Final Fantasy Pixel Remaster chega este mês no PlayStation 4 e Nintendo Switch
Coleção também está disponível para PC e mobile
Anunciando e lançado nos meses subsequentes de 2021 para PC e mobile, a Square Enix finalmente anunciou esta semana que a coleção Final Fantasy Pixel Remaster está finalmente chegando em novas plataformas. Os seis primeiros jogos clássicos de Final Fantasy remasterizados pixelmente irão ser lançados no próximo dia 19 de abril no PlayStation 4 (retro compatível com o PS5) e Nintendo Switch.
Será lançado um bundle contendo a coleção dos jogos Final Fantasy I até o Final Fantasy VI, porém os seis títulos também estarão individualmente disponíveis nas lojas digitais dos respectivos consoles, permitindo que os jogadores adquiriam de forma avulso cada um dos títulos. A pré-venda na loja do Switch já está disponível, enquanto na PlayStaton Store será liberada em breve.
Final Fantasy Pixel Remaster é um projeto do estúdio que resgatou estes clássicos de uma era de ouro passada com fidelização gráfica pixelada 2D para que os jogos se adaptem aos atuais monitores. Visualmente os jogos mantém os mesmos visuais das obras originais, sem que nada fosse acrescentado. A trilha sonora foi readaptada, sob a supervisão do compositor original, Nobuo Uematsu, contudo esta nova versão para consoles também contém a trilha original. No aspecto da jogabilidade, a interface foi modernizada, assim como algumas opções de gameplay, incluindo uma opção de batalha automática e mais.
Além da trilha sonora clássico, esta nova versão para consoles também está trazendo algumas novidades, como mudanças das fontes, apresentando um estilo visual mais pixelado, e também a possibilidade de desligar os encontros aleatórios na exploração do mundo, permitindo assim uma jogabilidade mais acelerada e mesmo repetitiva. E pensando nessa questão, também foi incluindo a opção de aumentar o ganho de experiência a cada batalha, fazendo que assim o jogador consiga subir de nível mais rapidamente. Claro que quem procurar a experiência mais raiz ainda poderá manter as mesmas configurações originais destes clássicos.
Trata-se de uma coletânea realmente interessante a quem procura entender melhor o sucesso de uma franquia que surgiu lá em 1987 e que segue ganhando novas adições até os dias de hoje. Lembrando que cada título da franquia traz uma aventura independente, funcionando como mundos e contos isolados e independentes, sem que o jogador tenha que ter conhecido a aventura anterior.
Claro que os primeiros jogos ainda não possuem todos os elementos que os jogos mais atuais possuem, mas muitos dos elementos existentes até hoje, como as magias, se fazem presente desde seus primeiros títulos. Monstros, personagens, construção narrativa, tudo já era muito bem feito desde estas primeiras aventuras. Quem nunca conheceu, encontrará nesta coleção a melhor oportunidade clássica para tal, em seus moldes originais.
São títulos que certamente a Square Enix poderia pensar em criar remakes com gráficos modernos e modernizar seu gameplay, mas certamente a identidade clássica se perderia um pouco nisso, o que certamente ainda manteria a relevância desta remasterização fidedigna aos jogos originais. Uma coisa não substituiria a outra. Pena que até onde se sabe, não é algo que o estúdio pretende fazer, já que seus próximos projetos são mesmo a sequência de Final Fantasy VII Remake e o novíssimo Final Fantasy XVI.
Por fim, eis algumas telas de Final Fantasy Pixel Remaster capturadas via PlayStation 4, divulgadas pelo estúdio: