As mudanças e reformas em uma nova fase do Portallos!

Saudações amigos leitores! Esta é a nova fase do Portallos, apelidado de V3. Afinal, essa é a terceira vez que o blog muda de uma forma significativa. Um novo layout, uma nova estrutura, mas com muito legado em suas costas. Vou tentar explicar neste texto as principais mudanças e as razões pelo qual elas precisaram acontecer.

Por que encerrar a fase EXP?

Encurtando a história: a fase EXP foi criada para resolver problemas internos que o blog possuía em sua primeira versão, tal como desorganização estrutural e um ritmo já não mais necessário de quantidade de postagens sem qualidade apenas para encher o blog com uma gordura que com o tempo estava se mostrando totalmente desnecessária. Foi a fase pensada para produzir conteúdo de qualidade, tentando ainda manter parte do entretenimento diário com postagens curtas e rápidas, porém condizentes com os autores de cada texto. Foi uma fase para trabalharmos nossas personalidades e características. Reestruturar e reformar aquilo que criamos na primeira fase do blog e que não tinha nenhuma organização ou planejamento. Claro que foi uma fase onde sacrifícios foram feitos devido ao fato de todos da equipe estarem crescendo e com isso o tempo para ficar de bobeira no blog diminuía drasticamente a cada mês. Em parte esse segundo ciclo do blog deu certo, mas é claro que mancadas ocorreram. E errar faz parte do processo de aprendizado.

Porém, o Portallos EXP, acima de tudo foi criado e planejado para funcionar como um blog com uma equipe grande, totalmente ativa e participativa. O que infelizmente não conseguimos segurar o tranco de tal exigência. E eu assumo parte da culpa, pois em 2012 estava realmente atolado na minha vida pessoal, com meu primeiro filhinho a caminho, e me tornei um membro relativamente passivo por aqui. A história, para quem esteve por aqui não é nenhuma novidade, ao final de 2013 a equipe do Portallos foi oficialmente desfeita. Por várias razões já explicadas anteriormente e que não cabe aqui repetir. Basta dizer que foi uma decisão amigável e todos compreenderam que não tinha mais jeito de continuar o Portallos da forma como ele vinha se arrastando. Vale dizer que ainda temos contato uns com os outros, numa comunidade fechada no Facebook, onde de vez em quando ficamos jogando conversa fora e vendo o quanto cada um está com suas metas e objetivos de vida. E nesse meio tempo, como sabem, assumi o comando solo do blog, enquanto nos bastidores trabalhava com calma numa forma de reforma-lo a algo que pudesse levar com tranquilidade e diversão que havia quando o criei em 2008.

Dito tudo isso, encerra-se oficialmente a fase EXP e também a chamada “Games & Cultura Nerd” que durou dois ciclos inteiros do blog. E nessa terceira versão do Portallos, finalmente tive coragem de mudar o subtítulo para “Mundinho & Entretenimento”, algo que já havia pensado em fazer há algum tempo atrás e não consegui a confiança suficiente para mudar na ocasião. Então vamos as mudanças!

Os objetivos dessa nova fase!

Como disse acima, a internet não é mais a mesma desde 2008… ou 2012. Deixando de lado as tendências lá de fora, 2014 tem sido o ano da web como um entretenimento audiovisual. Podcasts e Vlogs são sucesso por todo canto da internet. Canais nacionais de entretenimento nacional estão bombando no You Tube. Além de tudo isso, corre pelas bordas dessa competição por atenção e audiência, incontáveis novos blogues e sites de conteúdo nacional, na qual muitos deles já não precisam ficar chupando conteúdo de sites estrangeiros. Algo que era muito comum lá em 2008 quando criei o Portallos no desafio de criar conteúdo original atrelado a uma pegada mais editorial e opinativa. Então presume-se que vou entrar na onda do momento e me aventurar por essa área de áudio e vídeo, correto? NÃO!

Correndo o risco de dar com a cara na parede, o Portallos vai continuar sendo um blog com um foco em postagens em texto. Não descarto a possibilidade de futuramente brincar um pouco com outras mídias, como vídeos ou podcasts, mas não quero mexer com isso nesse momento. A verdade é que a minha praia, aquilo que realmente gosto de fazer na internet é escrever. E particularmente não acho que seja ruim nisso. Claro que admito que o meu português nem sempre é impecável e que sofro com frequência com certas regras gramaticais, mas o importante é a expressão do texto e isso acho que faço bem.
Geralmente blogues com foco em editoriais, textos e matérias grandes e complexas são sérios. Escolhendo pautas políticas, econômicas ou sociais e trabalham isso de forma profissional e com seriedade. Não é isso que eu quero. O Portallos pra mim sempre foi um blog divertido, onde posso pegar um tema qualquer e escrever até ficar com as pontas dos dedos doloridos de tanto digitar, reclamando com argumentação, opinando e refletindo sobre qualquer coisa que me divirta no final do dia. É desse sentimento que nasceu uma das atrações do blog que ninguém consegue esquecer até hoje, o Conversa de Mangá. E é isso que espero manter nessa nova fase: escrever sobre aquilo que me diverte.

Para tal, se fazia necessário um novo layout, mais amigável a tal objetivo. O antigo layout foi construido em cima de tanta coisa, com tanta firula, que o carregamento das páginas era uma tortura. Sem contar que lá em 2012 quando o mesmo foi lançado, em nenhum momento se planejou uma interface amigável para dispositivos móveis, como smartphones e tablets e como o Portallos EXP era horrível de ser navegado nestas plataformas! Então foquei meus esforços em melhorar esses detalhes, assim como um melhor espaçamento para os textos, para que a leitura não seja cansativa, independente de onde você estiver acessando os textos do blog.

Não significa, entretanto, que aquelas postagens mais curtinhas e rasteiras, aqueles aperitivos rápidos sobre qualquer coisa divertida que estiver ocorrendo por aí não vão mais ser postadas. Elas continuam, afinal entretenimento está no subtítulo do blog, e são dessas pequenas chamadinhas ou apresentações que podem surgir pautas e temas para reflexões e questionamentos maiores sobre esse pequeno mundinho da diversão.

Quanto ao mundinho do subtítulo, talvez não tenha ficado muito claro, mas é um conceito que já usei algumas vezes por aqui, e também nos bastidores quando havia uma equipe, de que o Portallos sempre foi um blog de mundinho, muito mais do que um blog gamer ou nerd. Nós, eu, você, e todos que conhecemos vivemos em nossos mundinhos, nossas pequenas ilhas, compartilhando aquilo que gostamos, expressando nossos prazeres e por diversas vezes deixando pra lá o fato de que existe algo muito maior que nosso pequeno, e confortável, mundinho. O Portallos nasceu dessa minha vontade de escrever sobre o meu mundinho pessoal, com o foco naquilo que acho divertido – porque existe também nosso mundinho mais sério, mais triste e mais complexado entre outras facetas, mas estes a gente guarda dentro da gente na maior parte do tempo. Aqui sempre foi sobre nossos mundinhos, até quando era uma equipe enorme. Todos escreviam sobre seus mundinhos, muito mais do que a obrigação de escrever sobre “games & cultura nerd”. Então por isso mudou. Já havia passado da hora de assumir que o Portallos é um blog de mundinho, focado no grande mundo do entretenimento. E por entretenimento vale qualquer coisa, desde que seja divertido e interessante ao nosso… mundinho!

As melhorias do novo layout são…

Vamos por etapas:

  • A divisão de Portallos EXP e Arquivo Portallos não existe mais. As postagens de 2008 até 2011 que ficavam no arquivo e as de 2012 até 2014 foram todas unificadas nesse novo layout. E não é fácil juntar dois bancos de dados separados em dois sistemas administrativos do WordPress. Então, aqui nessa versão, o blog carrega toda a sua história, desde seu primeiro post até ao mais atual realizado.
  • Foram recuperados uma enxurrada de comentários perdidos e invisíveis de quando instalamos a plataforma Intense Debate na fase EXP. Parte da história de um blog também é feita através de seus comentários, agora tudo está devidamente restaurado e visível a todos os leitores. No momento em que escrevo esse editorial o Portallos V3 ainda opera pelo sistema padrão de comentários do WordPress, porém, vou tentar em alguns dias reinstalar o Intense Debate novamente, mas apenas se desta vez o sistema conseguir restaurar e incorporar todo o histórico de comentários do blog. Maiores detalhes futuramente.
  • O novo layout também tem algumas melhorias visuais, conforme expliquei mais acima. Ele é flexível para funcionar em múltiplas plataformas, indo de PCs até smartphones. Os textos possuem um espaçamento e tamanho que torne a leitura mais confortável, independente de onde você estiver lendo. A página inicial ficou mais estática, mais fixa num único padrão e formato que permite um melhor planejamento e carregamento do blog. Algumas coisas ainda não estão finalizadas (como certas opções na lateral do blog), mas me deem mais algumas semanas que estará tudo tinindo.
  • Recursos extras, como ao final de cada postagem, ter a opção de ver aleatoriamente outras matérias do blog. Também foi feito uma esforço inacreditável para reorganizar todas as categorias do blog, que podem ser encontradas no menu superior. Todos os 11.000 posts que o Portallos possui desde a sua criação estão separados em 6 grandes categorias: Jogando (tudo sobre videogames) | Assistindo (tudo sobre filmes, séries, desenhos e TV) | Lendo (tudo sobre quadrinhos e livros) | Japão (tudo sobre mangás e animês – não tinha como não deixar uma divisão própria para estes dois assuntos tão requisitados por aqui) | EXP (textos contextuais e experimentais – grandes ou pequenos – seguindo um pouco do que já era na fase EXP de compartilhar experiências) | Especiais (postagens realmente originais, de sucesso, clássicas e que foram e são a cara do Portallos). Dentro de cada categoria ainda foram criadas pequenas subdivisões, onde o leitor terá acesso ainda mais específico a certos assuntos abordados no blog. Porém nem todos os posts estão devidamente alinhados dentro das subdivisões (aos poucos vou encaixando tudo que for mais pertinente dentro destas divisões menores e criando novas se foram necessárias – essa tarefa demanda muito tempo e será feita com calma). Mas as categorias chefes (Jogando | Assistindo | Lendo | Japão | EXP | Especiais) possuem tudo que já foi escrito no Portallos, não há nenhum post dentro do blog inteiro que não esteja dentro de alguma destas 6 divisões.

Enfim, um blog melhor unificado com sua carga histórica, aprimorado visualmente e esteticamente, funcional e mais ágil, com uma maior estrutura organizacional de suas categoriais para que qualquer assunto possa ser encontrado rapidamente.

Uma reforma inacabada

Esse novo layout, com uma nova diretriz, ainda não está totalmente finalizada. Há ainda plugins e recursos extras e de performance que preciso e irei testar nas próximas semanas. Coisas que não funcionavam no desenvolvimento fechado do novo blog. Então precisei colocar ele online, funcionando, para ter uma ideia do que vou precisar mexer e aprimorar nessa nova fase. Mais acima já cantei algumas coisas, como o sistema de comentários, a barra lateral com algumas funcionalidades bacanas, novas matérias e postagens usando da nova plataforma. Até mesmo testar melhor a flexibilidade do blog em múltiplos navegadores, tablets e celulares. Qualquer bug que você encontrar, pode deixar nos comentários que certamente vai entrar na minha lista de tarefas a serem executadas.

Também não contei quais serão os novos projetos em termos de matérias e artigos que estarei produzindo nessa nova fase. A partir desse ponto, qualquer coisa que já foi história no blog, pode voltar, de forma periódica ou esporádica, vai depender de alguns fatores que serão discutidos oportunamente. Muitos ainda me perguntam quando ou se o blog vai ter novos colaboradores, para equilibrar a gama de assuntos que costumeiramente são abordados por aqui. Inicialmente digo que não. Não haverá um novo recrutamento ou novos colaboradores. Essa nova fase foi criada pensando justamente na ideia de levar o blog como um projeto pessoal e solo, sem equipe, sem ajudantes. Isso não significa que descarto essa possibilidade reunir alguns amigos para produzir mais conteúdos diversificados por aqui, porém, digo novamente que isso é algo que vai ser pensado e planejado em uma futura oportunidade. Isso também cria um dilema para alguns leitores. Quem não curte meu trabalho aqui, meus textos, minhas opiniões, minhas escolhas, provavelmente não vai curtir essa nova fase. Apesar de me achar aberto a muitas possibilidades no mundo do entretenimento, é claro que também conheço minhas limitações, mesmo quando consigo driblar algumas delas, estas ainda vão existir. É por isso que muitos podem por colaboradores, para contrabalancear gostos. Porém no momento o Portallos se tornou um projeto solo, como tantos outros que existem pela internet nacional. Então se você não curte meu jeitão… bem, não sei o que fazer para mudar isso. Infelizmente. Mas assim que a poeira dessa nova fase abaixar e se acalmar, vamos conversar (eu e leitores) sobre isso. Neste momento, o contraponto de opiniões e assuntos vai existir através de todos os leitores, através dos comentários que estarão sempre abertos a segundas opiniões e novos ângulos de visão.

Enfim, é isso que tenho para mostrar, explicar e esclarecer por hoje. Espero que você, que me acompanha, que acompanha o Portallos, há algum tempo, posso confiar um pouco na minha experiência adquirira desde o começo disso tudo. Tudo aqui é feito com esforço e dedicação, tentando ser uma das muitas curvas fora das retas que existem pela internet. E se quiser dar uma força no momento, indique o blog aos seus amigos, compartilhe postagens e textos que você se interessar a partir de agora, quanto mais gente aparecer por aqui, com certeza um blog melhor e maior, com novas possibilidades e conquistas irá se abrir.

No mais, se divirta!

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
More from Thiago Machuca

Reflexão: Resident Evil não é mais… Resident Evil?

Andei comentando no Twitter durante esta semana que finalmente comecei a jogar...
Read More