Crítica | 9 A Salvação – Eu fui!

Alerta! Alerta!
Risco de spoiler! Se você é alérgico, não continue!

A humanidade já era, amigo. Só sobraram bonecos!

Tenho minhas dúvidas se o poster acima é oficial do filme Na verdade, o cartaz, acima é do curta-metragem que deu origem ao filme (assista aqui), mas não importa, porque ele é muito maneiro e passa a idéia da história. O interessante na nova animação, co-produzida por Tim Burton, é que não trata-se de uma comédia, como 99,99% das animações 3D produzidas no cinema hoje em dia. O filme é um misto de mistério, suspense e fantasia, porém tudo de forma bem sombria. O mundo acabou. Na guerra contra as máquinas, bem Matrix mesmo, a humanidade perdeu. O resto, você precisa assistir, pois aí está toda a graça do filme.

Os primeiros segundos do filme mostram a última pessoa na Terra criando 9, o boneco protagonista. Os personagens não tem nome, mas números. O porque disso só será explicado depois. O filme joga 9 nesse mundo pós-apocalipse e cabe à ele juntar as peças do quebra-cabeça e sobreviver, é claro.

O clima sombrio, as jogadas de cenas e até mesmo os efeitos de som da animação prende o telespectador de forma surpreendente. 9 não vai vencer UP (da Pixar) no Oscar deste ano, mas nem por isso esta não uma das melhores animações feitas este ano. A montagem da personalidade dos 9 bonecos também chama muito a atenção, pois é feita de forma bem inteligente e acaba amarrando todo o enredo.

Gostei também de várias cenas de ação do filme, em especial da batalha contra o pterodáctilo de ferro. Alias os inimigos do filme, que imitam animais são uma boa sacana.

Existem certas diferenças no filme e no curta de Shane Ackers, feito em 2005 e que concorreu ao Oscar. O curta não se preocupa muito em explicar as coisas, o que fica tudo meio no ar, mas em 10 minutos não dá para fazer milagre, claro. Já o filme há tempo de sobre para amarrar as pontas da história e fazer com que tudo faça sentido. Realmente gostei da evolução do curta para o filme.

Não dá para falar muito sem revelar detalhes importantes da história, mas fica a minha recomendação.

Bacana mesmo é o poster individual de cada personagem:

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.