Análise | Nintendo World Championships: NES Edition

Disponível para Nintendo Switch

Nintendo World Championships: NES Edition é um nostálgico compilado de desafios reunindo pontuais clássicos de um passado glorioso, a qual se fazia muito com pouco bits, onde a magia estava dentro de nossos corações e imaginação. Teste sua agilidade em uma competição global pelos mais rápidos jogadores do mundo todo, enquanto mata a saudade de jogos icônicos e jamais esquecidos.

Seu lançamento aconteceu agora no último dia 18 de julho, com exclusividade ao Nintendo Switch, tanto em uma versão física com uma caixa repleta de itens colecionáveis, quanto no formato digital, com um precinho reduzido em relação aos grandes lançamentos do console, saindo assim por R$149/U$29. Como se trata de um compilado de mini desafios baseado em jogos retrô, penso que é um valor justo para a proposta apresentada.

A proposta aqui é emular o sentimento de um evento muito famoso nos Estados Unidos, a Nintendo World Championships, que aconteceu em 1990 e foi um campeonato (em espaço físico) em que jogadores de vários lugares do país se reuniram para disputar partidas e bateram os recordes mundiais um dos outros. A Nintendo voltou a realizar o mesmo evento, celebrando o original, em 2015 e 2017.

A proposta aqui é trazer esse cenário competitivo para uma versão digital online, utilizando o Nintendo Switch como plataforma, porém com uma edição exclusiva baseada em 13 jogos do Nintendo Entertainment System (NES), a qual sempre foi apelidado carinhosamente aqui no Brasil de “Nintendinho“. Lembrando que esse foi o console predecessor do inesquecível Super Nintendo, o console de maior sucesso da empresa na geração de ouro dos videogames.

Nintendo World Championships: NES Edition encontra-se totalmente localização em português, com todos seus menus, personalizações de perfil e tutoriais em nosso idioma. Claro que como se trata de um compilado de segmentos de antigos clássicos, estes mesmos títulos seguem a localização original em inglês, já que estamos falando de uma época que sequer cogitávamos que um dia os jogos chegariam ao Brasil em nossa língua. Porém, vale lembrar que estes jogos antigos eram muito intuitivos, então quase não havia uma barreira linguística, como pode existir hoje em jogos não localizados. O importante neste lançamento, é de fato, a localização fora do gameplay, nos menus e instruções dos desafios, e nisso o jogo acerta em cheio.

Também acho importante mencionar que algumas funcionalidades do título são condicionadas a assinatura do serviço da assinatura do Nintendo Switch Online, como a modalidade do Campeonato Mundial e Sobrevivência, a qual o jogador compete nos placares de líderes, conta recordes do mundo inteiro. Quem não tem o serviço, ainda pode desfrutar individualmente todos os desafios presente no título, assim como personalizar seu perfil, fazer disputas no multiplayer local, porém tudo de uma forma offline, sem o registro online afim de poder se comparar com o tempo de outros jogadores mundo afora.

Clássicos retornam de uma forma competitiva

Não tem como seguir adiante sem mencionar os títulos que fazem da proposta do Nintendo World Championships: NES Edition, então eis a lista dos jogos que foram selecionados para montar os mais de 150 desafios que estão presentes neste compilado:

  • Balloon Fight (1986)
  • Donkey Kong (1986)
  • Excitebike (1985)
  • Ice Climber (1985)
  • Kid Icarus (1987)
  • Kirby’s Adventure (1993)
  • Metroid (1987)
  • Super Mario Bros. (1986)
  • Super Mario Bros. 2 (1988)
  • Super Mario Bros. 3 (1990)
  • Super Mario Bros.: The Lost Levels (1986)
  • The Legend of Zelda (1987)
  • Zelda II: The Adventure of Link (1988).

Lembrando que estes jogos não estão presentes em sua totalidade em Nintendo World Championships: NES Edition, apenas trechos e segmentos que moldam os desafios deste compilado. Ou seja, não dá (infelizmente) para jogar nenhum destes títulos do início ao fim. Porém, também é sempre bom apontar que se você assina o Nintendo Switch Online, já dispõem destes jogos (e muito mais) na Biblioteca Digital do NES, que é um dos benefícios básicos do serviço.

O que o jogador irá encontrar aqui são desafios pontuais. Por exemplo, qual rápido você consegue pegar o cogumelo da primeira fase de Super Mario Bros.? Quanto tempo você consegue chegar em uma porta de um trecho de fase de Kirby’s Adventure? Qual o tempo que você leva para chegar na pirâmide de uma das fases do deserto de Super Mario Bros. 2 escapando dos inimigos pelo caminho? E entrar numa masmorra de The Legend of Zelda? Ou realizar um pulo certeiro em cima um item em Metroid?

Percebe que são desafios que em sua grande maioria levam apenas poucos segundos para serem realizados? É um campeonato que você disputa segundo a segundo, e depois de se aperfeiçoar, vira micro segundos contra micro segundos. E por mais bobo que isso possa parecer, digo que é incrivelmente viciante! “Se levei 3 segundos pra correr, pular e pegar o cogumelo, uma tarefa super simples e objetiva… será que consigo fazer isso em 2,5 segundos?” É exatamente isso que você se encontrará fazendo em Nintendo World Championships: NES Edition.

Os desafios são medidos entre Normal, Difícil, Mestre e Lenda. Essa divisão cria uma camada de complexidade aos desafios, ainda que em sua grande maioria continuem sendo completados em questão de poucos segundos. E aí, por exemplo, ao invés do jogador apenas cumprir alguns saltos em uma fase icônica de Kid Icarus, em uma dificuldade maior ele precisará chegar até o final desta mesma fase o mais rápido possível.

A exceção talvez seja o desafio Lenda, a qual só existe um único para cada um dos treze títulos da coleção. E aí é um desafio bem mais elaborado. Por exemplo, o de Super Mario Bros. consiste em resgatar a princesa no final do jogo, partindo da primeira fase, e chegar lá usando os canos de atalhos de mundo. O mais rápido possível! E nestes casos é mandatório pegar os canos específicos, não dá para resolver apenas jogar a aventura clássica, fase a fase, mundo a mundo. É preciso cumprir os requisitos do desafio e o caminho apresentado.

Para isso, o jogo também conta com um menu Guia, que permite que o jogador aprenda o percurso e as dicas a respeito do desafio, afim de entender quais os meios mais rápidos para a execução da tarefa. Da mesma forma em que cada um dos desafios também possuam um vídeo de demonstração, apresentando um pequeno clip de como executar o desafio, o que é ótimo para quem nunca conheceu estes clássicos e não sabe, por exemplo, como coletar um item e subir de nível por meio de um menu em Zelda II.

Outro elemento muito bom do game é que os desafios são executados em uma pequena tela dentro de um enorme menu do jogo. Uma vez que o desafio seja executado pela primeira vez, o jogo grava esse momento e coloca uma tela ao lado direito da tela ao vivo, assim o jogador refaz o desafio com seu melhor recorde passando ao lado em tempo real a nova tentativa. É muito prático ter uma tela lado a lado com seu melhor tempo e assim observar em que momento dá para melhorar, onde errou e como bater seu próprio recorde.

Nintendo World Championships: NES Edition apresenta um formato de desafios que se apresentam num modelo de progressão, apresentando os normais antes dos difíceis, que veem antes do mestre, e lá ao fim, há a missão lendária. Não é preciso fazer os desafios numa ordem exata, mas eles se apresentam no formato que treine o jogador para o aumento da dificuldade e complexidade.

Além disso, os desafios são travados por meio da utilização de moedas para desbloqueá-los. Quanto maior for a dificuldade, maior será o custo em moedas para liberar o desafio. E o jogador ganha moedas realizando desafios, incluindo o conceito de repetir eles mais algumas vezes, na esperança de encurtar um pouco mais seu tempo. Tendo conseguido ou não, cada tentativa renderá moedas.

É um modelo suficiente para incentivar um replay de cada tarefa, enquanto que também segura que o jogador libere todos os 150 desafios e vá jogar apenas os mais diferencieis. O ideal mesmo e começar pelos mais fáceis, ganhando assim as primeiras moedas, e aí ir liberando os mais difíceis aos poucos, já que são mais caros.

Moedas também podem ser utilizadas no menu de ícones de perfil. Há dezenas de sprites dos personagens que compõem os jogos da coleção e apesar de vir alguns já desbloqueados de início, a grande maiores deles precisam ser adquiridos com moedas. Para quem gosta do efeito colecionismo, do ato de desbloquear tudo que uma galeria tem a oferecer, é um prato cheio.

Por falar em perfil, a personalização do perfil do jogador em Nintendo World Championships: NES Edition é bem competente, ainda que não seja nada extraordinário. Tem o ícone, seu nome e tem diversas frases de efeito, e o bom é que todas as frases foram localizadas para o bom português, que torna até difícil a tarefa de escolher uma para lhe representar no placar de líderes global online. Uma boa sacada, ainda que seja um mero aspecto visual que não impacte em nada a jogabilidade.

Voltando aos desafios, acho que o último elemento que vale ser mencionado é o de que eles representam a jogabilidade original de cada título. Não apresentam aqui qualquer mudança ou remixagem que tragam qualquer coisa diferente para com a obra original. E por que mencionar algo assim? Porque em meados de 2013/2014 a Nintendo chegou a lançar uma proposta um tanto parecida com o que está sendo feita aqui, numa coletânea chamada NES Remix, que fora lançado no Nintendo Wii U e Nintendo 3DS.

A proposta do NES Remix também era utilizar diversos clássicos do passado em uma série de circuitos de desafios de velocidade, onde o jogador tinha que cumprir tarefas bem semelhantes com alguns presentes em Nintendo World Championships: NES Edition, contudo havia uma diferença significativa: havia toda uma categoria que remixava certos elementos dos jogos, trocando personagens, efeitos e elementos para com o segmento da obra original. Assim, Link podia ser um personagem dentro de um desafio em Super Mario Bros., pra ficar no exemplo que mais se destacou na época.

Essa brincadeira não existe em Nintendo World Championships: NES Edition. Aqui a competição é pela jogabilidade baseada nos jogos originais, sem modificações, sem truques. Talvez isso faça com que este lançamento soe mais sério, mais profissional, especialmente no cenário competitivo, contudo, não consigo deixar de pensar que também impede certa liberdade criativa que fora idealizado quando NES Remix fora lançado.

De qualquer forma, também é uma forma guiada da Nintendo apresentar para uma nova geração de jogadores alguns de seus maiores clássicos. O jogabilidade por meio de inserções de segmentos destes clássicos torna muitas vezes mais agradável relembrar os mesmos, já que existe um objetivo dentro de um cenário competitivo e a jogabilidade é mais objetiva e direta. Há algo hipnótico nesse formato, que te deixa com ainda mais curioso e com saudades de ir atrás destes clássicos, ainda mais sabendo que todos já estão disponíveis na biblioteca digital do próprio console.

Classificando mundialmente a cada semana

Indo mais para as esferas da modalidade online Nintendo World Championships: NES Edition oferece duas modalidades bem interessantes e que mantém suas atividades num modelo de disputa semanal. Aqui temos o modo de Campeonato Mundial e outro de Sobrevivência.

Claro que o maior destaque fica para o campeonato mundial, pois coloca jogadores do mundo inteiro para disputarem cinco desafios dentre os 150 existentes no jogo, para ver quem terá o melhor tempo da semana. Toda semana, mudam os cinco desafios, mas são todos baseados nos já existentes na modalidade que não depende da conexão online, que o jogador faz no modo contra o relógio, mencionado no segmento anterior. Não há desafios exclusivos criados para o campeonato online, o que é uma pena. Poderia, semanalmente, ao menos um novo desafio ser criado para o campeonato e ir somando aos 150 preexistentes, não? Pena que não seja assim.

O jogador não precisa disputar todos os desafios para participar do Campeonato, pois os resultados ao final de cada semana são individuais de cada disputa. Não só isso, mas os resultados também são classificados em duas modalidades: geral e ano de nascimento. Sendo assim, o jogador descobre sua pontuação geral entre todos os participantes do desafio, assim como sua classificação entre os jogadores que nasceram no mesmo ano de seu nascimento, algo como uma disputa dentro da sua faixa etária. O que é bem legal, diga-se de passagem.

Como são cinco desafios de campeonato toda semana, estes normalmente são divididos entre níveis de dificuldades. Pode acontecer de serem dois normais, dois difíceis e um lenda, assim como já vi dois normais, dois difíceis e um mestre. O importante é ter desafios de níveis distintos, afim de esquentar um pouquinho a disputa entre os jogadores globais.

Os campeonatos não tem propriamente nenhuma recompensa de mérito de participação. Não espere então por prêmios. Ao menos o jogo não lhe diz nada sobre isso, e sinceramente, nunca que vou chegar entre os primeiros colocadores dessa disputa. Não sou tão bom assim. Dentre os eventos que participei, envolvia mais de 200 mil jogadores. É muita gente, com tempos incríveis. O vencedor de cada desafio do campeonato tem seu vídeo divulgado dentro do menu de melhores tempos por uma semana, o que é bem maneiro ver como aquela pessoa de fato fez aquele tempo recorde incrível. “Sério que dá pra pegar o cogumelo tão rápido assim?

É um modelo de evento que incentiva que o jogador volte, ao menos uma vez por semana, para o jogo e tente os desafios propostos, apesar de que acredito que seria um incentivo ainda maior se houvesse algum tipo de prêmio de participação, nem que fosse um monte de moedas para ir destravando os muitos ícones do perfil de personalização. E novamente, seria ainda mais interessante se a Nintendo tivesse colocado ao menos um desafio inédito por semana.

Então há o Modo Sobrevivência, que coloca um pouco mais de competitividade em tempo real, e dá a sensação de um campeonato acontecendo ao vivo, ainda que na prática sejam apenas fantasmas de outros jogadores que já realizaram o mesmo desafio.

Funciona assim, na primeira fase a tela se divide em oito partes, o jogador se posiciona em uma delas, enquanto ao mesmo tempo, há os registros de outros sete jogadores que também passaram pelo desafio. É preciso ficar entre os quatro melhores tempos. Quatro são eliminador e há uma segunda fase, com um outro desafio, e agora é preciso ficar entre os dois melhores tempos. E, por fim, a última fase, é preciso vencer um mano a mano, mediante um terceiro desafio!

É uma modalidade muito bacana, dividida em dois torneios, prata e ouro, com desafios baseados nos que estão no evento do campeonato mundial da semana. Então é um modo que também muda semanalmente. Contudo, também saio com a impressão de que tem alguns limitadores nessa ideia. Poderia, por exemplo, ser uma maratona de mais desafios, ou até mesmo um modo aleatório a qual o jogador poderia ir sobrevivendo até onde conseguisse, por um número ilimitado de fantasmas e desafios. Esticar um pouco a proposta, sabe?

De toda forma, são duas modalidades bem interessantes, que coloca ímpeto no sentimento de competição que aflora dentro de cada um, pois no modo single player, contra o relógio, é sempre você disputando contra si mesmo, enquanto que nestas modalidades online, claramente você está tentando bater o tempo de outros jogadores, que as vezes utilizam técnicas diferentes da sua. No modo campeonato você só pode assistir os jogadores do evento da semana anterior, mas no sobrevivência, você consegue acompanhar fantasmas de jogadores nos desafios da semana do campeonato, e assim observar táticas e modos como cada um avança nas tarefas indicadas.

Considerações finais

Nintendo World Championships: NES Edition é um lançamento que apela forte para a nostalgia, mas sem aquela coisa mandatória de obrigar o jogador a revisitar todo um clássico em sua plenitude, e por consequência, evita alguns elementos hoje datados. Tenta assim, inserir o que havia de mais divertido nesses antigos jogos, enquanto mantém uma premissa também da era moderna, da cultura do speedruns, da competitividade online e da busca pela resposta perfeito dos controles. Cumpre exatamente o que promete, ainda que pudesse ir um pouco mais além.

Fico com a impressão de que o conceito é certeiro, mas simples demais em sua essência. Se quando NES Remix veio ao mundo e apresentou todo um potencial de brincadeira, de mexer nas premissas tradicionais dos grandes clássicos, tornando a experiência muito única, aqui temos o exato oposto, mantendo os jogos intocáveis e apenas parcialmente revisitados. Faltou um temperinho adicional para ir além do apenas óbvio.

