Weekly Shonen Jump ToC: Edição #13! [2011]

A Edição #13 compreende a semana de 22 à 29 de fevereiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #13

Magico (Capa, Nova Série, 1°CP)
Naruto
One Piece
Gintama
Bleach
Meruhen Ouji Grim (CP)
Enigma
Kuroko no Basket
Bakuman (CP)
Dois Sol
Toriko
Beelzebub (Color Page)
Medaka Box
Inumaru
Kateikyoushi Hitman Reborn!
Sket Dance
Kochikame
Nurarihyon no Mago
Oumagadoki Doubutsuen
Hokenshitsu no Shinigami

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

As ToCs desandaram a ficar bacanas e variadas de vez, hein? Claro tudo na medida do, digamos assim, plausível. Antes de começar queria dizer que Light Wing realmente acabou semana passada (ou seria retrasada?), e alguns devem ter até lido o comentário do Nintakun, que avisou. Ficam meus agradecimentos.

Magico é uma das séries que me interessei em ler, mas ainda não havia visto uma imagem grande da arte do mangá. Já digo logo que achei que o design dos personagens principais caiu no “já vi isso antes” e no comum pra mim, mas isto é algo que tende a evoluir com o tempo. Apersar disso, a arte em geral é bem bacana, e os traços, e o climão me lembrou muito MAR do Anzai. Cheio de piadas, estilo cartunesco, temos até um pouco de amor no meio da coisa toda, e algumas profecias/maldições no meio. Apareceu um dragão no meio do mangá e fiquei meio decepcionado por ser cartunesco demais, porém, é o estilo do mangá no geral, então talvez destoasse um pouco do resto. Esperei para dar um parecer mais profundo, mas gostei muito do que vi, principalmente por lembrar MAR, um mangá que estou gostando principalmente por ser leve e divertido.

Naruto acima de One Piece dessa vez de novo. Me pergunto se Bakuman se manteria acima essa semana também. Gintama se agarrou lá em cima e não larga mais o osso. Acho bacana a série estar conseguindo se manter tão alto, e não vejo porque de mais cedo ou mais tarde vir a ser como Jaguar foi por um tempo, ou seja, não rankeada.

Olha quem deu o ar da graça essa semana no Top 5, em quarto lugar precisamente, temos BLEACH. O rankeado foi o capítulo 430. AInda com reflexos das insinuações sobre Urahara, o pai do Ichigo afirmando quem são os vilões, Ishida sendo atacado. Bem assunto não faltou, né, mas aposto numa queda do mangá quandoos capítulos medianos da “casa de bonecas” forem rankeados… Muita enrolação aquilo lá XD

Grim ganhou a CP de sugundo capítulo, e nada mais a declarar por enquanto. Enigma de volta ao Top 5! O capítulo foi um dos melhores até agora, com reviravoltas, e o pessoal conseguindo acuar o Kirisu, aquela coisas toda de queimar o local… Sem palavras, mas até agora o passado do Aru foi a coisa mais tocante e chocante até agora…

Kuroko tem estádo meio inconsistente recentemente. Eu diria igual a Reborn, só que numa escala “pior” digamos assim. Na última semana chegou a ficar em antepenúltimo, e agora fica em 6°. Já até estou perdendo um pouco o preconceito com a série, mas não é algo que leria com certa urgência…

Bukuman está simplesmente demais nas últimas semanas, e o capítulo rankeado com o Hiramaru se declarando/”fugindo” foi emocionante! Muito bom ver mais uma ver uma cena de certa persiguição com Ohba e Obata no comando, sem saber o que esperar! E Hiramaru é um dos melhores personagens do mangá, então… Justa a CP!

Nada a falar sobre Dois Sol, série nova, só será rankeada de verdade no 9° capítulo. E Toriko caiu bastante dessa vez, pra quem estava no Top 5 e chegou a ficar em segundo a pouco tempo atrás. Eu gosto disso. Com a constante competição, quem tem a ganhar são os leitores com o sarrafo de qualidade aumentando cada vez mais.

Beelzebub tem como “justificativa” dada pela Jump para sua CP o sucesso do anime. O que eu vejo muito por aí é a velha história do mangá ser melhor, e blá blá blá. Eu fiquei com a mesma imprssão com o anime de Bakuman, e por outras razões, incluindo esta, não estou pau a pau com o anime. Porém, estou baixando os espisódios para ver tudo numa tapada só qualquer dia desses…

Essa era a posição que queria ter visto Medaka na semana passada. Está longe de um Top 5 mas está tecnicamente com uma folga do fim, coisa que vinha frequentando desde o início do ano. Capítulo 80 rankeado, com o passado de Kumagawa com a Hitomi, o Zenkichi sofrendo ameaças, e chutando bundas! No final ainda tem o teaser do poder novo que ele adquiriu! Foi um bem bacana, e o próximo vai ser muito bom!

Na última edição KHR não foi rankeado, mas se lembram da penúltima? 4° lugar. Surpreso não estou mais, né, mas nem acho que a posição é ruim de total forma. O bottom 5 está “grande” ainda pela falta das séries que compões o quadro original, e as novas ainda não estão rankeadas…

Sket Dance divide com Toriko a surpresa da vez. Sempre foi uma série que se manteve bem no meio, e chega a beliscar os figurões de cima. Estranha posição dessa vez para Sket.

Mago é a velha história de não ir bem na Jump mas vender bem fora dela nos encadernados. A pergunta é: até quanto isso influi na decisão pelo cancelamemento série? Porque nunca vi uma real confirmação de que a Jump leve em consideração tanto assim as vendas de tankoubons. Deve levar, claro, mas algumas série já foram terminadas mesmo vendendo bem fora da Jump.

Oumagadoki e Shinigami parecem que vão disputar a lanterninha depois da saída de Light Wing. Parece que não tem jeito mesmo pros dois.

Próxima: Edição #14!

  • Capa: Sengoku Armors por Sakaki Shouta
  • Páginas Coloridas: Magico, Bleach, Beezebub, Grim

Está aí o mangá que mais espero estreiar. Já falei sobre o Oneshot aqui, e realmente torço para que as armas apareçam em um número maior, achei o número do Oneshot muito baixo… Pela imagem de preview dá pra ver que o traço melhorou considerávelmente, principalmente o da personagem principal, que está um pouco Lucy, não acham?

Magico ganha a CP de 2° capítulo, e mais uma para Bleach? Isso é muito abuso… Só Bleach ganha CP? E as outras séries menores? Muita propaganda da Shueisha.  Beelzebub não tem ficado muito atrás eno quesito propagando e segue com mais uma CP. Aparentemente, sem OP semana que vem pelo site japonês, mas considerem como rumor, já que não leio japonês. E ele já não apareceu no site da SJ, e teve capítulo mesmo assim…

E é isso aí. Hoje deixo o link do Oneshot do Enma Gavel, que ainda não li pra vocês lerem, se já não tiverem lido… Fiquei com um Bleach feeling só de ler o início mas, vou até o final para dar o parecer. E desculpem a demora exacerbada nesta semana, problemas no domingo me impediram de acabá-lo na data prevista. Até essa semana! XD

E rumorzinho no final:

Vi algumas pessoas confirmarem e outras desmentirem, não sei ler japonês, mas segundo alguns que leram isso diz que Togashi vai voltar em algumas semanas. Valhe lembrar que também li pessoas falando que não tem nada a ver com a volta de Togashi e sim uma desculpa esfarrapada qualquer aí.


Isso também pode lhe interessar

60 Comentários

  1. Adoro esses post que tais fazendo da Jump, tanto que me animei a ir ler os outros mangas dela, e atualmente estou lendo 10, isso sem o Hunter.
    Não posso falar de todos por não estar pau a pau com o japão, mas pelo menos Bleach e Naruto tao no topo eu acho meio desmerecido, mesmo eles sendo os grandes.
    Fico feliz com o restante dos q eu leio que a principio estão longe de ser cancelado, só fiquei com medo do Nura, que estou no cap 33,e nao curti muito a ideia de ele ser cancelado, hauuhahua.
    Abraço e valeu pelo post.

  2. Nossa, se naruto ficou a frente duas semanas seguidas, one piece vai perder mais ainda nas proximas, pois esses que foram rankeados estavam otimos. Os atuais estão dando uma leve enrolada, tirando o ultimo!
    Supresa pra mim é toriko cair tanto!
    Agora essa mulecada so gosta de porrada mesmo, bastou o ishida ser atacado que sobe no rank, lamentavel rsrsrs o começo da saga tava otimo comparado do o momento atual que começou com esse ataque idiota ai!

    quero ler light wing e dois sol uahuhahu

    Bakuman está razoavel a meu ver, merecia o meio da toc!

    Beel eu nao leio!

