Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #10! [2011] [Novas séries anunciadas!]

A Edição #10 compreende a semana de 31 à 6 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição  #10

Gintama 441 (Capa, 1° CP)
One Piece 613
Toriko 128
Naruto 526
Bakuman 119
Nurarihyon no mago 141 (CP)
Bleach 435
Enigma 20
Mon & Wed & Fri is Swimming (One-Shot, CP)
Beelzebub 95
Hokenshitsu no shinigami 69 (CP)
Sket Dance
Reborn! 324
Inumaru Dash! 120
Kuroko no Basket 104
Kochi Kame 1683
Omagadoki Zoo 28
Medaka Box 85
Light Wing 19

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.


Essa semana beeeem atrasado, um pouco por protelação, um pouco porque a capa em HQ não saiu na costumeira sexta, e só foi sair hoje. Desculpas à parte essa foi uma semana cheia para Jump, tivemos algumas posições bacanas na ToC, mais brindes de OP, e finalmente as novas séries que já começam a estreiar na próxima edição. Bem nessa edição vou comentar tudo normalmente, e junto da próxima edição eu separo um espaço para discutir sobre as novas serializações, ok?

Capa mais que merecida para Gintama que vem barbarizando nas ToCs com os novos arcos e roubando a cena. Aliás a esta altura ficou claro que as capas que teriam OP, não serão exatamente do One Pice, mas sim contendo a série em um pequeno espaço ou até mesmo com referências gráficas com a mesma. O certo mesmo é que todas vão vir com brindes bacanissímos. Deêm uma olhadinha nesta página aqui, e me digam o contrário. De quais vocês mais gostaram? Pra mim aquela canequinha de barril e o calendário com o Luffy que vem com o Tankobon #61, estão demais! Sem contar o pingente do Merry, os Mousepads, as ilustrações, e os rascunhos assinados por Oda! XD

Já pulo direto para o segundo na colocação dos votos, que dessa vez é Toriko. Me pergunto se Gintama não fosse capa seguraria a posição por mais uma semana. Enfim, Toriko só sobe cada dia mais, e apesar de falar isso toda hora, deve definitivamente virar o terceiro pilar da Jump. Aliás, andei dando uma espiada no último capítulo que o MangaStream e como o traço melhorou! Continua com a peculiaridade, mas está bem mais refinado. Até o Komatsu tá mais bonitinho! XD

E Naruto tem desapontado aparentemente os japoneses com essa coisa toda de Zumbi, Zabuza, Haku… Parece que o arco que tinha tudo pra ser “O” arco não está suprindo as espectativas, e nisso Naruto perde constantemente sua cadeira cativa após OP.

Bakuman 111 foi épico. Spoilers à frente! Talvez eu esteja exagerando mas o capítulo teve a primeira briga real entre Ashirogi Muto, conseguiu quebrar o clima ruim entre os caras, e ainda hypou negativamente o One-Shot do Eiji para a Love’s Festa. Fim dos spoilers! Posição muito merecida desta vez para Bukuman na minha opinião.

NuraMago ganha páginas coloridas. Novamente eu não sei a quantas anda a série, mas com certeza ela não corre risco de ir pro espaço. Bleach ainda no Top 5, mas a pergunta que ecoa e se repete é… Até quando? O capítulo que foi rankeado foi o 426 com a tal na Ikumi sequestrando o Ichigo com o Ginjou aparecendo no final. Ainda não foi explicada a histórias dos Fullbringers, então não acho que ainda dá pra julgar se a nova saga foi bem recebida ou não. Quero ver é quando essa coisa for explicada, aí sim, se Bleach não subir… Bem veremos.

Enigma encostou no Top 5 de novo. Andei falando isso lá no fórum da equipe, e aqui também, não me recordo de uma série começar tão bem. A informação que li por aí é que os Tankos se esgotaram em tudo quando é parte, tanto que nos capítulos mais recentes vem escrito na borda algo como “Se os volumes estiverem indisponíveis em alguma loja próxima, peça ao vendedor para encomendar!”. Ou seja, deve estar vendendo que nem água. E digo por acompanhar a série, a história só tem melhorado, e plantado mais questões a serem respondidas. Aliás momento fofoquinha: Você sabia que a autora de Enigma se casou recentemente? Com o autor de Pyu To Fuku Jaguar? E que o Oda apareceu por lá? Obs.: Oda é o da esquerda, não confundir com o cabeleleiro da noiva. Rá! Isso me lembra um tal de Hiramaru e uma tal de Aoki num tal de Bakuman… Ohba já tá assim, aconteceu no mundo real, aconteceu em Bakuman! XD EDIT: Aqui o bolo que o leitorDhieferson mostrou nos comentários.

Sobre o One-Shot eu dei uma olhada na Raw dele, mas não tem nada a ver com natação aparentemente não. Aparenta ser uma comédia/romance mais puxado pra comédia, aliás traço meio infantil, minha impressão. Sobre Enma Gavel, (da semana passada, lembram?), eu dei uma olhada na Raw também, e os que tiveram um feeling de Shaman King tinham até lá sua razão pois a semelhança do traço é realmente grande. A história tem um quê no protagonista de semelhança com Yoh Asakura. Fora isso o protagonista luta contra bichões semelhantes a Hollows que são aparentemente invisíveis a olhos comuns. O principal tem uma transformação que mais parece um modo sennin e puf acabou. Mas como não entendo nada de japonês ficou tudo na impressão mesmo. Quem quizer dar uma olhada passa lá na Raw-Bunko.