Não só isso, mas Nintendo World Championships: NES Edition cria certas traves e limitações que não precisariam existir. Por exemplo, tudo bem que os 13 jogos da coleção estejam disponíveis para serem apreciados em sua totalidade no serviço de assinatura online, mas por que também não permitir que sejam jogados por completo nesta coleção? Não geraria qualquer custo para a empresa, e só agregaria conteúdo ao pacote. Isso não invalidaria a biblioteca digital do NES no Switch, considerando que hoje essa biblioteca é muito mais volumosa.

Outro aspecto que sinto em relação a este lançamento é o pensamento de “será que não deveria ter sido dado gratuitamente aos assinantes do serviço online“? No mínimo do Nintendo Switch Online + Pacote Adicional, que tem um preço maior, e tem essa intenção de oferecer um pequeno extra ao console. Veja bem, não estou dizendo que a Nintendo não deveria vender o título digitalmente e fisicamente, acho válido assim a venda, mas é um conteúdo que está reciclando produtos da própria empresa, que impulsiona sua própria marca, então porque não oferecer dentro do serviço de assinatura, já que parte do serviço traz como benefício tais clássicos? Soa estranho não terem feito isso.

Indo além, também fico chateado que a proposta aqui apresentada seja limitada. São 13 jogos. São 150 desafios. São eventos semanais baseados naquilo que já se encontra no pacote. Não tem nada novo sendo apresentado. Não houve anúncios de novos conteúdos sazonais, novos desafios, novos títulos para encorpar o conteúdo e manter a longevidade da proposta do jogo em si. Fico preocupado em relação a sua longevidade, caso nada mais seja anunciado em relação ao seu conteúdo.

Entendo também que exista uma intenção do Party Game em Nintendo World Championships: NES Edition. Há muito dessa característica de diversão em família com a Nintendo, mas ainda assim, olhando para a biblioteca do console, posso citar diversos outros jogos com multiplayer local que talvez agradem mais uma boa disputa de sofá. Acho importante existir tal conceito multijogador local no título, mas não fiquei convencido que seja um aspecto tão indispensável. Penso que o que os jogadores irão buscar aqui é realmente os recordes online, ver como a comunidade global está competindo por melhores resultados.

No fim, consigo sim enxergar valor em Nintendo World Championships: NES Edition, inclusive acho que o preço reduzido é um bom atrativo, contudo, também noto que existem muitos aspectos limitantes na obra. O jogo vai conseguir divertir quem apostar nele, vai entreter e, principalmente, vai dar uma boa nostalgia em torno dos clássicos da era de ouro do nosso querido Nintendinho. Contudo, volto a dizer é uma experiência finita, com um potencial que não foi aproveitado em sua completa plenitude. Há um bonito valor de lembrança, da recordação, apenas desejava que o projeto conseguisse enxergar um pouquinho além, tal qual NES Remix enxergou.

Galeria

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Dando nota

Boa apresentação, que permite entender com enorme clareza a proposta do título - 8
Seleção de apenas 13 clássicos NES deixa o jogador querendo que houvessem mais títulos - 7.5
Desafios são envolventes, com bom nível de diferentes dificuldades - 8
Localização em português deixa muito mais interessante a customização do perfil de jogador - 8.8
Modo campeonato mundial e sobrevivência acirram a competitividade proposta - 7.9
Mesmo divertido, passa a impressão de que faltou explorar todo o potencial do jogo - 6
Relembrar eternos clássicos da Nintendo nunca é cansativo - 7.5

7.7

Retrô

Nintendo World Championships: NES Edition mira diretamente nas atuais disputas de speedruns e placar de líderes dentre os mais ágeis, utilizando grandes clássicos de seu passado para criar desafios simples, porém empolgantes e que possibilitam jogadores refinarem seus movimentos, melhorando cada vez mais seus próprios recordes. Tem uma ótima proposta, contudo não aproveita o pleno potencial de sua proposta, a qual campeonatos semanais não adicionam novos desafios, reaproveitando apenas o catálogo de 150 existentes no jogo, enquanto que traz apenas 13 clássicos e sem nenhuma alteração criativa, como a própria empresa já havia feito no passado. O resultado é um título divertido e competitivo, mas que não dá confiança de sua longevidade.

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