Dia Mundial do Rock – Os clássicos são inesquecíveis, mas novidades são sempre bem-vindas! [Música]

Dia Mundial do Rock

O Pikachu veio hoje de manhã com um post relembrando as músicas clássicas do Rock. E pra fazer uma contrapartida ao texto dele, vou tentar trazer aqui algumas bandas mais novas e que são ótimos exemplos de que o Rock continua muito bem vivo. Já adianto que: 1) as músicas aqui presentes foram escolhidas por mim, e por mim apenas e são apresentadas em ordem aleatória, sem possuir um sistema de ranking; e 2) apesar de adorar uma polêmica eu me segurei e deixei Restart fora da lista. 😉

Confira a lista e não esqueça de fazer sugestões nos comentários!

Radiohead – Creep

Já até posso ouvir alguns leitores reclamando, mas para mim é impossível fazer uma lista de músicas sem incluir uma gravação do Radiohead. Sim, hoje em dia eles se afastaram do que a banda era no início e passaram a experimentar com diferentes estilos e instrumentos, mas não se pode negar a importância – e influência! – da banda durante os anos 90 e até hoje. Creep foi a música que abriu o caminho do Radiohead para o sucesso.

Foo Fighters – Rope

Eu sou suspeito para falar de Foo Fighters, já que no meu texto sobre o cd novo da banda, Wasting Light, eu os classifiquei como uma das “melhores bandas de rock da atualidade”. O Foo Fighters faz um rock simples, mas refinado, com letras diretas e melodias marcantes. Rope foi escolhida como o single de estréia desse novo álbum e sintetiza bem o estilo da banda.

Silverchair – Freak

Mais uma polêmica… O Silverchair surgiu em 95, quando os seus integrantes estavam com 15 anos e ainda frequentavam a escola! O som da banda era diretamente influenciado pelo grunge e por outras bandas como Nirvana e Soundgarden. Mas o estilo musical da banda mudou demais nos últimos álbuns, se tornando cada vez mais pop, embora com as letras das músicas mais bem escritas. Este ano a banda anunciou que estavam encerrando suas atividades por tempo indeterminado e para quem cresceu ouvindo o som dos caras, como eu, irá relembrar com nostalgia dos bons tempos de Silverchair.

Muse – Butterflies and Hurricanes

Rock alternativo, rock progressivo, hard rock, opera rock… Simplesmente não sei em qual gênero específico eu devo encaixar o Muse! O som dos caras é influencienciado por tudo e por todos e o resultado é incrivelmente único. A banda é conhecida por fazer apresentações ao vivo extravagantes e cheias de energia e já foi amplamente elogiada por isso.

The Killers – When You Were Young

Outra banda que foge do “padrão” do rock tradicional. O The Killers mistura ritmos e instrumentos para fazer um som com uma batida mais dançante. Já deu pra perceber que nesta lista o tradicional não teve muita vez, né? Eu acho interessante essa evolução dos estilos, ver o que os artistas novos estão fazendo para tentar se diferenciar da multidão… E foi exatamente isso que o The Killers fez.

The Raconteurs – Blue Veins

Outra banda da lista que anunciou um intervalo em suas atividades. Conheci o The Raconteurs por uma indicação feita por um amigo no twitter (ele recomendou a mesma música que coloquei acima) e só depois fui descobrir que o “líder” da banda era o Jack White, do White Stripes. Com uma pegada totalmente blues, o Raconteurs é atualmente uma das bandas que mais tenho ouvido.

Audioslave – Show Me How To Live

O Audioslave – assim como o The Raconteurs – é considerado uma super-banda, que é quando membros de outras bandas famosas se reúnem para criar uma nova banda. E assim como o Raconteurs e muitas outras bandas desta lista, o Audioslave infelizmente já anunciou também o fim de suas atividades. Uma pena, pois eles faziam um som fantástico! Só de ouvir essa mmúsica ali de cima, eu tenho vontade de fazer exatamente como ele faz no clipe!