Beelzebub e Sket Dance estão na mesma situação quase. A diferença é que Beel chega a frequentar mais o Top 5 que Sket, mas ambos se mantém bastante no meio. Shinigami finaolmente ganhou uma página colorida, mas pelo visto acho que nem isso mais salva o mangá que já conta com quase 70 capítulos. Já Oumagadoki eu já vejo diferente, pois este ainda está em seu começo, tem mais chances de sobreviver.

Reborn era só amores com o pessoal nessa semana no CdM, e o capítulo rankeado pelo que vi o Thiago comentando e a repercussão do final da luta do Gokudera e da Shitt P.. Acho que o capítulo dessa semana vai ser um divisor de águas. Quando for rankeado daqui a cerca de 8 semanas, ou seja 2 meses, se KHR não subir, eu não sei mais o que os japas querem sinceramente. Ou sei né…

Sou sempre indiferente com Kuroko. Sobre Medaka, o que eu tenho a dizer é *insira um palavrão ofensivo aqui*. Sério, estou escrevendo a matéria, (eu sei, eu sei, AINDA tá escrevendo? É pra vocês verem a profundidade da série em poucos capítulos, 2500 palavras e ainda falta cobrir uma saga e meia), e o negócio é muito profundo bem montado, e se não haviam batalhas épicas no mangá em abudância, agora praticamente toda batalha é demais. A batalha que teve o final no capítulo rankeado e foi uma das melhores senão a melhor batalha até agora, com poderes super bacanas e criativos… Parece que os japas vão condenar Medaka uma hora ou outra por mais insano que isso possa parecer…

Falarei sobre Light Wing abaixo…

Próxima: Edição #11! Finalmente! Novas serializações anunciadas!

  • Edição 11:

Capa, Lead CP: DOIS SOL (Nova série) por Murase Katsutoshi
CP: Bleach, Kuroko no Basket, Enigma

  • Edição 12:

Meruhen Ouji Grimm (Nova série) por Watanabe Kizuku

  • Edição 13:

Magico (Nova série) por Iwamoto Naoki

  • Edição 14:

Sengoku ARMORS (Nova série) por Sakaki Shouta

Bem vamos lá. Primeiro os cortados. Já que SWOT e Psyren vagaram um espaço na revista temos 2 espaços, com a saíde de Jaguar temos mais um espaço, esse que deve ser dado a um mangá de comédia, no caso Grimm, que não tenho nenhuma espectativa, seja positiva ou negativa. Bem temos 3, falta um certo? Quem seria? Light Wing pra mim com certeza, com li em muito lugar por aí, não me lembro da última vez em que ele não era o último. Quando SWOT ocupava o posto ele ainda não era rankeado se não me engano. O que mais impressiona é a Shueisha colocar outro mangá de futebol na serialização, mesmo com a catástrofe que foi Light Wing. Aliás, vi muita gente reclamando que o pessoal da Shueisha devia ter segurado Psyren até agora, para ter um final menos corrido, ao invés de deixar LW em publicação. Alguns dizem que a insistência em futebol pode ser para competir com a Magazine (me corrijam se estiver errado) que possui duas séries de futebol em andamento. Bem apesar de tudo o autor ainda é mais experiente, já foi serializado uma vez, vamos aguardar. Sobre Magico eu não sei nada mas o conceito (magia e fantasia) chamou atenção, pois pode vir algo grande dele. Fora isso ponto pro chapéu ali.

Sengoku teve um One-Shot publicado anteriormente na Shonen Jump no qual pode ser lido em inglês aqui ou aqui. Eu particularmente gostei do traço, apesar dele parecer um pouco modificado na imagem de preview aí em cima. A história basicamente gira entorno uma garota que é ajudada por um monge(?) num Japão antigo a recuperar as 50 chaves que abrem a caixa da primeira arma lendária, e dita mais forte. As chaves se encontram nas outras 49 armas feitas por um certo artesão lendário. Gostei da primeira batalha e do personagem principal, só achei que se limitando a 50 armas, que são destruídas ao longo do mangá é pouco para manter a coisa funcionando, torço para que isso tenha mudado na versão final.

Sobre as páginas coloridas da próxima edição nada de excepional tirando Enigma que ganha, se não me falha a memória, sua terceira página colorida em 20 capítulos, o que é muita coisa para um mangá recém lançado. Bleach ganha mais uma, e Kuroko também, só pra não passar em branco.

E é isso. Nessa semana que passou também li Nisekoi (pra quem não pegou, aqui o link) que gostei bastante como One-Shot. Bem divertido a história dos filhos da Máfia e da Yakuza se casarem, e além do mangá ser divertido, tem uma carga emocional na medida certa. Só não acho que se daria bem como série pois falta contéudo para o manter rolando, na minha opinião. Também separei o Kikaitonchi Hanasaka Ikkyuu, que se não me falha a memória foi o campeão da Golden Future Cup, ano passado, ou seja a chance de ser serializado a qualquer hora é grande. Links aqui e aqui. É só! Até semana que vem! No mais, ficam as perguntas, vocês acham que a série de futebol vai pra frente? Qual das séries anunciadas tem potencial aparente para continuar por um bom tempo na Jump, na opinião de vocês?

Obs.: Pra quem ainda não viu, saiu o primeiro capítulo de Gate7 pela Clamp Project.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios