelo nome em inglês, agora até os poderes…

Mesmo herdando muita coisa de Peter, ao jogar a aventura fica evidente a diferença entre os dois heróis, mesmo em pequenos detalhes como a movimentação mais desleixada e capacidade de combate mais “fraca”, mas essas diferenças são o tempero exato que uma sequência precisa, que de menor só tem sua duração, pois Miles se prova um Aranha tão imponente como Peter, mesmo mais fraco em termos de força bruta e inexperiente.

Não deixe de jogar no PC

Assim como em Spider-Man, jogar no PC tem muitas vantagens e benefícios, com um forte destaque para o Ray-Tracing que aqui é muito mais bem resolvido, ainda que inicialmente alguns computadores devem sofrer ao lidar com isso, mas nada que alguns patches não resolvam, mas desde já é muito bacana ver Nova Iorque e suas luzes de Natal a todo esplendor de raios tracejados. Até mesmo detalhes antes simples, como as sombras dos personagens na neve, ficam com um visual incrível.

Daqui a algumas semanas o jogo vai estar bem mais otimizado, mas fico feliz quando alguém com um hardware modesto como o meu consegue jogar um lançamento atual de PC sem muitos problemas. Não que eu estive sem passar por coisas como cenas de jogo mudas, ou travamentos e lentidões, mas depois de alguns ajustes nas várias opções do jogo, tudo ficou bem melhor.

Nessa conversão temos os benefícios para uso de tela wide com diversas configurações de tela, incluindo as proporções de resolução 16:9, 16:10, 21:9, 32:9 e 48:9. As resoluções no formato 48:9 que usam três monitores são compatíveis com NVIDIA Surround ou AMD Eyefinity. E claro, frame rate em 120fps continuam, e os poderes elétricos de Miles ficam incríveis com toda essa fluidez e cenário mais amplo. Tá aí um jogo gostoso de assistir alguém jogando, o que é cada vez mais raro hoje em dia.

No visual, temos as várias opções de qualidade gráfica para diversos dispositivos, taxas de quadro desbloqueadas e a compatibilidade com tecnologias como NVIDIA DLSS 3 e NVIDIA DLSS 2, para aumento de desempenho, NVIDIA DLAA, para aprimoramento de imagem, e NVIDIA Reflex, para redução de latência. Também é compatível com as tecnologias de upscaling AMD FSR 2.1, Intel XeSS e IGTI.

Se você jogou Spider-Man para PC, e gostou, é mais do que obrigatório continuar a aventura na pele de Miles, e se não jogou, todas as qualidades que citei são mais do que suficientes para você dar uma chance a esse jovem Homem-Aranha.

Especificações mínimas
Requer sistema operacional e processador de 64 bits
SO: Windows 10 64 bits 1909
Processador: Intel Core i3-4160, 3.6 GHz ou equivalente da AMD
Memória: 8GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 950 ou AMD Radeon RX 470
DirectX: Versão 12
Armazenamento: 75 GB de espaço disponível

Especificações recomendadas
Requer sistema operacional e processador 64 bits
SO: Windows 10 64 bits 1909
Processador: Intel Core i5-4670, 3.4 GHz ou AMD Ryzen 5 1600, 3.2 GHz
Memória: 16GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1060 6 GB ou AMD Radeon RX 580 8 GB
DirectX: Versão 12
Armazenamento: 75 GB de espaço disponível
Observações adicionais: Recomendado SSD com espaço de 75 GB

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando nota!

Uma curta porém intensa aventura - 9.6
Miles consegue ser um Aranha interessante - 10
Deveria vir junto com Spider-Man. - 7.3
Ambientação sonora e visual bem legais. - 9.5
A tradução bizarra dos novos poderes do Miles - 4.6

8.2

Espetacular

Na mais nova aventura do universo de Marvel's Spider-Man, o adolescente Miles Morales está se adaptando a um novo lar enquanto segue os passos de seu mentor, Peter Parker, como novo Spider-Man. Mas quando uma violenta disputa de forças ameaça destruir sua vizinhança, o aspirante a herói percebe que com grandes poderes também vêm grandes responsabilidades. Para salvar a Nova York da Marvel, Miles deve reconhecer e assumir o título de Spider-Man.

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.