Black Crowes – Remedy

Acho que o destino das grandes bandas é a extinção mesmo e o Black Crowes é mais um exemplo disso. Depois de fazer uma turnê durante o ano passado em comemoração aos 20 anos de vida da banda, eles anunciaram que a banda iria fazer uma pausa por tempo indeterminado. Uma pena, já que o som dos caras é delicioso de se ouvir! Com uma pegada meio blues-retrô, não dá pra ouvir Remedy sem bater o pé no ritmo da música…

Rage Against The Machine – Guerrila Radio

Com certeza uma das bandas mais polêmicas dessa lista. O Rage Against The Machine fez sucesso por sua música que ilustrava a postura política de seus integrantes. Todos possuem uma visão política esquerdista, contra a América corporativa, o imperalismo cultural e a desigualdade social. E essas mensagens políticas eram disseminadas em poderosas músicas que misturavam hip-hop, punk e trash-metal. É o tipo de música que deve ser ouvido no volume mais alto!

Smashing Pumpkins – Bullet With Butterfly Wings

Outra banda que quaaase terminou. Quer dizer, eles ficaram separados por um tempo, e aí voltaram. Depois se separaram novamente, e voltaram. E agora parece que estão de volta definitivamente, estão com vários projetos, lançamento de novo cd, remasterização de gravações antigas e tudo mais. Bom tê-los de volta! Embora a banda não seja uma unanimidade – muitos criticam o vocal rasgado do Billy Corgan, outros (como eu) adoram -, o Smashing Pumpkins é uma autoridade na música. Já recebeu diversos prêmios e em seus álbuns já passeou por diversos estilos.

Isso também pode lhe interessar

104 Comentários

  1. Das bandas que vc citou as que mais gosto são Rage Against The Machine(Killing the Name e Know Your Enemy são simplesmente sensacionais), Foo Fighters e gosto de uma música ou outra de Radiohead e The Killers. 
    Black Crowes, Smashing Pumpkins e Muse já ouvi falar, mais nunca parei para baixar cds completos para ouvir e assim avalia-las. Audioslave já não suporto de nenhuma maneira.

    Se fosse recomendar bandas que gosto indicaria:
    Avantasia: http://www.youtube.com/watch?v=o26SlmROH5Q

    Minha banda preferida, Slipknot(que é bem do tipo ame-a ou a odeie): http://www.youtube.com/watch?v=Wws7mnMewPw

    Murderdolls: http://www.youtube.com/watch?v=Z7d44j9xXKo

    Avenged Sevenfold(uma banda que muita gente critica, mais os criticos que se fodam):

    Bullet For My Valentine: http://www.youtube.com/watch?v=q2I0ulTZWXA

    E pra encerrrar, Matanza: http://www.youtube.com/watch?v=eEATpZ7FHIo

    Com essa músicas já dá para perceber que não sou de me prender a somente um gênero do Rock e sim que curto todos(exceto emocore).

      1. Não me lembre disso. T.T
        Eu acabei esquecendo por causa de uma série de fatores e acabei me lembrando só na segunda.

      2. Não me lembre disso. T.T
        Eu acabei esquecendo por causa de uma série de fatores e acabei me lembrando só na segunda.

        1. Putz, sem querer ser chato, mais o show foi muito fodaaaa, e no final a homenagem para o Paul Gray foi maravilhosa, vontade de chorar cara, Joey Jordinson abraçando um espantalho de Paul Gray. Meus pêsames (sérião). 

        2. Putz, sem querer ser chato, mais o show foi muito fodaaaa, e no final a homenagem para o Paul Gray foi maravilhosa, vontade de chorar cara, Joey Jordinson abraçando um espantalho de Paul Gray. Meus pêsames (sérião). 

          1. Também queria…espero muito que não seja o último show da banda, aliás duvido que seja.

          2. Também queria…espero muito que não seja o último show da banda, aliás duvido que seja.

          3. Não acredito que será, mais o Corey Taylor fica com frescurinha, tinha que levantar a cabeça e continuar…

          4. Joey já disse que o Slipknot é maior do que eles próprios e por isso a banda não acabaria. Corey pra mim tá com frescurinha demais mesmo. Ele pode até sair mais que a banda vai continuar, isso vai.

          5. Sim esse barato do Joey já tinha visto, mais tipo na hora da homenagem para o Paul o Joey tava bem mais sério do que o Corey, ele tá com frescura demais, até parece que quer sair!

          6. Sim esse barato do Joey já tinha visto, mais tipo na hora da homenagem para o Paul o Joey tava bem mais sério do que o Corey, ele tá com frescura demais, até parece que quer sair!

          7. Não acredito que será, mais o Corey Taylor fica com frescurinha, tinha que levantar a cabeça e continuar…

          8. Também queria…espero muito que não seja o último show da banda, aliás duvido que seja.

        3. Putz, sem querer ser chato, mais o show foi muito fodaaaa, e no final a homenagem para o Paul Gray foi maravilhosa, vontade de chorar cara, Joey Jordinson abraçando um espantalho de Paul Gray. Meus pêsames (sérião). 

  2. Muito show o post!!! Curto bastante Foo Fighters, Muse, The Killers, e Rage Against the Machine já ouvi uma coisa ou outra e gostei tbm. E The Racounters parece ser muito bom; só de ter o Jack White como “líder” da banda já me faz querer ouvir!! White Stripes é muito FOD4!!

    E eu não SUPORTO Radiohead! XDDD

  3. The Killers a a banda que mais gosto, acho que Indie Rock com sintetizadores e esse ar de Las Vegas que a banda deu uma nova cara ao gênero! Brandon Flowers é um gênio quanto a habilidade de compor, as letras dele são profundas!

    Recomendo: http://www.youtube.com/watch?v=LJwea90rYHQ
                       http://www.youtube.com/watch?v=Pm0ZnWGOLDY
                       http://www.youtube.com/watch?v=om_18WhUddY

  4. The Killers a a banda que mais gosto, acho que Indie Rock com sintetizadores e esse ar de Las Vegas que a banda deu uma nova cara ao gênero! Brandon Flowers é um gênio quanto a habilidade de compor, as letras dele são profundas!

    Recomendo: http://www.youtube.com/watch?v=LJwea90rYHQ
                       http://www.youtube.com/watch?v=Pm0ZnWGOLDY
                       http://www.youtube.com/watch?v=om_18WhUddY

    1. Esqueci de por SOAD no meu primeiro comentário, banda excepcional. Chop Suey!, Aerials e Toxicity são extremamente fodásticas.

      1. 3 músicas fantásticas, acho que são as principais do album Toxicity. Outro album que eu gosto muito é o Steal this album, não consigo ficar um dia sem escutar ele inteiro.

      2. 3 músicas fantásticas, acho que são as principais do album Toxicity. Outro album que eu gosto muito é o Steal this album, não consigo ficar um dia sem escutar ele inteiro.

  5. Radiohead e Foo Fighters minhas preferidas das musicas citadas, pra falar a verdade curto muito mais Foo Fighter do que Radiohead, e como o Ryogachan disse Slipknot é ama ou odeie, mais o som é ótimo e uma das minha bandas preferidas.

  6. Radiohead e Foo Fighters minhas preferidas das musicas citadas, pra falar a verdade curto muito mais Foo Fighter do que Radiohead, e como o Ryogachan disse Slipknot é ama ou odeie, mais o som é ótimo e uma das minha bandas preferidas.

        1. Eu não curti muito o CD mais recente deles. O clipe de Na Na Na foi muito tosco. Prefiro muito mais o The Black Parade, esse sim tinha ótimas músicas, como as Welcome to the Black Parade, Dead!! e Cancer. E o Three Cheers então! Saudades de I’m Not Okay. +_+

          1. Nunca vi o clipe de Na Na Na, já ouvi a musica uma vez mais nem me liguei muito nela, lembrei o nome de uma musica deles que adoro I don’t love you é muito legal e Welcome to the Black Parade (essa você me lembrou o nome ainda não lembro de 2 que ouço), vou ir ouvir Cancer já que disse que é boa, mais algumas dicas? Lotar meu Ipod.

          2. Eu gosto, além dessas, de The Ghost of You, I Don’t Love You, Teenagers (é mais “pop”, mas é boa tbm), Famous Last Words e Disenchanted, que é mais lenta, mas tem uma melodia muito boa e uma letra bem legal.

          3. Eu gosto, além dessas, de The Ghost of You, I Don’t Love You, Teenagers (é mais “pop”, mas é boa tbm), Famous Last Words e Disenchanted, que é mais lenta, mas tem uma melodia muito boa e uma letra bem legal.

          4. Eu gosto, além dessas, de The Ghost of You, I Don’t Love You, Teenagers (é mais “pop”, mas é boa tbm), Famous Last Words e Disenchanted, que é mais lenta, mas tem uma melodia muito boa e uma letra bem legal.

          5. Eu gosto, além dessas, de The Ghost of You, I Don’t Love You, Teenagers (é mais “pop”, mas é boa tbm), Famous Last Words e Disenchanted, que é mais lenta, mas tem uma melodia muito boa e uma letra bem legal.

          6. Nunca vi o clipe de Na Na Na, já ouvi a musica uma vez mais nem me liguei muito nela, lembrei o nome de uma musica deles que adoro I don’t love you é muito legal e Welcome to the Black Parade (essa você me lembrou o nome ainda não lembro de 2 que ouço), vou ir ouvir Cancer já que disse que é boa, mais algumas dicas? Lotar meu Ipod.

          7. Nunca vi o clipe de Na Na Na, já ouvi a musica uma vez mais nem me liguei muito nela, lembrei o nome de uma musica deles que adoro I don’t love you é muito legal e Welcome to the Black Parade (essa você me lembrou o nome ainda não lembro de 2 que ouço), vou ir ouvir Cancer já que disse que é boa, mais algumas dicas? Lotar meu Ipod.

        2. Eu não curti muito o CD mais recente deles. O clipe de Na Na Na foi muito tosco. Prefiro muito mais o The Black Parade, esse sim tinha ótimas músicas, como as Welcome to the Black Parade, Dead!! e Cancer. E o Three Cheers então! Saudades de I’m Not Okay. +_+

  7. Radiohead e Foo Fighters minhas preferidas das musicas citadas, pra falar a verdade curto muito mais Foo Fighter do que Radiohead, e como o Ryogachan disse Slipknot é ama ou odeie, mais o som é ótimo e uma das minha bandas preferidas.

  8. Serei polêmico agora #mamilos, eu sou Fanboy de Foo Fighters e acho que foi bom o Nirvana ter acabado, claro que foi com a morte do Cobain, algo triste, mas eu simplesmente prefiro muito mais o som que o FF faz do que o Grunge do Nirvana.

    1. Penso EXATAMENTE da mesma forma. Claro que a morte do Kurt Cobain foi triste, mas pefiro muito mais o som do Foo Fighters! XDD #mamilos

    2. Penso EXATAMENTE da mesma forma. Claro que a morte do Kurt Cobain foi triste, mas pefiro muito mais o som do Foo Fighters! XDD #mamilos

    3. Penso EXATAMENTE da mesma forma. Claro que a morte do Kurt Cobain foi triste, mas pefiro muito mais o som do Foo Fighters! XDD #mamilos

    4. Minha banda favorita é Nirvana, mais curto demais os Foo Fighters, e foi bom o Nirvana ter acabado, mesmo sendo com a morte de Kurt, eles iriam se separar algum dia e virar um Guns da vida agora… 

    5. Minha banda favorita é Nirvana, mais curto demais os Foo Fighters, e foi bom o Nirvana ter acabado, mesmo sendo com a morte de Kurt, eles iriam se separar algum dia e virar um Guns da vida agora… 

  9. Serei polêmico agora #mamilos, eu sou Fanboy de Foo Fighters e acho que foi bom o Nirvana ter acabado, claro que foi com a morte do Cobain, algo triste, mas eu simplesmente prefiro muito mais o som que o FF faz do que o Grunge do Nirvana.

  10. Serei polêmico agora #mamilos, eu sou Fanboy de Foo Fighters e acho que foi bom o Nirvana ter acabado, claro que foi com a morte do Cobain, algo triste, mas eu simplesmente prefiro muito mais o som que o FF faz do que o Grunge do Nirvana.

  11. Como ando nem mal em ouvir músicas(com preguiça) eu quero deixar de algumas bandas que conheci recentemente uma música pelo menos pro pessoal ouvir.

    Rise Against:http://www.youtube.com/watch?v=9-SQGOYOjxs

    Jimi Hendrix(esse cara manja):http://www.youtube.com/watch?v=YEKeekluMoI&feature=fvst

    Raunchy:http://www.youtube.com/watch?v=dg4n8qyFJsA

    (a primeira e a terceira já pintaram aqui no POrtallos por meio de amv…)

    É sobre bom ouvir  um blues de vez em quando, eu queria deixar essa da Nina Simone que gostei muito e aposto que alguém gostará XD:http://www.youtube.com/watch?v=h8tuTSi6Sck

          1. O cara era fod4, com certeza um gênio na guitarra, mas… não acho que é pra tanto. Existem muitos outros músicos muito melhores que ele, talvez não tão habilidosos com a guitarra, mas muito mais criativos e com músicas BEM superiores. 

            Além disso nem curto ficar pagando muito pau prum cara com mais heroína no sangue do que eu consigo guardar nos bolsos, ta certo que muitos são assim – Aerosmith não seria a mesma coisa sem seu pózinho mágico – mas o Hendrix me passa a impressão de ser um perfeito babaca, como pessoal, apesar de toda a sua genialidade na música.

            Acho que idolatrar Hendrix como um “Guitar God” já virou algo tão natural que muitos fazem isso sem conhecer o trabalho do cara, vêem um ou dois clipes do Woodstock, escutam as 3 principais músicas e saem por ai idolatrando-o como se fosse uma versão drogada e colorida de Jesus Cristo; depois contam pros outros como ele é o melhor músico de todos os tempos (porque afinal de contas, eles manjam pra caramba do assunto) e o efeito manada fecha seu ciclo.

            Bom, acho que deu pra perceber que eu não sou tão fã assim do cara, né? XD
            Mas até que eu curto ele, um guitarrista que consegue usar o polegar na hora de tocar merece, no mínimo, um pouco de respeito. 8D #mamilos

          2. Eu dei curtir. xD
            Muito bom o comentário, falou todos os ”sintomas” de um poser kkkkkk’, eles vem o cara uma vez ou nunca ouviram, mais tem um amigo que fala que o cara é muito bom e acham isso… 
            Eu respeito a opinião de não ser fã do Hendrix, mais desde da primeira vez que vi o Hendrix curti o jeitão que ele toca e o som que ele passa. Como disse lá em cima, minha banda favorita é o Nirvana, mais tenho certeza que nem o baixista é um dos melhores, o guitarrista também não, e o baterista não, mais simplesmente curto desde a primeira vez que ouvi, não dá para explicar. =D
            Na verdade o que quis dizer é que não sou poser nem nada, a musica deles flui e curto sem explicação.
            Sem maldade, seu comentário ficou muito foda…

          3. Cara, foi mal se pareceu que eu tava te chamando de poser, não é nada disso, eu percebi pelos seus comentários lá em cima que você não é, e sei que esse também não é o caso do Ryoga (esse eu já conheço um pouco melhor XD). O comentário foi sobre o Hendrix e o peso que esse nome carrega, e só.

            “…mais simplesmente curto desde a primeira vez que ouvi, não dá para explicar.”. Não poderia pensar numa frase melhor. Feliz dia do rock galera. XD

            Edit: Alguns minutos atrasado, mas dane-se, todo dia é dia do rock pra gente.

          4. Nem pareceu, só que pode ter gente pensando então resolvi escrever :p

            Feliz dia do Rock Lg XD
            Feliz dia do Rock Portallos XD.
            (21 minutos atrasado, mais to dando de novo)

          5. Eu dei curtir. xD
            Muito bom o comentário, falou todos os ”sintomas” de um poser kkkkkk’, eles vem o cara uma vez ou nunca ouviram, mais tem um amigo que fala que o cara é muito bom e acham isso… 
            Eu respeito a opinião de não ser fã do Hendrix, mais desde da primeira vez que vi o Hendrix curti o jeitão que ele toca e o som que ele passa. Como disse lá em cima, minha banda favorita é o Nirvana, mais tenho certeza que nem o baixista é um dos melhores, o guitarrista também não, e o baterista não, mais simplesmente curto desde a primeira vez que ouvi, não dá para explicar. =D
            Na verdade o que quis dizer é que não sou poser nem nada, a musica deles flui e curto sem explicação.
            Sem maldade, seu comentário ficou muito foda…

  12. Como ando nem mal em ouvir músicas(com preguiça) eu quero deixar de algumas bandas que conheci recentemente uma música pelo menos pro pessoal ouvir.

    Rise Against:http://www.youtube.com/watch?v=9-SQGOYOjxs

    Jimi Hendrix(esse cara manja):http://www.youtube.com/watch?v=YEKeekluMoI&feature=fvst

    Raunchy:http://www.youtube.com/watch?v=dg4n8qyFJsA

    (a primeira e a terceira já pintaram aqui no POrtallos por meio de amv…)

    É sobre bom ouvir  um blues de vez em quando, eu queria deixar essa da Nina Simone que gostei muito e aposto que alguém gostará XD:http://www.youtube.com/watch?v=h8tuTSi6Sck

  13. eu até gostos dessas bandas novas, mas pra mim nada supera Led Zeppelin, AC/DC, Metallica, Pink Floyd, RUSH, Iron Maiden entre outras.. mas das novas as que eu mais curto são: The Strokes, SOAD, Slipknot e Arctic Monkeys .. 

    Mas o bom e velho Rock N’ Roll é sem comparação hehe 

    1. Cara, The Strokes e Arctic Monkeys rulez!!! Esqueci de falar dos Monkeys e é uma das bandas que mais curto. O som deles com uma batida mais Indie é muito bom de se ouvir.

  14. eu até gostos dessas bandas novas, mas pra mim nada supera Led Zeppelin, AC/DC, Metallica, Pink Floyd, RUSH, Iron Maiden entre outras.. mas das novas as que eu mais curto são: The Strokes, SOAD, Slipknot e Arctic Monkeys .. 

    Mas o bom e velho Rock N’ Roll é sem comparação hehe 

  15. Olá algumas bandas que gosto.The xx – Basic Space

    Kings Of Leon – The Bucket


    Vampire Weekend – A-Punk


     TWO DOOR CINEMA CLUB  WHAT YOU KNOW


     
    JAMAICA Short and Entertaining http://www.youtube.com/watch?v=tROIbAtLjiM

  16. Kd o The Cure? 
    TODAS essas bandas aí foram influenciadas pelo Robert Smith, tinha que citado a sua banda xP
    Sei que a banda é antiga, da década de 70/80, mas merecia estar ai (fã convicto).

  17. Kd o The Cure? 
    TODAS essas bandas aí foram influenciadas pelo Robert Smith, tinha que citado a sua banda xP
    Sei que a banda é antiga, da década de 70/80, mas merecia estar ai (fã convicto).

  18. Kd o The Cure? 
    TODAS essas bandas aí foram influenciadas pelo Robert Smith, tinha que citado a sua banda xP
    Sei que a banda é antiga, da década de 70/80, mas merecia estar ai (fã convicto).

  19. Faltou Coldplay :p

    Mas minha segunda preferida ever tá aí: Radiohead. E falando nisso, eu gosto mais deles experimentando com eletrônica do que com o rock tradicional. Kid A é supremo.

  20. Faltou Coldplay :p

    Mas minha segunda preferida ever tá aí: Radiohead. E falando nisso, eu gosto mais deles experimentando com eletrônica do que com o rock tradicional. Kid A é supremo.

  21. Salve salve, muito boa a lista, mas ja que o assunto é música nova, vou mandar minhas dicas de bandas

    Motorocker, Rinoceronte, Canto dos malditos na terra do nunca, móveis coloniais de acajú.

    e para as internacionais
    Ao mesmo estilo publicado, recomendo a banda SLIM – album interestate medicine, esse você enconta no site jamendo.com

  22. Dia mundial do Rock foi muito bem representado pelo Portallos dois otimos posts com otimas indicações fora os comentarios e indicaçoes da galera 8D/

    Feliz dia do Rock ,,/ Atrasado tambem

  23. Dia mundial do Rock foi muito bem representado pelo Portallos dois otimos posts com otimas indicações fora os comentarios e indicaçoes da galera 8D/

    Feliz dia do Rock ,,/ Atrasado tambem

  24. Cara, ótimas músicas. Eu só tiraria Radiohead (não suporto) e colocaria um green day ou algo do gênero. Muse eu não curto muito, por isso no lugar eu colocaria algo meio Queens of Stone Age… mas de resto, gostei muito! Colocaria também blink 182 (que amanhã já  lançam o novo single deles), Oasis, Coldplay e strokes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.