Análise | Spider-Man Remastered (PC)

Disponível para PC & PlayStation 5

Spider-Man Remastered está entre nós! Chegou a hora do herói mais querido do mundo sair para alcançar novos lares, dessa vez daqueles que tem um PC dedicado para games! O jogo feito pela Insomniac Games e lançado originalmente em 2018 para PS4 vendeu mais de 20 milhões de cópias, sendo um grande sucesso entre crítica e público, inclusive sendo apontado por muitos como um dos melhores jogos derivados de um universo de super-heróis. lado a lado com os queridinhos games da franquia Arkham. E nós do Portallos pudemos jogar esse jogaço via PlayStation Brasil, que nos forneceu acesso antecipado!

Por se tratar de um jogo remasterizado, diversas melhorias estão presentes no PC, que abrangem vastas opções de uso para diferentes perfis de gamers, desde aqueles que querem jogar nas mais altas resoluções, fazendo uso até mesmo de proporções de tela ultrawide com o ray-tracing no talo, ou mesmo com quem tem um equipamento mais modesto como eu, que joguei em em um monitor 1440p na proporção 16:9 padrão, com uma qualidade gráfica média. Ter várias opções assim sempre é bom para quem joga no computador.

Outras boas adições incluem o suporte total ao DualSense e seu ótimo feedback tátil e alto-falante, e claro, diversas opções para quem joga no bom e velho teclado e mouse (embora deixo meu aviso de que fazer uso disso é pedir para sofrer, pois o game é muito ágil e requer uso constante de várias funções). Nesse sentido, é ótimo ver um game originalmente de PS4 tendo muitas opções, que todo jogador de PC precisa, ou que pode vir a precisar.

Pode ser que você ainda enfrente algum bug, alguns ainda estão sendo encontrados na versão atual do jogo, assim como em Horizon Zero Dawn sofreu em seu lançamento, mas já notei muitas melhorias com os patches que foram sendo aplicados durante nosso acesso antecipado e tenho certeza que muito em breve o game estará muito estável. Mesmo eu com um hardware médio não cheguei a presenciar nenhum problema durante minhas sessões de jogo.

No setor gráfico, como todo bom jogo de PC, há muitas opções e suporte para as mais modernas tecnologias. Nem tudo está devidamente otimizado, porém o time da Nixxes (responsável pela adaptação) está constantemente trazendo correções, e só uma questão de tempo para o game estar rodando lisinho em quaisquer configurações. E o maiores destaques da versão PC são o bom uso do ray-tracing (focado em superfícies reflexivas), a possibilidade de se ir além dos 60 quadros por segundo e um campo de visão melhor aproveitado. De fato, na parte técnica, a única coisa que me incomodou foi a mixagem de som, tive que deixar a voz dos personagens bem mais evidente nos ajustes.

Resistir ao tempo é algo que nem todos os jogos celebrados como ótimos em sua época são capazes de realizar. E Spider-Man foi celebrado em seu lançamento como um ótimo jogo, e mesmo com seu relançamento no PS5 e agora no PC, a idade não parece ter afetado tanto assim, o jogo não parece ficar datado em nenhum momento (pelo menos até o lançamento da sua sequência no futuro, claro). Falando nisso, já leu nossa análise do lançamento original da versão PS4? Então vai lá ler e se aprofundar mais no game, já que nosso foco aqui é nossas impressões do jogo no PC.

Mas não poderia deixar de comentar algumas coisas. Eu como fã do personagem e seus jogos tenho a minha visão particular sobre essa aventura. Muitos dizem ser ser o melhor jogo do Aranha, e eu pessoalmente não consigo fazer o mesmo. Muito do que vejo ao jogar já experimentei em outros jogos antigos, em especial durante a Era Activision (onde estão meus jogos favoritos), e outra parte já experimentei em jogos da série Arkham do Batman, o qual por sua vez bebeu muito da fonte dos jogos da Actvision.

É legal ter toda liberdade de movimentos do Aranha pela cidade, mas também igualmente irritante é a mesmice das missões de resgate e de combate ao crime. É uma falha dos jogos do Aranha que tem acontecido desde a era PS2, quem aqui não lembra do infame resgate de balões? Pois é, atualmente coisas como perseguir bandidos que estão fugindo em um carro e parar eles toda vez da mesma maneira me faz lembrar toda vez dos malditos balões.

Como todo jogo em mundo aberto dos últimos tempos, há coisas repetidas demais a se fazer em Spider-Man, mas se tem algo que eu acho intolerável é a caça as mochilas “esquecidas” pela cidade. Quem diria que um pobretão como o Parker conseguiria comprar tantas mochilas, e mesmo com a teia do herói se dissolvendo em algumas horas, elas continuam presas eternamente nos lugares mais improváveis, inclusive em paredes ao nível do chão que qualquer pessoa tem acesso. Muito estranho mesmo.

Meu desejo é no futuro ver um jogo do Aranha sem esse monte de missões que só servem para inflar artificialmente o tempo de jogo, e no lugar disso apresentar um foco maior em missões únicas. Aliás, quero isso não só nos jogos do Aranha, mas em todos os outros do gênero, como em Cyberpunk 2077, que eu também adoro, mas sofre muito do mesmo mal. Esteja ciente de que para ganhar bastante XP e liberar novos movimentos e trajes, você vai gastar muitas horas perseguindo colecionáveis no jogo e isso vai acabar causando um certo cansaço com o game.

Porém, assim como em outros jogos como Avengers, a história principal e poder usar as habilidades do herói no cenário vale muito a pena. Sempre é legal ver nosso amigão da vizinhança enfrentando o Sexteto Sinistro (ou uma variação dele), e esse jogo do Aranha faz bem em mostrar isso, e explora bem a relação do Aranha com seus inimigos. Gostei muito da relação de mentor e aluno entre Peter e o Dr. Otto, lembra toda a jornada que vimos no filme Spider-Man 2.

Abordar uma trama em um cenário onde Peter já um herói experiente é sempre uma boa opção, pois o enredo pode tanto seguir em frente quanto voltar para trás no tempo, o que dá uma sensação boa e de sempre podemos descobrir algo interessante que aconteceu nesse grande intervalo de tempo.

De um modo geral, a história do jogo consegue ser respeitosa com o icônico personagem, mas deixo claro minha borra com a enorme aranha branca apresentada no uniforme. O Aranha já teve diversos uniformes feios nos últimos anos, mas esse do jogo é um dos piores que eu já vi.

E já que anteriormente citei os colecionáveis que temos que pegar durante todo o game, o grande motivo para coletar todos é que eles dão acesso a mais golpes, mostram mais sobre o passado do personagem, e claro, permitem que a gente escolha novos trajes para usar no lugar do horrorosa grande aranha branca, alguns inclusive dão bônus de status, e o meu preferido tem sido a roupa vinda diretamente do filme Homem-Aranha: Longe de Casa!

O universo do Homem-Aranha é um dos mais ricos das Histórias em Quadrinhos, e como provavelmente a franquia de games vai continuar por um bom tempo nas mãos da Sony, então há tempo para se construir uma série de bons jogos com o herói, e que façam bom uso desse amplo leque de opções de personagens e cenários. Inclusive já quero deixar meu pedido para um jogo exclusivo do Aranha 2099, por favor.

Bem, mas quem já jogou no PS4 ou PS5, deve jogar agora no PC? No meu caso, como joguei pouco no PS4, é óbvio que sim, essa conversão se torna a melhor opção para poder curtir essa aventura, fora o fato de ser possível jogar com a fluidez de 120fps, algo faz muito bem ao jogo e toda a sua fluidez nos combates e exploração ao se balançar nas teias, e essa suavidade que o 120fps proporciona já justifica curtir tudo novamente. Portanto, seja um novato no game ou não, não pense muito, e vá se balançar pelos prédios que garanto que você não vai se arrepender. Ainda mais que já vem todos os DLC´s, o que garante mais horas ainda de diversão.

E claro, quem jogar vai ficar na expectativa de experimentar a expansão de Spider-Man, focada em Miles Morales, que deve chegar no final do ano. Mas por enquanto, como disse no parágrafo anterior, temos acesso a todos os DLC´s, a galera do PC vai ficar por um bom tempo ocupada se pendurando pelos prédios, e agora, peço licença que vou terminar meu post e fazer exatamente isso!

REQUISITOS MÍNIMOS NO PC
Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
Processador: Intel Core i3-4160, 3.6 GHz ou equivalente da AMD
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 950 ou AMD Radeon RX 470
DirectX: Versão 12
Armazenamento: 75 GB de espaço disponível

REQUISITOS RECOMENDADOS NO PC
Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
Processador: Intel Core i5-4670, 3.4 Ghz ou AMD Ryzen5 1600, 3.2 Ghz
Memória: 16 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1060 6GB ou AMD Radeon RX 580 8GB
DirectX: Versão 12
Armazenamento: 75 GB de espaço disponível

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando nota!

É a melhor versão de Marvel's Spider-Man - 10
Bem otimizado para diferentes níveis de hardware - 8
Muitos bugs de performance a corrigir - 7
Missões secundárias muito repetitivas - 4
Elenco de vilões clássico - 7.5
História principal emocionante - 8.5

7.5

Grudento como uma teia

Depois do sucesso no PlayStation, a galera do PC pode agora apreciar as aventuras do Cabeça de Teia e ficar grudado na cadeira até limpar as ruas de Nova Iorque da influência dos bandidos!

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.