    1. “Agora essa mulecada so gosta de porrada mesmo, bastou o ishida ser atacado que sobe no rank, lamentavel rsrsrs” eauheauheuheauhea
      um pouco de porrada nunca faz mal euaheauheuahe
      mas tambem nao entendo essa subida brusca de nivel so por uns soquinhos no Ishida

  3. eu também gostei do que vi na raw do capítulo 01 de magico. na verdade gostei das 3 novas séries que estrearam até agora, mas grimm foi a que mais me agradou. estou torcendo muito para que ela vingue. quanto a sengoku não tenho expectativa nenhuma, assim como também não tinha com magico e dois sol. é esperar pra ver. algo me diz que sengoku vai ser a primeira das novas séries a ter releases em inglês, pelo que vejo no mangahelpers é a série mais aguardada.

    beel está ganhando essas páginas coloridas em comemoração aos 100 capítulos da série, creio que será a capa na issue #15.

    quanto aos capítulos ranqueados eu vou colar aqui a parte do texto explicando o funcionamento das TOCs escrito pelo guilherme, dono da comunidade Shonen Jump- Table of Contents do orkut.

    “A qual capítulo do mangá se refere este ranking?
    Capítulo de 8 semanas atrás. Quando o oitavo capítulo de um mangá estiver sendo publicado, o seu capítulo rankeado naquela semana é o primeiro.
    Regra geral: Capítulo sendo rankeado = Capítulo atual – 7”

    =’)

    1. Eu já li assim, eu já li -8… Realmente todos concordam que é 8 semanas atrás, mas a dúvida maior é se contamos a atual ou não. =]

  4. Quero que Bleach,MORRA!(ou o Kubo,pra mim tanto faz) XD
    Beelzebub e Bakuman continuam bons.
    Toriko dropei no 60 pois não sei se tem scan brazuca junto com o Japão…
    E quero muito ler aquele mangá de comédia(não sei o nome,e o que é aquele coelho sadomarzoquista?)…
    E não pude ler Medaka ainda.=/por falta de tempo pois as aulas começaram =/(agora só uns 3,4 capítulos de OP por dia…
    Enfim só esperando os próximos capítulos(de Bakuman principalmente,por causa do NAK-cofcof*sem spoiler*cofcofcofcof)

      1. Bom pareceu o Nakai.
        Quem mais poderia ser,o Koji?
        Aqule outro tarado que apanho do Shujin?
        (lembra que no final do cap.122 essas palavras…já ão ouvimos em algum lugar antes!?)provavelmente alguém vai voltar.

          1. Eu também acho que é ele , pois não consigo imaginar ninguém “voltando”, mas bah… Tem nojo dele profundo daqueles capítulos anteriores a saída dele… Quando o Ohba quer faz agente odiar um char XD

        1. Nakai só nao sabe lidar com pessoas e principalmente com mulher!
          lhe falta tato!
          mas nao acho que seja má pessoa!
          e tenho certeza que é ele, pois ele que desenha cenarios perfeitamente sem referencia!

          1. na verdade até acho que o Nikai sabe lidar sim bem com pessoas afinal se não soubesse não teria feito amizade com os caras do time Fukuda e não teria ficado amigo da garota que foi a primeira assistente do Mashiro e depois trabalhou de assistente com ele em outro mangá e até concordo que ele possa não ser má pessoa mas tem um desvio de caráter grave(o cara tava chantageando sexualmente a mulher em troca dele trabalhar com ela daqui a pouco se outra garota bonita der confiança ele banca o “maniaco do parque”)

          2. Não vejo dessa forma. Sinceramente ali a escrotice dele foi por total falta de tato!
            Sabe o ditado que é mais ou menos assim rsrs:
            Nunca vê, quando vê se lambuza!
            ele nao tinha namorada e tava com 35 mais ou menos!
            baixa confiança!
            do nada ele tem uma serie e uma assistente e a autora, ele achou que aquilo ja o tornava fodao e soltou aquelas!
            É uma atitude de alguem completamente fracassado ao longo da vida que achou que era a ultima bolacha do pacote e por isso tinha direito daquilo!

  5. one piece sendo desbancado denovo? e Gintama vem com tudo no top 3 fazendo bastante sucesso por lá, já por aqui é outra história… não tenho o costume de ler mangás, gosto mais de acompanhar em anime as histórias, até pelos complementos como trilha sonora e o feeling. não gostei de ver sket dance lá embaixo, simpatizei com a série, mas acho q em abril ela volta a subir já quando lançar o anime, assim como toriko. tava pensando em começar a ver hunter x hunter, mas com esses atrasos do Togashi nem sei vale a pena, queria saber a opinião de vcs sobre hxh

    1. Boh, eu acho que valeria ler hunter x hunter, o unico problema dele é essas pausas, se fosse um manga sempre continuo podia ta nos top 5 facilmente.
      Mas depende de ti, se vai se arriscar a virar um escravo do Togashi

      1. asuhausha escravo do togashi, vi q hxh tem potencial, tanto q faz sucesso até quando ta em pausa, vo dar uma chance. só tenho medo dele acabar fazendo a mesma merda q fez com o yu yu hakusho

  6. Nem vale mais a pena acompanhar H x H.
    O autor destruiu a série =/

    One Piece, por duas semanas seguidas, perdendo para Naruto?!
    Me senti ofendido agora…levemente,
    pq os últimos capítulos andam meio “fraquinhos” mesmo…mas o da semana passada bombou, DUVIDO que Nauto o ultrapasse.

  7. Eu curti o One Shot de Enma Gavel, mas “só” curti mesmo. O protagonista é bem estiloso, mas não curti o design do outro guri. E tirando o Enma, que saiu de Shaman King, o resto tá bem “lugar comum” mesmo, não sei se acompanharia.

  8. Naruto em primeiro é até normal pois o capitulo rankeado tem porrada enquanto o capitulo rankeado de One Piece não tem e não gostei de ver meu querido Sket Dance no Bottom que a “palhaçada” desse mangás novos não serem rankeados acabem logo para ver meu SD lá em cima novamente e escrito isso não tenho mais nada a declarar apesar de que fiquei na curiosidade de saber que posição Beel e Bakuman ficariam essa semana se fossem rankeados já que esses dois junto com Enigma tem sido meus orgulhos atualmente e ouso dizer que chutam a bunda de Bleach e Naruto facilmente(pena é que os japas tem uns gostos bastante duvidosos)

  9. Magico pelo que eu olhei parece ser bacaninha, mas eu duvido que vá sobreviver na Jump. Quero que Grimm dê certo, dos que estrearam até agora foi o que eu mais gostei (tenho uma quedinha por gag mangas doidos e estranhos assim XD).

    Na boa, se nessa edição o cap. de Bakuman que foi rankeado foi aquele do Hiramaru, eu acho que a posição deveria ser mais alta (se bem que eu estou achando meio enrolado esses últimos caps que vieram logo depois). E Toriko meio baixo não é tão preocupante, logo logo ele volta à posição normal, se eu não me engano, esse rank deve ser do final do arco do “Melk Stardust”, é meio comum isso acontecer no final dos arcos de Toriko.

    E quanto à imagem com o “suposto” retorno de HxH, se a qualidade do texto de baixo tivesse melhor eu até me aventurava em tentar ler (e depois jogar no Google translator XD), mas o que está escrito do lado do número 132 (que deve ser o número da página da revista), não é nada mais que um “A história até agora”. Deve ser pro pessoal não esquecer a história do mangá depois de tanto tempo em Hiato =P

    1. Quando a série ganha Página colorida não é rankeada, tem posição pré-definida, então, o capítulo do Hiramaru afinal não foi rankeado… XD

  10. Surpresinha no final com HxH e Naruto na frente de novo :S
    ainda leio poucos e por isso minha opiniao eh muito vaga aki (so leio a Bleach,OP e Naruto)
    Muito boa a ideia de fazer uma…discussao/topico?!sobre o ToC da Jump que ai o pessoal fica informado e todo mundo fica feliz 🙂

  11. “Acho bacana a série estar conseguindo se manter tão alto, e não vejo porque de mais cedo ou mais tarde vir a ser como Jaguar foi por um tempo, ou seja, não rankeada.”

    Acho muito difícil. Na verdade, creio que Grimm seja o provável sucessor de Jaguar. Principalmente se ele tiver 7 páginas semanais (Não procurei as RAWs).

    Não curti o novo traço do autor de Sengoku Armors. Antes eu já nem achava tão original, agora piorou. Como o Rackor falou, a menina parece a Lucy, e o cara tá com um jeitão de Shaman King.

    Sket Dance lá em baixo não é razão pra espanto. Sempre foi instável nas ToCs. Parece até que é um dos poucos mangás que a Jump não tá nem aí pra vendas ou rankings de popularidade. Ainda o publicam porque é bom. =p

    1. o segundo capítulo de grimm teve 16 páginas, creio que vai continuar assim, com capítulos de 15/16 páginas. como foi com bobobo e sexy commando, por exemplo.

      um forte candidato para ser o “sucessor” de jaguar seria inumaru, que tem 9 páginas por capítulo e está quase sempre fixo ali na boca do bottom. =’)

      1. “Meruhen Ouji Grim (23 chapter’s page)”

        Não comentei, mas próxima edição tem 23p.

