Contra a maré da era dos super heróis, eis que surge Jurassic World e Pan!

Jurassic World

Os próximos anos do cinema prometem muita coisa, mas grande parte das promessas vem dessa “nova” febre dos super heróis. A Marvel/Disney e a DC/Warner já revelaram seus calendários de produções até 2020, o que se você for pensar é nem ambicioso e apressado, pensando puramente em criar hypes e expectativas além do normal. É é febre do ouro, só que com super heróis. Além destes dois estúdios, ainda tem a Fox correndo pelas beiradas com a franquia X-Men, além de estar tentando emplacar novamente o esquecido Quarteto Fantástico e trazer de volta o Deadpool (e tenho a impressão que o personagem é tão galhofa que jamais vai funcionar tão bem quanto funciona nos quadrinhos). E tem a Sony com toda a sua incompetência de criar um universo legal para o Homem Aranha. Não vai faltar super heróis para os próximos 6 anos e ponto.

E meio que já começo a me encher de tantos filmes assim a ponto de sentir falta de outros gêneros, que sim, existem, mas são totalmente ofuscados pelo que está na crista da onda. Me lembra muito a fase que Hollywood passou há alguns anos atrás com as animações 3D, no auge da Pixar e da Dreamworks e suas primeiras criações. Lembra como cada nova animação lançada era ainda mais animal e empolgante do que a anterior? Me lembro de vibrar com Procurando Nemo, Era do Gelo, Os Incríveis e Shrek 2 (até hoje o melhor de todos). As animações ainda estão nos cinemas, mas parece que a poeira abaixou. A novidade já não é mais novidade. O auge passou.

Não sei quanto tempo vai durar a febre dos super heróis, afinal é um universo que existe desde sempre (ou quase), que tem uma legião incrível de fãs e que ainda tem muito potencial pra crescer, mas fico curioso pensando qual poderia ser a próxima febre dos cinemas. Imagina se o universo dos games começa a migrar para Hollywood na mesma qualidade que os dos quadrinhos estão agora com seus filmes? Ia ser louco.

Enfim, indo contra a maré dos super poderes, ontem foi divulgado dois filmes que pipocaram por todo conta da internet e havia muita gente maluca. Um deles foi Pan, que traz a premissa criativa de contar a origem da fábula de Peter Pan, antes mesmo dos icônicos personagens se transformarem naquilo que conhecemos do conto infantil. É um Hook – A Volta do Capitão Gancho ao contrário! Parece bem interessante e vai exatamente na contramão daquilo que eu disse na semana passada aqui no blog quando comentei em torno do trailer de Cinderela da Disney, sobre se contar sempre a mesma história da forma como a conhecemos, mas de trazer aquela expansão do universo como o conhecemos. Fiquei bastante intrigado com o filme! E não verei mais trailer algum dele, porque não quero ir aos cinemas sabendo mais do que já estou sabendo com esse primeiro trailer.

Mas a grande explosão de miolos, o trailer que fez meu coração palpitar foi o novíssimo e inacreditável Jurassic World! Puta que pariu! Já devo ter comentando nos primórdios do blog que Jurassic Park está no meu Top 5 filmes prediletos de todos os tempos. Se bobear é meu Top 1. Eu simplesmente adoro Parque dos Dinossauros. É um daqueles filmes que já assisti trilhões de vezes e sempre que está passando na TV, eu paro o que estiver fazendo para ver esse filme. Não sei porque ele mexe comigo, sendo que ele não tem nada demais, exceto dinossauros! A minha criança interior vibra com dinossauros, sempre foi assim.

Eu sei que as sequências posteriores não foram boas, nem mesmo icônicas quanto o primeiro filme. Mesmo assim também gosto delas. Mas o primeiro filme tem aquela magia, sabe? As cenas que marcaram a história do cinema, com o primeiro aparecimento do T-Rex, com os Velociraptors, com a trilha sonora inacreditável e os personagens fantásticos. E é o filme que até ontem não parecia ter envelhecido nada. Até assistir o primeiro trailer de Jurassic World e imaginar o quão incrível podem ser os efeitos especiais de hoje em dia somado aos orçamentos estratosféricos das produções hollywoodianas atuais numa roupagem que a cada minuto te lembra do primeiro Jurassic Park. É de me deixar praticamente sem ar!

Enfim, é muito bom saber que alguns filmes ainda podem surpreender a gente, mesmo que sejam apenas trailers, e que eles não estejam apenas relacionados a modinha do momento que são os filmes de super heróis.

É isso!


Ah e fazendo apenas um adendo, mencionei que a era da animação realmente tá fraca e como prova disso é o trailer da próxima produção da Dreamworks: Home (veja abaixo). Longe de me empolgar como produções antigas do estúdio me empolgaram. Alias, porque a demora com Kung Fu Panda 3? Caraca o gancho do segundo filme é tão maneiro e essa enrolação para produzir uma sequencia… pena.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Thiago não sei pq vc tem tantos gostos parecido com meu. Jurassic park também ta no meu top 5 de filmes, e acredito que ela seja meu top 1. Mais minha cabeça tambem explodiu com esse trailer e já acho até que trocaria vingadores 2 por jurassic world caso estreassem no mesmo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.