        E Inamaru não creio. É o mangá “For Kids” da Jump, então deve ser normal ter um número reduzido de páginas, além de ser voltado pros leitores mirins, quase que uma trasição da Sakyou agora.

  12. WOW!Num era o cap 319 que foi rankiado de KHReborn! ? A chegada estilosa do Hibari só conseguio isso? E não era o Hibari que foi votado mais popular da série? Esses japas não sabe o que querem…

      1. falando deles, como deixaram psyren ser cancelado?
        to lendo e ta incrivel, otimo traço, tema legal, seguindo em frente!
        to no capitulo 100 mas ta muito bom… vai entender esses japas

          1. HMMM Parece Reborn pra mim… é um bom shounen mas nada que se diga é “super original e fodastico” entao vale a pena ler é bom saber… UP no Psyren

          1. serio? me lembro que nos ultimos 20 capitulos ele sempre tava na rabeira das Toc!
            uma pena que nao foi sucesso, é muito legal!

  13. Hum…mais uma vez a Jump manda muito bem. O nível das histórias está muito alta mesma. Séries ótimas e outras interessantes. Naruto e One Piece revezando nas duas últimas semanas. Não é algo de se surpreender. Naruto é muito querido no Oriente. Essa saga não está me empolgando como deveria, mas parece que depois de alguns capítulos ela começa a cair no gosto deles. É a saga mais esperada não, então…agora One Piece, quando a pancadaria rolar solta, sae de baixo. One Piece é otimo neste quesito. O começo de cada saga geralmente tem um ritmo mais arrastado…excerto Marinford. Comecei a acompanhar Enigma e venho adorando até o momento. Algo muito diferente e de muita qualidade. Bel está em uma onda de treinamento que nunca acaba. Tá um pouco chato de acompanhar. E Bakuman não acompanho o mangá, acho que vo esperar o fim da tempoada do anime. Quanto a Hitman, bem o atual capítulo da saga elevou ainda mais a qualidade do mangá. Ainda não acompanhei as séries novas, vo dar uma olhada. E para terminar, que máximo Medaka Box merece posiçoes assim. Aliais estou exatamente nesse capítulo. Acabei de ler.

    1. “Bel está numa onda de treinamento que nunca acaba”
      na verdade ate acho que demorou pra Beel entrar numa fase de treinamento já que isso é algo tão corriqueiro em shonens e até que não to achando chato essa fase até por que não está mostrando tanto o treinamento do Oga já que fica mesclando com a “caça” ao irmão do Beel( to me amarrando na parada da “batalha dos games”)e está bem engraçado

      1. A caçada realmente esta muito engraçada. Aquelas batalhas evidenciam o forte de Bel, que é a comédia. Mas sei la, nunca fui muito fã de treinamentos dem mangás. Sei que são importantes e tals, mas nunca me empolgaram demais.

        1. verdade a batalha dos games realmente evidencia a comédia que é o forte de Beel e o que só me faz lamentar o fato de os produtores do anime terem decidido não seguir o mangá o mais fielmente possivel(o anime tá um porre não param de usar o choro do Beel como recursos pra piadas que não funcionam)

          1. Pois é um dia comentei algo parecido. Que chato o choro do Bel hein…no mangá e algo bem mais natural e flui de forma bem mais consistente. O anime não empolga. Aliais, ele tera apenas 12 episódios? vai cobrir as lutas contra a elite da escola? apenas isso? não tera continuação?

          2. sendo um anime da Jump creio eu que será do tipo “infinito” já que a Shueisha normalmente gosta de deixar suas séries o máximo possivel no ar pois lhe rendem um bom dinheiro a mais e até por que a audiência anda indo bem a ultima listagem que vi se não me engano chegou a ficar ate na frente de Bleach

          3. tbm achei um porre exagerarem no choro do beel, mas agora pararam com isso, nos últimos episódios ele nem tem chorado mais

  14. Quanto tempo Naruto vai roubar o trono de One Piece? As novas séries da Jump tomará que sejam boas, não li nenhuma ainda (sem tempo), comecei a ler Gintama, só vi em anime, é legal 😀 Bakuman está muito bem, junto com Toriko, os dois são muito bom. Eu gostei de Dois Sol, não sei porque XD

    1. Ah sim, não vi em nenhum lugar scans traduzidas das séries novas quem achar compartilhe por gentileza. Also, no site da JUMP do Japão tem os primeiros capítulos de Grim e Dois Sol (em japonês só por enquanto.)

  15. a única coisa que dá pra ler no anúncio de HxH é:
    O resumo da estória até aqui.

    Alguém sabe onde tah o resto dessa págiina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.